Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

xinxilope 03/03/2023

Exploração marinha?
Amo tudo que envolve oceanos e criaturas marinhas, e esse livro traz extamente isso.

Contando a história de pesquisadores que se deparam com uma enorme criatura marinha no início de sua jornada, o livro mostra as aventuras e situações inusitadas que os exploradores encontram durante o seu caminho ao fundo do oceano, enquanto relatam suas descobertas científicas.

Ias D Angelo 22/02/2023

Livro Ok. Nota 6/10
Gostei bastante da leitura, bem fluída e natural. A obra não aparenta ter sido escrita em 1970, contendo uma linguagem e um dinamismo semelhante ao dos livros modernos. Achei o final um pouco decepcionante, esperava algumas respostas acerca da história do capitão Nemo.

Tamy 16/02/2023

Que bela viagem ??
A bordo do Náutilus somos apresentados às maravilhas da fauna e flora marinha. Além disso, vivemos também as tensões, alegrias e mistérios das relações humanas ao longo dessas 20 mil léguas submarinas.

O capitão Nemo, criador do magnífico Náutilus, leva consigo um segredo, uma aversão àqueles que habitam terra firme e a cada capítulo fiquei cada vez mais curiosa a respeito de tal comportamento.

Além de Nemo, vemos também as contradições de sentimentos do professor Aronnax, seu ajudante, Conselho e o exímio caçador de baleias, Ned Land, que apesar de estarem maravilhados com as grandezas marinhas, sentem falta da terra firme e cada um expressa isso de várias maneiras ao longo da história.

Foi uma narrativa de que gostei muito; achei que Jules soube dosar exatamente a quantidade de informações científicas sobre a vida marinha, intercalando com o modo de vida dos habitantes do Náutilus, suas questões, sentimentos, mistérios. Afinal, podemos nos afastar dos humanos, da terra firme, mas nossas memórias nos acompanham e nos lembram de quem somos e de onde viemos.

nuzinha 15/02/2023

20 mil léguas submarinas
No começo, achei que não iria gostar da escrita por causa de um outro livro do autor, mas me impressionei muito com esse livro!
Achei a história bem fácil de se ler e sem muita enrolação.

Graziely8 15/02/2023

Primeiramente, eu tiro o meu chapéu para o André Telles, o tradutor desse livro. Pela linguagem da obra, eu acredito que foi bem desafiador traduzi-la. Em termos narrativos, a história tinha tudo para trazer discussões interessantes sobre liberdade, alteridade, temáticas recorrentes na Ficção Científica. No entanto, o livro se torna deveras entediante. Principalmente, na hora das descrições minuciosas da fauna e flora submarina. Conselho, o típico personagem verniano, que eu apelidei de "servidão voluntária", é um robô classificador.
Eu aconselho ler essa obra de Jules Verne, assim como as demais, em edições que tenha nota de rodapé, pois o autor tem alguns lapsos de memória. Mas tal questão é pequena e não compromete a leitura, porém eu considero importante estar ciente.

ThaisaScarpa 11/02/2023

Edição linda de um livro que amei, a leitura fica melhor ainda! Julio Verne te leva junto nessa viagem

psthfn 07/02/2023

reler ou rever essa história sempre vai ser uma nova experiência.
digo e repito que 20 mil léguas submarinas é uma história que todo mundo deveria consumir uma vez na vida. recomendo pra todo mundo.

laís 06/02/2023

20 Mil Léguas Submarinas
Conheci Júlio Verne por meio de um filme baseado no livro Viagem Ao Centro Da Terra, que eu amava quando criança. O filme me fez ficar com muita vontade de ler o livro, mas naquela época, infelizmente, eu não tinha acesso que tenho hoje.
Esse ano surgiu a possibilidade de ler 20 Mil Légua Submarinas e eu me lembrei da vontade que eu tinha de ler os livros do autor há anos atrás.
Foi uma experiência interessante. Primeiro livro de ficção científica que leio e confesso que depois de muitos anos me deparei com certa dificuldade com a linguagem. Mas ao longo do livro fui me acostumando e antes da metade já havia me familiarizado. Além disso, outro desafio é a quantidade de termos científicos. Não diria "exesso" porque, apesar de muitas vezes dar vontade de pular os enormes paragráfos sobre classificações biologicas e detalhadas explicações físicas e químicas, como é falado na própria apresentação do livro, todos esses termos científicos enriquecem a leitura e deixam a história muito mais real a ponto de te fazer pensar "caramba, será que é possível fazer isso mesmo?".
No mais, foi uma leitura muito rica, divertida, cansativa, confesso, em certos momentos, mas um clássico que eu considero de grande importância na minha formação literária e que vai ficar marcado por ser o primeiro livro de um autor que eu queria muito ler desde os tempos da infância.

Buell 05/02/2023

DEIXOU UM POUCO A DESEJAR
O livro em si é maravilhoso na questão geográfica e marítima. Para quem gosta disso é um prato cheio. Porém, a base do enredo inicia muito bem, mais cai em uma monotonia cansativa em boa parte do livro. Emoção e aventura aparece muito pouco, e seu final, falta um grande clímax além de deixar algumas coisas sem explicação.
Mas pelo clássico que é, vale a pena ler pelo menos uma vez.

Li :(: 04/02/2023

Eu entendo que o livro se passa no mar e tals, e quem narra a história é um naturalista.
MAS PRECISAVA FICAR TD HORA FALANDO DE PEIXE!!! EU NÃO ENTENDI P0rr@ NEHUMA DO QUE ELE TAVA FALANDO, EU NÃO SOU ESPECIALISTA EM PEIXE PRA SABER OS NOMES E AS DESGRAÇAS DAS CLASSIFICAÇÕES. Sério no livro inteiro os únicos exemplos que eu lembro que ele cita que eu sei é arraia e tubarão, QUE ELE CHAMA DA DROGA DE UM EQUALO, O QUE É A P0RR@ DE UM EQUALOOOO!!!! CHAMA DE TUBARÃO FILHO DA P*TA.
Só acho q se tiraçe esse toda essa explicação desnecessaria de peixe que que o senhor Arunax fica classificando, o livro teria pelo menos umas 300 a 400 páginas.

Letícia Fontenele 31/01/2023

Júlio Verne, como sempre, muito bom.
Finalmente terminei esse livro! Enrolei demais, confesso que foi bem difícil retomar a leitura em alguns momentos, mas deu certo!
A narrativa conta a história do professor Aronnax, o seu companheiro fiel Conseil e o canadense Ned que acabaram naufragando no meio do oceano após o encontro do navio em que estavam com um grande cetáceo marinho. Eles são salvos, pelo que até então imaginavam ser um grande cetáceo, porém descobrem que na verdade aquele ser monstruoso na verdade era um grande submarino altamente resistente e bem arquitetado.
Após o resgate, os náufragos são apresentados ao criador e capitão daquela embarcação, o capitão Nemo. Nemo era um homem amargurado em relação a sua vida na terra e resolveu se isolar com alguns tripulantes no oceano em seu grande submarino, o Nautilus. Infelizmente, por conta desse isolamento ser secreto, o capitão Nemo proíbe que os 3 resgatados saiam do Nautilus durante toda a vida. E é aí que as aventuras e descobertas deles iniciam durante todo o percurso de 20 mil léguas pelo oceano até o seu final trágico e incerto.
Eu fiquei chocada com o conhecimento científico do autor sobre biologia marinha, física e química. Esse livro é uma grande obra principalmente por isso, é praticamente uma aula. Eu já havia lido livros do Júlio como ?A volta ao mundo em 80 dias? e da ?Terra à Lua?, mas nenhum se compara a densidade de conhecimento que vi em ?20 mil léguas submarinas?.
Confesso que a leitura não é agradável em todos os momentos. As vezes ela cansa pelo grande volume de detalhes e informações que nem fazíamos ideia que existiam e também pela própria monotonia de alguns dos dias que os tripulantes do Nautilus viveram. Mas quando aconteciam as partes de ação e de encontros com os seres marinhos, nossa curiosidade é ativada e a leitura fica bem mais fluida.
As aventuras, como sempre nos livros do Verne, são super bem descritas e interessantes, isso somado à bagagem científica do livro o torna excelente. A única coisa que me incomodou mesmo foi a leitura cansativa.
Concluo com o mesmo pensamento que tinha antes da leitura, Júlio Verne era um grande escritor.

LorenzoRLima 31/01/2023

VINTE MIL LÉGUAS DE DECEPÇÃO
Meu Deus do céu, que experiência horrível que eu tive com esse livro.

O meu maior problema com ele foi o fato das suas extensas e maçantes descrições que são completamente inúteis para alguém que não se interessa por cada molécula que exista dentro do oceano. Para me livrar disso, eu só pulava sem dó nem piedade.

Outro ponto foi a falta de enredo. Ele tem uma premissa bastante interessante, mas que não consegue prosseguir de maneira interessante, nos levando para um final que, assim como o livro todo, foi decepcionante.

Essas 1 estrela e meia, se dão pelo fato de três pontos:

1° - A escrita do Júlio, quando não está perdida nas suas extensas descrições, é muito divertida e bastante fluida para a sua época.

2° - Eu dei muitas risadas com esse livro.

3° - O Júlio é visionário. Esse livro é muito avançado para a sua época.

Enfim, foi uma experiência torturante e que, infelizmente, vai me afetar. Embora eu vá ler outros livros do Autor.

LetAcia 30/01/2023

É um bom livro, mas honestamente eu acho que superestimei ele demais, o que me causou um pouco de decepção. Foi uma leitura bem arrastada; quando finalmente um capítulo me deixava empolgada, ele acabava e tudo era esquecido no capítulo seguinte. É bom, mas poderia ser mais.

journarkive 29/01/2023

"O mar é tudo. Cobre sete décimos do globo terrestre. Seu ar é puro e saudável. É um imenso deserto, onde o homem nunca fica solitário, pois sente a vida vibrando por todos os lados."