O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Silmarillion


1144 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Heron.Negreiros 15/01/2024

Uma obra prima
Sembduvida um dos mais belos livros que já li na vida. Um tomo de conhecimento inigualável que vai repercutir por muitos anos na minha vida.
comentários(0)comente



Gabriel1994 15/01/2024

O Silmarillion trouxe algo para a Terra Média que eu senti muita falta no Senhor dos Anéis: uma ideia de vastidão e densidade que não existia num mundo onde nós só vimos duas nações e alguns assentamentos.

As histórias desse livro são mais pesadas e o tom é bem agridoce, mas sempre intrigante e, chegando no Quenta Silmaril, é impossível parar de ler!
comentários(0)comente



Blackthorne 14/01/2024

Esse livro aqui é OURO.

Se você leu O Hobbit e a Trilogia de O Senhor Aneis e quer saber mais da Terra-Média, esse livro aqui é perfeito.

Nele, a gente encontra informações sobre a criação do Mundo, dos Valar, Elfos, Anãos e Homens, dos Inimigos tudo o que aconteceu pra que se desenvolva o que vai rolar de acontecimentos d'O SDA.

Destaque aqui pros três grandes Contos que Tolkien escreve: Beren e Luthien, PERFEIÇÃO; Filhos de Hurin, doi só de lembrar e já quero avisar que é meu favorito; e Queda de Gondolin, brabo demais.

A leitura não é fácil, são muitas coisas acontecendo, muitos nomes e lugares que a gente não conhece mesmo tendo lido os livros da Trilogia e do Hobbit, pois são lugares antes de o mundo ser daquela forma, mas insistam: valeu cada segundo que passei lendo esse livro.

TOLKIEN EU TE AMO MUITO.
rafamassagardi 14/01/2024minha estante
Que livro, que livro




Bruno.Jacimenco 13/01/2024

O Velho Testamento de O Senhor dos Anéis
Caro leitor, apesar de o livro possuir uma lista com todos os nomes que aparecem durante a história, eu recomendo ir anotando. Isso facilitará sua consulta e ajudará na memorização.

Este é um livro essencial para quem já passou pelas principais obras de Tolkien. Nele é relatado desde a criação do mundo, que possui uma beleza extraordinária, até os últimos acontecimentos de O Retorno do Rei.

O enredo gira em torno das Silmarils. Três belíssimas joias que possuem a luz das duas árvores de Valinor (O Jardim do Éden dos Elfos) e foram criadas pelo elfo Fëanor. Melkor, uma criatura de Ilúvatar (Deus) que se rebelou contra seu criador, sua criação e queria glória para si, destrói as duas árvores e rouba as Silmarils. Uma série de acontecimentos ocorrem após Fëanor jurar recuperar as Silmarils, partindo de Valinor e levando consigo vários Elfos para a guerra contra Melkor.

Neste livro você encontrará muitas informações a respeito das origens dos povos, tais como: Elfos e seus Clãs, Anões e Humanos. As origens de personagens essenciais na trilogia de O Senhor dos Anéis, tais como: Galadriel, Elrond, Sauron e Aragorn. Gandalf é citado, mas não se fala de sua origem familiar.

É nítido as referências Bíblicas que Tolkien usou nesta obra, o que a torna ainda mais bela. Dentre as histórias relatadas neste livro, fica pessoalmente o destaque para Beren e Lúthien, Turin Turambar e Akallabêth (A queda de Númenor).
Rogéria Martins 13/01/2024minha estante
Adorei sua resenha, Bruno! Maravilhosamente escrita.
Parabéns!


Bruno.Jacimenco 13/01/2024minha estante
Muito obrigado ?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ianara8 06/01/2024

Perfeito
Impossível não ficar maravilhada com o universo de Tolkien. Esse livro é perfeito, cheio de tantos detalhes que é difícil de acompanhar, mas ainda assim muito satisfatório de se ler.
comentários(0)comente



Iago_B 04/01/2024

Laborioso e gratificante
É um livro extremamente restritivo, tanto pela escrita, que remete a obras sacras, quanto pela riqueza sem igual de detalhes, que demandam releituras e anotações. Não são numerosos os leitores que conseguem conectar-se com a história deveras minuciosa, com centenas de nomes e termos. No entanto, se você gosta do universo incomparável do Tolkien, esse livro é muito emocionante e recompensador, apresenta muitas histórias épicas e personagens cativantes.
comentários(0)comente



MaatSantos 31/12/2023

Antes do Um Anel.
Este livro com toda certeza deveria estar junto do senhor dos anéis, para assim formar uma quadrilogia de leitura obrigatória. A história narra todos os acontecimentos antes da trilogia, onde descobrimos sobre o nascer deste universo e o desenrolar da Primeira e Segunda era.
Me encantei como é descrito a criação, em que Eru Ilúvatar cria os Valar para que cada um componha uma melodia para ele, e assim formar uma música inteira feita por todas. Gostei demais de toda essa metáfora das músicas, como um deles corrompe uma melodia e em como mesmo assim Ilúvatar o aceita, fazendo-o ter mais ódio por ele e inveja, assim fugindo para tentar conquistar tudo que criaram.
Aqui os elfos estão em seu auge, são guerreiros notáveis, criadores de músicas, reinos e tecnologias. A batalha que constantemente é travada com Melkor (o Valar caído) é incrível, cercos são criados, guerras são travadas, e anões e homens se unem aos elfos para ajudá-los, e daí surgem algumas histórias particularmente únicas, que aqui são resumidas, mas estão divididas em seus próprios livros: Beren e Luthien, Os filhos de Hurin, A queda de Gondolin, e A queda de Númenor.
Essas partes da história é o que me fizeram amar o Silmarillion, porém recomendo que quem puder pare de ler quando chegar na primeira história pois é tudo resumido e estes livros estão publicados e acho que a leitura será bem mais prazerosa e rica em mais detalhes se puder ler a partir deles. Partes estas que não irei resenhar aqui, pois desejo falar de cada uma dessas histórias quando resenhar sobre cada uma, mas se puderem, leiam, até porque definitivamente nestas história Tolkien consegue ser mais sombrio, apresenta guerras Épicas, batalhas em confronto direto únicas, nos mostra como Melkor, ser superior a Sauron, por ser cruel, ardiloso e poderoso, e como alguns elfos e homens, descendentes de Aragorn e Elrond,
Batalharam e lutaram por seu povo, seus amores e por liberdade para com o inimigo.
comentários(0)comente



Toshiko.Pri 31/12/2023

Uau!
Olha, não é uma leitura fácil realmente, mas não por não conseguir entender, mas por ser uma leitura lenta, e aí mesmo sendo bom me dá preguiça e deixo de pegar nele, tanto que demorei mais de 2 meses para finalizar ?
Mas depois de ter "corrido" esse mês pra finalizar, não deixarei mais a preguiça me dominar nos próximos, pois a experiência é incrível!

Enfim, que livro maravilhoso! Que construção de personagens, que sensibilidade. Quanta referência bíblica. É, anos atrás, quando eu nem sabia que o Senhor dos anéis era livro, eu achei que nunca assistiria aos filmes, ah que bom que eu mudei de idéia, e me apaixonei pela estória, e começar a ler essas obras, é emocionante, uma ótima última leitura do ano.

No fim não falei nada sobre o livro, mas tudo o que ele me fez sentir, espero que te inspire a lê-lo também ?
comentários(0)comente



Murasakibara12 31/12/2023

Mais nome que registro de cartório
Ou você lê isso anotando tudo ou abstraindo o que dá, porque tem uma quantidade absurda de nomes, famílias, rios e reinos. Mas pra quem gosta do Senhor dos Anéis e desse universo são muito esclarecedoras essas histórias, elas fazem toda a narrativa ter mais sentido e dão um localização histórica muito importante e interessante.
comentários(0)comente



Maria5209 30/12/2023

É um livro indescritível de tão maravilhoso!!!
De início eu achei que não iria gostar mas, eu estou maravilhada pelo universo criado por Tolkien, pelos personagens profundos e as referências que cristãs que ele nos traz. Ler este livro escutando a trilha sonora do Anéis do Poder é melhor ainda!

Para quem pretende ler, aconselho que assistam vídeos de resumo de cada capítulo, pois são muitos nomes e acontecimentos.
rafamassagardi 09/01/2024minha estante
Esse livro é genial?




Adelson 27/12/2023

Relendo e olha ...
Continua fantástico, com todo o respeito pra quem ama O Hobbit e a trilogia do Anel, mas esse velho testamento é outra parada.
O pessoal saia no braço com deuses e balrogs, lutas que criaram continentes, afundava ou crescia montanhas.

Porém ainda vejo alguns problemas como falta de personagens femininas com destaque como foi dada ao bando de personagem masculino.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alexandre.Colpo 24/12/2023

Dos dias antigos de Arda
Apesar da complexidade de uma primeira leitura, a obra mais fantástica que já li, já tendo lindo as aventuras da terceira era da terra média.

É necessário grande análise dos mapas e árvores genealógicas para compreender a história, o que evidencia a riqueza do universo que Tolkien trás, a complexidade e preocupação com cada detalhe.

Os contos dos dias antigos são fenomenais, a origem do universo, de arda, dos ainur, do mal, dos elfos, dos anões, dos homens, das silmarills, dos aneis, dos reinos antigos, das guerras antigas, dos dragões e sombras malignas que outrora serviam a morgoth e muito mais.

Leitura que vale a pena cada página. Fundamental uma leitura prévia do hobbit e senhor dos aneis para melhor compreensão.

Recomendo a série do YouTube: Resumo do Silmarillion do canal Projeto Tolkien, que busca descomlicar e auxiliar a compreensão dos contos.
comentários(0)comente



1144 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR