Como organizar sua vida financeira

Como organizar sua vida financeira Gustavo Cerbasi
David Loades

Resenhas - Como Organizar sua Vida Financeira

Paola 24/04/2021

Livro bom. O autor escreve de maneira clara e objetiva. Esperava mais, mas vale a pena a leitura, quando se está iniciando nessa busca por uma vida financeira saudável.

Mariana 22/04/2021

Prático para criar finanças do zero ou para revisar a $$$
Mesmo já investindo há alguns anos, eu às vezes fico um pouco insegura em não saber se estou no caminho certo com as minhas finanças.
Esse livro me ajudou a rever toda a minha vida financeira desde o básico, como fazer um acompanhamento das finanças até escolher o tipo de investimento de acordo com os meus objetivos.
Recomendo bastante pra quem não entende nada de finanças pessoais, até quem, assim como eu, nunca parou realmente pra avaliar profundamente sua vida financeira.

Luiz Amaro 17/04/2021

EDUCAÇÃO FINANCEIRA TE ASSUSTA?
Educação financeira. Está aí um assunto que tira o sono de alguns, causa calafrios em outros, soa complexo e assustador para muita gente.

Mas calma, neste livro Cerbasi vai desmistificar todos esse esteriótipos negativos, nos mostrando que este assunto não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam.

Como? Através de uma leitura fluida, didática, de fácil de entendimento, voltado principalmente para nós, leigos no assunto.

Acredito que depois de ler este livro você vai abrir sua cabeça para a importância da educação financeira, vai mudar sua visão sobre o assunto, vai perceber que organizar sua vida financeira não é tão difícil como você sempre pensou.

Layza Bezerra 14/04/2021

O livro confronta a ideia habitual de se conformar em receber uma aposentadoria, sendo que somos capazes de muito mais. Traz uma boa reflexão sobre o consumismo desnecessário, e um norte na boa economia para a reversão de metas em conquistas.

Felipe 18/03/2021

Você sabe, tecnicamente, como organizar seu dinheiro?
Esse livro do Cerbasi é um muito bom para aqueles e aquelas que não tem noção de como lidar com o próprio dinheiro.

Como fazer um controle de entrada e saída, monitorar cada dia, mês e ano e tirar disso informações para fazer seu dinheiro multiplicar.

Na obra, o autor ensina e disponibiliza DIVERSAS formas, ferramentas e planilhas para você profissionalizar sua renda e parar de desperdiçar dinheiro.

Natalia1403 18/02/2021

Objetivo
Livro bem objetivo e direto ao ponto, fala de uma forma simples e sem enrolação. Com certeza recomendo

Evelyn.Brena 14/02/2021

Não rolou
O livro até começa bom, mas aí começa a sugerir umas coisas bem sinistras para ?economizar? como comer na casa dos outros, viver sem conforto...Beirando a subsistência

Veronica 07/02/2021

Leitura leve e muito objetiva com dicas práticas para evoluir em seu planejamento financeiro focado no estabelecimento de metas e objetivos e quais os passos para atingi-los

Mari 30/01/2021

Muito bom para quem quer saber um pouco mais o que pode fazer para começar a organizar a vida financeira

Beca 23/01/2021

Como organizar sua vida financeira
Livro bastante denso, mas contém muita informação necessária para uma vida adulta. Recomendo que leiam a versão mais nova de 2015, pois possuem algumas ideias antigas que não são mais aplicadas nos dias de hoje

Gui 23/01/2021

Leitura fácil e em alguns momentos fazem você refletir, me fez recuperar alguns hábitos que havia deixado de lado.

Cortina 19/01/2021

Muito bom!
Muito bom, leitura muito interessante, vale a pena ler essa obra!

Ana 13/01/2021

1. "O Patrimônio Mínimo de Sobrevivência é aquele que você precisa ter para simplesmente poder dar um rumo a sua vida em caso de desemprego, doença ou planos frustrados em sua atividade de negócios. É com essa reserva que você manterá seu padrão de consumo até que as coisas se normalizem." (destaque ou posição 237-239)

2. "Parece que dar um tempo na carreira ou dedicar tempo a prazeres pessoais são decisões proibitivas no mundo corporativo em que a maioria dos profissionais está enjaulada." (destaque ou posição 255-256)

3. "Pessoas que praticam exercícios regulares e corretos estão entre os 5% da população com melhor condicionamento físico. Aqueles que adotam hábitos nutricionais balanceados estão entre os 5% mais saudáveis da população. Quem se planeja para dedicar tempo suficiente para sua família e seu lazer está entre os 5% mais felizes. Todos temos o direito de fazer escolhas, desde que saibamos o que fazer." (destaque ou posição 325-328)

4. "A recomendação é guardar comprovantes de contas públicas (água, luz, telefonia fixa e gás) por dois anos; extratos bancários e documentos de seguro, por um ano; recibos de aluguel, por três anos. Dez anos é o prazo para guardar comprovantes de impostos, e cinco anos, para faturas de cartão de crédito, mensalidades escolares, condomínios e contratos de prestação de serviço. Esse é o prazo legal para prescrição de qualquer reclamação que eventualmente possa ser feita contra você. Os documentos da Declaração de Imposto de Renda devem ser mantidos por seis anos." (destaque ou posição 628-632)

5. "Durante um ano, você deve arquivar todos os comprovantes de gastos com educação, médicos, dentistas, psicólogos, terapeutas, hospitais, clínicas, laboratórios, planos de saúde, pensões pagas, doações, advogados, engenheiros, arquitetos e outros profissionais liberais, e aluguéis de imóveis. Mantenha arquivados também os DARFs com pagamentos de Imposto de Renda feitos por você. Se estiverem bem organizados, basta consultar seu arquivo e ter em mãos os relatórios de instituições financeiras e de suas fontes de renda para poder fazer sua declaração pessoalmente e sem grandes dificuldades." (destaque ou posição 843-848)

6. "O objetivo da Receita Federal não é saber o que você tem, mas, sim, quanto ganhou durante o ano e cobrá-lo do cumprimento da obrigação de dividir seus ganhos com a nobreza." (destaque ou posição 930-931)

7. "A declaração de saldos em fundos de investimentos é bastante simples, devendo ser informados de acordo com o informe de rendimentos enviado por cada instituição em que você possui conta." (destaque ou posição 943-944)

8. "Clichês à parte, cabe destacar que a essência do planejar envolve desejar algo, estudar os caminhos para viabilizar seu desejo, escolher o melhor caminho e agir, ou seja, percorrer um caminho parecido com o que foi planejado. A vontade, pura e simplesmente, não o leva a lugar algum. O planejamento não é garantia de alcançar o sucesso. A ação sem planejamento pode levá-lo a dar mais voltas do que você gostaria. Contudo, desejo, mais planejamento e mais ação inevitavelmente o aproximarão de seus objetivos." (destaque ou posição 1034-1038)

9. "Adote a postura politicamente correta de solicitar notas fiscais em todas as situações de consumo. Se isso não reverter em benefício direto para você, reverterá em arrecadação aos governos. Esse é o primeiro passo para reduzir a carga tributária que pesa sobre todos nós." (destaque ou posição 1531-1533)

10. "Quanto mais longo for o prazo de um financiamento, menor será a amortização inicial e mais intensa será a concentração de juros no começo e amortizações no final do fluxo de pagamentos." (destaque ou posição 1648-1650)

11. "Segundo a Regra dos 80, você deve subtrair sua idade do número 80. O resultado deveria ser o percentual de sua carteira recomendável para investimentos em renda variável (que inclui todos os investimentos de risco significativo)." (destaque ou posição 2486-2488)

JessYoshioka 31/12/2020

Esse livro traz uma visão sobre organização financeira, traz dicas sobre como enxugar o orçamento doméstico e também lança ideias importantes sobre a necessidade de poupar e de refletir para contrair dívidas

Camis 30/12/2020

Devia ser ensinado na escola
É um livro simples, mas cheio de conteúdo importante e que devia ser ensinado na escola, para todos aprenderem. Conceitos e práticas que só vim conhecer depois que me interessei pelo assunto de educação financeira e fui estudar por conta própria. Fiz a leitura de forma lenta para assimilar bem o conteúdo.