A Canção de Aquiles

A Canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A Canção de Aquiles

BArbara857 03/01/2024

AQUILES - está escrito. E ao lado, PÁTROCLO
Eu gostei muito do livro, apesar de eu ter demorado de engatar na leitura, a escrita é muito boa, o livro é bem interessante e o final me destruiu.

Milena Araujo 07/04/2021

A canção de Aquiles me emocionou muito pelo jeito que a autora contou as emoções e as inseguranças dos personagens. O final foi incrível. É aquele tipo de romance pra quem quer ler sobre um amor que consome os personagens, que não importa quem ou que se ponha no caminho deles eles escolhem um ao outro acima de tudo. Amei.

solzinhodeverao 11/11/2023

Depois de me prender por dois dias nessa história apenas tenho uma frase para falar sobre "A canção de Aquiles": Uma clássica tragédia, assim como a história de qualquer outro herói.

mah :) 02/12/2023

Finalmente tô conseguindo postar a resenha desse aqui!!

Esse é o primeiro livro que leio da Madeline Miller e já posso dizer que é possivelmente um dos melhores do ano. Nessa história nós vemos a história de Aquiles, um dos principais e mais importantes heróis da mitologia grega, pela perspectiva do seu companheiro, Patroclo. Tudo isso, com muitas referências e respeito a obra "Iliada" do Homero, um dos maiores clássicos quando se envolve essa mitologia.

Não vou mentir, é uma leitura um tanto complexa as vezes, tem momentos que vai ficar maçante e cansativo, mas não desista desse livro. Nos momentos em que a leitura fica fluída, vale a pena qualquer dificuldade que foi encarada no começo do livro.

É uma narrativa cheia de personagens, nomes e referências, por isso pode ser confuso, mas quando você se familiariza com cada um, fica muito mais simples de encarar. Os personagens são amáveis e insuportáveis na mesma medida, você vai amar uns e odiar outros, as vezes tudo ao mesmo tempo. E é essa a beleza do livro, é cheio de emoções e sentimentos a cada página, e toda essa carga emocional pode te fazer se sentir parte da história mais rápido. É muito simples de criar conexão com esse universo e seus personagens, é muito fácil rir e chorar com esse livro aqui, principalmente com o final esperado, porém trágico e romântico na mesma medida.

No entanto, teve alguns momentos onde achei a quebra de ritmo muito bruta e difícil de acompanhar. Em certos momentos, a história fluía e era fácil de ler, mas em outros, ficava maçante e repetitiva. Obviamente, eram períodos curtos e que logo eram substituídos, mas toda essa montanha russa de ritmos foi um pouco "cansativa", por assim dizer.

É um livro incrível e ótimo para quem curte mitologia grega, a Guerra de Troia é um assunto MUITO interessante e vale a pena ser explorado. Porém, não levem esse livro como algo de estudos, ok? É apenas um livro para passar o tempo e aproveitar, somente isso. Mas que vale muito a pena, então, leiam!

Leo1310 26/05/2022

Novo favorito
Duvido alguém amar cada página desse livro como eu amei?

Esse livro me prendeu desde a primeira página, o começo me prendeu muito e eu amei o desenvolvimento do livro e principalmente dos personagens.

Durante a leitura eu tava babando no Aquiles, mas na última página eu me apaixonei tanto pelo Patroclo q eu não quero um namorado q nn me ame como o Patroclo amou o Aquiles kkkkkkk

Parece q esse livro foi escrito para mim, as referências, as escolhas das palavras, as vivências, os aprendizados, as descrições e tudo, amei amei amei

Recomendo para todo mundo, principalmente para quem gosta da mitologia grega.

Hranee 01/04/2021

A canção do meu choro.
"? Cite um herói que tenha sido feliz.

Pensei um pouco. Héracles enlouquecera e chacinara a família; Teseu perdera a noiva e o pai; os filhos de Jasão e a segunda esposa foram assassinados pela primeira; Belerofonte matara a Quimera, mas ficou aleijado ao cair do dorso de Pégaso.

? Não conseguiria. ? Ele sentou-se inclinado para a frente.

? Não, não conseguiria.

? Sei disso. Os deuses não permitem que sejamos famosos e felizes. ? Franziu o cenho. ? Vou lhe contar um segredo.

? Conte-me. ? Eu adorava quando ele se comportava assim.

? Eu serei o primeiro. ? Segurou minha mão e pousou-a na sua. ? Jure.

? Por que eu devo jurar?

? Porque você é a razão. Jure.

? Eu juro ? murmurei perdido nas cores luminosas de seu rosto, na chama de seus olhos.

? Juro ? ecoou ele."

- A canção de Aquiles.
livoca 01/04/2021minha estante
EU TO QUERENDO LER ESSE MTO MTO MESMO JURO

nini 10/01/2022

é impossível explicar o que eu sinto por esse livro??
Sem dúvida nenhuma meu livro favorito no momento, não consigo me recordar da ultima vez que tive sentimentos tão a flor da pele, eu agradeço genuinamente a esse livro por ter me proporcionando tudo isso, meu sangue ferveu inumeras vezes por causa de alguns acontecimentos, mas isso querendo ou não só me prendeu ainda mais a leitura.
Esse livro é muito bem dividido em duas partes, a primeira é como um coro divinal em homenagem a paixao de dois jovens, é como um poema melancolico de patroclo relatando seus sentimentos puros em relação a eloquência materializada que chamavam de aquiles, a magnitude do desejo fisico e emocional deles é palpável, é lindo ver o quanto eles se priorizavam e acima de tudo se amavam incondicionalmente mesmo em meio a tantos empecilhos.
já a segunda parte narra a tragedia que segue qualquer um que ousar batalhar em uma guerra daquela magnitude, praga, desonra e principalmente angustia se fizeram presentes em cada momento nesses capitulos, o pesar daquele era tão notavel que me atingiu, eu por varias vezes me vi tendo que parar de ler por alguns segundos para respirar e processar tudo o que estava ocorrendo. Admito que foi muito dificil seguir a leitura apartir de um certo ponto, tudo que eu acreditava e adimirava tinha simplismente sido tomado de mim em questão de segundos, personagens que antes eu admirava de uma forma i?m magica agora ocupavam um lugar escuro e esquecido em meu coração.
para finalizar eu só queria enfatizar o quanto esse livro me marcou e reacendeu uma chama de humanidade outrora apagada pelos acontecimentos atuais, e por isso eu me declaro devoto a essa obra literaria pelo resto dos meus dias.
Edu 10/01/2022minha estante
meu favorito ?

mafe 08/01/2023

gays gregos
Provavelmente um dos livros mais bonitos que já li. Virou meu livro preferido.. A escrita é tão LINDA e emocionante que cada página que eu passava era uma sensação de frio na barriga. Terminei o livro e fiquei deitada olhando pro teto soluçando durante uns 30 minutos. Esse livro é um sentimento em forma física.

clara.acalegari 16/04/2020

"Aquiles era metade de minha alma, como diziam os poetas."
O que dizer sobre "A Canção de Aquiles"? Eu já li este livro mais de uma vez, e à cada releitura eu me apaixono mais por essa obra.

Na primeira vez, eu saí destruída dessa história. Foram horas chorando e eu mal podia absorver o que tinha acontecido. Mas deixando claro: o final é muito bonito. Porém, após encontrar outras pessoas gostaram desse livro e resolver fazer uma releitura, eu me dei conta de várias outras coisas - como não era apenas uma tragédia grega, e sim uma lição sobre humanidade.

Qual o objetivo deste livro, afinal? A Ilíada de Homero é um poema épico. Ele quer mostrar a grandeza dos heróis e dos deuses com suas metáforas repletas de caprichos e não foca muito no interpessoal. No começo da história não deixa muito claro o objetivo, mas ele está ali: mostrar o lado humano dos personagens da Guerra de Tróia, principalmente do herói Aquiles. Pátroclo, o narrador deste livro, não queria que o garoto que ele conheceu ainda jovem fosse lembrado pelas atrocidades que cometeu em seus momentos de confusão, loucura e angústia. Afinal, como ele mesmo diz, que glória tem em matar? Ele queria que o Aquiles fosse lembrado por outras coisas: por ser um músico, por ter sentimentos puramente humanos e pelas decisões certas que tomou. Algumas pessoas acharam irritante a maneira que o Pátroclo endeusava o Aquiles e eu também achei no começo, mas depois que eu terminei eu me dei conta que tinha um objetivo por trás daquilo: fazer as características boas do herói sobrepor aquilo que ele se transformou por conta das profecias e jogos de poder da Guerra.

Em Circe, da mesma autora, Odisseu diz o que pensava do Aquiles e eu achei muito interessante, pois é exatamente aquilo:

"Mas ele era um soldado terrível, por mais homens que conseguisse sangrar. Tinha uma série de ideias inconvenientes sobre lealdade e honra. Cada dia era uma nova batalha para atrelá-lo a nosso propósito, mantê-lo em seu caminho. Então a melhor parte de Aquiles morreu, e ele ficou ainda mais difícil depois disso. Mas, como eu disse, sua mãe era uma deusa, e profecias pendiam dele como algas. Ele lutava com questões maiores do que eu jamais entenderei."

É algo incrível como a Madeline é capaz de transformar todo personagem seu em algo tão humano a ponto de os leitores serem capazes de se colocar no lugar deles. Por mais que eu não concordasse com algumas atitudes do Aquiles, eu era capaz de ler cada cena, parar e pensar "o que eu faria na situação dele? Não seria exatamente isso?".

Resumindo, A Canção de Aquiles é um livro lindo. Não leia ele apenas pelo romance, leia por ser uma releitura inteligente que deu um novo sentimento à essa história já tão conhecida.

"Estamos todos ali: a divindade, o mortal e o menino que era as duas coisas."

kael 07/04/2021

o melhor livro que eu já li
é uma reescritura incrível da ilíada. a história é super bem construída e não muda tanto os fatos. depois desse livro, só me incentivei mais a estudar sobre mitologia grega, e me apaixonei por patrochilles.
apenas.sarah 07/04/2021minha estante
Tão perfeito, meu Deus do céu ?? amo tanto

Helena 05/11/2021

Minha experiência com A Canção de Aquiles
Como alguém que estava com uma ressaca literária por meses, A Canção de Aquiles foi perfeito pra me tirar dessa fossa. A história foi envolvente do começo ao fim, o desenvolvimento dos personagens, do Pátroclo principalmente, foi algo incrível de se acompanhar. Mesmo que seja uma releitura de um acontecimento histórico, nos faz refletir a ideia de herói que temos, além de nos apaixonar pelos personagens e passar muita raiva por alguns deles kkkkkk para mim foi um livro super rápido, li em menos de três dias mais de 300 páginas (uma conquista pra mim) porém não senti nem metade desse tanto de página. A história fluiu super bem e sempre me fazendo querer mais e mais e nunca parar de ler. Um dos meus favoritos, com certeza.

rebeka 28/05/2023

"Eu sou feito de memórias"
Sim, eu chorei. Esse livro é lindo, do inicio ao fim. A escrita da autora é linda, deu um toque poético e delicado para a história e apesar de passarem um 20 anos aos longo do livro, a história não é massante. Muito pelo contrário, a cada capítulo eu me via mais envolvida e apaixonada pelos personagens. O romance deles é algo tão intenso que eu me senti dentro da história. Perfeito.

raomzk 19/06/2022

Tinha tudo para ser incrível
Quando me deparo com livros como A Canção de Aquiles começo a questionar se realmente li a obra de forma certa, se não deixei escapar aspectos da leitura, porque ao chegar à última página a sensação é desanimadora e lamentável.
O livro em si foca bem mais em tentar descrever os acontecimentos de guerra, do que virá com ela, do que dar atenção à relação de Aquiles e Pátroclo. Essas duas personagens, que deveriam carregar a carga da narrativa, não possuem tanto espaço para desenvolverem seu relacionamento, não de forma convincente. Por mais que haja momentos de uma relação descritos, isso mais no início da história, o que Aquiles e Pátroclo começam a ter vai se perdendo a cada capítulo, para depois, de uma forma muito apressada, culminarem em algo que não cativa.
Personagens interessantes como Quíron somem. Personagens desinteressantes como Agamêmnom ganham holofotes. Percebo uma tentativa de dar informações mais precisas da guerra de Troia do que dar atenção às inter-relações das figuras que aparecem, sendo que essas informações são derramadas velozmente, sem trazer aspectos mais críveis. Os capítulos finais são praticamente sinopses do pós-guerra de Troia, tudo descrito às pressas. Não convence, simples assim.
O livro tinha tudo para ser incrível, mas a canção que deveria encantar é, na verdade, uma cantoria desanimada e fraca, que não emociona.
DETALHE: a edição foi revisada da forma mais desleixada possível, diversos erros de espaçamento e parágrafos. Isso tornou tudo mais penoso.
larissa708 19/06/2022minha estante
Realmente, fiquei decepcionada por ser tão aclamado pra no final me decepcionar

raomzk 19/06/2022minha estante
Lamentável demais. Queria ter gostado do livro.

Dan 20/06/2022minha estante
Mdsss falou tudo, acabei de terminar e realmente a revisão ta triste nesse livro

raomzk 21/06/2022minha estante
Infelizmente, a edição tá desse jeito.

DominicSReynaldo 03/05/2022

O ritmo é algo que nem todos vão se adaptar
Autora se esforçou muito para que essa história não fosse conhecida como uma fanfic, mas eu creio que é devido termo negativo que a palavra fanfic carrega. Essa história de fato é uma fanfic, porém ela mostra que a visão do fã perante uma história pode expandir o universo do autor e enriquecer sem dúvida nenhuma.

Seguimos os momentos não descrito na Odisseia do Homero que foi a infância de Aquiles como Patróclos entrou na corte do rei Peleu e todos os momentos íntimos que explicam o porquê de Squiles ser tão abalado com a morte de Patróclos.

Alguns dos pontos negativos neste livro o fato de abordar o relacionamento entre Aquiles e Patróclos ser visto como errado, pois é muito bem documentado que guerreiros possuíam parceiros íntimos e isso favorecia a habilidade em combate deles. Talvez a autora tenha usado isso como um ponto para dar mais drama a história, mas foi desnecessário

O ritmo de Batalha descrito no livro não é compatível com livros de ação o que causou estranhamento em outras pessoas de acordo com o que eu li nas resenhas, porém para mim combinou perfeitamente pois esse não é um livro de ação então não teria motivo das cenas seguirem o mesmo padrão de livros de ação. Até mesmo as cenas trágicas e de batalhas foram descritos como todo o resto do livro de forma poética e principalmente pela visão de alguém que não era um guerreiro.

Eu consigo entender porque muita gente se sentiu decepcionada ao ler esse livro, eles esperavam um conto épico, algo trágico, algo doloroso, algum clímax, porém essa história é como uma falsa biografia. É um documentário fictício não tá aqui pra chocar ou para causar, é simplesmente um relato fluido, sem grandes flutuações emocionais. É algo cru e para leitores acostumados a ler romances com grandes conspirações, grandes sacrifícios, montanha-russa de sentimentos e a possibilidade de ficar junto ou não esse livro, realmente parece decepcionante, então eu creio que esse livro seja feito para um público mais específico. Não é um livro que eu recomendaria para qualquer um.