A Canção de Aquiles

A Canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A Canção de Aquiles

Felipe Rocha 23/04/2023

Se tivesse lido na adolescência talvez seria o melhor livro
Resolvi ler porque vi um destaque de uma frase que parecia ser a coisa mais bela escrita, porém terminei e não a encontrei e também do modo que a história era divulgada na Internet como uma preciosidade . Será que li errado?
Os 30% inicias é a coisa mais bela, o exílio, o encontro dos dois e o modo como Patroclo e Aquiles se envolvem, isso somado a escrita que apesar de ser simples, torna-se suficiente.
Apartir e até a metade do livro, parece que falta algo, um melhor desenvolvimento dos acontecimentos e da relação dos dois, onde para mim a escrita decaiu.
Enfim, a bendita guerra chega, trazendo consigo uma melhora na história, porém não salvando-a de todo.
Outra coisa que para mim melhoraria a história seria o não envolvimento de seres e divindades gregas de modo físico, como o centauro mas sim um homem. Outro ponto é a escrita, onde apesar de ter altos e baixos, se fosse escrita de modo mais "adulto" com toda a certeza "uparia" a história, mas como a classificação é 14+ a escrita condiz com o público.
Enfim, se eu fosse mais jovem quem sabe não o teria como favorito.

camii 04/04/2021

A Canção de Aquiles
Sempre gostei muito da Mitologia Grega, mas não sabia muito sobre o assunto então tenho que adimitir que em algumas partes fiquei muito perdida (tanto pelas querras e pelos nomes dos príncipes)
A escrita é muito complexa mas ao meu ver é bastante fluida
O romance é muito fofo e eu acho q a autora escreveu MUITO bem ele
Nn vou dar 5? pelo fato deq nn me prendeu mto, tem bastante passagens de tempo e em varias partes fiquei desconfortavel (abuso sexual e machismo)

?GATILHOS?: abuso sexual, menção a estupro, morte, diversos tipos de violencia, sacrifio humano e animal, infanticídio, machismo, pensamentos suicidas, escravidão, sanque, assassinato, luto e automultilação

Leia sabendo que no final vc vai se destruir???

clara.acalegari 16/04/2020

"Aquiles era metade de minha alma, como diziam os poetas."
O que dizer sobre "A Canção de Aquiles"? Eu já li este livro mais de uma vez, e à cada releitura eu me apaixono mais por essa obra.

Na primeira vez, eu saí destruída dessa história. Foram horas chorando e eu mal podia absorver o que tinha acontecido. Mas deixando claro: o final é muito bonito. Porém, após encontrar outras pessoas gostaram desse livro e resolver fazer uma releitura, eu me dei conta de várias outras coisas - como não era apenas uma tragédia grega, e sim uma lição sobre humanidade.

Qual o objetivo deste livro, afinal? A Ilíada de Homero é um poema épico. Ele quer mostrar a grandeza dos heróis e dos deuses com suas metáforas repletas de caprichos e não foca muito no interpessoal. No começo da história não deixa muito claro o objetivo, mas ele está ali: mostrar o lado humano dos personagens da Guerra de Tróia, principalmente do herói Aquiles. Pátroclo, o narrador deste livro, não queria que o garoto que ele conheceu ainda jovem fosse lembrado pelas atrocidades que cometeu em seus momentos de confusão, loucura e angústia. Afinal, como ele mesmo diz, que glória tem em matar? Ele queria que o Aquiles fosse lembrado por outras coisas: por ser um músico, por ter sentimentos puramente humanos e pelas decisões certas que tomou. Algumas pessoas acharam irritante a maneira que o Pátroclo endeusava o Aquiles e eu também achei no começo, mas depois que eu terminei eu me dei conta que tinha um objetivo por trás daquilo: fazer as características boas do herói sobrepor aquilo que ele se transformou por conta das profecias e jogos de poder da Guerra.

Em Circe, da mesma autora, Odisseu diz o que pensava do Aquiles e eu achei muito interessante, pois é exatamente aquilo:

"Mas ele era um soldado terrível, por mais homens que conseguisse sangrar. Tinha uma série de ideias inconvenientes sobre lealdade e honra. Cada dia era uma nova batalha para atrelá-lo a nosso propósito, mantê-lo em seu caminho. Então a melhor parte de Aquiles morreu, e ele ficou ainda mais difícil depois disso. Mas, como eu disse, sua mãe era uma deusa, e profecias pendiam dele como algas. Ele lutava com questões maiores do que eu jamais entenderei."

É algo incrível como a Madeline é capaz de transformar todo personagem seu em algo tão humano a ponto de os leitores serem capazes de se colocar no lugar deles. Por mais que eu não concordasse com algumas atitudes do Aquiles, eu era capaz de ler cada cena, parar e pensar "o que eu faria na situação dele? Não seria exatamente isso?".

Resumindo, A Canção de Aquiles é um livro lindo. Não leia ele apenas pelo romance, leia por ser uma releitura inteligente que deu um novo sentimento à essa história já tão conhecida.

"Estamos todos ali: a divindade, o mortal e o menino que era as duas coisas."

mafe 08/01/2023

gays gregos
Provavelmente um dos livros mais bonitos que já li. Virou meu livro preferido.. A escrita é tão LINDA e emocionante que cada página que eu passava era uma sensação de frio na barriga. Terminei o livro e fiquei deitada olhando pro teto soluçando durante uns 30 minutos. Esse livro é um sentimento em forma física.

Helena 05/11/2021

Minha experiência com A Canção de Aquiles
Como alguém que estava com uma ressaca literária por meses, A Canção de Aquiles foi perfeito pra me tirar dessa fossa. A história foi envolvente do começo ao fim, o desenvolvimento dos personagens, do Pátroclo principalmente, foi algo incrível de se acompanhar. Mesmo que seja uma releitura de um acontecimento histórico, nos faz refletir a ideia de herói que temos, além de nos apaixonar pelos personagens e passar muita raiva por alguns deles kkkkkk para mim foi um livro super rápido, li em menos de três dias mais de 300 páginas (uma conquista pra mim) porém não senti nem metade desse tanto de página. A história fluiu super bem e sempre me fazendo querer mais e mais e nunca parar de ler. Um dos meus favoritos, com certeza.

Ju.. 26/01/2022

??O melhor dos gregos??
"Naquela sala tosca, sua beleza refulgia como uma chama, viva e cintilante, obrigando-me a contemplá-lo."

Eu ouvi muitas coisas a respeito desse livro, tem quem diga que é superficial, tocante, triste, encantador, bem escrito, mal escrito, envolvente, entediante, sou meio suspeita pra falar sobre ele, amo mitologia grega, então oq muitas pessoas diziam ser chato por conta dela pra mim tornou envolvente e interessante, eu já conhecia a história de Aquiles mas a maneira que foi abordada nessa releitura me fez a enxergar de outra maneira e apesar de eu saber a tragédia que esperava os personagens não consegui deixar de torcer que talvez eles tivessem outro fim.

"Ninguém conversou comigo. Era fácil ignorar-me. Como em minha casa, aliás."

Vi muitas pessoas falando que o Pátroclo é um personagem superficial, eu discordo, consegui ver a evolução desse personagem como ele evoluiu ao decorrer da história, em grande parte por influência do Aquiles mas também por sua vontade de ser importante e útil, ele se tornou uma pessoa muito diferente. Claro que em alguns momentos eu me irritei bastante por ele não colocar um fim no orgulho do Aquiles ou tentar influenciar mais na bendita profecia, mas as coisas são explicadas mesmo que não seja de maneira direta, eu adoro esse personagem.

"? Você não tem outras lembranças?
É de lembranças que sou feito.
? Fale, então."

O fim desse livro me destruiu, eu esperava por algo triste mas mesmo assim me atingiu em cheio, eu chorei e não foi pouco, conforme as páginas iam acabando eu ia ficando mais desesperada, e quem diria que justo a Tétis ia conseguir diminuir essa angústia??? Não é o fim dos contos de fadas em que as pessoas são felizes para sempre, não deixa de ser triste, mas há um consolo, e apesar de tudo você já sabe oq vai acontecer, o final é previsível, afinal é a história de Aquiles conhecemos o seu fim, apesar de agora eu o achar algo cruel. Como Odisseu disse: há certo consolo nos fins das histórias gregas, não são os melhores mas não são os piores, a autora conseguiu reduzir meu sofrimento. Mesmo sendo uma história triste eu amei, e recomendo.

"Estamos todos ali: a divindade, o mortal e o menino que era as duas coisas."
camibono 26/01/2022minha estante
AI AMG, DPS DESSA RESENHA TO DOIDA PRA LER ESSE LIVRO ?

Ju.. 26/01/2022minha estante
LÊ, SÉRIO É PERFEITO, DEPOIS TU VAI TER QUE CONVERSAR COMIGO SOBRE ELE

Ester 22/01/2023

Achei chato. Achei raso. Não me cativou.
O enredo inicial foi tedioso. Mas então lá pra metade fica mais mais digerível. A relação dos dois protagonistas fica palatável. Porém o livro se torna tedioso novamente.
__belmelo 22/01/2023minha estante
Então eu não li errado. Quer dizer nem consegui terminar abandonei e pensar em voltar a ler em outro momento, mas viu um spoiler e não acho mais necessário terminar essa bomba

Gio 21/07/2021

queria ter feito essa resenha antes mas o skoob tava travado.
bom, foi uma leitura muito fluída, eu demorei um pouco pra engatar mas valeu muito a pena ter terminado. o final eu já estava esperando que fosse esse mas mesmo assim chorei horrores kkkkkkkk
a relação deles criança é muito pura e linda, e eles permanecem com o mesmo amor lindo o livro inteiro, foi tudo perfeito

@emcadacapa 04/08/2021

SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!
É bem difícil saber como começar essa resenha. Essa leitura foi uma jornada incrível, me sentia preso a história a cada página virada, mas vou tentar falar de modo a despertar a curiosidade e vontade de vocês?

Começamos o livro com a infância de Pátroclo, que se vê exilado em um reino completamente novo. Em Fítia, ele encontra Aquiles, príncipe e filho da deusa Tétis. Daí vemos o nascer de uma amizade que a cada passo vai crescendo e se transformando em algo mais. Entre descobertas, diálogos, guerras e profecias a história se torna grande e poética. Porém tudo muda quando Helena é sequestrada e os gregos partem para Tróia.

Uma das coisas mais bonitas de acompanhar nesse livro é o amadurecimento de Pátroclo, que vem de um garoto tímido e exilado, para um homem justo, amoroso e disposto a tudo para salvar aqueles que ama. Nos capítulos que precedem a guerra de Tróia vemos o treinamento e o desejo mutuo de Aquiles e Pátroclo de estarem sempre juntos. Por mais que não ocorra muita ação durante essa parte é linda a forma como a autora vai costurando os detalhes, adicionando os sentimentos dos rapazes e nos fazendo torcer por esse amor.

Quando chegamos na guerra, é como se o livro te segurasse e não permitisse que você o largue. Temos sequências frenéticas de batalha, perdas chocantes e reviravoltas que vão tirar o chão do leitor. Tudo isso seguindo fielmente os mitos e a Ilíada de Homero, Madeline vai adicionando pedaços novos ao que já conhecemos e nos fazendo acreditar que tudo aquilo foi real. Dando humanidade a deuses e heróis, e divindade a homens que por mais humildes foram grandes e importantes.

ted_luar 24/05/2023

O livro é bem escrito. Poderia ter desenvolvido melhor o envolvimento dos personagens, porém o final foi muito intenso. Muito intenso mesmo

Evy 17/11/2021

coração despedaçad, n sei mais o q é sorrir = fav 5 estrelas
sobre esse livro, eu tô só aquele meme: "então silvio santos eu te peço, não repita mais essa novela pq toda vez q passa essa novela eu fico com depressão"

não sou de escrever resenhas com "palavras bonitas", mas esse livro merece e ele mesmo me inspirou a tal. qualquer coisa q eu falar vai parecer pouco e nunca palavras farão jus ao q eu senti lendo esse livro, mas tentarei: em primeiro lugar, a escrita é impecável e o romance é perfeito. talvez não seja um livro pra todo mundo, mas definitivamente foi para mim. tudo e muito mais. ouço alguns dizerem que é um livro lento, arrisco dizer que as coisas mais lindas dessa história estão nas entrelinhas e sábio (sortudo também) é aquele que souber senti-la. ademais, se prepare para chorar bastante e ter seu coração esmagado, pois sim é uma história triste e trágica, mas que vale muuito a pena. guardarei em meu coração para sempre e nunca me esquecerei desse livro, de verdade.
Anna 17/11/2021minha estante
Chorei muito... fui dormir chorando acordei toda inchada

Evy 17/11/2021minha estante
@Anna e só de lembrar já dá vontade de chorar

Konshal 10/12/2023

Você foi Aquiles...
MÚSICA PARA ACOMPANHAR A LEITURA: Olhos Vermelhos, de Jão

Desprezado pelo pai e sem valor prático como príncipe na Grécia antiga que valorizava homens másculos e fortes, Pátroclo, ao menor sinal de estorvo, é prontamente exilado pelo rei Menécio para garantir a estabilidade política de seu reino.

Durante o seu exílio, Pátroclo conhece o também príncipe Aquiles. Este demonstra um grande interesse por aquele, um tremendo golpe de sorte para alguém tão azarado. E o interesse de Aquiles ia além de uma simples amizade.

Filho de um humano com uma deusa (que desaprova veementemente o seu relacionamento amoroso), Aquiles sempre levou consigo a fama e a promessa de ser o maior guerreiro entre os homens de seu tempo. Além do treinamento militar exclusivo que realizava desde criança, Aquiles também teve a oportunidade de contar com os profundos conhecimentos de Quíron, um nobre e sábio Centauro, com quem conviveu durante anos como seu discípulo. E, durante todo esse tempo, Pátroclo foi uma companhia inseparável.

A história de A Canção de Aquiles demora para engrenar e quando isso ocorre, para os meus padrões, ocorre tarde demais. Sendo uma releitura de personagens famosos e históricos, o início do envolvimento entre Pátroclo e Aquiles deveria ser um tanto quanto mais interessante. Quando estes se tornam aprendizes de Quíron, a dinâmica que preenche a parte central da história não é das mais interessantes. É apenas ok. Só o desfecho, aqui já colocando os protagonistas na Guerra de Troia, é onde a narrativa desperta um mínimo de entusiasmo. E como eu disse antes, o faz tardiamente.

Durante a guerra que Pátroclo deixa de ser um mero apêndice em sua própria história para desenvolver funções mais relevantes dentro da trama. Dos conhecimentos médicos ensinados por Quíron à prática da diplomacia ao reconhecer que, com a indiferença de Aquiles em determinado momento do conflito, o seu lado da guerra estava fadado ao fracasso. Ter apenas (um pouco mais que) 25% de aproveitamento de leitura agradável num livro não é o ideal!

feh 13/09/2023

Lindo, poético e doloroso
Meu deus estou acabada.
QUE LIVRO LINDO
para além de te prender na história ele é tao poeticamente bem escrito que é impossível de nao sentir nada
MEU DEUS QUE LIVRO BOM VOU CHORAR

JAlia372 14/06/2023

Eu amei esse livro
Fiquei muito surpresa com esse livro. Sempre amei mitologia grega e aqui eles abordaram diversas figuras famosas e trouxeram pra perto da gente, inclusive fiquei impressionada com o desenvolvimento dos personagens.
Outra coisa é o desenvolvimento de Aquiles, muitas histórias retratam ele de uma forma mais simples e unilateral, sendo um guerreiro sem sentimentos e tals, aqui eu adorei acompanhar o surgimento da lenda e os acontecimentos por trás dela.