Uns Braços

Uns Braços Machado de Assis

Resenhas - Uns Braços

Ingride 11/03/2018

Uns braços

Gostei e não gostei do conto, no começo achei meio estranho o fato do menino ter se apaixonado pelos braços de Dona Severina, porém com o passar dos contos achei bastante interessante a forma como um garoto se apaixonou perdidamente e a forma como ele sonhava com isso
Ana Paula Paim 13/03/2018minha estante
Olá, Ingride
No conto percebemos um tipo de obsessão (fetichismo) pelos braços de Dona Severina. Discute ainda, a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Aí vemos um jogo de várias mensagens, em vários níveis:
nível das casualidades e sucessos da vida - coincidência do beijo sonhado e do beijo real;
nível psicológico e social - Severina e Inácio são oprimidos por Borges;
crítica ao objetivismo positivista vigente ? o sujeito e o objeto se entremeiam e se confundem.
É por isso que Machado de Assis deva ser lido e relido em várias fases da vida. Abraços

Felipe.Matos 16/03/2018

Uns braços
O que me deixou bastante intrigado verdadeiramente foi o nome do conto, gostei bastante desse conto achei ele bastante poético, ví um potencial muito grande pra esse conto se tornar um livro detalhado e talvez modificar algumas partes e de certa forma trazer a verdadeira resposta para o mistério que ficou no conto.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
O conto reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Para as mulheres, os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo com o uso de mangas excessivas. Daí a utilização de de artifícios sedutores.

Edu 16/03/2018

Gostei do livro apesar do começo ser de fato o título do livro o que acaba deixando o seu inicio meio confuso,porém com o passar das páginas o conto vai ganhando forma e vai ser tornando bastante interessante com todas as peças (ou pelo menos a maioria delas) se encaixando.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Julia.Neves 16/03/2018

Uns Braços
O começo achei um pouco estranho até engraçado pelo contexto , por um menino se apaixonar pelos braços de Dona Severina . Mas acabei me empolgando com , o conto e ele é bastante legal e interessante , da forma que o menino se apaixonou .
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado tem essa capacidade de ampliar nossa visão e nos fazer ver "além do marco". Os textos machadianos são maravilhosos e ampliam nossa capacidade de leitura além do sentido dicionarizado (inúmeras metáforas e linguagem figurada).

Grace 04/04/2018minha estante
OK

Bruno.Santana 17/03/2018

O conto fala sobre um garoto de 15 anos de idade que tem um fetiche pelos braços de D. Severina,esposa de Borges,é um conto que mostra uma paixão um tanto quanto estranha,que
acaba sendo até engraçado um pouco.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Maior liberdade e ostentação concedida ao traje da mulher casada.
Mistérios na obra de Machado de Assis: entrelaçamento entre vontades e destinos, a relação entre seres é, no fundo, um grande enigma que se repete em infindáveis permutações.

Ruan.Lima 18/03/2018

nha
O conto retrata um amor platônico de um menino de 15 anos, por uns braços da D.Severina. É meio engraçado pois, ele nunca a viu de fato, apenas os braços, tornando um amor meio estranho.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Nunca ele pôs os olhos nos braços de Dona Severina, que se não esquecesse de si e de tudo.
Também a culpa era antes de Dona Severina, em trazê-los assim nus, constantemente. Usava mangas curtas em todos os vestidos de casa, meio palmo abaixo do ombro; dali em diante ficavam-lhe os braços à mostra. Na verdade, eram belos e cheios em harmonia com a dona, que era antes grossa que fina, e não perdiam a cor nem a maciez por viverem ao ar; mas é justo explicar que ela os não trazia assim por faceira, senão porque já gastara todos os vestidos de mangas compridas.
Machado de Assis em Uns braços (pensamento de Inácio)

Thay 18/03/2018

O conto é diferente, começando de forma estranha e confusa. O contexto é sobre um garoto que acaba tendo uma paixão pelos braços de Dona Severina, que não é muito comum, mas acaba ficando interessante e até engraçado
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Nalanda.Rocha 18/03/2018

Uns braços
Inácio trabalha e dorme na casa de Borges, com um passar do tempo Inácio começa a se apaixonar por D. Severina, a esposa de Borges, ele fica muito encantado pelos braços da mulher. D. Severina desconfia do garoto por sempre perguntar sobre o bem estar de Severina. Ela começa a tratar mal o garoto, mas um certo dia ela o ver dormindo e resolve da um beijo na boca em quanto Inácio estava sonhando com ela, o pobre garoto acorda sem saber que o beijo do sonho foi real, porém o Borges tira o garoto de casa e manda voltar para a casa do teu pai, sem se despedir de D. Severina ele sai de casa.
Eu gostei muito do conto por ser bem detalhado, porém não consegui pensar em uma lição de moral... ?

Santos 19/03/2018

É a história de Inácio, jovem de 15 anos que vai trabalhar como ajudante do ríspido solicitador (funcionário do Judiciário, algo entre procurador e advogado) Borges, morando na casa deste. É lá que acaba se encantando com os braços de D. Severina, companheira do seu patrão. Severina da um beijo em Inácio em quanto ele dorme, Inácio nada preocupada achando que foi apenas um sonho e severina com um grande medo, a história e narrada de uma forma bem empolgante com uma certa inocência e vem com uma criativa que encanta o leitor.
O que podemos comprovar com a leitura de Uns braços, onde dona Severina beija o rapaz, e este permanece dormindo; não acorda para surpreendê-la, seja positiva ou negativamente. Potencialmente, resta sempre uma dúvida, uma incerteza, uma sensação de desconforto provocada pela não resolução das questões no texto machadiano.

Victória 2°J

Isaias.Barreto 20/03/2018

resenha
um livro bem diferente e bem engraçado e com uma historia bem diferente dos outros contos de Machado de Assis principalmente por causa do fetiche de um personagem por braços de uma mulher
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Machado de Assis em Uns braços (pensamento de Inácio)

Joao.Pedro 20/03/2018

Uns braços é a história de Inácio, rapaz de 15 anos de idade que vai trabalhar como ajudante de Borges, um solicitador, hospedando-se na casa dele. Borges é casado com D. Severina. Inácio acaba se encantando com os braços dessa senhora. Para Inácio as poucas vezes que via D. Severina com os braços nus era como se fosse um relaxamento pelo dia estressante que tinha no escritório de Borges. Certo dia D. Severina desconfia do interesse do rapaz por ela. Mesmo assim, fica com aquele pensamento e várias sensações lhe ocorrem. Por isso oscila entre tratar mal o rapaz e mostrar preocupação com o seu bem-estar. Num certo domingo, dia de descanso para Inácio, D. Severina vai até o quarto dele e o encontra dormindo na rede. Fica algum tempo o admirando, mesmo sem entender porque está fazendo aquilo, sentindo aquilo, e inesperadamente dá-lhe um leve beijo na boca. Nesse momento, Inácio estava num sono pesado, sonhando com ela, sem saber que era beijado realmente. Até que D. Severina ouve um barulho num dos cômodos e temendo ser alguém que pudesse vê-la no quarto do rapaz, sai apressadamente. Pouco tempo depois, Borges manda o garoto de volta a seu pai, e na despedida não vê D. Severina, levando consigo apenas as sensações vividas.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Rodrigo Alcântara 20/03/2018

O final do livro é um pouco difícil de se compreender, mas o que se entende é que o personagem principal tem forte admiração pela personagem Dona Severina
Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
O conto reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher com uso de mangas excessivas. Então, as mulheres faziam uso de outros artifícios sedutores.