A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Williams.Medeiros 19/12/2021

Difícil... mas bom!
O livro trata uma realidade q vivemos ! Como.se pode deturpar algo q é basico e objetivo!
"Conhecer a tudo pode nos levar a conhecer nada"
"Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte." (Pv 15.12) acho q esse versiculo.resume bem o livro, levando no contexto de ensino.

Unico ponto negativo é q o livro nao é objetivo, é curto e ainda assim fala demais p explicar o está diante dos olhos.

Gabriela 09/12/2021

Difícil
Leitura de difícil compreensão. Não é um livro que indico para iniciantes ou para quem quer ler um primeiro livro de Lewis.

Daniel.Nascimento 09/12/2021

Denso
Um livro de muito conteúdo! Quando comecwi a leitura achei que fosse mais tranquila, mas foram necessárias algumas releituraa para entender um pouco, bem pouco da, da propoata feita pwlo autor...

Stephanye 08/12/2021

Para reler
?Leitura conclui?da.

Com certeza precisarei ler mais vezes ?A Abolic?a?o do Homem? para dar conta de todos os conceitos que Lewis trata e aborda nesse livro, coisas que esta?o ale?m do meu alcance no momento (principalmente algumas refere?ncias). Mas, torna-se clara a intenc?a?o do autor de defender os princi?pios e a moralidade contra um suposto relativismo moral e entrega a? natureza (impulsos), o que levaria a um controle por certas pessoas, controle baseado na?o em alguma moralidade, mas em desejos.
Segue-se a pro?xima leitura: Os 4 amores.
Aholanda 08/12/2021minha estante
Lewis é bom demais!

Mila 08/12/2021

Sobre relativismo e valores humanos
Bem, esse livro foi um dos mais difíceis a leitura. Mas ainda consegui ler rápido e compreender a ideia passada. Lewis inicia falando sobre os autores dos livros didáticos em questão e como eles são racionalistas a ponto de ignorar os sentimentos e experiências humanas. Depois segue fazendo profundas críticas à ciência e ao relativismo que tentam abolir valores comuns a toda a sociedade, como o bem, o cuidado com a família, a honestidade, entre outros.

Kallessa 01/12/2021

Difícil, mas necessário
Essa não foi uma leitura muito fácil para mim, mas os temas abordados pelo Lewis são essenciais para q vida. Acabei gastando mais tempo nesse livro do que gostaria e não é meu favorito (alô cartas de um diabo, tudo pra mim), mas rolou.

Arcos 21/11/2021

Profético
Livro curto, rápido, profético e muiiiitoooo denso, tendo ficado em sétimo lugar na lista da National Review dos cem melhores livros de não-ficção do século XX. ??

Trata-se um ensaio filosófico, em seu aspecto moral e ético, marcado pela crítica ao relativismo pregado pelo movimento modernista à época, o qual Lewis afirma ser capaz de abolir os valores morais objetivos, denominados por ele como Lei Natural do Homem e que têm como características serem valores comuns a praticamente todas as civilizações como p.ex: o bom - Amor, generosidade e igualdade; e o mau e errado:  egoísmo, ódio e abuso.

O livro mantém uma vitalidade consistente quando a eterna discussão sobre valores ? ou melhor, sobre o valor dos valores - transcorre nosso cotidiano.

Concordando ou não na íntegra das posições expostas, ser tomado pelas poucas páginas deste ensaio filosófico é, inexoravelmente, ampliar a própria visão para certos perigos educacionais contemporâneos, entendendo-os dentro de uma tradição que Lewis eleva com convicção e clareza.

Uma leitura instigante e transformadora que nos faz  repensar muita coisa que acontece em nossa sociedade. ?

QUEM TIVER A OPORTUNIDADE DE LÊ-LO, NÃO PENSE DUAS VEZES!!???

Ramon.Barcelos 17/11/2021

No início da leitura fiquei meio perdido mas depois consegui entender o teor do livro. C.s dando show como sempre.

Cesar Loyola 16/11/2021

Boa leitura!
Uma leitura densa e até mesmo um pouco complexa para quem não esta familiarizado com o tema discutido por C. S. Lewis.

Bia 06/11/2021

Acordei pra vida depois desse livro
C.S. Lewis simplesmente descreve nossa sociedade atual, mas na época ele pensava que estava apenas fazendo uma alusão do que poderia acontecer se as pessoas continuassem a deixar a moral e os princípios de lado. E não é que ele acertou?

Achei brilhante a referência no final ao livro 1984, queria ter lido esse livro antes do de George Orwell. A experiência teria sido muito mais fascinante do que já foi.

laura.brunca 27/10/2021

li rapidamente
foi meio dificil entender,mas é um livro de entendimento e aprendizagem de vida e geral,interessante

Syrah 21/10/2021

Complexo, porém interessante..
Hm, pelo que ACHO que entendi, ele basicamente questiona o ensino nas escolas, em como de forma “sutil e imperceptível” os jovens que estão aprendendo podem deixar de serem pessoas questionadoras para simples aplicadoras de tudo o que lhe é mostrado e dito. Tudo por causa de interpretações mal feitas seja intencional ou não.
Na ultima parte/capítulo do livro ele “sai” um pouco dessa “demonstração” escolar e o assunto fica um pouco mais aberto, digo que voltei a compreender um pouco mais nele, não sei como passar muito mas é como se ele falasse do ciclo que o homem quer/faz. É uma bela crítica mas complexo dms pra uma pessoa meio lenta como eu kk
(dando 4 estrelas só pq eu acho que não compreendi realmente tudo, não por culpa do autor e sim minha mesmo que estou tentando me adaptar a esses tipos de livro, pra mim ainda são um pouco cansativos)

Elisa 20/10/2021

Abolição do Homem
Provavelmente você conhece a fama deste livro?

??Não leia Abolição do Homem, é o livro mais difícil do C.S. Lewis?

Mas eu digo: Leia!

Esse livro não é uma hidra- aquele animal mitológico com corpo de dragão e cabeça de serpente, em que quando se corta uma cabeça outras duas surgem no lugar- e para quem já leu Cristianismo Puro e Simples vai se familiarizar com o Tao, ou a Lei da Natureza Humana.

??Quem já leu algum de seus livros sabe que Lewis possui uma escrita característica: ele apresenta seus argumentos e vai nos levando num caminho desconhecido para um destino que não conhecemos, o que nos faz passar o livro sem entender direito o que se passa na sua mente brilhante e para onde ele quer nos levar- mas sem desespero- no final tudo se esclarece.

Então aqui vai a dica: leia o apêndice antes de ler o livro e quando for ler, leia sem parar, sem se preocupar com o que não está entendendo porque no final você irá! E se não entender no final, leia o livro de novo, afinal dessa vez você já conhece o caminho que ele te levará?

Você não vai deixar de ler Abolição do Homem só por causa de sua fama, não é?

Insta:@ oqueaprendocomoslivros

Marcella.Pimenta 18/10/2021

Curto e complexo
Não se deixe enganar pela pouca quantidade de páginas: este livro não é fácil de ser lido.

Aconselho a leitura prévia de resenhas porque o contexto é imprescindível para algum entendimento da obra.

O 1o capítulo é o mais difícil, mas aos poucos, quando já entendemos algumas das referências do autor, fica mais compreensível.