O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Dani Gundes 30/12/2022

Tolkien é Tolkien, né?!
Como sempre, faz a gente se desconectar do mundo e viajar pelos encantos (e muitas batalhas!) da Terra Média (e de Arda, de Valinor e muitos novos e velhos cenários). Ótima leitura de descanso mental! ???

Leonardo.Fagundes 29/12/2022

A origem da terra média
Uma obra que lembra um mano escrito antigo, trás consigo toda a origem do universo Tolkien.

Livro meio difícil pela quantidade de acontecimentos e personagens, mas que compensa demais.

Caroline 29/12/2022

Um início agradável
Um começo de uma lendária série de obras e fiquei muito satisfeita, as histórias pelos capítulos te prendem o foco só te perdendo em alguns detalhes e nomes, me apeguei a diversos personagens.

Ricardo.Tavares 28/12/2022

Ótimo
Leitura não é fácil. Mas qm gosta do universo ele é ótimo. Praticamente a Bíblia da terra média. Adorei.

Thiago 28/12/2022

A origem de tudo
O Silmarillion não é uma leitura fácil. É até bem exaustiva. Como se trata de material que fala da origem do mundo é como se fosse uma espécie de bíblia. São inúmeros nomes, locais, eventos no qual recomendo usar o mapa para ajudar na localização. O livro é bom, mas acredito que não seja uma leitura para todos; somente para os fãs mais assíduos que desejam saber mais sobre o começo de tudo e os eventos que antecederam às histórias dos anéis de poder.

Roger.motta 27/12/2022

Muitos nomes
Como todo livro de Tolkien, é bastante detalhista, algumas pessoas e lugares com mais de um nome e significado, muitas vezes acaba fazendo a gente esquecer quem é o lugar ou a pessoa ao longo da história, mas a história é muito bem feita

Tiago 27/12/2022

A origem de um universo magnifíco...
Nós temos aqui o relato dos dias antigos, desde a Primeira Era do mundo da Terra média. É algo que nos lembra muito o comecinho do Gênesis, a canção que a tudo forma, a usurpação que se torna a raiz do mal. Vemos aqui a ascenção e queda do primeiro Senhor do Escuro, o delinear de tantos que mais a frente a época de Frodo se conhecem em canções e histórias, mas que suas raízes são do início de tudo. Nós encontramos aqui muito mais que satisfação ao ler, mas nos aprofundamos nesse universo de fantasia que é por excelência...

Serverludiskw 27/12/2022

me senti lendo a Bíblia
Queria que a lore do nosso mundo fosse tão foda quanto a de senhor dos anéis. Única coisa que me decepcionou foi ver que oq foi escrito sobre a segunda era e os anéis de poder é muito escasso

Bárbara 27/12/2022

Não tem muito mais o que eu possa efetivamente dizer além do quão mágico e imaginativo é esse universo. Só sinto falta mesmo do protagonismo e força feminina e de variedades culturais. Um mundo inteiro e a única forma de expressão é europeizada e patriarcal, mesmo que a mitologia seja uma mistura de muitas culturas. Ou ainda, do cristianismo com as lendas gregas e romanas, tudo bem ocidental. Apenas observações, a criação é fantástica, de toda forma. Eu amo que tudo surgiu com música e que tudo é música.

Juba 27/12/2022

Sendo bem sincera achei q a leitura ia ser bem mais difícil e cansativa, porém me adaptei bastante a ela. Me perdia apenas nos nomes dos personagens mas tem uma árvore genealógica no final do livro q da para consultar

notawant 24/12/2022

Mais sobre a história do mundo de senhor dos anéis
Então... É um livro muito bem escrito (Tolkien, né amores), mas eu fiquei muito confusa com o tanto de nome e o tanto de nome parecido. O início eu até achei bem fluido, mas não me empolguei por boa parte do livro que são essencialmente contos. Agora gostei bastante do Akallabêth e da parte final!

Mas assim, acho que para ler esse livro tem que ter muita calma e ir assimilando tudo, não é uma leitura tão fluida quanto o hobbit ou senhor dos anéis, então só indico para os fãs bem raiz do universo que realmente querem aprender mais do passado da terra média.

Aixe.Kalil 21/12/2022

Perfeito!
?Muitos são os estranhos acasos do mundo, e a ajuda a de vir das mãos dos fracos quando os Sábios falham? - Mithrandir (Gandalf).

No Silmarillion temos a explicação de quase tudo do universo do Senhor dos Anéis e O Hobbit, vale muito a pena ler ante de ver a série da Amazon e todos os outros contos, só senti falta de uma explicação sobre a origem do povo pequeno e dos Ents.

Joana 21/12/2022

Maravilhoso
Eu amei conhecer a história da Primeira Era da Terra-Média, é simplesmente encantadora, mas também assombrosa. Os contos são riquíssimos tanto do ponto de vista literário quanto alegórico.

Rachel. 20/12/2022

Um UNIVERSO simplesmente…. INCANSÁVEL!!!
Gente, eu acho que o UNIVERSO criado por Tolkien é fantástico. Suspeitem de alguém que não aprecie Tolkien hehe.

Senhor dos anéis e O Hobbit à parte…

O Silmarillion é um livro com grande enredo e vasta informação, então se você lê rápido, tenha cuidado. Por que você vai precisar voltar a alguma informação ora ou outra.

Quanto as mudanças na tradução, particularmente entendo o ponto de vista do tradutor em respeito “a vontade do autor” em diferenciar alguns termos ou manter uma linguagem mais arcaica, mas confesso que não me deixa confortável em comparação com outras edições de outros livros da saga por outras editoras. A leitura fica cansativa e arrastada, mas claro que terminável. Ao ponto de vista que a vontade de conhecer a história no seu total é muito maior

Clóvis Maia 19/12/2022

Obrigatório
Para quem curte o universo de O Senhor dos Anéis, Literatura Fantástica ou quer iniciar na mitologia de Tolkien.