Na Companhia das Estrelas

Na Companhia das Estrelas Peter Heller

Resenhas - Na Companhia das Estrelas

quel 13/11/2020

Foi um verdadeiro porre de ler
Eu acho que depositei muita expectativa nesse livro e acabei me decepcionando demais com ele. A ideia até que é legal, gostei desse mundo pós doença e quase apocalíptico, mas a história em si não me agradou como pensei e também não foi nada do que eu esperava que fosse; o ritmo lento da narrativa também me deixou bastante incomodada. Eu penso em dar uma segunda chance para esse livro, mas até agora não consegui encontrar nada que me convencesse a lê-lo outra vez.

Alessandra 26/08/2020

Livro pós-pandemia no meio de uma pandemia.
Comecei o livro no dia primeiro de janeiro de 2020, antes da Pandemia do Covid assolar os seres humanos. Lembro de ler sobre a tal gripe que assolou as pessoas no livro e pensar; Nossa, uma simples gripe capaz de derrubar o mundo que conhecemos? E cá estamos, na realidade, com o mundo mudado por causa de uma ''gripe''. Enfim, terminei o livro, ando enferrujada quanto a leitura, por isso demorei. Sobre o livro, achei que o autor comentava coisas que ao meu ver, não eram muito interessantes e pareciam mais encheção de linguiça. Realmente o livro é de uma leitura devagar, quase pensei em largar o livro, pois não tem muitos acontecimentos ou mudanças durante a leitura, são mais reflexões e crises existenciais do Hig, o que é até legal também, só não larguei porque tive curiosidade como o Hig e como o Bangley terminariam, me apeguei aos personagens. Achei muito interessante várias passagens que consideramos cruéis, mas que fazem a gente refletir que seria realmente assim na vida real. A palavra pandemia me deu gatilho, relembrando o momento que estamos vivendo, onde eu mais queria era fugir. Talvez por estar inserida num contexto ''próximo'' ao do livro, os pensamentos sobre a morte, as perdas e a vida ser curta, o autor conseguiu me acertar mais em cheio do que seria se eu tivesse lido o livro ano passado. Fico feliz que o Hig encontrou-se de certa forma, depois de muito perdido.

Karol Garnier 16/08/2020

Esse livro tem quotes maravilhosos!
"Engraçado como você pode viver uma vida inteira à espera, sem perceber."
Primeiro um gripe, depois uma doença no sangue e por fim a maldade das pessoas. Isso foi oq reduziu a população a menos de 1%.
E num mundo onde não existe mais quase ninguém e raras são as pessoas confiáveis só o que resta a Hig é lutar pela sobrevivência na companhia de Bangley, um parceiro na luta pela vida, Jasper seu cachorro, e as estrelas...
Nove anos se passaram desde a gripe mortal, seu cachorro agora está velho, mas a vida em si é a mesma. Matar pessoas é comum, pois apesar de não ser algo que Hig goste de fazer é necessário para sobreviver.
Com a ajuda de seu avião da decada de 50, Hig patrulha a área para garantir a segurança dele e de seu parceiro.
A história é muito interessante, mas o livro tem 1 grande defeito. Os diálogos não são sinalizados com travessão e isso dificulta muito o entendimento. Eu nunca sabia de quem era a fala e nem quando começava e terminava. Nunca tinha lido nada escrito desse jeito e demorei bastante para me adaptar.
Além disso, por se tratar de um mundo muito solitário, há poucos diálogos. A maior parte do texto é composto por pensamentos do personagem principal. E isso cansa um pouco a leitura.
Apesar desses pontos, ao meu ver nada foi desnecessário. Tudo contribuiu para entendermos os personagens e entrarmos de cabeça naquele mundo.
As últimas 100 pgs do livro são de tirar o fôlego.
No começo da leitura eu até pensei em desistir, mas no fim eu vi como valeu a pena ir até o fim.

claudio.louzd 04/07/2020

Romance Fantasia Pandemia Apocalipse Esperança
Ganhei de presente de uma pessoa muito especial. Foi o que me levou a ler. E aí, surpresa: o mundo sob ameaça depois de uma pandemia de um vírus... Maldição. rsss
Mas segui em frente e me surpreendi com um bom entretenimento, que me fez ler 406p. em 5 dias, isso nos tempos livres. Bom livro, um pouco cansativo nos detalhes às vezes, noutras indo por trechos descartáveis. Mas bom livro. Não recomendo, chega de notícias de vírus, mas se não tiver nada de especial para ler, vai se entreter.

highbythem00n 14/04/2020

Maravilhoso
Amei esse livro! Ele é divido em 3 partes, demorei um pouquinho pra me apegar, mas é tão bem escrito e detalhado sem ficar massante que quando você percebe na leu tudo! Os personagens são muito bem construídos, de uma forma que da vontade de ser amiga deles e estar ali com eles (por mais que seja um mundo onde uma gripe dizimou tudo, momento interessante pra ler kk)

CB | @claudiobernardoj 04/04/2020

Ótimo livro. Uma abordagem diferente de um mundo pós apocalíptico.

Paula 30/03/2020

Uma realidade próxima?
Na Companhia das Estrelas, Peter Heller, nos apresenta um mundo pós pandemia de uma gripe misteriosa que matou mais da metade da população mundial, que foi acompanhada por uma doença sanguínea semelhante a AIDS. Em um mundo destruído, Hig, personagem principal, tenta encontrar um "equilíbrio" entre tudo o que viveu e a sua nova vida. Juntamente com o seu vizinho, os dois tentam sobreviver o máximo que lhes forem permitidos, mesmo que isso signifique se tornar alguém que nunca imaginou.
O enredo te faz refletir se o fim da humanidade não poderia ser esse, mas o que chama mais atenção no livro é a forma que o autor consegue abordar a culpa, o luto, a solidão e a depressão em meio um cenário caótico em que nada disso parecia ter importância, mas tem e entender isso, faz compreender a mensagem que o livro quer passar.

Amanda 21/03/2020

Uma livro de emoções
Narrado no ponto de vista de Hig, o autor trouxe, principalmente, os conflitos interno de personagem, como, quanto ele se sente mal por ter que tomar certa atitudes em favor da sua sobrevivência, sua empatia pelos residentes infectados que sofrem com as sequelas físicas e sociais da doença que devastou o mundo, e apesar dos riscos ele tenta ajudá-los, a culpa por não ter conseguido salvar sua esposa.
Também retrata a relação com o Bangley, apesar de serem tão diferentes eles até meio que se completam. É uma amizade que inicialmente é construída pela necessidade, mas que vai evoluindo, e crescendo, principalmente o respeito entre ambos, apesar das diferentes personalidades. Além da relação com outros personagens importantes na trama que aparecem ao final e mostram para Hig que eles podem recomeçar, que mesmo sendo uma vida difícil, ela pode ter momentos de paz e felicidade.
Hig é um cara muito pensativo, por isso mesmo, não espere um livro fácil e rápido de ler, é um livro denso e para ser lido com atenção. Cheio de pensamentos ordenados e desordenados de Hig, bem como as narrações do presente e as lembranças do passado que vão se misturando. Portanto tenha paciência, que vale a pena no final.
Os pontos que não me agradaram foram, a falta de travessão, ou algo que indicasse a fala dos personagens, o que fez bastante confusão na hora de ler, e os capítulos são extremamente extenso, tudo isso favoreceu para que a narrativa fosse bem lenta e cansativa em alguns pontos da história.

Mimi9 04/01/2020

Relato humano e comovente de Hig, um sobrevivente no final dos tempos...

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario Na companhia das estrelas
" Ainda assim, algumas noites eu ficava angustiado. Sofria por saber da natureza efêmera da minha felicidade presente, como acontecia com qualquer perda, qualquer passado. Vivíamos tensos, se é que algum dia já vivemos com tranquilidade. Quem sabia que ataque, que doença. Aquela duplicidade novamente. Era semelhante a voar: a imobilidade e a velocidade, serenidade e perigo."
O livro se passa em um mundo pós apocalíptico, devastado por uma epidemia. Os raros sobreviventes, vivem para defender seus territórios desolados de outros que também lutam para viver. Os suprimentos e os recursos são escassos já que fazem 9 anos que a humanidade foi banida da face da Terra. Sinceramente não gostei muito do livro, achei cansativo. Esperava que o autor discorrresse sobre o porque da doença que quase extinguiu os seres humanos. E o final então, achei péssimo. #nãoIndicaria
(Lembrando que cada indivíduo tem um ponto de vista e uma interpretação, portanto se você realmente quer saber se um livro é bom ou não, leia e tire suas próprias conclusões)

site: https://www.instagram.com/p/l8xhBfmv28/?taken-by=pomarliterario

Vivendo a Vida 26/01/2017

Na companhia das estrelas
Luta, um amor, faz desse livro uma ótima leitura. Também possui muitos termos os quais nos faz aprender e viajar pela história, como se estivesse lá.

Ana Paula 26/08/2016

Imagine um mundo desabitado onde sua casa é um aeroporto. Você se chama Hig e só tem como companhia seu cachorro, Jasper, seu avião, Fera, e um vizinho um tanto excêntrico chamado Bangley. A Terra foi dizimada por uma doença que ninguém sabe de onde vem, então poucos sobreviveram e depois de tantos anos, quem sobreviveu perdeu muito da humanidade que tinha porque sobreviver é mais importante do que qualquer outra coisa.

É mais ou menos esse o pano de fundo da trama de Na Companhia das Estrelas, esse livro foi escrito inteiro em primeira pessoa e, por incrível que pareça, não é monótono. Você se afeiçoa a Hig, entende suas dúvidas e seu sofrimento por tudo o que perdeu e entende, principalmente, o amor que ele deposita em Jasper, seu companheiro mais que fiel.

Esse livro me fez pensar naquilo que tem de mais precioso na minha vida e acabou me fazendo pensar também em que eu me transformaria caso eles fossem retirados de mim. É uma aula de técnica de escrita e uma aula de vida. Porque como todos dizem, a única coisa que é certa é a morte, mas o que você faria se ela assolasse o planeta e você permanecesse?

Hig é um cara interessante, vocês sabem que eu tenho uma queda pela personalidade dos personagens. Gosto de conhecê-los a fundo e entender o que os motiva a tomar cada decisão dentro da história, não gosto de me sentir vendida e ficar supondo porque raios ele agiu de determinado modo.

E com Hig eu questionei algumas decisões que ele tomou por não estar na mesma situação que ele e querer que a compaixão de hoje seja a mesma de um mundo devastado. Não tem como. Por mais que ele seja super gente boa, ele não vai ter compaixão em determinados momentos, porque o que está em jogo é a vida dele.

Eu amei o livro, devorei a história que é bem simples. Conta a vida de um cara com o coração quebrado após ser um dos únicos sobreviventes de uma pandemia, que gosta de andar de avião, ama o seu cachorro, gosta de cozinhar e respeita a convivência com seu único vizinho.

Imagino que nem todo mundo deva curtir essa coisa meio intimista, que faz pensar, mas garanto que a história vai agradar quem está nessa vibe mais introspectiva ou até mesmo para quem pensa muito em como ser uma pessoa melhor a cada dia. E aposto que no final de tudo você vai se afeiçoar ao Hig e a bondade dele e vai sofrer com ele no momento mais difícil do livro.

Para mim, a leitura é uma forma de melhorar minha visão de mundo, então um livro nunca é em vão e eu sempre tento tirar alguma coisa de proveitosa da vivência do personagem. Alguma coisa que eu possa aplicar na vida, sabe? E esse livro é um prato cheio, não é uma história de amor, nem de guerra, é de vida. Espero que vocês gostem tanto quanto eu, mas se não gostar, garanto que você não vai terminar a mesma pessoa que começou a ler.

site: http://www.leitorasempre.com/2016/01/resenha-na-companhia-das-estrelas-peter.html#more

Gabrieli.Rigoni 25/01/2016

Abandonei
Não sei se devido ao meu estado de espírito na época ou talvez o fato de eu ter amado a capa e subestimei o conteúdo de 'Na Companhia das Estrelas'; mas era incrível como me sentia enjoada (literalmente) e sem estímulos para continuar a leitura toda vez que pegava esse livro. Talvez um dia eu tente reler novamente depois de tanto tempo tendo abandonado, para comprovar minha teoria ou talvez me apaixonar por ' The Dog Stars'

Carina 05/09/2015

Algumas Frases do Livro: Na Companhia das Estrelas - Peter Heller
- Página 22:
Seu sorriso forçado vai até os olhos que nunca sorriem.

- Página 53:
Mesmo naquela época, muito antes do fim, a saudade abismal. Quase nunca em casa, nenhum de nós.

- Página 94:
É possível amar de maneira tão desesperada que a vida se torna insuportável? Não falo de amor não correspondido, quero dizer estar amando. Estar vivendo o amor e sentir-se desesperado por saber que acabará, pois tudo acaba. Um dia.

Camila Lobo 28/08/2015

Resenha: Na Companhia das Estrelas (Por Livros Incríveis)
O livro conta a história de um mundo que foi "esvaziado" por uma doença contagiosa. Os que não estão mortos, ou ainda estão com a doença, partindo lentamente, ou conseguiram escapar dela, que é o caso de Hig e Bangley.
Contudo, Hig ainda espera encontrar pessoas ainda saudáveis por aí e por isso, sempre sobrevoa com seu cão, Jasper, as cidades em um velho avião. Hig voa a procura de um pouco de amizade, amor e compaixão.

"Daqui de cima não havia infelicidade, sofrimento, conflitos, apenas desenhos e perfeição."

Eu começarei dizendo que a leitura de Na Companhia das Estrelas foi meio ruim pra mim, mas não por causa da escrita do autor, nesse caso. Não sei se é algo da tiragem do meu exemplar, ou de todos os exemplares da editora. Mas meu livro não tinha demarcação de falas! Eu simplesmente tive que adivinhar onde eram as falas, e a quem elas pertenciam, durante as mais de 400 páginas! Sério, gente, isso é péssimo. Parece até algo bobo, mas é horrível. Felizmente, conforme eu ia avançando na leitura, o problema ficou um pooouquinho mais suportável.

A palavra que uso para descrever a obra é superficial. Tem momentos fofinhos e divertidos, mas a maior parte é monótona. Dividido em três partes, o autor separou três acontecimentos importantes que basicamente definem a narração. É frustrante pensar nelas, e um dos eventos especificamente, me incomodou bastante, porque tirou muito da essência da história. As outras duas partes são um pouco mais interessantes, prendendo mais a atenção, mas sempre seguindo o mesmo ritmo lento.
Heller não fez uma boa condução também. Nos poucos momentos de ação, a narrativa não deixa o leitor intrigado, eletrizado ou até mesmo angustiado. Volto a repetir, talvez a falta de demarcação de falas tenha atrapalhado bastante, mas a leitura não me transmitiu nenhuma emoção. A ação vem, vai e você se pergunta "é só isso?". Além de tudo, não lemos muitos momentos com o cão Jasper. Ele parece importante pela sinopse, mas não há muitos momentos com o dono durante o livro.

O ponto alto da obra são os personagens. Apesar de não ter gostado do protagonista, ele tem ótimas reflexões, e as memórias dele de sua antiga vida foram a parte mais interessante de ler. Bangley foi meu personagem favorito, com personalidade difícil, mas cativante.
Eu tenho que confessar que o trio Hig-Bangley-Jasper me lembrou bastante do filme O Cão e a Raposa, com toda sua atmosfera. Não direi nada além, para não estragar a leitura!

"Fico pensando o que é essa necessidade de falar. Animar de algum modo a quietude mortal da beleza mais profunda: respirar vida ao falar."

Em resumo, Na Companhia das Estrelas é um livro bonitinho, mas sem nada de novo, sendo bom para passar o tempo.

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2015/08/resenha-na-companhia-das-estrelas-peter.html?m=1