O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Thiago 16/08/2021

O Antigo Testamento de Tolkien
Um livro riquíssimo em lirismo, poesia, tristeza e beleza, esta obra surgiu da paixão do autor por línguas ("Como se cria uma língua nova? Faça lendas para ela") e foi escrita, mas nunca concluída, durante toda sua vida adulta.
Apesar de árido, praticamente sem diálogos e com muitos nomes e descrições de ambientes (o que pode incomodar alguns), o livro é fantástico, tratando de temas centrais para a humanidade e para o Homem, tais como amor, orgulho, heroísmo, ciúmes e desprendimento. A riqueza do mundo criado por ele é sem paralelo, o leitor consegue praticamente sentir os cheiros, ouvir a música e ver as paisagens descritas.
Sente-se a dor dos elfos por sua imortalidade e ligação com o mundo, que os faz cada vez mais tristes, e visualiza-se um entendimento da morte como a "benção dos homens", sua libertação dos círculos do mundo (o que não nos impede, como aos personagens, de sentir medo dela).
Finalizando, não há como deixar de destacar o trabalho hercúleo de Christopher Tolkien em editar todos os fragmentos e diversas versões e, como um co-autor, gerar o livro em sua versão final e proporcionar que tivéssemos essa maravilha, uma obra que deveria ser lida por todos.

Gabriel S 09/01/2022

A Bíblia do Universo Tolkien
O Silmarillion é um compilado de contos e curtas narrativas escritas por Tolkien e postas em ordem por seu filho, Christopher, que contam desde a origem do mundo em que as histórias de Tolkien se passam até a saga dos anéis.

Nesse livro é apresentado, por exemplo, a narrativa da origem dos Elfos, Anões, Homens e Orques, o passado de personagens emblemáticos de Senhor dos Anéis e Hobbit, como Elrond e Sauron, as guerras e acontecimentos que marcaram as primeiras eras desse mundo, e contos espetaculares, como Beren e Lúthien. Leitura que vale muito a pena pra quem curte as outras obras do autor, ou até mesmo para fãs de fantasia em geral.

08victoria 12/03/2023

Depois de muita demora
Eu finalmente acabei essa leitura não vou menti dizendo que foi uma leitura rapida pq não foi no começo ficava bastante confusa e me perdia muitas vezes por conta da quantidade de nomes e títulos mas fui me acostumando e conseguindo me guiar na ordem cronológica pretendo reler em algum momento pra conseguir absover mais da historia mas o livro e ótimo conta várias coisa antes dos acontecimentos de senhor dos anéis que ajudam ainda mais a entender os acontecimentos eu amei a partes de illuvatar e os vallar e toda a criação além de que todas ss partes em que ocorrem conflitos são muito exatos e fazem sentido alem de falar da cobiça tanto dos elfos quanto dos homens. ele acaba dando alguns spoirlea dos outros livros mas só me fez querer ler mais minha conclusão eu gostei bastante e saber mais sobre esse universo no qual me apaixonei foi muito legal

daniela!! 20/07/2023

A fantasia em seu auge!!????
Silmarillion é um livro vibrante!! O enredo é cativante e mesmo que na maioria das vezes eu não tenha entendido nada, fiquei deslumbrada pelos contos!
Brincadeiras a parte, é um livro meio confuso, e exige bastante atenção e as vezes releituras para compreender os contos. Mas, tudo bem porque depois de entender essas histórias se tornaram paixões para mim!!
Achei os personagens bem complexos, me apeguei muito ao Finrod e ao Beleg (meus amores!!). O livro traz amizades muito fofinhas, como Lúthien e Huan, Beleg e Túrin, Melian e Galadriel e etc.
Além disso, ele traz mais clareza em relação à alguns pontos de Senhor dos Anéis e explica várias coisas interessantes sobre a criação da Terra Média!!
Recomendo demais para os fãs de Senhor dos Anéis que procuram entender melhor a complexidade de Eä!! ;)
rafamassagardi 20/07/2023minha estante
O Tolkien é um ser supremo

Natalie Lagedo 06/10/2016

Poucas vezes um livro falou tanto à minha alma. Dentre todos os que eu li de Tolkien, este é o que mais trouxe poesia. A leitura é melódica não só por falar inicialmente da Música do Ainur que criou Arda mas pelo caráter épico que o autor deu a cada personagem e trecho, imprimindo de maneira única uma heroicidade que até hoje não tinha visto igual.

Assim como Contos Inacabados, O Silmarillion é uma reunião de escritos post mortem realizada pelo filho do escritor, publicado para esclarecer a história de O Senhor dos Anéis. É composto de cinco partes: o Ainulindale, a criação de Arda por Eru Ilúvatar a partir da Música do Ainur e a queda de Melkor, o maior dentre os seus; o Valaquenta, quando somente os Valar existiam e suas relações entre si; o Quenta Silmarillion, maior parte do livro, na qual é descrita os maiores acontecimentos dos Dias Antigos, inclusive a criação das Silmarils por Feanor, o mais forte e inteligente dos elfos; o Akallabêth, que retrata a última batalha entre os Valar e Morgoth com a expulsão deste após a derrota; e, por fim, Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, quando é feito um resumo daquilo que ocorre em O Senhor dos Anéis.

Nada foi colocado sem um propósito no livro, tudo serve para que posteriormente entendamos o desenrolar dos fatos, inclusive os gráficos das genealogias e o glossário, que se mostraram extremamente úteis para uma melhor compreensão do todo.

É uma leitura deliciosa e rica em informações. Percebemos o carinho de Tolkien por sua criação em cada linha. É um esmero tão grande que não há como não se apaixonar. Tenho certeza que é fundamental na vida de TODOS.
Daniel D. Neto 10/10/2016minha estante
Ótima resenha, me deu ainda mais vontade de ler este livro!

Natalie Lagedo 10/10/2016minha estante
É muito bom, Daniel! Obrigada.

Flavio 11/01/2017minha estante
Ótima resesenha...Só acho que falar da expulsão é um PUTA spoiller!!!!!! Se eu não tivesse lido ficaria de cara kkkkkkk

FabioMartineli 07/04/2023

O xodó do Tolkien
A obra mais rica de Tolkien que li. O início, com a criação do mundo e dos seres é uma obra de arte. Achei um pouco dificultoso e "maçante" a dispersão dos povos. Mas a conclusão do livro é muito boa e essencial para todo universo do Senhor dos Anéis.
Por fim, a história de Númenor e anéis de poder também são muito boas.
Recomendo a obra

Leandro 14/09/2020

Maravilhoso
Livro excelente para os amantes de Tolkien. Explica o surgimento deste universo fantástico criado por ele, nos faz entender acontecimentos e citações de suas demais obras.
Entretanto, se você não é fã, não ama ou nunca leu nada de Tolkien, fuja deste livro. Leia o Hobbit e o Senhor dos Anéis primeiro.

Rachel Bgs 05/10/2022

Só leia esse livro. Para todos os fãs da Terra Média o universo se expande de tal maneira que torna a leitura imersiva, te prende, e você termina dando não menos que 5 estrelas.

Daniel.Cardiano 30/04/2020

A obra mais completa de todos os tempos.
Perfeição define. Construção completa e linda, abordando os mais diversos temas.

Giancarlo.Paranhos 08/05/2020

Bíblia de Tolkien
Tolkien consegue se superar a cada livro e esse pra mim foi seu ápice. Nesse livro você é introduzido a toda a criação do mundo de senhor dos anéis e as lendas que o cercam. É uma leitura um pouco menos leve que o Hobbit e a trilogia senhor dos anéis porém vale muito a pena afundar nessa mitologia tolkiana.

Joaquim 12/04/2021

O legado de Tolkien
Escrito por J. R. R. Tolkien, ?O silmarillion? é como se fosse a Bíblia de Senhor dos Aneis, para um fã do universo de Tolken é realmente uma mina de ouro.
Se já assistiu algum filme de Senhor dos Aneis, provavelmente reparou que é falado muito sobre o passado da Terra Média, além de o cenário ser quase sempre composto por ruinas e sombras do passado. Este livro adentra a primeira era inteira, conta sobre a criação de tudo e ainda dá uma passada na segunda era. Para localizar melhor, os acontecimentos vistos nos filmes de Peter Jackson, tanto em ?The Hobbit? quanto em ?Senhor dos Aneis?, se passam no final da terceira era, onde já se passaram milhares de anos desde a primeira, tendo em conta que cada era dura uns 2 mil.
Neste livro se encontram histórias e lendas dos mais antigos povos da Terra Média, desde Eru, o criador de tudo ao nascimento do mal em Ea (a Terra). Mas atenção, como foi escrito por Tolkien, um homem nascido em 1892, e cujo o livro foi escrito ao longo de sua vida como escritor, contêm uma linguagem um pouco maçante e cansativa, afastando muitos leitores que não tem gosto pela obra. Por isso se esse livro te interessou, recomendo que leia primeiro as obras anteriores ou tenha um grande fascínio pelo universo, do contrário, as chances de desistir logo no começo são grandes.

Gustavo.Martins 16/09/2022

Quenta
Silmarillion conta a história dos elfos em Arda _no mundo; livro com uma mitología rica e belíssima, um mundo imaginado com tanto detalhe e personalidade que nos faz crer que ele existe em algum lugar, fora das páginas. No início havia Eru, o Uno, e com temas de música ele compõe Arda. Aqui o início se faz com canções e harmonia, posteriormente maculado pela desarmonia e desacordo; dos temas compõem-se o material e tudo se faz.
Esse livro é recomendado para quem leu o Senhor dos Anéis e o Hobbit e continua curioso para conhecer mais da Terra-Média e das lendas antigas.

Siqmari 06/10/2022

Essa resenha podia muito bem acabar com só uma frase:

"Nada nunca vai me fascinar tanto quanto a Terra-Média."

Vocês tem noção de que esse homem escreveu um universo tão detalhado, com tanta atenção que eu começo acreditar que tudo isso realmente existiu? Esse livro, e todas as outras obra do Tolkien, são de uma magnitude sem explicação.

Nunca vou me cansar de expressar minha admiração pela dedicação que esse escritor teve com sua criação. É tudo tão lindo, tão trabalhado. As línguas, as culturas, os povos, a escrita, as guerras, a paz, a mitologia. Duvido muito que alguém conseguirá alcançar a genialidade disso aqui. Tolkien merece o título de pai da fantasia e merece MUITO MESMO.

E sim, as quatro estrelas é tudo culpa do pouco conteúdo sobre os anões (TENHO FAVORITISMO MESMO!).

caiohlp 14/10/2022

A fantasia das fantasias
O impacto dessa obra para o mundo é tremendo, não há meio termo para a inegável força narrativa que Tolkien traz em sua escrita, com uma genialidade incomparável e sem medo de longas descrições, o pai da fantasia moderna introduz um maravilhoso universo do zero, alcançando um tomo de proporções bíblicas, não só pelo sucesso grandioso, mas pelo cuidado e perícia em apresentar esses detalhes. Quanto ao intrincado colossal de informações, cabe ao leitor superá-lo com esmero e acima de tudo convicção de que o, por vezes, lento lapidar do autor é o charme de páginas que descortinam a mais frondosa complexidade já criada no campo fantástico. Por isso, ler esse compilado de contos, baladas, cantos e histórias é imergir no que há de mais belo na ficção, que é o uso perene da inventividade para transformar rabiscos impressos em preciosidades, em clássicos, em registros atemporais, mais brilhantes que qualquer Silmaril, mais poderosos que qualquer anel, porque, afinal, a mágica da Literatura não está engastada nos livros, ou em qualquer Nauglamir, mas na imaginação de cada um de nós.

Lucas Augusto 21/12/2014

Um Grande Acervo da Terra-Média
O Silmarillion é, como muitos já falam, uma leitura imprescindível para qualquer fã dos livros de J. R. R. Tolkien ou mesmo para aqueles que adoraram os filmes e gostariam de mais histórias e informações sobre a Terra-Média, mas para estes eu recomendo que antes leiam os livros d'O Hobbit e d'O Senhor dos Anéis, respectivamente.

O início pode ser difícil por ser uma longa narrativa sobre a criação de Eä e o trabalho dos Valar. Eu precisei tomar coragem de retomar a leitura três vezes antes de chegar na parte da chegada dos elfos, onde as coisas começaram a ficar mais dinâmicas, mas depois que você passa por isso começam as histórias dos povos da Terra-Média e você já pode tentar imaginar onde tudo o que ocorre vai influenciar naquele mundo que conhecemos na obra mais famosa do Professor e na trilogia mais premiada de Peter Jackson.

Embora o livro contenha três historias, a maior é a Quenta Silmarillion, onde boa parte da história do mundo é contada e, depois que lemos, é facil assimilar o motivo de toda essa informação se encontrar nesta história :-P; depois temos o Akallabêth, que relata a ascenção e a ruína do grande reino de Númenor e já encontramos o Sauron tramando contra tudo e todos; e por último um breve relato da Terceira Era, que inicialmente adiciona informações interessantes sobre a origem dos Anéis do Poder e da Guerra por eles, mas depois chega ao ponto que já lemos n'O Senhor dos Anéis e em seus apêndices.

O Silmarillion faz jus ao orgulho que Tolkien tinha por esta obra, e depois desta leitura sinto que preciso reler os outros livros para apreciar a história novamente mas agora com o conhecimento do que ocorreu antes naquelas terras. Espero que Tolkien, que agora deve estar caminhando pelas Terras Imortais ou repousando no palácio de Mandos, saiba que o trabalho pelo qual ele se dedicou durante toda a vida deu como fruto uma grande história, com beleza e profundidade tanto em sua trama como na filosofia que ela é capaz de transmitir para aqueles que conseguirem contemplar e compreender o interior das Silmarils