O filho eterno

O filho eterno Cristovão Tezza

Resenhas - O Filho Eterno

GuiStadler 18/07/2022

Filho é víscera
E o livro é, também, exposição de vísceras. Se fazer personagem para que se fale sobre as penas de ter um filho com trissomia do 21 parece ter sido um processo fundamental da vida do autor. Presente para nós: uma narrativa virulenta, mas tenra, e de alto valor na fatura estética. Os primeiros capítulos, em que se depara com a vinda do filho, o desejo de escape (que é desejo de morte), são impactantes e causam desgosto. Não é nunca leitura insípida, e é, na maior parte do tempo, amarga, dissaborosa. Nos capítulos finais, já passado um tempo, A velocidade e a sensação de turbilhão dos primeiros trechos, estes sempre permeados por incursos memorialísticos, dão lugar a uma prosa mais amena, mais regular, só que nunca rasa, parece apenas ser uma versão estética, prosaica, da rotina estável que vem abençoar o protagonista. Um livro também doído, também parido.

Madu 11/04/2022

Excepcional
Não creio que é uma leitura fácil. Muitas vezes é desagradável ler aquilo que o personagem pensa sobre o próprio filho. No entanto, é incrível acompanhar a adaptação de um homem que acaba por se identificar com o filho. Como ele mesmo aponta, ele parou de querer participar da corrida de cavalos que é a vida em sociedade e passa a aceitar o seu filho com todas as suas características e personalidade.

júlia. 27/03/2022minha estante
já pensou em fazer letras???

Gaby 26/02/2022

Vou sentir falta do Felipe
Eu li o livro pq minha faculdade conseguiu que autor ingressasse numa reuniao via google meet pra responder as perguntas dos alunos do curso de letras. Foi uma experiência incrível, é maravilhoso conhecer um escritor. Tal oportunidade me impeliu pra ler o livro. Enfim, é um livro super interessante, nunca havia lido nenhum livro sobre síndrome de Down. Esse livro me ensinou muito coisa sobre a vida e sobre a síndrome de Down. É um livro complexo até msm pra mim q sou leitora, esse é o único defeito. Mas no resto o livro esta impecável. Acho que vou sentir falta do Felipe ❤

Araujo20 31/01/2022

Sofrido e difícil
Leitura difícil e não agradável ao meu ver. O narrador conta a história do ?filho eterno? em um confuso fluxo de consciência, que tem seus momentos interessantes, mas que confunde o leitor na maioria das vezes. Continuei com a leitura após os primeiros capítulos porque a curiosidade falou mais alto. O personagem principal se constrói inicialmente como uma pessoa detestável, tendo momentos de extrema maldade, mas galga um crescimento de espírito ao longo da trajetória. Considero o incômodo que a história me causou no início e a empatia que senti ao final o maior feito deste livro e creio que foi proposital por parte do autor.

Fer 17/01/2022

É um bom livro, com um tema muito relevante, mas pela importância do assunto, achei que o livro teria mais profundidade em torno da relação pai e filho. O autor divaga muito sobre histórias pregressas da sua vida, o que tira totalmente o foco do livro, mesmo que seja algo interessante (muitas vezes não é hehe).
Achei que faltou trabalhar a relação, inclusive com a mulher, que a partir de uma parte do livro, apenas some, não deixando claro se houve uma separação ou o que.
Espero ter melhores experiências futuras com o autor, fui com muita sede ao pote desta vez.

Luana 17/12/2021

É um livro chocante mas ao mesmo tempo, muito bonito. É muito sensível e real a forma como o Tezza constrói a relação do pai com o filho.

Dani de Assis 13/10/2021

Uma narrativa extremamente forte
Cristóvão Tezza acertou minha cara com um porrete. Caraca mano, que livro foi esse??? Acompanhar a narrativa do pai que rejeita o fato do filho ser portador da síndrome de down é impressionante. Ver como um pai pode ser cruel em seus pensamentos e ver como ele amadurece e nasce esse amor paternal, é tocante!

Cristiano Dionisio 27/06/2021

Um livro indispensável
Um texto incrível.
A relação entre pai e filho é estabelecida de forma brutalmente humana. Sem filtros. A história entre um pai em busca de um filho e um filho que nada busca. É este que, ao fim, educa e "civiliza" o pai.
Há certas passagens que de tão cruéis, são constrangedoras de se ler. Elas, contudo, emolduram a grandeza da história. Sem essa "acidez", seria só mais uma, e aqui temos algo maior que isso, sem dúvida.
Renato 08/07/2021minha estante
Livro incrível. Acabei de lê-lo. As opiniões do personagens sobre vários temas, inclusive o futebol, são perspicazes.

Jeh 30/05/2021

Nota retroativa
Também li esse obrigada pela faculdade rs. É um livro bastante desconfortável por trazer um olhar diferente do que se tem idealizado para a paternidade, o que acho muito importante (hoje, na época em q li eu nem sabia o q pensar rs). Dos 3 q resenhei retroativamente hj, acho q este eu releria.
Fico pensando se a mesma narrativa e perspectiva fossem de autoria de uma mulher, se o livro seria bem aceito, visto q a maternidade é muito mais envolta em romantização.
Ainda não assisti ao filme, mas tenho vontade.

jullylaopes 30/05/2021

Impactante
A paternidade crua. Diante de uma desafio tão grande o amor surge? Quais dos desafios?

Talita 20/05/2021

Trabalho da escola
Um livro que eu li para um trabalho da escolha.

Ele é um livro de Cristóvão Tezza, baseado na vida do próprio autor. A obra tem como tema principal a Síndrome de Down.

Valeu a pena.