Uns Braços

Uns Braços Machado de Assis

Resenhas - Uns Braços

Thay 18/03/2018

O conto é diferente, começando de forma estranha e confusa. O contexto é sobre um garoto que acaba tendo uma paixão pelos braços de Dona Severina, que não é muito comum, mas acaba ficando interessante e até engraçado
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Patrick.Cesar 22/03/2018

Uns braços
O conto apresenta uma leitura leve e interessante,visto que o livro expõe a relação de pessoas em um meio social comum(em uma casa).No qual o garoto de 15 anos chamado Inácio começa a ter uma certa "intimidade" com a D. Severina que começa a ser interessar pelo menino e em uma atitude meio suspeita o Sr. Borges,marido de Severina,manda o garoto de volta a casa dos seus pais.

Ester 2º C 18/03/2018

Uns braços
O conto é bem humorado e depois de ler até o meio começa a ficar bem atraente. O engraçado é o fato de um garoto de 15 anos se apaixonar pelos braços de uma senhora. Gostei do conto belo fato de não ser uma história monótona e sim diferente, não é um conto longo que cansa a pessoa de ler então só pontos possitivos.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
O bom humor é uma característica dos textos de Machado de Assis. Ele brinca com a palavra, divertindo, atraindo e conduzindo o leitor. Assim, vai desmascarando as hipocrisias e costumes perfeitamente atualizáveis para nosso século.

Santos 19/03/2018

É a história de Inácio, jovem de 15 anos que vai trabalhar como ajudante do ríspido solicitador (funcionário do Judiciário, algo entre procurador e advogado) Borges, morando na casa deste. É lá que acaba se encantando com os braços de D. Severina, companheira do seu patrão. Severina da um beijo em Inácio em quanto ele dorme, Inácio nada preocupada achando que foi apenas um sonho e severina com um grande medo, a história e narrada de uma forma bem empolgante com uma certa inocência e vem com uma criativa que encanta o leitor.
O que podemos comprovar com a leitura de Uns braços, onde dona Severina beija o rapaz, e este permanece dormindo; não acorda para surpreendê-la, seja positiva ou negativamente. Potencialmente, resta sempre uma dúvida, uma incerteza, uma sensação de desconforto provocada pela não resolução das questões no texto machadiano.

Victória 2°J
Grace 20/03/2018minha estante

Grace 20/03/2018minha estante

Isaias.Barreto 20/03/2018

resenha
um livro bem diferente e bem engraçado e com uma historia bem diferente dos outros contos de Machado de Assis principalmente por causa do fetiche de um personagem por braços de uma mulher
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Nunca ele pôs os olhos nos braços de Dona Severina, que se não esquecesse de si e de tudo.
Também a culpa era antes de Dona Severina, em trazê-los assim nus, constantemente. Usava mangas curtas em todos os vestidos de casa, meio palmo abaixo do ombro; dali em diante ficavam-lhe os braços à mostra. Na verdade, eram belos e cheios em harmonia com a dona, que era antes grossa que fina, e não perdiam a cor nem a maciez por viverem ao ar; mas é justo explicar que ela os não trazia assim por faceira, senão porque já gastara todos os vestidos de mangas compridas.
Machado de Assis em Uns braços (pensamento de Inácio)

Joao.Pedro 20/03/2018

Uns braços é a história de Inácio, rapaz de 15 anos de idade que vai trabalhar como ajudante de Borges, um solicitador, hospedando-se na casa dele. Borges é casado com D. Severina. Inácio acaba se encantando com os braços dessa senhora. Para Inácio as poucas vezes que via D. Severina com os braços nus era como se fosse um relaxamento pelo dia estressante que tinha no escritório de Borges. Certo dia D. Severina desconfia do interesse do rapaz por ela. Mesmo assim, fica com aquele pensamento e várias sensações lhe ocorrem. Por isso oscila entre tratar mal o rapaz e mostrar preocupação com o seu bem-estar. Num certo domingo, dia de descanso para Inácio, D. Severina vai até o quarto dele e o encontra dormindo na rede. Fica algum tempo o admirando, mesmo sem entender porque está fazendo aquilo, sentindo aquilo, e inesperadamente dá-lhe um leve beijo na boca. Nesse momento, Inácio estava num sono pesado, sonhando com ela, sem saber que era beijado realmente. Até que D. Severina ouve um barulho num dos cômodos e temendo ser alguém que pudesse vê-la no quarto do rapaz, sai apressadamente. Pouco tempo depois, Borges manda o garoto de volta a seu pai, e na despedida não vê D. Severina, levando consigo apenas as sensações vividas.

Rodrigo Alcântara 20/03/2018

O final do livro é um pouco difícil de se compreender, mas o que se entende é que o personagem principal tem forte admiração pela personagem Dona Severina
Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
O conto reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher com uso de mangas excessivas. Então, as mulheres faziam uso de outros artifícios sedutores.

Biansasantos 20/03/2018

Uns braços Machado de Assis
O conto é considerado uns dos mais famosos de Machado de Assis, relata a história de um jovem de quinze anos que mora com Borges o solicitado em uma casa extensa onde mora também Verina que tem uma grande atração pelo garoto e sabendo que não pode continuar com a atração ela pensa em fugir logo depois dando lhe um beijo e se foi.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Grace 06/04/2018minha estante

Henrique 21/03/2018

Cleiton Ribeiro 2M
Inácio, um adolescente pobre um verdadeiro agregado a família de Borges que aos quinze anos se vê deslumbrado pelos braços de sua patroa. D. Severina gostava de usar mangas curtas em todos os vestidos de casa e acabava deixando nus seus braços e isso fazia com que Inácio se perdesse em sua paixão. Ele ficava tonteado e perdia totalmente rapidez irritando assim seu "protetor", Borges.
Aos vinte e sete anos floridos e sólidos, D. Severina percebe que Inácio a apreciava e acabou sendo seduzida pela meninice do rapaz. Em seu pensamento confuso que hora pensava que era apenas uma criança, mas que também percebia que era amada por um adolescente virgem, retido pelos liames sociais, deixou-se levar por essa aventura. Aqueles braços expostos de D. Severina, fazia com que Inácio perdesse totalmente seu rumo. D. Severina, por sinal, tratava-o com afetividade, a rudez da voz acabou dando espaço para tanta brandura e carinho.
Desta forma essa atração explode quando muito cansado, Borges deixa de dar atenção necessária sua esposa, pois dizia que trabalhava muito e assim que chegava em casa caíra de todo. Foi uma dessas noites que a D. Severina saindo de seu quarto, observou minuciosamente algo que a atraia ao rapaz. Inácio havia pegado no sono após a leitura de um livro e dormia sendo observado por D. Severina que olhou com veemência sua boca graciosa. Não resiste, aproximou-se e o beijou na boca. Nessa maneira, o sonho coincidiu com a verdade, pois Inácio, acordou com a sensação de ter tido um sonho bom, mas para D. Severina, aquele beijou a deixou indiferente, descrente do que aconteceu e após esse fato, passou a encobrir os braços com um xale. Borges, dispensou os serviços de Inácio, que sem entender nada se despediu e levou consigo o sabor do sonho.
Grace 27/03/2018minha estante

Kauan.Dantas 22/03/2018

Sonho ou realidade?
A narração deixa algumas perguntas no ar que podem ser interpretadas de formas diferentes dependendo do leitor.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Muito bem!! Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

Henrique 22/03/2018

O conto é bizarro, o começo não deu pra entender... A historia é sobre um garoto que acaba tendo uma paixão pelos braços de Dona Severina, o que é muito estranho mesmo, é a coisa mais estranha que já li mas acaba ficando engraçado.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher, uso de mangas excessivas, daí o uso de artifícios sedutores.