20.000 Léguas Submarinas

20.000 Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Jacke Blue Rose 01/10/2023

Não consegui gostar...
Definitivamente histórias de tesouros e marítimas não me agradam.
Não teve jeito, eu juro que tentei...

Ellie 30/09/2023

Submerso
Fui transportada ao fundo do mar, consegui visualizar e ter as sensações dos personagens. E o mais interessante são os conflitos existente.

Zapoo 28/09/2023

Mobilis in Mobilie: Somente Para Pessoas Específicas
Reconheço que é uma ficção científica, com a visão da ciência de sua época, com aqueles estudos em palpites de animais desconhecidos de forma espalhafatosa. Reconheço que foi de grande importância e inspiração para a ciência moderna. Reconheço também que seu objetivo era entreter um público culto aos estudos científicos em uma revista especializada em assuntos científicos. Eu, infelizmente, acabei não fazendo parte desse público-alvo.

Não me cativou nenhum pouco, e o motivo é o mesmo de todas as outras opiniões negativas do Romance, as descrições científicas em peso! E faz total sentido, porque a leitura é um relato de um professor biólogo!!!! Mas fica chato quando não tem como imaginar algo que se desconhece, e piora quando você considera interromper a leitura para pesquisar cada bendita palavrinha científica, tornando tudo custante e arrastado.
A trama é só um pano de fundo, uma desculpa, para apresentar um estudo sobre os mares e seus ambientes. Mas se não fosse por isso, qual seria seu propósito em informar? Porque diabos seria considerado uma ficção científica numa revista científicakkkkk????
Então advirto que se a leitura é péssima, o problema está no leitor e não na leitura, pois, possivelmente, o leitor não é o público-alvo (um estudante de biologia, por exemplo kk).

Para mim, se salva poucas partes do livro que são justamente as partes onde a trama flui, onde o humor e os conflitos afloram, onde não são interrompidos por 60 descrições científicas de peixes ou algas ou qualquer outro animal em um único parágrafo!

Capitão Nemo é o personagem mais intrigante da história justamente por ser admiravelmente sábio e impassível, além de nunca sabermos nada sobre ele.

E é só isso mesmo.

maxmayfield 27/09/2023

4,5 !
É o primeiro livro que leio desse gênero, achei interessante! Talvez por ter muita informação, ficou meio confuso, mas deu para entender o assunto principal. Realmente, Júlio Verne era um homem com conhecimentos à frente de seu tempo.

gabriel.a.brumatto 25/09/2023

Vinte Mil Léguas Submarinas - Júlio Verne
Não é necessário nem mencionar a importância deste grande clássico da literatura francesa, pois esta é uma obra que marcou infindáveis gerações, tornando-se um clássico a partir de sua publicação.
Com um enredo conhecido por grande parte da população mundial, devido à inúmeras adaptações para cinema, teatro, entre outros meios artísticos.
Júlio Verne nos presenteia com um livro de fácil leitura, com personagens divertidíssimos e aprofundados, nos fazendo mergulhar no enredo e nos diversos acontecimentos presentes no livro.
Nos faz refletir sobre orgulho, liberdade individual, sentimentos em geral, a presença familiar, o convívio em sociedade, e principalmente, na solidão e na frieza, representadas pelo personagem principal.
Termino este pequeno comentário recomendando esse livro à todos os leitores, pois tenho certeza que apreciarão a leitura.

Bruna Gomes 17/09/2023

Magistral
Acabo essa leitura em êxtase, foram dois meses acompanhando as aventuras do capitão Nemo e seu Náutilus.

Não digo que tenha sido uma leitura fácil, é um livro demasiado prolixo no que se refere a taxonomia e descrição dos animais, mas aí, também, reside a beleza do livro, uma aula de biologia marinha e geografia deliciosamente embalada numa aventura incrível ao redor do globo, É notável quanto o Jules Verne se dedicou em suas pesquisas e o quanto ele era inteligente e sagaz.

Deixo aqui um (de centenas) dos meus trechos preferidos:

"O mar é o grande manancial da natureza. Foi pelo mar que o globo começou, e quem sabe não terminará! Aqui reina a suprema tranquilidade. O mar não pertence aos déspotas. Talvez em sua superfície eles ainda possam exercer direitos iníquos, engalfinhar-se, entredevorar-se, estendendo-lhe todos os horrores terrenos. A dez metros de profundidade, contudo, seu poder cessa, sua influência se extingue, sua força desaparece! Ah, professor, viva, viva no seio dos mares! Só nele existe independência. Nele, não reconheço senhores! Nele, sou livre!"

Natiele Soares 17/09/2023

Nota 1
Vinte Mil Léguas Submarinas conta a história do Professor Aronnax, Conselho, Ned Land e o Capitão Nemo a bordo do fantástico submarino Nautilus. O livro descreve ricamente as belezas do oceano, mas tem uma narrativa um tanto monótona e técnica, com diversos trechos abordando a geografia política da época, o que acaba deixando a história arrastada. Confesso que muitas vezes tive dificuldades para visualizar a narrativa. É um livro que não recomendo, a menos que o leitor seja realmente apaixonado pelo tema.

Sui30 12/09/2023

Uma aventura diferente, que me trouxe para dentro do mar. Pude ler e visualizar a magia que se encontra no mar e a fantasia que ela traz. O mundo desconhecido e como se pensa a respeito dela.
Desejei muitas vezes estar inserida no submarino /navio/ barco, daquela magnitude pra viver tamanhas aventuras mas ao mesmo tempo me vi sufocada na ausência de possibilidades de sair quando desejado.
A história é muita boa mas desejava um final um tanto mais animado hehehe.

Luxxanno 12/09/2023

Aprendi coisas
O livro narra uma experiência maravilhosa no mar com Aronnax, Conseil, Ned Land, capitão Nemo e sua tripulação a bordo do seu submarino chamado Nautilus.

kewksam 11/09/2023

20 mil léguas submarinas
"O mar é o grande manancial da natureza. Foi pelo mar que o globo começou, e quem sabe não terminará! Aqui reina a suprema tranquilidade."
Não tenho palavras para descrever o quanto eu gostei desse livro! Eu definitivamente tenho um livro favorito. Obrigada Jules Verne!
Bruna Gomes 17/09/2023minha estante
Esse trecho foi um dos meus preferidos tbm!!

Jess 09/09/2023

É impossível não se sentir dentro do Nautilus
Eu que já amo o mar, me apaixonei ainda mais após essa leitura. Sempre quis ler Júlio Verne. Qual foi a minha surpresa em estar no sebo que eu mais amo nessa vida e me apaixonar à primeira vista por esta edição deslumbrante. Eu não tenho palavras para descrever o quanto gostei dessa leitura. Me sentia com os olhos brilhando, imaginando perfeitamente os cenários inéditos e impressionantes que os personagens estavam. Confesso que em partes de extrema descrição dos peixes e animais marinhos senti um leve tédio kkkkkkk, somente nessas partes. Eu amava ficar pesquisando as ilhas e os locais que eles estavam e ficava ainda mais impressionada. Eu simplesmente amei. Já quero ler outros e tomara que eu encontre nessa edição linda.

highgarden 09/09/2023

20.000 minutos perdidos.
Que me desculpem todos os fãs desse clássico, mas que chatice sem fim. Como uma pessoa que não tem paciência nenhuma pra assistir documentário e que nunca ficou mais de dois minutos com a televisão ligada no Discovery Channel, foi desgastante perceber que o livro é, literalmente, um documentário ficcional. É um livro de ficção-científica, com muita ênfase no científica, porque o autor está muito mais preocupado em citar os nomes científicos dos quinhentos mil animais marinhos do que em contar uma história de fato. A premissa é interessante, mas o enredo não recebe muita atenção e não vai a lugar algum, tudo é sempre muito técnico e pode ser um prato cheio pra quem tem interesse em biologia marinha ou em engenharia naval, mas tal qual Ned Land, eu não via a hora de tudo aquilo acabar.

dappismo 08/09/2023

20.000 léguas
Eu TAMBÉM li esse livro por causa da escola, mas acabei me interessando nele real e curti bastante. não lembro de muita coisa mas é bem legal de todo jeito.

Gleid 01/09/2023

"Um século ou mais a frente"
Eis aqui um livro que te agrega muito conhecimento, eu demorei a ler pois a cada página eu parava para pesquisar algum assunto que estava sendo abordado, Verne é simplesmente um "nerd" de primeira geração, esse livro é um prato cheio pra quem ama a conceitos científicos, entretanto trata se de um livro denso, bem denso, eu gosto da riqueza de detalhes, porém achei demasiada a abordagem da taxonomia, com extensas paginas classificando a biologia marítima, otimo pra quem curte o assunto.
A história é uma narrativa sobre a ótica do professor Aronnax, quando os mares do mundo foram aterrorizados por um suposto monstro marinho de força e tamanho descomunal. Junto de seu criado, o ilustre Conseil, o professor embarca numa aventura atrás desse monstro que o destino acaba lhe revelando que na verdade é uma embarcação submarina, liderado pelo formidável capitão Nemo, após o destino apriosionar o professor e seus companheiros ao submarino do capitão em questão, temos uma imponente luta diária para que os prisioneiros mantelem um plano de fuga.
Em resumo, este é um livro para amantes de ficção científica, alguns chamam Verne de pai dessa categoria, não acho que seja exagero. Por essa leitura percebi como o agraciado escitor francês estava a frente do seu tempo e preveu o futuro de seu século.

Wendy Oze 31/08/2023

?????
Tem muitos páginas, mas é gostoso de ler.
Talvez as crianças gostem de ler já que eu li na pré adolescência e gostei.
É cultura minha gente recomendo.