A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Fagner.Alencar 28/01/2022

A abolição do Homem
O livro surpreende principalmente para os leitores como eu, que vieram do livro cristianismo puro e simples. O corpo do livro se compõem e filosofia para um entendimento como o homem se alto aboli através da sua perseguição a sua própria natureza.

Bruna 26/01/2022

Acredito que não tenha muito a ser comentado, não é meu estilo de leitura e eu quis arriscar, não esperava tanto apesar de ser o C.s. Lewis, mas não é tão ruim, so nao faz meu estilo

Maisa188 22/01/2022

Esse livro é ótimo, mas por vezes exige dedicação do leitor para ser compreendido. Ele constrói uma crítica muito boa acerca de alguns pontos, como a desvalorização dos sentimentos e a supervalorização da razão que culminariam para a abolição do homem, uma vez que nem tudo que fazemos pode ser classificado como racional ou irracional e por sua vez bom ou ruim. E que insistir em deixar de lado toda a emoção seria um uma ideia que teria fim em sí mesma.

Natanael Nonato 21/01/2022

Muito bom, mas complicado
O ponto central do livro é a defesa de uma Lei Natural que direciona os homens ao que é bom e verdadeiro. C. S. Lewis chega à conclusão de que todas as civilizações são criadas por valores morais comuns e que o mundo atual tenta nos afastar dessa moral por meio da relativização.

A abolição do homem se torna consequência direta do erro de abrirmos mão dos princípios e valores em troca do sentimentalismo e subjetividade, já que a busca pela verdade absoluta não será prioridade na vida de quem se entrega às suas vontades e desejos. Se não cumprirmos a Lei Natural, somos apenas animais, dominados pelo instinto.

A escrita de Lewis neste livro não é tão acessível e fácil de se entender, me perdi algumas vezes. Requer bastante atenção e até mesmo pesquisas mais aprofundadas sobre os temas abordados.

rebennemann 18/01/2022

A ABOLIÇÃO DO HOMEM
Um livro complexo escrito por C.S.Lewis em resposta a princípios tendenciosos percebido em livros didáticos que ele analisou. Em resumo, trata-se da consideração de que a verdade é inexistente ou relativa, de modo que toda e qualquer versão de verdade se torna igualmente válida uma vez que não existe uma verdade objetiva para ser usada como norte avaliador.
Lewis alerta para as gravíssimas consequências do extrapolamento dessa ideia através da eliminação do conceito de valor e da lei natural no caminho da busca pela ciência, busca essa que o autor considera completamente legítima desde que na tentativa de dominar completamente a natureza e por consequência dominar também a natureza humana, o homem não cause a sua própria abolição (fim do homem como o conhecemos, com as singularidades que o torna humano e o diferencia dos animais).

"Em uma espécie de ingenuidade macabra, removemos o órgão e demandamos sua função. Criamos os homens sem peito e esperamos dele a virtude e a iniciativa. Zombamos da honra e ficamos chocados ao encontrar traidores em nosso meio. Nós os castramos e exigimos dos castrados que sejam frutíferos."

Indicação PODCAST: A Abolição do Homem em Pinóquio - Eucatástrofe #2.

Rânnia 18/01/2022

um livro denso, só comecei a entender de fato lá pra metade, mas depois tudo deu uma clareada e, ao repassar por umas partes destacadas (o livro é emprestado de uma amiga, o q acho q ajudou devido as marcações e anotações dela), consegui entender melhor o geral. talvez se um dia eu reler, consiga entender 100%. concordei com algumas partes, outras não entendi o suficiente pra saber se concordo ou não, mas como um todo é um livro bem interessante e eu gostei de verdade

Lux 16/01/2022

Pensamentos complexos
Este livro sem dúvida foi o mais complexo que já li do Lewis. O autor usa uma linguagem altamente filosófica e profunda, pouco amistosa para leitores mais leigos. Curiosamente em muitos momentos me peguei pensando em Romanos capítulo 1. Acho que muito do que está contigo em A Abolição do Homem ecoa a visão de Paulo sobre o estado atual da humanidade.

Jéssany 15/01/2022

O livro mantém uma vitalidade sólida quando a velha discussão sobre valores ? ou melhor, sobre o valor dos valores ? perpassa nosso cotidiano. Concordando ou não com a totalidade das posições expostas, ser tomado pelas poucas páginas deste ensaio filosófico é, inexoravelmente, ampliar a própria visão para certos perigos educacionais contemporâneos, entendendo-os dentro de uma tradição que Lewis eleva com convicção e clareza.

Lari 13/01/2022

Estamos avançando? Ou abrindo mão da nossa humanidade?
Certamente, o livro mais difícil que já li do Lewis, porém é uma obra-prima!

O livro aborda o relativismo, o progressismo e como esse processo de supervalorizar a "ciência" em detrimento dos valores morais, da Lei Natural, só pode levar a um resultado: a abolição do homem.

Lewis chama essas novas criaturas que estão sendo criadas de "Homens sem peito", homens com cérebros, estimulados a racionar pelo cientificismo e materialismo, porém sem peitos, sem os valores morais que devem guiá-los. Ele nos mostra que, ao abandonar aquilo que permitiu a construção das civilizações, os princípios básicos que guiaram a humanidade, estamos destruindo tudo que construimos até aqui. Estamos abrindo mão da nossa humanidade em prol de um poder fictício, de um avanço imaginário. Acreditamos estar dominando a natureza, quando - na verdade - ela está se tornando um instrumento para que alguns homens manipulem outros.

Bem, isso foi um pouco do que entendi dessa leitura que me exigiu bastante. Com certeza relerei no futuro porque não fui capaz de compreender tudo. Mas vale muito a pena ler!!

Obs. Recomendo ler outros livros do autor antes desse se você não está acostumado com essa escrita mais difícil.

Luma.Garcia 10/01/2022

Vale a pena persistir ?
Comecei a ler 3 vezes, pois não estava entendendo nada?
Na terceira peguei algumas dicas de outros leitores e fluiu de forma rápida e interessante

?Aquele que é cruel e calunioso tem o caráter de um gato?

?Não comentam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres nem procurem agradar os grandes?

?É melhor ser um Sócrates insatisfeito, do que um porco satisfeito?

Milly_books 10/01/2022

Muito bom!
É um livro com uma leitura bem densa, uma leitura com bastante criticas de argumentos dos relativistas, questionando os valores morais e objetivos comuns de todos.
Lewis mostra que a tentativa de abolir a moralidade é como abolir o próprio homem.
Contém também muitas frases e citações de impacto para a sociedade.

Rojard 06/01/2022

Material nada convencional. Muito filosófico e profundo. É o primeiro de C. S. Lewis que leio. Imagino que os outros sejam bem diferentes. Mas, apesar da diferença, achei esse aqui muito interessante e devo voltar a lê-lo pra revisar alguns conceitos.

Victor 30/12/2021

Não entendi nada
Pensei que fosse uma coisa, porém foi outra. O livro parece ter sido escrito para um público bem específico. Não consegui entender nada hjshshs

Vitoria 20/12/2021

?A conquista final do Homem revelou-se a abolição do Homem?
Este livro é de longe um dos melhores que eu já li, gosto muito das obras de C.S Lewis e esta não me decepcionou em nada. O livro é dividido em quatro partes e irei abordar cada uma.
??Capítulo 1: ?Homens sem peito? C.S Lewis define como homens sem peito são aqueles que tem uma carência de emoções férteis e generosas, suas cabeças não são maiores que as ordinárias, mas suas peitos são atrofiados, ainda diz ?O coração nunca toma o lugar da mente; mas ele pode, e deve, obedecê-lo?. Utilizando uma metáfora critica a educação dizendo ?A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos?. Por fim conclui ?Criamos homens sem peito e esperamos deles a virtude e iniciativa. Zombamos da honra e ficamos chocados ao encontrar traidores em nosso meio. Nós os castramos e exigimos dos castrados que sejam frutíferos?.
??Capítulo 2: ?O caminho?neste capítulo Lewis aborda Inovadores que atacam os valores tradicionais, (Tao, nome dado a eles pelo autor) em defesa do que supõe a princípio serem valores racionais ou biológicos. ?A rebelião de novas ideologias contra a Tao é a rebelião dos ramos contra a árvore, se os rebeldes tiverem sucesso, acabarão descobrindo que terão acarretada a destruição de si mesmos? .
??Capítulo 3: ?A abolição do homem?talvez o capítulo mais importante do livro já que aborda ?A conquista do homem pela natureza?. ?Cada novo poder conquistado pelo homem é também, ao mesmo tempo, poder sobre o homem. Cada avanço a deixa mais fraco, ao mesmo tempo em que o deixa mais forte. Em toda vitória, além de ser o general que triunfa, ele também será o prisioneiro que se arrasta atrás do carro da vitória?
?A Natureza Humana será a última parte da Natureza a se render ao Homem?
?A conquista final do Homem revelou-se a abolição do Homem?
?As estrelas foram perdendo seu aspecto divino à medida que a astronomia se desenvolvia?
As grandes mentes não associam a natureza como algo belo, mas apenas um mero produto, ?as estrelas não se tornam Natureza enquanto não poderemos pesar e medi-las; a alma não se torna Natureza enquanto não pudermos psicanalisá-la. Lewis divide em espíritos racionais que são orientados pela Tao e mera natureza que segue seus impulsos naturais.
??Capítulo 4: exemplos de Tao (princípios cristãos, nordicos, gregos, romanos e chineses)
Temperini 20/12/2021minha estante
ele é um baita escritor

@estantedamolina 19/12/2021

Muito bom!
Como sempre Lewis arrependa em suas analises e escritos.
Mas também utiliza de palavras difíceis e que precisam ser lidas varias vezes.
Com certeza relerei para assimilar mais ideias.