Will & Will

John Green

Resenhas - Will & Will

Ismael 03/05/2014

WILL & WILL - RESENHA

(Essa resenha é um tanto pequena, devido ao fato de que meu teclado quebrou e eu tenho que usar o teclado virtual; você não imagina o quanto é chato escrever com isso. Prometo que as próximas ficaram mais extensas e melhores)

Se você espera obter uma grande mensagem pra vida lendo esse livro, sinto em te dizer que esse é o livro errado; ainda tem tempo de sair desta resenha. Não existe nenhuma grande mensagem. Mas isso não tira o fato de que é um livro de ótima leitura - ou pelo menos em partes.
Conta a historia de dois jovens garotos que possuem o mesmo nome "Will Grayson". Cada autor conta a historia de um Will - não é dificil perceber isso logo no inicio da leitura - . Cada capitulo é narrado por um autor que ficou responsável por um Will. Os autores e Will's alternam entre os capitulos.

Will Grayson 1 - Narrado em 1º pessoa por John Green, narrativa bem leve e gostosa de se ler, bem ao estilo romântico característico de John Green. Will reside na cidade de Chicago; rapaz de poucos amigos(um no caso), tranquilo e calmo até certo ponto. Seu melhor e único amigo, é um rapaz gay por nome de Tiny Cooper; um rapaz alto demais para sua idade(grande mesmo), super popular, amigo de infância, confidente, e o "fabuloso" da escola. No decorrer da historia Will passa a ter mais alguns amigos, muito por conta da popularidade de seu amigo Tiny; dentre esses novos amigos ele conhece Jane.

Will Grayson 2 - Este também narrado em 1º pessoa por David Levithan; pode ser que você ache estranho a narrativa deste segundo Will, pelo fato de que não é escrito convencionalmente; até pra diferenciar os personagens e que este segundo Will passa muito tempo no computador. A escrita é toda em letra minuscula e totalmente diferente da primeira narrativa.
Este Will mora numa cidade no interior de Illinois, um jovem gay que mora apenas com a mãe divorciada. Depressivo, de certo problemático. Tem alguns amigos na escola, e a principal tem por nome Maura; uma garota problemática e dominadora. Will mantem contato com um rapaz na internet há 1 ano, ele se chama Isaac. A historia toda só começa a mudar e se desenrolar, quando Will depois de 1 ano de namoro virtual decide encontra pela primeira vez Isaac, que mora em Chicago.

O nome do livro deveria se chamar "Tiny Cooper", porque de certa forma a historia gira em torno dele. Ele com a ajuda de seu melhor amigo Will Grayson organiza uma peça teatral na escola, sobre a sua "fabulosa" vida. Esta peça é chave para o desenrolar de toda a historia.

Não foi bem o que eu esperava do livro, mas gostei dele, e espero que você goste também.
BOA LEITURA

site: Em breve mais em exclamando.blogspot.com.br

Yan 07/05/2014

Amor Adoslecente
Assumo logo que tenho um certo preconceito com autor deste livro, mas resolvi dar uma chance escolhendo ao que me pareceu o livro menos "popular". Me surpreendi, encontrei uma história jovem, fofa, engraçada e bem sarcástica. Os personagens principais ambos chamados Will Grayson (por isso o título) são bem diferentes e igualmente interessantes e trazem toda aquela complexidade explosiva adolescente. A cena final deve ser lida e relida pois traz uma reflexão e um OWN bem grande.

Greice 16/05/2014

Will & Will
O livro conta a história de dois adolescentes chamados Will Grayson. Um é hetero e o outro, homossexual. Apesar de haver alguns trechos espirituosos e engraçados, não senti empatia, raiva ou qualquer coisa pelos personagens. Não me cativou. :(

Fernando Lafaiete 23/05/2014

UM LIVRO QUE ME CONQUISTOU...
Livro: Will & Will, um nome um destino
Autores: John Green & David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 352
Nota: 5/5

Will & Will é o tipo de livro que te encanta do começo ao fim, pelo menos foi isso que aconteceu comigo, desde o momento que comecei a lê-lo.

Engraçado, que comecei a leitura deste livro, sem muitas expectativas, com um pé atrás; simplesmente porque havia lido A CULPA É DAS ESTRELAS do John Green e me decepcionado tremendamente com o livro.

Will & Will é um livro despretensioso, com uma escrita simples, com personagens cativantes e uma estória apaixonante.

O livro gira em torno de Will Garyson e Will Grayson; isso mesmo, os dois principais personagens do livro, possuem o mesmo nome, mas ambos não se conhecem, até um determinado momento da estória. O Will Grayson de John Green é um adolescente como tantos outros, com poucos amigos, que estuda, frequenta shows, entre outras atividades praticadas por jovens, além de ser hétero e ter um melhor amigo gay. Já o Will criado por David Levithan, é um personagem depressivo, revoltado com o mundo e que também possui pouquíssimos “amigos”. Vale acrescentar, que este último, é gay, não assumido nem para os amigos e muito menos para a própria mãe. Os dois Will’s são personagens magníficos, muito bem construídos e desenvolvidos.

Preciso ressaltar que Tiny Cooper, o amigo gay do Will hétero, é o verdadeiro protagonista do livro e o personagem mais engraçado e encantador da estória toda. Você entenderá esta minha afirmação, assim que começar a ler o livro em questão.

Preciso alertar, que nesta encantadora narrativa, não há espaço para pré-conceitos e muito menos para opiniões deturpadas e depreciativas.

Não tive dificuldade alguma com o livro, quanto ao fato da homossexualidade ser um tema presente, até porque respeito os outros e acredito que todos devem ser felizes a sua maneira. E reforço que este não é um livro sobre um casal homossexual. O foco aqui é amizade, família, aceitação de si mesmo e dos outros, respeito, juventude e o principal de todos os assuntos, o significado do AMOR.

Nunca tinha lido nada do David Levithan, mas afirmo sem medo de errar, ele é assim como o John Green, um excelente escritor. A escrita dos dois se complementa de maneira eficaz e enaltece a obra em si.

Para finalizar minhas impressões apresentadas, gostaria de citar que a única coisa que me incomodou bastante, foi o artifício usado pelos escritores com o intuito de diferenciar um Will do outro, já que cada capítulo é narrado por um Will diferente. Os capítulos narrados pelo Will do David Levithan são escritos totalmente com letras minúsculas e eu demorei um pouco para me acostumar com isso, já que no começo achei que era um erro de digitação, até mesmo um erro de revisão da editora.

Estou muito satisfeito com o livro apresentado e muito feliz de tê-lo lido.

AMOR = A (Amizade) M (Maturidade) O (Organização) R (Respeito). ***Jô Soares***

Fernando Lafaiete (China)

Mari Siqueira 23/05/2014

Divertido, bonito, apaixonante. Quero um amigo Tiny Cooper pra mim! <3
Divertido, emocionante, inteligente. Esses são só alguns dos adjetivos que vocês vão encontrar repetidos muitas vezes nessa resenha. O livro de John Green e David Levithan me fez rir muito, muito mesmo. Descontroladamente. Mas também me fez pensar bastante sobre o amor, a amizade e a falta que um ou outro faz na nossa vida. De um jeito leve, bem característico dos autores nós somos levados a questionar o valor de nossas relações e atitudes para com elas.

O livro Will & Will, obviamente fala sobre dois garotos chamados Will Grayson. Exatamente, o mesmo nome e sobrenome mas com personalidades completamente distintas. A construção dos personagens foi minuciosa e ao ler esse livro é preciso se preparar psicologicamente para mergulhar em um rio com água doce e em um mar de águas turbulentas.

Will Grayson é um garoto solitário. Qual dos dois? Bem, os dois são, mas um deles é mais solitário que o outro. Com pensamentos suicidas, depressivo e rejeitado, ele não consegue enxergar nada de bom na vida. Ele questiona sua própria sexualidade ao perceber que não se interessa por garotas, mas que sente algo diferente por um menino em especial. Sem ter com quem dividir esse segredo, Will guarda pra si tudo o que sente e suas conversas com Isaac, (o tal garoto especial) parecem ser a única coisa que o mantém a salvo de si mesmo. Sua 'melhor amiga' ou a sua 'menos pior amiga' Maura tenta tirá-lo desse buraco que ele chama de vida auto-destrutiva e acaba se apaixonando por ele, mas ela não imagina que ele nunca vai conseguir correspondê-la.

Enquanto isso, a quilômetros de distância dali, um garoto chamado (coincidentemente) Will Grayson, também não leva uma vida fácil. Will também é rejeitado na escola, não só porque seu melhor amigo é gay, mas porque seu melhor amigo é Tiny Cooper, o cara mais gay do mundo. Ele sofre o típico bullying preconceituoso, que estamos cansados de ver nas escolas por ser o melhor amigo de Tiny. Esse Will não é gay, mas também tem uma séria dificuldade para lidar com seus relacionamentos. Especialmente quando surge uma garota por quem ele pode se apaixonar, ele tem medo de se envolver demais.

Os dois Will Graysons se encontram numa noite por acaso e os caminhos desses dois jovens parecem estar ligados. Um vê no outro o total oposto daquilo que ele mesmo é, e apesar de dividirem o mesmo nome são tão diferentes quanto podiam ser. Um livro que fala abertamente do descobrimento da homossexualidade na adolescência, do medo de se relacionar, da depressão, do preconceito e mais do que tudo isso, fala do amor. Não o amor entre os amigos, o amor entre o homem e a mulher, o amor entre dois homens ou o amor entre duas mulheres, o livro fala do amor, só. Único e universal.

Tiny Cooper é de longe o meu personagem favorito, um daqueles melhores amigos gays que você quer levar para casa e fazer festas do pijama, pintar as unhas, fazer o cabelo e fofocar muito. Ele se apaixona tão facilmente quanto respira e quer compartilhar com o mundo esse amor que ele sente tanto pelos garotos, quanto pela vida. Tiny vai fazer o possível para unir seu amigo Will Grayson com Jane, uma nerd superinteligente que combina perfeitamente com Will. O personagem de Tiny é aquele típico amigo que quer te ver feliz a qualquer custo e nossa, é impossível não se apaixonar por ele.

A nova edição da Galera Record traz uma capa maravilhosa que já tinha me conquistado antes da sinopse, e sua diagramação traz uma grande diferenciação de escrita quando muda de narrador, um Will escreve diferentemente do outro e é fácil identificar suas personalidades. John e David fizeram um trabalho impecável e engraçado. Além de passagens românticas, podemos encontrar muito do sarcasmo peculiar de John e as tiradas geniais de David, ou vice-e-versa. É um livro que toda essa geração deve ler, desde os mais jovens até os não tão jovens. Porque o mundo precisa de mais amor. Amor do único tipo que existe, pelo próximo, seja quem e como for.

"Você gosta de alguém que não pode retribuir o seu amor porque é possível sobreviver ao amor não correspondido de uma forma impossível no caso do amor uma vez correspondido." (p.56)

site: http://loveloversblog.blogspot.com

Flávia 04/06/2014

Resenha: Will & Will – Um nome, um destino.
Leia a resenha completa acessando o link.
-----
Will & Will – Um nome, um destino é o resultado da parceria entre John Green e David Levithan. Se você quiser rir, então vá ler esse livro agora.
O livro conta a história de dois adolescentes cujo nome é Will Grayson, e o interessante é que cada autor fica responsável por contar a história de seu Will Grayson. O que me fez perceber e achar que, a personalidade de cada Will Grayson é seu autor retratou-se na adolescência. [...]
-----
Leia a resenha completa acessando o link.

site: http://mundoficcional.com.br/2014/05/07/resenha-will-will-um-nome-um-destino/

Dygo 06/06/2014

Bonito e delicado
Eu gostei bastante do trabalho conjunto dos autores. Em alguns momentos eu até senti uma leve estereótipo do homossexual, mas logo me realizei que não eram esteriótipos e sim características dos personagens que aos poucos são ignoradas na narrativa.
O final foi bom, mas o meu eu romântico queria um final diferente.
Escrevi uma resenha sobre esse livro no portal Geek Vox.

site: http://geekvox.com.br/2014/05/will-will-de-john-green-e-david-levithan-babado-mara/

Gusta 15/06/2014

Lido Will e Willa
No começo a história não me cativou , mais no decorrer do livro começou a ficar interessante , o final não é um dos melhores.

Ana 18/06/2014minha estante
O começo é lentinho mesmo, mas eu gostei bastante do final

Isa 19/06/2014

Resenha: Will & Will
No primeiro capítulo conhecemos Will Grayson (John), um adolescente engraçado, tímido, um pouco desajeitado e quem têm problemas em expressar o que sente. Já o outro Will (David) é homossexual, depressivo e adora reclamar de tudo que acontece ao seu redor.
Com a narrativa alternada entre os dois personagens, podemos perceber a realidade diferente dos dois. Enquanto o primeiro Will tem uma narrativa leve e irônica com seu jeito de não se deixar aproximar muito das outras pessoas, o segundo tem todo um clima tenso e depressivo, que muitas vezes me fez querer pular seus capítulos.
Por acaso e numa situação muito estranha e embaraçosa os dois Wills se encontram, um encontro que acaba mudando o rumo da vida dos dois.
Me identifiquei bastante com os dois Wills, tanto com o jeito reclamão e pessimista do will, que mesmo tendo me irritado bastante em alguns capítulos é bem parecido comigo; quanto com as dificuldades do Will em se aproximar das pessoas e expressar seus sentimentos. Pode ser estranho, mas me peguei muitas vezes pensando que eu já tinha tido as mesmas dúvidas e já tinha passado por algo bem parecido com o relacionamento dele e da Jane.
Um personagem que roubou a cena e que merecia um livro só pra ele foi o fabuloso Tiny. Tiny Cooper é o melhor amigo grandalhão do Will (John), um personagem fundamental para a trama, pois ele se tornou o elo entre os dois Wills, ocupando um espaço enorme na vida dos dois. Apesar dele vacilar demais com o Will ás vezes, Tiny se tornou o meu personagem favorito do livro por conta do seu jeito espalhafatoso e extrovertido.
E quanto à tão falada reflexão homossexual? O livro trata sim desse tema, mas não é o foco total do livro. Ele mostra que esse tipo de romance existe sim, mas que deve ser algo tratado com naturalidade, porque é amor gente, simplesmente amor.
Não é um livro cheio de emoção, mas sim um livro engraçado e irônico com questionamentos atuais sobre a amizade, depressão, amor, preconceito; de um jeito onde as dúvidas e os medos tão presentes na adolescência são retratados, dando uma proximidade com a nossa realidade.
Nunca imaginava que iria gostar tanto do livro, nem muito menos rir tanto com ele. Como primeira experiência e apesar de ter me irritado bastante com o fato dos capítulos serem todos em letra minúscula, adorei a escrita do David e pretendo ler mais livros dele.
Um livro jovem, leve, engraçado, sarcástico, cheio de questionamentos e que vale muito a pena ser lido.

site: http://aposasreticencias.blogspot.com.br/2014/04/resenha-will-will.html

lindomarcos 19/06/2014

Fantástico, o melhor livro!
O livro é muito surpreendente, no início a leitura pode ser confusa por se tratar de dois Will Grayson e a cada capítulo um narra o que é fantástico pois os dois são opostos e de alguma forma o leitor acaba se identificando com algum personagem. Prepara-se para embarcar em uma história em que você irá rir, chorar e chorar de rir!

Blog Amo Livros 23/06/2014

[Resenha] Will & Will - Um nome, um destino
Will e Will é um livro narrado em primeira pessoa pelos dois Will Grayson, sendo alternado um capitulo para cada um, onde cada um fala sobre o seu dia-a-dia.

A principio, o primeiro Will Grayson faz um resumo de sua vida pacata e de seus poucos amigos, que na verdade se resume ao total de um amigo, Tiny Cooper, que faz pouco tempo assumiu ser gay, depois Jane também entra na estória.

Logo de início, Will nos mostra o quanto é difícil escolher os amigos de verdade, e como algumas escolhas desses amigos podem pesar na relação, e que apesar de poder escolher os amigos, não podemos escolher a vida deles e cabe a nós permanecemos com as mudanças ou irmos embora.

"...você pode escolher a dedo seus amigos e pode meter o dedo no próprio nariz, mas não pode meter o dedo no nariz do seu amigo." - pág 9

Will abandonou Tiny por um tempo, ou Tiny abandonou Will por um tempo, mas eles voltam a se falar a compartilha da verdadeira amizade entre os dois. Tiny é fabuloso, como ele mesmo afirma, enquanto Will leva a sério suas duas regras, onde 1- não se importar com nada e 2- manter a boca fechada. Ele acredita que seguindo essas duas regras pode evitar muitos problemas e um deles é ter que lidar com a decepção do coração partido, a qual não sofreu e não quer sofrer.

Gostar não leva ao sofrimento de vez em quando. Leva sempre. - pág. 28

Em uma via totalmente diferente segue o outro Will Grayson, um garoto gay não assumido que sofre muito, com sua depressão, o abandono do pai e a inercia da mãe. Will é um garoto indiferente a tudo e a todos, acostumado a se isolar e esperar pelo momento certo de morrer ou matar a todos. Na companhia de Maura, Will pode praguejar o mundo, e contar quantas pessoas está sentindo vontade de matar no dia, mas é apenas isso, ele não tem nenhum sentimento de amizade verdadeiro por ela, mas ela nutri por ele não só amizade, mas digamos que um certo amor, que a levará a magoa-lo de modo que até eu como leitora fiquei arrasada.

vivo constantemente dividido entre me matar e matar todos à minha volta. - pág. 32

Will só é uma pessoa diferente quando está conversando com Isaac, seu amigo virtual pelo qual ele se vê apaixonado e correspondido. Isaac é seguro e de certa forma é uma luz no fim do túnel para Will, mas ele é apenas um amigo virtual, e Will precisa que ele seja real, que ele esteja a seu lado, o que não quer dizer que realmente será algo bom para ele.

...sigo pro computador e é como se eu me transformasse em uma garotinha que vê seu primeiro arco-íris - pág. 46

Não posso deixar de falar de Tiny Cooper, o garoto corpulento, atleta do time da escola e gay, um menino fabuloso, que sempre faz tudo para que todos a sua volta estejam felizes. Tiny, é a vida do livro, é o riso e o colorido, é o drama e a força. Tiny é Tiny e é fabuloso.

A estória toda acontece em torno destes três personagens, é ritmada e envolvida no musical de Tiny que é um dos momentos mais aguardados do livro.

Will e Will, é uma forma de mostrar a verdadeira amizade, que passa por seus percalços, mas que está sempre lá, forte, é também o drama de dois garotos gays que encaram de forma totalmente diferente a homossexualidade, enquanto Tiny decide se apaixonar todos os dias, colecionar namorados e ser feliz como ele é, Will afunda em sua depressão, pois não se aceita e não se compreende, sempre se achando algo ruim e digno de nojo e entre estes dois existe o outro Will Grayson, o amigo que vai dar trabalho, que vai ser um chato, mas que vai tá do lado quandoTiny não puder limpar a meleca do próprio nariz ou quando Will precisar da atenção de um completo estranho.

O livro é lindo, eu adorei. Um livro que nos emociona, nos faz pensar, nos faz querer abraçar alguns dos personagens e dizer que tudo vai ficar bem.

A verdade pura e simples.
Raramente é pura e nunca simples de fato.
O que um garoto pode fazer
Quando mentira e verdade são ambas pecado?
- Oscar Wilde (musical de Tiny Cooper) - pág. 328

site: http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/2014/06/resenha-will-will-um-nome-um-destino.html#.U6ggyPV8Pcc

Jéssica 23/06/2014

O livro foi escrito por John Green e David Levithan e cada capitulo é narrado por um dos Will. Pra diferenciar um do outro, um capitulo é escrito com todas as letras minusculas e o outro, normalmente. O Will(1, para diferenciar) da letra maiúscula é escrito por John e o will(2), pelo Levitahn.
Com o Will1 conhecemos um adolescente que tenta ao máximo se manter na linha, sem sentimentos desnecessários e, portanto, sem quebrar suas regras de não se importar demais e calar a boca o que acaba tornando a vida dele um tanto quanto tediosa. Will1 tem como melhor amigo Tiny Cooper, que como Will1 o descreve é o gordo mais gay e o gay mais gordo do mundo, Tiny é totalmente fabuloso e está escrevendo um musical que retrata sua própria vida e além disso, adora tentar arrumar namoradas para Will1.

Já o will2 (da letra minuscula) é um adolescente homossexual que sofre de depressão, vive com sua mãe e é totalmente fechado para o mundo exceto para um amigo-amor online que ele ainda não conheceu pessoalmente. will2 tem uma estranha "amizade" com Maura que se esforça horrores pra que o garoto se abra com ela, o que acaba deixando essa estranha relação ainda mais chata e cansativa para will2.

Por uma infelicidade do destino para os dois garotos, eles acabam se encontrando em uma loja erótica e já que os dois estão na merda, e descobriram o estranho fato de compartilharem o mesmo nome, eles acabam conversando e apesar e diferentes, percebem uma certa conexão. Mesmo com will2 precisando de conselhos e Will1 não sendo muito bom nisso. Nessa parte do livro, os dois estão sofrendo uma decepção e é meio que a partir daí que a vida dos dois começa a mudar.
Will1 começa se apegar a Jane, uma garota inteligente que tem um problema com um ex-atual-namorado (que não por acaso, Tiny vinha tentando jogar pra cima do garoto) e will2 que acaba de sofrer uma grande traição, se aproxima de Tiny.
O musical, escrito por Tiny, aparece em muitas partes do livro e é com ele que o livro termina. E é realmente um espetáculo. Muita vontade de realmente ver como seria na vida real.

O bacana desse livro é que além de narrador por duas pessoas diferentes, ele ainda mostra bastante da vida das pessoas ao redor dos adolescentes. Ele conta bastante os dilemas de aceitação, amizades, amor, compreensão e até mesmo fidelidade, que todo adolescente passa. Ainda assim, não é um livro bobo.
No final, todos acabam aprendendo lições e valores bem legais. Inclusive quem está lendo.

site: http://amentetransborda.blogspot.com.br/2014/06/resenha-will-will.html