Uns Braços Machado de Assis

Resenhas - Uns Braços

Ana Luiza Borges 01/04/2018

Uns Braços
Um jovem rapaz de 15 anos de idade, chamado Inácio, que trabalhava como ajudante de Borges que era casado com Dona Severina. Inácio acaba se encantando com os braços de Dona Severina, para ele as poucas vezes que via os braços de Dona Severina nus era como se fosse relaxamento pelo dia estressante que teve no escritório. Um certo dia Dona Severina, já desconfiava do interesse do rapaz nela. Em um domingo, D. Severina encontra Inácio dormindo na rede, ela fica admirando ele até que inesperadamente dá-lhe um beijo nele. No dia da despedida Inácio não vê D. Severina e leva com ele as sensações.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Clara.CodeAo 05/04/2018

Uns braços/Ana Clara Almeida 2L
Essa é a história de Inácio, rapaz de 15 anos Uns braços é a história de Inácio, rapaz de 15 anos de idade que vai trabalhar como ajudante de Borges, um solicitador, hospedando-se na casa dele. Borges é casado com D. Severina. Inácio acaba se encantando com os braços dessa senhora. Para Inácio as poucas vezes que via D. Severina com os braços nus era como se fosse um relaxamento pelo dia estressante que tinha no escritório de Borges. Certo dia D. Severina desconfia do interesse do rapaz por ela. Mesmo assim, fica com aquele pensamento e várias sensações lhe ocorrem. Por isso oscila entre tratar mal o rapaz e mostrar preocupação com o seu bem-estar. Num certo domingo, dia de descanso para Inácio, D. Severina vai até o quarto dele e o encontra dormindo na rede. Fica algum tempo o admirando, mesmo sem entender porque está fazendo aquilo, sentindo aquilo, e inesperadamente dá-lhe um leve beijo na boca.de idade que vai trabalhar como ajudante de Borges, um solicitador, hospedando-se na casa dele. Borges é casado com D. Severina. Inácio acaba se encantando com os braços dessa senhora. Para Inácio as poucas vezes que via D. Severina com os braços nus era como se fosse um relaxamento pelo dia estressante que tinha no escritório de Borges. Certo dia D. Severina desconfia do interesse do rapaz por ela. Mesmo assim, fica com aquele pensamento e várias sensações lhe ocorrem. Por isso oscila entre tratar mal o rapaz e mostrar preocupação com o seu bem-estar. Num certo domingo, dia de descanso para Inácio, D. Severina vai até o quarto dele e o encontra dormindo na rede. Fica algum tempo o admirando, mesmo sem entender porque está fazendo aquilo, sentindo aquilo, e inesperadamente dá-lhe um leve beijo na boca.
Grace 08/04/2018minha estante
ok

Bruna.Ferreira 05/04/2018

2J
O conto de Machado de assis, relata a história de um amor proibido, onde tem um garoto de 15 anos, que se apaixonou pelos braços da mupher de seu chefe porem pela diferença debidade eles não tiveram um relacionamento.
Grace 08/04/2018minha estante
OK

Grace 06/04/2018minha estante
OK

z..... 17/07/2017

Edição Escala Educacional (Literatura Brasileira em Quadrinhos)
Para quem curtiu o conto no texto integral deve ser facim, facim gostar dessa adaptação em quadrinhos, coisa em que esse leitor se enquadra. A favor, a fidelidade à história que reproduz com exatidão as falas das personagens e narrador em vários momentos. E as ilustrações que, mesmo não sendo nenhum primor artístico, são sutis em acentuar detalhes e expressões que engrandecem o conto na percepção do leitor.
Sobre a história, gostei porque me identifiquei com o platonismo, acreditando também que o autor tinha disso. Só alguém com essa vivência para transmitir algo perceptível aos sonhadores, descrito com delicadeza que só eles enxergariam no que seria pura bobagem a olhos racionais. Aquela situação do penteado entre Bentinho e Capitu tem algo disso, o que aumenta minhas certezas.
Muito legal! Muito fiel! E muito oportuna para apreciadores machadianos!

90invencao 12/09/2017

Uns braços - Machado de Assis
Esse foi um dos primeiros livros que li, aos 10 anos de idade. Até hoje lembro de quando o ganhei do meu professor do fundamental! Ler ele novamente depois de 5 anos que mudaram muita coisa foi um ótima experiência. Ver que ainda lembrava de algumas frases e da trama tipicamente machadiana...

Enfim, o conto é muito legal e as ilustrações são lindas, com um estilo próprio. Edição muito linda! Recomendo pra todo mundo

Renata lavine 2A 07/03/2018

Uns braços
Machado de assis vem com um interessante conto misterioso, provocando assim a curiosidade do leitor do que fazer ou pensar para o final da história.

O livro vem mostrado uma paixão pura onde Inácio que tem apenas 15 anos se  apaixona por Severina que tem o dobro de sua idade é e casada com borges, ao longo da história Severina da um beijo em Inácio em quanto ele dorme, Inácio nada preocupada achando que foi apenas um sonho e severina com um grande medo, a história e narrada de uma forma bem empolgante com uma certa inocência e vem com uma criativa que encanta o leitor.

Louise Priscila C Gomes 2°L 16/03/2018

Machado retrata algo simples e fácil de acontecer entre pessoas do sexo oposto, o amor platônico. Por causa da diferença de idade, não se pode fazer nada a respeito por não ser bem visto pela sociedade. Ao final, o conto nos permite imaginar o que aconteceria se Inácio acordasse durante o beijo, ou se um dos dois desse o primeiro passo. É um belo conto para refletir sobre as decisões que tomamos na vida.

Mina.Rocha 23/03/2018

O conto fala sobre um garoto que se apaixonou pelo braços de dona Severina,ao perceber que havia algo estranho ela começa a observa-lo.Ate que um dia ele adormece na rede,dona Severenina o beija e ele sonha com a sensação de que esta sendo beijado,após isso o marido de dona Severina o manda de volta para casa.
Achei o conto estranho,e o final foi bastante intrigante,o que aconteceu? Será que o marido desconfiou de algo entre os dois? Dona Severina falou para seu marido o que ocorreu? Ou será que seu marido viu algo de diferente na sua esposa?

Vitor.Esquivel 26/03/2018

Uns braços conta a história de Inácio,um jovem de 15 anos que morava e trabalhava com borges, porém ele não era bem visto pelo seu chefe, pois fazia o trabalho de maneira errada, com o passar do tempo Borges se apaixona por dona Severina, a mulher de Borges, ela o trata diferente e reafirma ser casada, ne um certo dia, Borges viaja e dona Severina entra no quarto de Inácio e onde ele está dormindo, ela o beija sem ele perceber, no outro dia Inácio é demitido sem explicação e sem ter chances de se despedir de dona Severina

Vitória Pereira 08/05/2024

Foi para uma apresentação de uma oficina.
Já parei um livro de Machado de Assis por não compreender a escrita, tive bastante dificuldade... Porém esse conto, se comparado foi bem mais fácil.

Não achei gracioso, nem bonito, até porque trata de um assunto polêmico! Um adolescente de 15 apaixonado por uma moça casada de 27. Ela o descreveu como sendo uma criança.

Mas gostei bastante da minha experiência com esse conto.

Tata 31/03/2018

trabalho escolar
A história decorre com assuntos não muitos abordados, com assuntos peculiares e diferentes, o que é esperado de Machado de Assis um célebre autor com muita criatividade, e no meu ver uma ótima obra desse tão respeitado autor.
O desenrolar do conto nós fala sobre Inácio um moço de 15 anos, este adolescente que possuía formosura foi trabalhar para Borges, um solicitador, como aprendiz e acaba por se hospedar na casa do mesmo.
O jovem acaba por se apaixonar pela esposa de seu mestre D.Severina, principalmente pelos braços, está que não tratava tão bem, até que ela percebeu que o moço aparentava possuir interesse pela mesma e acaba se deixando levar pelos seus sentimentos.
Em um Domingo enquanto o jovem descansava em seu sono profundo, o qual o sonho era com a bela senhora, a mulher entra em seu quarto após a saída de seu marido, ela observa o belo rapaz e com uma mistura de emoções e sentimentos confusos ela o beija, mas após ouvir barulhos e a mesma com medo de alguém ver a cena ela sai corrida do quarto, deixando um moço que nada percebeu ou sentiu.
Dias mais tarde quando seu marido retornou o mesmo mandou Inácio de volta para casa, e na despedida do rapaz, a mulher não apareceu deixando de ida um moçoilo muito que confuso.

Iago.Goncalves 31/03/2018

Uns Braços
Conta um romance de um menino e uma mulher , com personagens fracos mais uma história envolvente , mostrando o amor na adolescência tanto como inesperado.

Raissinha 01/04/2018

Esperava mais
Bom um romance nada convencional entre um adolescente e a esposa do seu patrão, deixou muito a desejar pois não foi o que eu esperava, sem contar que é tema cliché