O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Caesar 20/04/2020

As origens de um universo complexo e apaixonante
O mito de criação universo criado por Tolkien até os eventos que encerraram a trilogia o Senhor dos Anéis. Simplesmente perfeito!

Thiago 10/05/2020

Mitologia de Tolkien
Origem de todo o universo criado por Tolkien. A quantidade enorme de personagens dificulta um pouco e, por isso, a leitura pode se tornar cansativa.

Luana 31/05/2021

A Bíblia da Terra Média
Estava bastante com medo de não entender nada (teve umas partes que eu não entendi mesmo, e por isso que pretendo ler futuramente) mas o Silmarillion não é esse "monstro" que todos falas.

Você acaba conhecendo como Arda surgiu, assim como os primeiros e segundos filhos de Eru e as suas incontáveis guerras (digo logo que a maior parte da culpa é dos Noldor). A queda de Numenor e sobre os Anéis de Poder.

A parte que eu mais gostei foi o Ainulindalë. As que eu não gostei foi esse movimento migratório dos elfos (mas daria um ótimo estudo) e essas árvores genealógicas (deveria ter uma com todos os personagens que aparecem no livro)

Pedro.Bordini 18/05/2020

Um prólogo que deve ser lido depois.
Antes de entrar nos pequenos detalhes da resenha gostaria de recomendar que essa incrível obra seja explorada após a leitura da trilogia O Senhor dos aneis e de O Hobbit.
Tolkien não satisfeito em criar um mundo que exerce influência em quase todo o universo fantástico até hoje, também nos conta como esse universo criado por ele surgiu. Histórias de tempos onde tudo ou quase tudo era jovem, o surgimento dos elfos, dos primeiros homens e as batalhas entre luz e trevas com seus romances.
É como ler sobre uma história que apesar de tudo, gostaríamos de ter vivenciado.

Gabrimamede 24/10/2022

A sina
Quando se trata de sina por poder essa história é um espetáculo.
A magia elfica, o poderio dos anões e a ambição dos homens, descrevem nossa história até mesmo fora das páginas. Luta por poder, liberdade e a corrupção da maldade nos corações que são expostos e deixa entrar.
julinhajm 22/06/2023minha estante
vc indica ler antes ou dps de hobbit?

Sara Muniz 07/10/2015

Como a própria sinopse já diz, quando "O Senhor dos Anéis" foi publicado, partes de "O Silmarillion" já existia, pois provavelmente Tolkien sentia a necessidade de criar escritos mais profundos para o seu mundo, a Terra Média. O Silmarillion foi a última obra do Tolkien, ele estava se batendo muito para escrevê-lo e acabou morrendo antes de terminar. Seu filho, reuniu os escritos da maneira que parecia mais lógica e publicou o livro.

O Silmarillion nada mais é do que uma espécie de "bíblia" da Terra Média, conta como o mundo foi criado, como surgiram os primeiros povos e todos os conflitos que vieram em sequência, como foram criados e distribuídos os anéis de poder e porque o anel de Sauron era considerado o Um Anel, e por fim, chegamos até Frodo, que destrói o Um Anel.

É uma leitura um pouco cansativa. Nas primeiras páginas eu estava muito animada e adorando conhecer tudo, mas é um livro que faz você desvirtuar rapidamente, ás vezes eu estava lendo e pensando em outras coisas e precisava ler a página toda novamente para entender o que estava acontecendo.

São muitos personagens, no começo você até acompanha, mas depois você já não sabe mais quem é quem. Tolkien não é tão descritivo quanto em O Senhor dos Anéis, talvez por conta dessa superficialidade seja difícil de entender o que está acontecendo.

✖ Avaliação da Escrita: Mais uma vez a escrita de Tolkien se apresenta um tanto quanto poética. Várias vezes eu DECLAMEI o que estava lendo, como se fosse um poema, porque a escrita dele (mesmo que em texto) parece que foi pensada em formato de poema! Eu particularmente gosto muito dessa característica da escrita dele.

✖ Avaliação do Enredo: O livro não segue um enredo. São várias histórias, ou seja, é um conjunto de enredos. O único problema é que normalmente você não os entende bem, uma vez que é narração pura, não se tem contato com nada além do nome do personagem e os nomes dos seus familiares.

✖ Avaliação da capa: A capa é linda demais! É a ilustração de uma das maiores batalhas que acontecem no livro.

✖ Mapas: Quase todos os livros do Tolkien tem mapas, e toda vez que você ver um, saiba que foi ele mesmo quem fez. Esses são os mapas presentes na edição de O Silmarillion: (confira no post original)

✖ O que me levou a avaliá-lo como muito bom?
Existe algo mais incrível do que conhecer como se deu a Terra Média? Esse mundo que o Tolkien criou e que inspira tantos outros escritores a escreverem mais livros incríveis para nós leitores? Tolkien se dedicou à Terra Média, o seu mundo, até o fim dos seus dias. Ele amava suas criações com uma veracidade que talvez nós nunca entendamos. Por conta da dificuldade em conseguir imaginar personagens (pois raramente há descrições), dei quatro estrelas, mas sei que se o livro tivesse sido mais detalhado iria ser incrível!

site: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/

Rhai 04/07/2020

?Não renunciamos a amizade alguma. Mas pode ser papel de amigo repreender a insensatez de um companheiro.?

brunes 25/06/2021

Obra-prima
"O Silmarillion" conta a história dos primeiros dias, precedentes de "O Hobbit" e "Senhor dos Anéis". É um mundo totalmente novo, então é bastante descritivo. Tudo é feito do zero, a geografia, as crenças, os idiomas e como tudo isso se altera com o passar do tempo. Para quem já conhece a história da terra média é mágico. A cada explicação de como cada coisa/personagem surgiu é um choque.
Não é um livro de fácil leitura, são muitos personagens, que, constantemente mudam de nome de acordo com alguns acontecimentos. Esses são cheios de personalidade, distintas e memoráveis.
Vi, inclusive, alguns comentários de pessoas que tiveram muita dificuldade para entender o livro, e deixo como conselho o acompanhamento dos mapas e árvore genealógica (no final do livro ou na internet). Acho indispensável o uso deles.

Mayara 15/06/2020

O Silmarillion
Livro muito bom, não poderia esperar outra coisa de Tolkien. É um pouco diferente de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, por isso no começo estranhei um pouco, mas logo acostumei e foi realmente gostoso de ler. Conta toda história anterior ao Hobbit, desde a criação do mundo, e os diversos acontecimentos antes dos Anéis do Poder.

Gabriel 20/01/2023

Leio esse livro desde que sou adolescente. De dez em dez anos eu volto, e cada retorno tem sido uma viagem inestimável. Há muitas coisas diferentes agora em mim, porque tudo mudou. Meus gostos literários já não são os mesmos. Et pourtant! E, no entanto, esse é o lugar para o qual eu sempre volto. Sinto-me agradavelmente em casa lendo sobre Eru, Manwë e Maelkor; sobre Fëanor, Finrod e Turgon; Beren, Lúthien e Eärendil. Ao final, sempre tenho vontade de chorar, mas não pela história, e sim pelo fim da história. Porque esse é um livro sobre o contar e sobre o morrer.

Vitor Dilly 07/11/2017

Fantasia... ou não?
Em Silmarillion...

"...ocorreu um dos mais lamentáveis dos fatos dos Dias Antigos. Pois houve combate nas Mil Cavernas, e muitos elfos e anões foram mortos. E isso não foi esquecido..."

Em suas tramas de elfos, anões, humanos e hobbits, não estaria Tolkien rememoriando as guerras ancestrais e as alianças do paleolítico inferior, entre diferentes hominídeos? Homo habilis, homo erectus, homo neanderthalenses e homo sapiens, entre outros, com seus chefes e magos-feiticeiros? O texto fala em guerras por gemas, por mineração, por anéis-de-poder... No trecho em questão, cita "dias antigos", e "mil cavernas". Isso soa familiar com aquele período. A presença de dragões poderia significar a sobrevivência de um ou outro dinossauro voador. Mas isso tudo é especulação minha. Essa carga de mistério na "fantasia romanceada" de Tolkien me faz apreciá-lo como ninguém. Sendo fantasia ou não, uma ótima aventura.
Thiago275 16/11/2017minha estante
Nunca parei pra pensar nas obras de Tolkien assim como você fez. Mas faz todo o sentido!

Ian 05/12/2017minha estante
Sim, é total especulação. A propósito, hominídeos e dinossauros são de épocas totalmente diferentes. Quando eles existiam, nossos ancestrais eram pequenos roedores.

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 28/01/2023

Qual a diferença entre um tijolo e o Silmarillion?
Este livro se tornou uma compilação dos textos escritos por Tolkien que dariam pano de fundo ao O Senhor dos Anéis.

Antes de Aragorn, Frodo e Gandalf, a Terra-Média tomava forma na imaginação e escrita do mestre da fantasia através das terras de Beleriand (que significa As Grandes Terras na língua sindarin, a fala dos elfos daquele lugar).

Dizem que há pouca diferença entre um tijolo e O Silmarillion, ou que qualquer um que tenha tentado se aventurar nele não saiu com um ódio mortal após poucas páginas de narrativa ininteligível.

Fato é, porém, que essa obra é uma das criações mais ambiciosas e fabulosas já posta em páginas.

Uma das características únicas que poucas obras possuem é a profundidade.

Pense em uma peça de teatro. A história inteira se passa na frente do palco, os cenários são montados e os atores encenam. Sabemos que a decoração é de papelão e que não há nada atrás dela, a não ser uma desinteressante parede.

A Terra-Média é diferente de uma peça de teatro.

Atrás das montanhas tem um rio, perto do rio, uma cidade, além dela, uma floresta, prosseguida por outra montanha e, pasmem, outro rio, com outra cidade e outra montanha.

Tolkien conseguiu criar um mundo com história, língua, geografia e teogonia próprias. Tudo isso confere profundidade ao seu mundo, não se limitando à demanda do Anel ou à demanda de Erebor.

Ah. A não ser que queiram se torturar, não leiam O Silmarillion antes de O Hobbit ou O Senhor dos Anéis. Este é um daqueles livros, ou você ama ou você odeia.

Bruna 20/05/2016

Maravilhoso
Uma leitura difícil, lenta, com muitos nomes, muitas famílias e muitos fatos. Mas é uma das narrativas mais maravilhosas, com acontecimentos que marcam e palavras que encantam. Talvez isso tudo só seja compreendido por aqueles que, como eu, levam Tolkien no coração. Para alguns, pode ser uma leitura cansativa. Mas para mim, é de uma beleza sem igual. É uma paixão antiga, com personagens que se tornam ídolos. A saga das Silmarils, o surgimento de todos os personagens que já conhecemos e o entendimento de cada um deles, a criação dos Anéis do Poder e do Um Anel e a origem de todas as terras, reinos e famílias, é algo que me dá vontade de chorar. Parece bobagem, mas leitores entenderão. Não dá para descrever de outra forma.

Thiago 16/08/2021

O Antigo Testamento de Tolkien
Um livro riquíssimo em lirismo, poesia, tristeza e beleza, esta obra surgiu da paixão do autor por línguas ("Como se cria uma língua nova? Faça lendas para ela") e foi escrita, mas nunca concluída, durante toda sua vida adulta.
Apesar de árido, praticamente sem diálogos e com muitos nomes e descrições de ambientes (o que pode incomodar alguns), o livro é fantástico, tratando de temas centrais para a humanidade e para o Homem, tais como amor, orgulho, heroísmo, ciúmes e desprendimento. A riqueza do mundo criado por ele é sem paralelo, o leitor consegue praticamente sentir os cheiros, ouvir a música e ver as paisagens descritas.
Sente-se a dor dos elfos por sua imortalidade e ligação com o mundo, que os faz cada vez mais tristes, e visualiza-se um entendimento da morte como a "benção dos homens", sua libertação dos círculos do mundo (o que não nos impede, como aos personagens, de sentir medo dela).
Finalizando, não há como deixar de destacar o trabalho hercúleo de Christopher Tolkien em editar todos os fragmentos e diversas versões e, como um co-autor, gerar o livro em sua versão final e proporcionar que tivéssemos essa maravilha, uma obra que deveria ser lida por todos.

Natalie Lagedo 06/10/2016

Poucas vezes um livro falou tanto à minha alma. Dentre todos os que eu li de Tolkien, este é o que mais trouxe poesia. A leitura é melódica não só por falar inicialmente da Música do Ainur que criou Arda mas pelo caráter épico que o autor deu a cada personagem e trecho, imprimindo de maneira única uma heroicidade que até hoje não tinha visto igual.

Assim como Contos Inacabados, O Silmarillion é uma reunião de escritos post mortem realizada pelo filho do escritor, publicado para esclarecer a história de O Senhor dos Anéis. É composto de cinco partes: o Ainulindale, a criação de Arda por Eru Ilúvatar a partir da Música do Ainur e a queda de Melkor, o maior dentre os seus; o Valaquenta, quando somente os Valar existiam e suas relações entre si; o Quenta Silmarillion, maior parte do livro, na qual é descrita os maiores acontecimentos dos Dias Antigos, inclusive a criação das Silmarils por Feanor, o mais forte e inteligente dos elfos; o Akallabêth, que retrata a última batalha entre os Valar e Morgoth com a expulsão deste após a derrota; e, por fim, Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, quando é feito um resumo daquilo que ocorre em O Senhor dos Anéis.

Nada foi colocado sem um propósito no livro, tudo serve para que posteriormente entendamos o desenrolar dos fatos, inclusive os gráficos das genealogias e o glossário, que se mostraram extremamente úteis para uma melhor compreensão do todo.

É uma leitura deliciosa e rica em informações. Percebemos o carinho de Tolkien por sua criação em cada linha. É um esmero tão grande que não há como não se apaixonar. Tenho certeza que é fundamental na vida de TODOS.
Daniel D. Neto 10/10/2016minha estante
Ótima resenha, me deu ainda mais vontade de ler este livro!

Natalie Lagedo 10/10/2016minha estante
É muito bom, Daniel! Obrigada.

Flavio 11/01/2017minha estante
Ótima resesenha...Só acho que falar da expulsão é um PUTA spoiller!!!!!! Se eu não tivesse lido ficaria de cara kkkkkkk