O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Isabella2243 30/05/2020

No começo...
Tolkien desperta só o que é melhor no leitor, mesmo com tanta escuridão solta no mundo da Terra-Média...alguns capítulos foram releituras, outros só ouvia falar em vídeos de estudiosos que amam a obra completa e alguns capítulos eu visitei pela primeira vez...com muita dor no coração eu finalizei essa obra prima do melhor e maior autor de todo o mundo,Tolkien era um homem muito sábio e com toda sua sabedoria, nos deixou esse presente, que é O Silmarillion e todas as demais obras publicadas durante sua vida após sua partida para as terras imortais...mais uma vez, Tolkien me fez derramar lágrimas ao fechar mais esse livro

Bola de Neve 21/05/2021

Arrastado?
Quando eu entrei no mundo da série Legendário do Tolkien, eu teimei em seguir a ordem cronológica dos acontecimentos. Então, após o Hobbit fui direto para o Silmarillion.
Na minha visão esse é um erro terrível, pois o Silmarillion é uma explicação de como as coisas aconteceram no mundo da Terra Média, e foi difícil me interessar por esse mundo onde eu quase não conhecia. Se tornou arrastado demais no início, mas quando eu comecei a entender eu fui gostando da história. Eu lia julgando os erros dos personagens e torcendo por outros, parecia roda de fofoca.
Se não fosse a "Lista de nomes" no final do livro, eu teria demorado muito mais para terminar! Essa lista traz para nós os principais nomes de pessoas e lugares do livro, assim conseguimos relembrar algo que já passou há tempo. Recomendo ler após de O Senhor dos Anéis.

KauA.Iorio 31/03/2021

Massante
Livro arrastado, lembro q tive q me esforçar muito pra conseguir terminar. Leitura dificil.

Douglas Águia 13/12/2013

Para corajosos
Não é o tipo de livro que considero fácil, requer muita paciência, motivação e determinação por parte do leitor para ler livros como esse, eu só o li, porque o único livro que tinha lido de J.R.R Tolkien foi "O Hobbit", e na qual admito: uma leitura cativante e deliciosa, diferente de Silmarillion que não é tão envolvente pelo tom explicativo e descritivo encontrado na narrativa.
O Livro conta o início de tudo, apesar de ter uma visão meio religiosa ao meu ponto de vista particular, o começo do livro é até determinado ponto, envolvente e cativante, mas durante a estória ou história, a narração se torna muito descritiva, porém nas páginas finais do livro é possível encontrar os mapas desse mundo mágico e a árvore genealógica de cada família, ou clã se assim podemos nomear, dessa forma podemos ter uma visão melhor do contexto, eu mesmo sempre estava recorrendo ao mapa e aos nomes dos personagens nessas páginas, pois sãos muitos apesar de haver semelhanças que pode acarretar em uma confusão e perca de sentido no desdobrar dessa aventura.
Mesmo assim, admito que carreguei muito conhecimento e me deparei com momentos surpreendentes, histórias que me impactou, pena o livro ser da biblioteca, pois alguns trechos eu deveria sublinha ou copiar, algo que acredito importante ser ressaltado, é bom ler e reler o Silmarillion, para entender melhor, e pegar detalhes que só numa releitura é possível, de qualquer forma recomendo para os corajosos e realmente loucos por livros!

site: criaturas estranhas, J.R.R Tolkien, Anões, Elfos, Dragões

Joaquim 12/04/2021

O legado de Tolkien
Escrito por J. R. R. Tolkien, ?O silmarillion? é como se fosse a Bíblia de Senhor dos Aneis, para um fã do universo de Tolken é realmente uma mina de ouro.
Se já assistiu algum filme de Senhor dos Aneis, provavelmente reparou que é falado muito sobre o passado da Terra Média, além de o cenário ser quase sempre composto por ruinas e sombras do passado. Este livro adentra a primeira era inteira, conta sobre a criação de tudo e ainda dá uma passada na segunda era. Para localizar melhor, os acontecimentos vistos nos filmes de Peter Jackson, tanto em ?The Hobbit? quanto em ?Senhor dos Aneis?, se passam no final da terceira era, onde já se passaram milhares de anos desde a primeira, tendo em conta que cada era dura uns 2 mil.
Neste livro se encontram histórias e lendas dos mais antigos povos da Terra Média, desde Eru, o criador de tudo ao nascimento do mal em Ea (a Terra). Mas atenção, como foi escrito por Tolkien, um homem nascido em 1892, e cujo o livro foi escrito ao longo de sua vida como escritor, contêm uma linguagem um pouco maçante e cansativa, afastando muitos leitores que não tem gosto pela obra. Por isso se esse livro te interessou, recomendo que leia primeiro as obras anteriores ou tenha um grande fascínio pelo universo, do contrário, as chances de desistir logo no começo são grandes.

leitora 03/05/2021

O Silmarillion
Eu amei muitoo! É incrível como o pensamento do Tolkien foi longe e pensou em cada detalhe para a criação desse ?mundo? onde se passam todas as histórias da saga do senhor dos anéis. A história é muito bem desenvolvida em sua maior parte e é muito interessante de se ler.

Thiago275 18/05/2021

Clássico dos clássicos!
Corro o risco de soar repetitivo, mas lá vai: é difícil expressar em poucas palavras a grandiosidade de O Silmarillion, obra que Tolkien planejou como um arcabouço de todas as histórias que estavam no pano de fundo de seus livros mais famosos, como O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Parafraseando o próprio autor, aqui encontramos um corpo de lendas que abrange desde o amplo e cosmogônico até o nível da história de fadas romântica, com o macro apoiando-se no micro e o micro sorvendo esplendor do vasto plano universal.

Tolkien se ressentia da ausência de mitologias propriamente inglesas e tentou criar histórias lendárias ligadas à língua, solo e clima de seu país. Aqui encontramos relatos que vão desde o início dos tempos e passam pelas eras em que os Elfos foram exilados da Terra Abençoada, fizeram guerra com o primeiro Senhor do Escuro, Morgoth, assistiram ao surgimento dos Homens e o apogeu de seu poder na Ilha de Númenor.

Segundo o próprio Tolkien, os três grandes temas do livro são a Queda, a Mortalidade e a Máquina (ou magia). Mas aqui também temos heroísmo, egoísmo, sacrifício, intrigas, guerras e desgraça, muita desgraça.

Ao final, aparece um breve resumo intitulado Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, em que vemos os descendentes e remanescentes dos povos antigos, que tantas lutas travaram, se aproximarem dos pequenos Hobbits e, nesse momento, percebemos como esse universo, embora um tanto caótico e fragmentado, foi detalhadamente planejado.

Tolkien nunca "terminou" O Silmarillion. Embora as histórias tenham começo, meio e fim, o texto precisou ser refinado por seu filho Christopher, que juntou tudo o que o pai tinha escrito desde 1917 e tentou dar o melhor tratamento possível. Embora, em alguns momentos, esse caráter episódico fique evidente, ele merece ser colocado como o clássico dos clássicos da fantasia e, se você é fã do gênero, não pode deixar de ler esse livro que, mesmo "inacabado", é uma obra prima.

Naislan 31/05/2021

O Silmarillion
É uma história que antecede a do Senhor dos Anéis,e consequentemente,a do Hobbit. Porém, não é uma leitura gostosa como a dos livros citados.
Não posso dizer que amei esse livro, que é uma história envolvente. Gostei? Sim, mas esperava muito mais.
Tolkien tem um jeito peculiar de escrever, enchendo de detalhes, muitas vezes desnecessários. Quero entender um dia, o porquê de mudar tanto o nome dos personagens. Tá, eu sei que muda de lingua para língua,mas seria muito mais interessante se ele seguisse o padrão.
Mas enfim, Tolkien é um gênio e sabe muito bem como criar mundos diferentes,com seres que nem imaginávamos.

Juliana-- 12/07/2014

Fascinante
Como o primeiro livro que leio do Tolkien, fiquei impressionada com a criatividade e o poder de envolvimento que ele cria ao desenvolver as histórias. Como são muitos personagens o glossário e de grande ajuda. Os mapas também contribuem para entrar realmente na história.

Lasse_ 18/05/2021

Canções do ar, água e fogo.
Este livro explica o porquê de Tolkien ser o legítimo mestre da fantasia, e o precursor de um dos gêneros mais prolíficos em mais de um meio. Por que ao passo que Bilbo e Frodo se imortalizaram no zeitgeist contemporâneo através de suas maravilhosas e esmeradas narrativas, O Silmarillion detalha o vasto mundo da terra média, Arda, cria o tempo e o espaço nos quais as histórias do anel decorrem. Esta façanha, da qual conhecemos por intermédio de seu filho Christopher, demonstra a vastidão do gênio literário de Tolkien, que foi capaz de criar não apenas as narrativas mitológicas em toda a amplitude do que é um legítimo mito folclórico, ou ainda uma história cativante que por mérito próprio se lançasse como um best seller instantâneo, mas ainda criou as muitas línguas faladas em seu mundo de fantasia.

Nas dinâmicas entre os povos e as divindades d'O Silmarillion, podemos observar as muitas influências do autor. O aspecto de um criador Uno e onipotente provavelmente vem catolicismo do qual Tolkien era adepto, bem como o maniqueísmo que se instaura após a queda do povo primogênito, marca da cisão entre os Valar e Melkor. Nesse ponto, na multíplice de subdivindades do Panteão dos Valar encontramos ecos da cultura nórdica; vale lembrar aqui a influência que a Edda teve sobre o mestre: muitos dos nomes dos anãos da terra média são tirados diretamente dessa obra. Também é notável a influência anglo-saxã, particularmente no povo dos homens na obra, e mais uma vez vale lembrar de onde Tolkien tirou inspiração: Beowulf, uma epopeia traduzida por ele e publicada postumamente pelo mesmo editor d'O Silmarillion.

Enfim, pra quem quer se aventurar mais fundo na obra de Tolkien, esse livro é essencial.

Isabelle 01/11/2022

Melhor leitura
Esse livro sem dúvida é o meu favorito de todos os que eu já li já minha vida! É sem dúvidas uma obra genial! Eu adquiri um amor imenso por tantos personagens, tanto lugares e eu me sinto agora muito mais próxima do mundo do Tolkien! Cada história contando a vida e narrando o desejo dos corações de cada personagem de uma forma tão cativante quando era assim, e quando contrário, de uma forma terrível o autor transmite todo o mal que o vilão carrega em sua personagem. Ao ler essa história eu já estive em campos de batalha, em campos verdes, em cidades monumentais e no reino sagrado. Essa experiência eu indico para todos que desejam entrar conotativamente em um mundo novo, cheio de sentimentos e personagens incríveis!

Anne.Chaves 25/05/2021

Tolkien é uma leitura difícil?
Eu sempre tive medo de começar a ler Tolkien porque todas as pessoas costumam dizer quão difícil é a leitura. Quando eu me interessei e resolvi me jogar no desafio ouvi dizer que eu deveria começar pelo Hobbit, que supostamente teria uma leitura mais simples, mas eu sou teimosa. Eu não curto ler livros de preludio, eu gosto de ler a história em sua sequência cronológica (independente do lançamento) e comecei minha leitura pelo Silmarillion.
Eu não tenho qualquer arrependimento disso. A escrita é de fato um pouco diferente do que estamos atualmente habituados (em especial porque eu só leio YA/NA), tem muitos nomes complicados de lembrar, personagens com mais de um nome, e é uma leitura densa, porém, apaixonante. Eu desgostei dos capítulos a respeito de um vaivém de elfo para lá e para cá, porque é deveras confuso (mas tem uma imagem no fim do livro que ajuda a entender melhor!). Atualmente estou completamente apaixonada, tem personagens que me fizeram me apegar muito ao universo. É um livro que te dá pano para manga para conversar bastante sobre os personagens, tramas e possibilidades.
Além do mais, se como eu você é fã dos Filmes do Senhor dos Anéis: Muita coisa finalmente se encaixou e fez sentido para mim após a leitura de O Silmarillion! :)
Estou lendo o Hobbit atualmente, e acho que se tivesse começado por ele teria desistido de Tolkien.
O Silmarilion se tornou um dos meus livros favoritos depois de trazer reflexões, personagens imperfeitos (que eu amo) e uma construção de mundo impecável.

Enzo.Vaz-Tessaro 19/06/2020

O Antigo Testamento de Tolkien
Incrível livro sobre as três eras da Terra-Média. É uma leitura mais densa, e achei difícil ler mais de 50 paginas por dia sem me sentir cansado.

É uma leitura necessária para aqueles que querem entender mais sobre as historias da antiga Terra-Media. Historias de Beren e Luthien, Gondolin, Gil-Ghalad, Melkor e Sauron. Um ótimo complemento para se ler junto ao Senhor dos Anéis.

Maíra 30/11/2022

Tenho esse livro há anos mas nunca consegui ler. Agora que saiu a série dos anéis do poder foi o empurrão que faltava pra entrar nesse livro. É importantíssimo para entender melhor as origens do mundo de Tolkien, mas a série se afastou bastante dos fatos históricos ali retratados. Mas pra quem é fã desse universo é um livro imprescindível para entender melhor muito do que acontece no Senhor dos Anéis.

Lucas Augusto 21/12/2014

Um Grande Acervo da Terra-Média
O Silmarillion é, como muitos já falam, uma leitura imprescindível para qualquer fã dos livros de J. R. R. Tolkien ou mesmo para aqueles que adoraram os filmes e gostariam de mais histórias e informações sobre a Terra-Média, mas para estes eu recomendo que antes leiam os livros d'O Hobbit e d'O Senhor dos Anéis, respectivamente.

O início pode ser difícil por ser uma longa narrativa sobre a criação de Eä e o trabalho dos Valar. Eu precisei tomar coragem de retomar a leitura três vezes antes de chegar na parte da chegada dos elfos, onde as coisas começaram a ficar mais dinâmicas, mas depois que você passa por isso começam as histórias dos povos da Terra-Média e você já pode tentar imaginar onde tudo o que ocorre vai influenciar naquele mundo que conhecemos na obra mais famosa do Professor e na trilogia mais premiada de Peter Jackson.

Embora o livro contenha três historias, a maior é a Quenta Silmarillion, onde boa parte da história do mundo é contada e, depois que lemos, é facil assimilar o motivo de toda essa informação se encontrar nesta história :-P; depois temos o Akallabêth, que relata a ascenção e a ruína do grande reino de Númenor e já encontramos o Sauron tramando contra tudo e todos; e por último um breve relato da Terceira Era, que inicialmente adiciona informações interessantes sobre a origem dos Anéis do Poder e da Guerra por eles, mas depois chega ao ponto que já lemos n'O Senhor dos Anéis e em seus apêndices.

O Silmarillion faz jus ao orgulho que Tolkien tinha por esta obra, e depois desta leitura sinto que preciso reler os outros livros para apreciar a história novamente mas agora com o conhecimento do que ocorreu antes naquelas terras. Espero que Tolkien, que agora deve estar caminhando pelas Terras Imortais ou repousando no palácio de Mandos, saiba que o trabalho pelo qual ele se dedicou durante toda a vida deu como fruto uma grande história, com beleza e profundidade tanto em sua trama como na filosofia que ela é capaz de transmitir para aqueles que conseguirem contemplar e compreender o interior das Silmarils