O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Aixe.Kalil 21/12/2022

Perfeito!
?Muitos são os estranhos acasos do mundo, e a ajuda a de vir das mãos dos fracos quando os Sábios falham? - Mithrandir (Gandalf).

No Silmarillion temos a explicação de quase tudo do universo do Senhor dos Anéis e O Hobbit, vale muito a pena ler ante de ver a série da Amazon e todos os outros contos, só senti falta de uma explicação sobre a origem do povo pequeno e dos Ents.

Joana 21/12/2022

Maravilhoso
Eu amei conhecer a história da Primeira Era da Terra-Média, é simplesmente encantadora, mas também assombrosa. Os contos são riquíssimos tanto do ponto de vista literário quanto alegórico.

Rachel. 20/12/2022

Um UNIVERSO simplesmente…. INCANSÁVEL!!!
Gente, eu acho que o UNIVERSO criado por Tolkien é fantástico. Suspeitem de alguém que não aprecie Tolkien hehe.

Senhor dos anéis e O Hobbit à parte…

O Silmarillion é um livro com grande enredo e vasta informação, então se você lê rápido, tenha cuidado. Por que você vai precisar voltar a alguma informação ora ou outra.

Quanto as mudanças na tradução, particularmente entendo o ponto de vista do tradutor em respeito “a vontade do autor” em diferenciar alguns termos ou manter uma linguagem mais arcaica, mas confesso que não me deixa confortável em comparação com outras edições de outros livros da saga por outras editoras. A leitura fica cansativa e arrastada, mas claro que terminável. Ao ponto de vista que a vontade de conhecer a história no seu total é muito maior

Clóvis Maia 19/12/2022

Obrigatório
Para quem curte o universo de O Senhor dos Anéis, Literatura Fantástica ou quer iniciar na mitologia de Tolkien.

Rony Diego 18/12/2022

E Tolkien não gostava de alegorias religiosas...
... mas acabou criando uma história que lembra o Gênesis ou até mesmo a própria Bíblia, tendo inclusive um "panteão de deuses" que auxiliaram na criação do mundo de Tolkien. Achei genial demais o autor ter criado um idioma élfico e a descrição dos locais remontando a uma geografia própria e precisa, sem falar dos milhares de personagens citados só nessa história. Bom demais!!

Murnyx 18/12/2022

Mais um livro que estava com muito medo de começar e mais um livro que amei demais.
A escrita foi feita de uma forma que chega a ser poética, é tão lindo e fiquei completamente encantada.
Há várias explicações pra algumas duvidas que podem ter ficado do Hobbit e Senhor dos Anéis.
O livro aborda os acontecimentos da primeira e segunda era, mostrando como o mundo foi criado e os primeiros povos surgiram. Apesar de ter muuuuuuuuuuitos nomes (o que pode tornar o livro confuso) é uma leitura incrível pra quem quer saber mais sobre a Terra-Média.

Paulo.Cesar 18/12/2022

Perfeito
Foi a primeira releitura que faço de Tolkien, agora focado em ler toda a série de uma vez. Eu não consigo achar um adjetivo pra esse livro que não seja perfeição. Em todo momento eu me pegava pensando em como Tolkien conseguiu criar um universo tão orgânico quanto esse. Essa genialidade nunca cai deixar de me surpreender.

Tudo é perfeito, dos personagens e seus feitos, ao mundo propriamente dito. Embora encontre muita semelhança com o gênese cristão, o Silmarilion tem sua identidade própria. Eu chego a pensar que não seria possível criar um universo tão completo e complexo assim do nada. Acho que Arda existiu de forma tão grande no mundo da fantasia que virou uma realidade no mundo literário, onde Ilúvatar, é o próprio Tolkien em pessoa.

Deryhan 17/12/2022

E tudo começou com uma canção...que foi interrompida brevemente por um DEATH METAL dos bons.
O Silmarillion era o tipo de livro que eu olhava para a estante e pensava “será que vou conseguir ler ele algum dia ?”. E a resposta foi sim, eu consegui e,apesar dos avisos de ser uma obra difícil do Tolkien; seja pela linguagem antiga; seja pelos INÚMEROS PERSONAGENS COM NOMES SEMELHANTE, eu ADOREI. O meu fumador de cachimbo favorito me surpreendeu, a pegada onírica, etérea e surrealista me prenderam logo nas primeiras páginas, as cenas da orquestra angelical de Eru sendo interrompida pelo PUNK ROCK fervoroso de Melkor, ficaram gravadas no meu imaginário. É impossível ler aqueles trechos sem imaginar cada detalhe e preencher as poucas lacunas do cenário com sua própria imaginação, não encontrei até agora um melhor DESCRITOR de ambientes e cenas do que Tolkien. Me maravilhei noite adentro com Telperion e Laurelin preenchendo meu subconsciente com suas luzes prateadas e douradas, presenciei Oromë percorrer os ermos selvagens da terra média e sofri com a presença maligna de Morgoth em Arda. Por muitas vezes senti que uma ânsia, como os elfos de Aqualande ou os homens de Numenor em me lançar ao mar, em busca do paraíso longínquo do oeste: Valinor, de poder tocar, cheirar, sentir e ver com meus próprios sentidos as fascinantes obras existentes apenas na mente de Tolkien.
Esses aspectos de imersão, por si só, fazem desse livro um FUCKING cinco estrelas, entretanto as estórias de Thingol e Melian, Lúthien e Beren, Húrin e seus filhos, tornam este escrito uma das melhores coisas que li nesse ano. Traições, mortes, combates, paixões e tragédias dão os contornos para as ambientações pensadas pelo seu autor e muito do que é deixado em branco no Hobbit ou em Senhor dos Anéis é respondido, em partes, no Silmarillion; uma obra essencial para qualquer fã desse universo fantástico.

Marcelo Martins 16/12/2022

Belíssimo
Para quem é fã de Tolkien, de Fantasia e de O Senhor dos Anéis, é realmente uma leitura a ser realizada.

A história é belíssima. Porém, não é um livro de fácil leitura. A linguagem é um tanto quanto rebuscada, acredito que a tradução da Harper Collins nesta edição não tenha sido a mais feliz. Além disso, o livro também não tem linearidade, indo e vindo na história em alguns momentos. Mas, no geral, apesar de alguns capítulos mais lentos e até arrastados, outras histórias são belíssimas, principalmente a Ainulindalë e o Valaquenta, logo no início. Os Anéis do Poder trazem o desfecho esperado junto a várias explicações que conectam os eventos de O Hobbit e de O Senhor dos Anéis, além de trazer resumidamente outros contos que também foram mais detalhados em livros como Béren e Luthien, Os Filhos de Húrin, A Queda de Gondolin e A Queda de Númenor.

Sem mais, uma ótima leitura para os fãs da Terra Média.

Mariii 15/12/2022

O Silmarillion reúne contos que mostram todo o prelúdio da Terra Média antes dos acontecimentos do Hobbit e do Senhor dos Anéis e foi uma leitura bastante interessante (e muitas vezes difícil e pouco fluída). Não tem como não se maravilhar com o mundo criado pelo Tolkien. Confesso que peguei esse livro pra ler para conseguir entender as referências da série Anéis do Poder, e foi ótimo e adorei ter podido entender tanto da história que levou até a criação do Um Anel.

Isabela.Marinho 12/12/2022

Ai gente, tenho que confessar que não foi uma leitura muito fluida pra mim.

Não que seja ruim, mas é extremamente denso, com uma linguagem bem rebuscada, o que acabou deixando a leitura arrastada.

É tipo uma bíblia, os contos são dos seres que habitam a Terra-Média, suas batalhas e conquistas.

Mas tem que se preparar porque é muita informação e bem denso.

Emilio.Curcelli 11/12/2022

Já havia tentando ler J.R.R na adolescência com o senhor dos anéis, falhando miseravelmente, talvez pela inexperiência do meu eu jovem e a escrita mais detalhista do escritor. Porém, agora mais velho me apaixonei pelo universo de Tolkien com este livro. Me recomendaram como o primeiro a ler para entender a mitologia da Terra média e também pela escrita ser mais fácil. De qualquer forma funcionou e agora continuarei pelo caminho de Tolkien de maneira cronológica, até chegar no senhor dos anéis e quem sabe, finalmente concluir a tão famosa obra que iniciei na adolescência.

Gab Bohrer 10/12/2022

Magna-Obra de Tolkien
O Silmarillion foi um dos livros mais difíceis que já li. A quantidade de nomes em élfico e suas outras línguas é TANTA que não compreendi/lembro da maioria dos capítulos. Apesar disso, é simplesmente incrível conhecer os significados de tais nomes, entendendo o que cada sílaba ou palavra quer dizer.

Particularmente, como fã das obras de Tolkien e de Ficção-Fantasia, adorei conhecer O Silmarillion. Há capítulos realmente interessantes (como o sobre Beren e Lúthien ou do Mito da Criação) - em especial o último, onde se conta feitos da Terceira Era, complementando as adaptações feitas para cinema e televisão. Por outro lado, partes chegam a ser exaustivas; descrições de lugares (e seus nomes, é claro) de toda Beleriand e de outras personagens foram remédios para insônia.

Em um âmbito geral, O Silmarillion é o legendário de Tolkien, as escrituras que definem toda a História de Arda (Terra-média e Valinor). É o material mais exemplar àqueles que querem escrever seus próprios livros de Ficção-Fantasia - e Tolkien é seu professor. É inspirador conhecer uma obra tão densa e complexa, antiga, mas ainda atual e cheia de personalidade, dedicação e amor.