O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Rafael.Silveira 28/11/2022

Silmarilion
O Silmarillion é o relato dos Dias Antigos da Primeira Era do mundo criado por J.R.R. Tolkien. É a história longínqua para a qual os personagens de O Senhor dos Anéis e O Hobbit olham para trás, e em cujos eventos alguns deles, como Elrond e Galadriel, tomaram parte. Os contos de O Silmarillion se passam na época em que Morgoth, o Primeiro Senhor Sombrio, habitava a Terra-média, e os Altos-Elfos guerreavam contra ele pela recuperação das Silmarils, as joias que continham a pura luz de Valinor. O livro começa com o "Ainulindalë", o mito da criação do Universo, seguido pelo "Valaquenta", onde estão descritas a natureza e os poderes de cada um dos deuses. Em o “Quenta Silmarillion” há o início da contagem dos dias em Arda (o mundo onde está inserido o continente da Terra-média), a história dos Elfos na Terra Abençoada do Oeste, seus êxodos e o desenrolar das guerras élficas em Beleriand, que culminaram com o final da Primeira Era. O "Akallabêth" narra o apogeu e a queda do reino da grande ilha de Númenor no final da Segunda Era. Por fim, "Dos Anéis de Poder" fala dos grandes eventos no final da Terceira Era, como narrado em O Senhor dos Anéis.

Mayara945 26/11/2022

Contos da primeira era
Nessa coletânea, Tolkien apresenta a história da primeira era, acontecimentos de milhares de anos antes do Senhor dos anéis, ou mesmo de O Hobbit.
Somos apresentados a criação de Eä (o mundo) e do reino de Arda (a Terra), a queda de Melkor, depois conhecido como Morgoth e o despertar dos Elfos, Anões e Homens.
Várias batalhas e guerras são travadas pelo domínio de Arda e grandes vilões e heróis surgem ao longo do livro.
Para quem gosta do universo da Terra Média, é uma leitura indispensável

Sidney 25/11/2022

O livro sagrado do universo de Tolkien
Me levou de volta ao universo maravilhoso de Senhor dos Anéis. Mas é uma leitura diferente, como se fosse um livro sagrado do universo de Tolkien. A leitura se torna difícil pelo grande número de personagens e nomes parecidos, porém para quem é fã é super recomendado.

Marcone989 24/11/2022

Expansão, mais do que isso, uma aula sobre criação de mundos
O Silmarillion é obrigatório para quem quer se aprofundar nesse universo tão rico vindo da mente brilhante de Tolkien, os detalhes minuciosas, dos objetos, roupas, nomes, geografia e tantos outros detalhes formam em nossa mente diversas imagens e nos colocam no meio da criação. Para alguns pode ser realmente maçante, muitos nomes, pequenos acontecimentos que ganham dimensões maiores no futuro. Porém vale a pena investir, insistir nessa obra, pois existe aqui muito a ser explorado. Toda vez que leio descubro algo novo, e me surpreendo novamente. O trabalho de organização dos textos é perfeito, fazendo jus com os desejos do autor. Genialidade na sua máxima.

Mari 22/11/2022

Muito interessante, especialmente se você acha o universo de Senhor dos Anéis fascinante e quer saber mais sobre ele e seu passado.
Não se desanime se a leitura demorar, é meio difícil mesmo, mas vale a pena.

Gabriel.Cruz 19/11/2022

O Silmarillion" é um relato dos Dias Antigos da Primeira Era do mundo criado por J.R.R. Tolkien. É a história longínqua para a qual os personagens de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" olham para trás, e em cujos eventos alguns deles, como Elrond e Galadriel, tomaram parte. Os contos de "O Silmarillion" se passam em uma época em que Morgoth, o Primeiro Senhor Sombrio, habitava a Terra-média, e os Altos-Elfos guerreavam contra ele pela recuperação das Silmarils, as joias que continham a pura luz de Valinor.

Krystal 16/11/2022

E acabou. Agora quero saber mais ?????? o livro e fantástico. Um conjunto de diversas história que compõem o universo de "Senhor dos anéis". Tem capítulo chato?!? Tem sim. Algumas descrições geográficas rica em detalhes chegam a dar sono kkkkkk .

Jards 16/11/2022

Aos brilho das estrelas
Faz muito bem em conta a origem do mundo e das era anteriores ao Hobbit e SdA, junto com trechos interessantes e os apêndices.

Matheus656 16/11/2022

Silmarillion
Esse livro é uma obra de arte, é diferente de qualquer outra fantasia já escrita

Um livro que tem sua própria criação do mundo e uma história coerente que se desenvolve ao longo de milhares de anos tem que ser muito valorizado

Passa pelos 3 grandes contos de Tolkien "Beren e Luthien", "Os filhos de Húrin" (esse absurdamente trágico) e "A queda de Gondolin"

Essas três histórias se passam no meio do "Quenta Silmarillion" as histórias das Silmarils

É simplesmente fantástico, feliz demais em reler

jonathanrausch 15/11/2022

A obra suprema para os fãs
Esta obra não é nada mais que tudo o que ocorreu no universo criado por Tolkien em resumo. É escrito semelhante ao que temos na Bíblia, pois seriam histórias de eras distantes e que temos conhecimento por pessoas que escreveram também ouvindo de outros, mesmo que bem próximos, em alguns casos.
Tolkien fez esta reunião de histórias se tornarem uma de uma maneira que não tem como não se sentir imerso e entrando em uma nova mitologia que parece não surgir de nada além do cérebro dele.
Histórias belas e reunidas em sua volta com muitas tristezas. O peso dos descendentes das pessoas que naquele momento que para nós, leitores, era o presente, passando também por sofrimento, aumenta tanto o sofrimento que sentimos por eles, e a felicidade de quando conseguem um minuto de descanso ou felicidade.
Uma obra que recomendo para todo fã de Tolkien, e que com o tanto de extras que tem a respeito dos nomes dos personagens e de detalhes, caso leia a história bem pausadamente, não lhe deixará perdido de forma alguma na história, seja em curiosidades idiomáticas, seja em querer lembrar realmente quem é aquele personagem e o que ele viveu.
Há histórias aqui narradas de outra maneira e sendo mais amplas em conteúdo que você também possa se interessar, mas se já está atrás de resenhas dessa obra já deve ter noção delas também: Beren e Luthien; A Queda de Gondolin; A Queda de Numenor; Os Filhos de Hurin. E há também uma coletânea de partes que ficaram fora das histórias por não se encaixarem ou por serem antigas e descartadas pelo autor: Contos Inacabados, que deve ser lido após este livro.
Bruna.Portoghese 15/11/2022minha estante
Amei sua resenha estou entrando nesse universo ainda pelo hobit

jonathanrausch 15/11/2022minha estante
O Hobbit é maravilhoso, mas lhe digo que quando começar Senhor dos Anéis sentirá verdadeiramente a aura do universo de Tolkien, mais no segundo volume da saga em diante. Tem muitos detalhes (que só no início) parecerão chatos, mas valerá a pena ir mais adiante nesse universo

Vanderley.Candido 14/11/2022

Livro muito enrolado para o meu gosto
O livro é baseado na visão dos elfos sobre o mundo e a terra média, fala desde do seu surgimento, até o fim da era do elfos e início da era dos homens, a impressão que recebi tinha páginas de ponta cabeça o que me desanimou a leitura.

Carlos 12/11/2022

O Silmarillion
Passei anos ignorando Tolkien e lendo outros livros, dando preferência aos clássicos da literatura. Li O Silmarillion e me arrependi de não ter mergulhado no universo de Tolkien antes.

Livro difícil de ler, mas vale a pena. Pretendo reler algumas partes quando estiver lendo a trilogia LOTR.

Vênus_Alice 11/11/2022

Silmarillion
Relata o universo de Senhor dos Anéis e Hobbit. Apresentando o início das civilizações de Elfos, Anãos e quando surgiu os Humanos. As mudanças, as guerras e os momentos em que o mal e o Sauron apareciam e destruiam, formando Eras.
Há contos e descrições lindas e profundas.

A leitura em si é um pouco cansativa, pois há muitos nomes, que são parecidos e podem confundir, alguns personagens e locais trocam de nome e geram confusão. Além disso, há trechos que são cansativos e nada fluídos.

A criação do universo em si, como o mundo vai se compondo e certos personagens é o que fazem valer a pena essa obra.
Allyne 13/11/2022minha estante
Tô sofrendo pra dar andamento nessa leitura. Eu gosto das histórias em si, mas são cansativas demais e por vezes se tornam confusas pra entender ?

Vênus_Alice 13/11/2022minha estante
eu demorei viu, levei mais de um mês, não é um livro fácil, mesmo gostando do universo e das histórias

Allyne 13/11/2022minha estante
Já tem mais de um mês que tô na luta com o livro. Eu estou lendo também A libélula no Âmbar, e apesar de ter 944 pg, é muito menos cansativo ?

Vênus_Alice 13/11/2022minha estante
kkkkkk realmente, eu me perdia muito com os nomes parecidos

MariBrandão 10/11/2022

A origem do mundo do Senhor dos Anéis! Eu acho muito doido pensar que uma pessoa criou isso tudo. Parece que simplesmente é, existe, e alguém escreveu sobre. Queria morar dentro da cabeça do Tolkien!!

É uma leitura bastante densa, mas vale muito a pena!