Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

dricagallo 27/06/2013

Resenha - Nada
Indiscutivelmente fantástico, perturbador e macabro! Seria exatamente tais palavras à definirem o livro NADA!

Um livro que desafia qualquer mente sã, que disponha-se a encontrar e entender o mundo pelo olhar de Pierre Anthon e seus amigos!
Com o retorno das aulas, após um longo mês de férias na cidade de Taering, o jovem Pierre Anthon descobre para si mesmo que nada na vida importa colocando em confronto e em total dúvida tudo o que seus amigos de classe acreditam.

Após plantar inúmeras dúvidas na mente de seus colegas de classe, Pierre Anthon decide abandonar a escola e tudo mais que 'importa' para passar o restante de seus dias proferindo palavras de extrema desilusão, jogando ameixeiras e sementes -de uma Ameixeira situada no quintal de sua casa- em seus amigos de classe, onde por todos os dias os mesmos passam pela rua onde a árvore está situada para dirigirem-se a escola.

"E então descobrirá que a fama e o grande mundo estão fora de você e que você está vazia por dentro e que, aconteça o que acontecer, isso nunca vai mudar." - Pág. 21

Durante inúmeras conversas e encontros, os amigos de Pierre decidem criar uma pilha de significados para simbolizar e mostrar à ele que sim... Na vida TUDO IMPORTA... Seja esta pilha composta por singelos tamancos verdes à um dedo indicador!

"... então, um calafrio percorreu meu corpo enquanto eu pensava em quantas pessoas diferentes podem haver dentro de uma só pessoa." - Pág. 85

A história é narrada em primeira pessoa - pela personagem Agnes - uma das jovens que compõe o grupo de adolescentes que com a montagem desta pilha de significados, não mudará apenas a vida deles e de Pierre, mas de toda a cidade!

"Foi o "etc." que nos ofendeu. Como se pudessem reduzir o significado a um "etc.". - Pág. 89

Coisas inacreditáveis e até mesmo surreais envolvem a trama criada pela autora Janne Teller, e se ficou com uma pontinha de curiosidade para desvendar atitudes macabras que envolvem este romance, então não deixe e muito menos perca a oportunidade de leitura!
Foi meu primeiro de muitos livros que lerei da autora! Leitura RECOMENDADÍSSIMA!
Gostaria de agradecer em especial, ao Vitor do Grupo Editorial Record, pela indicação do lançamento... Gostei demais!

"Ana Paula" 25/01/2014

Surpreendente!
Olhando para a capa e lendo a sinopse deste livro, você não imagina o efeito que ele pode causar... Pensando bem, até pode imaginar, mas ao lê-lo, você fica se perguntando se realmente isso aconteceu e o que foi feito desses jovens, como eles estão hoje, será que encontraram o que procuravam?

Pierre Anthon desistiu de tudo, para ele nada mais importa. O garoto sobe então em uma ameixeira e de lá, tenta fazer seus amigos perceber o que ele percebeu, com frases marcantes e algumas ameixas para jogar em seus colegas, Pierre passa seus dias ali, dizendo que mais nada importa.

"Até então, nada havia levado a crer que Pierre Anthon era o mais inteligente entre nós, mas de repente, todos sabíamos que sim. Ele havia percebido algo. Mesmo que não ousássemos admitir isso. Nem a nossos pais, nem a nossos professores nem a nós mesmos. Não queríamos viver no mundo sobre o qual Pierre Anthon nos falava. Seríamos algo na vida, seríamos alguém."

Até que seus amigos resolvem mostrar a Pierre que ele está errado! Que algo importa, que eles querem ser alguém importante, que pequenas coisas tem significado. Juntos, começam a construir uma pilha de significados, primeiramente com coisas banais: um tamanco verde, uma coleção de livros, uma vara de pescar.... Até que a coisa começa a tomar outras proporções, e a pilha passa a receber coisas mais especiais.

"A pilha de significados não parava de crescer. Em poucos dias, quase alcançou a altura da pequena Ingrid. Mesmo assim, faltava-lhe significado. Sabíamos que nenhum dos objetos que havíamos juntado realmente significava algo para nós e, sendo assim, como poderíamos convencer Pierre Anthon da importância daquilo?"

No começo do livro, dei umas boas risadas, afinal, são adolescentes que querem acreditar em um futuro e querem acima de tudo, que Pierre desça daquela ameixeira e pare de gritar aos quatro ventos que nada mais importa! Depois, no entanto, comecei a sentir medo..... Medo do que esses mesmos adolescentes podiam fazer aos outros e a si mesmos.

A autora soube como entrar na minha cabeça e me fazer entender o que eles procuravam, tudo tem significado certo? Uma bicicleta que você queria muito, tem um significado para você como um dedo de sua mão? É isso o que a autora quer mostrar em Nada, você abriria mão de coisas importantes só para provar a alguém que aquilo tem significado?

"Sempre que eu sorria e ria, me perseguia o pensamento de quantas vezes eu choraria com essa mesma boca e com esses mesmos olhos até que, um dia, eles não se abririam mais, e, então, outros ririam e chorariam até serem também colocados sobre a terra."

O livro é narrado por Agnes, uma das colegas de Pierre que passa a construir a pilha junto com seus outros amigos. O que era para ser algo simples e direto, acaba sendo algo macabro e doentio. Agnes é a consciente do grupo, apesar dos pesares, consegui entendê-la. Todos os personagens são muito bem construídos e trazem uma forte carga emocional ao livro. A diagramação é simples, mas com uma leitura dessas, nem precisaria mesmo de muitos frus-frus. A revisão esta impecável! Não encontrei nenhum erro.

Só acho que o livro poderia ser maior, gostaria muito de saber as opiniões dos pais desses adolescentes, como eles se sentiram, mas em nenhum momento, isso deixou de tornar o livro especial. Não direi que você conseguirá lê-lo em algumas horas, apesar o livro ser fininho, seu conteúdo é um pouco pesado, e várias vezes eu precisei parar a leitura para pensar um pouco sobre os acontecimentos. Mas é um livro que eu indico a todos, sem exceção. Um livro para se pensar, um livro que não passará em branco.

"Começamos a entender o que Pierre Anthon queria dizer. E começamos a entender o que Pierre Anthon queria dizer. E começamos a entender por que os adultos tinham aquela aparência.
E, embora houvéssemos jurado que nunca seríamos como eles, havia acontecido. E sequer tínhamos 15 anos.
Treze. Quatorze. Adultos. Mortos."

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

@retratodaleitora 23/06/2015

Ótima premissa! Bom livro...

Seria um dia normal, mais um dia entediante de aulas e professores chatos, seria, se não fosse por Pierre Anthon que resolveu que nada na vida tinha importância e que as pessoas viviam apenas para morrer. Sentado no galho de uma grande ameixeira ele passa todo o tempo ali, gritando, xingando e tentando fazer com que seus colegas percebam que não vale a pena ir para escola, aprender matérias que não irão precisar na vida adulta, na profissão que seguirem.

Os colegas de Pierre tentam enfrentar a situação e desmentir aquelas palavras que de alguma forma tocaram eles de uma forma nova, esquisita e empolgante. Quando os gritos devolvidos não funcionam eles pensam em formas de mostrar ao garoto que muitas coisas possuem sim significado e que nada é em vão. Resolvem então formar uma pilha de significados. Cada um terá que entregar algo que signifique muito para eles, parece inocente, mas isso tomará um rumo bizarro.

Começam entregando coisas pequenas e substituíveis: livros, diários, um par de sapatos, uma bicicleta, uma vara de pescar... Mas logo eles resolvem que aquelas coisas não tem tanto significado assim e começam a querer mais e mais um dos outros. Um garoto que pediu a bicicleta ao outro tem que entregar algo ainda maior e assim por diante. Logo começam a entregar outras coisas: um hamster, um certificado de adoção, um caixão que pegam no cemitério e outras coisas bizarras que vocês não fazem ideia.

Conforme a pilha vai crescendo essas crianças vão encontrando o ponto fraco uns dos outros e se vingando por terem precisado entregar tal coisa, e ainda precisam lidar com a guerra interna que estão passando por conta das palavras não tão mentirosas de Pierre.

" Mesmo que aprendam algo e que pensem que são bons, sempre haverá alguém melhor que vocês. [...] A voz de Pierre Anthon soava amistosa, quase compassiva.

_ Você será uma estilista e andará por aí em sapatos altos e bancará a esperta e fará com que os outros também se achem espertos, desde que vistam sua marca. - Ele acenou com a cabeça em sinal de reprovação. _ Mas você vai perceber que é um palhaço em um circo inútil, onde todos tentam convencer uns aos outros de que é fundamental vestir-se de um jeito esse ano e de outro jeito no ano seguinte. E então descobrirá que a fama e o grande mundo estão fora de você e que você está vazia por dentro e que, aconteça o que acontecer, isso nunca vai mudar."

Eu começo confessando que esperava mais desse livro. Desde seu lançamento eu estava me roendo de curiosidade com o livro. Primeiro pela premissa: "significados" chamam muito minha atenção e já me perguntei, mais vezes que o necessário, o porquê dessa supervalorização, se as coisas não vão ficar do mesmo jeito para sempre e nada continua significando o que significa agora. Segundo por existirem crianças nessa narrativa com um assunto tão delicado sendo tratado.

A proposta da autora é realmente maravilhosa, nos faz pensar bastante. Mas no final eu esperava algo mais profundo e não foi isso que encontrei. Apenas crianças enlouquecendo e atingindo umas às outras para ir atrás de um significado que nem a autora consegue encontrar. Algumas partes são de embrulhar o estômago. Eu não me incomodo com isso, mas tem leitores que se incomodam, então é melhor estar preparado.

O livro é narrado em primeira pessoa e isso me incomodou um pouco já que toda uma turma de crianças estava envolvida e só conseguia entender realmente uma, Agnes, 13 anos, que não se mantem alheia, participa e muito, mas que não conseguiu me convencer como protagonista ali.

O livro não é ruim, se fosse não teria ganhado tantos prêmios e não seria considerado um clássico moderno, mas não foi o que eu esperava e detesto esperar por uma leitura e no fim me decepcionar, quem gosta?

"- Se viverem até 80 anos, terão dormido durante 30 anos, ido a escola e feito deveres de casa por 4 anos e trabalhado quase 14 anos.
Como já se passaram mais de 6 anos sendo crianças e brincando, e ainda passarão no mínimo 12 anos limpando, fazendo comida e cuidando dos filhos, sobrarão no máximo 9 anos para viver."

Com certeza lerei outras coisas da autora, se tiver a oportunidade. Dei 3 estrelas para Nada e indico, se gostarem do gênero e da proposta. Não se enganem pela capa, não tem nada a ver com o livro.

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2015/06/nada-janne-teller.html

Nat 05/11/2015

Um livro curto, mas impactante! Quando um colega deixa de ir na escola alegando que nada importa, outros alunos começam a fazer uma pilha com itens que tem significado, para provar que há coisas que importam. Mas aí começa a crueldade humana e são pedidos coisas inimagináveis como coisas que importam. O final foi previsível, mas ainda assim foi um livro que mexeu comigo. Muito bom!

Delírios e Livros 07/12/2015

Fui recomendada por uma colega a ler esse livro e depois de um tempo vi um vídeo na canal Um leitor a mais falando muito bem desse livro e me deu vontade de ler, mesmo sem saber muito do que se tratava, só que era algo perturbador, o que contradiz a capa fofa dele.

“Vocês vão a escola para ter um emprego e trabalhar para ter tempo de não fazer nada. Por que, então, não fazer nada desde o início?”

O livro conta a história de Pierre que um dia descobre que vida não significa nada e resolve largar a escola para fazer nada e fica em o dia inteiro em cima de uma ameixeira, e seus amigos tentam convencê-lo de que ele está errado, só que eles não conseguem dissuadi-lo, e então eles resolvem que cada um deve ceder uma coisa que tem um importância muito grande para eles e juntos montarem um pilha de significados e provar para Pierre que a vida tem sentido sim e tirá-lo de cima da ameixeira. E é aí que a história começa a ficar tensa e o leitor deve se preparar porque é bem tenso e perturbador.

“Você vai perceber que é um palhaço em um circo inútil, onde todos tentam convencer uns aos outros de que é fundamental vestir-se de um jeito esse ano e de outro jeito no ano seguinte. E então descobrirá que a fama e o grande mundo estão fora de você e que você está vazia por dentro e que, aconteça o que acontecer, isso nunca vai mudar.”

O livro é narrado em terceira pessoa porém do ponto de vista de Agnes, uma das colegas de classe de Pierre e ao mesmo tempo que dá uma visão geral da trama é profundo demais. Esse livro é bem reflexivo e cheio de metáforas, um espécie de conto de horror, não se enganem pois a capa e o título não dizem absolutamente NADA sobre a trama. O livro foi lançado no ano 2000 na Escandinávia , chegando a ser proibido naquele país, mas seu sucesso foi tanto que foi traduzido para muitos países.

“Os chipanzés têm o cérebro e o DNA quase iguais aos nossos. Não existe nada especial em ser humano.!”

Nada é um livro rápido porém seu conteúdo é bem grande e o leitor deve se preparar porque não encontrará uma leitura tranquila e vai sentir repulsa muitas vezes ao perceber a crueldade humana apontada nesse livro. Mas é um livro que te faz parar e refletir muita coisa, não consigo falar muito desse livro sem soltar spoiler, então vou parar por aqui. Vi que esse livro foi comparado por alguns com o livro O senhor das moscas, que ainda não li mas sei que se trata de crueldade e desilusão humana também.

“Morrer é fácil porque a morte não tem sentido. E a morte não tem sentido porque a vida também não tem. Mas divirtam-se.”

Recomendo muito a leitura para quem gosta de livros reflexivos que abordem a crueldade humana, para quem gosta de romance e livros com finais felizes esse não é indicado.

Resenha de Danielle Peçanha

site: www.delirioselivros.com.br

Aline 13/02/2022

Detestei
Não sei se não entendi o ?significado? do livro, mas não gostei nem um pouco. Violento e sem sentido. Definitivamente não é o meu tipo de leitura.

Paulo2163 28/04/2024

O significado é relativo, por isso sem significado
Uma alegoria sobre até onde pessoas podem chegar em níveis de crueldade ao terem que abrir mão do que aparentemente importam para elas. Talvez algumas coisas tenham significado, mas quem liga para elas?

Polly 22/02/2017

"Nada importa." "Você começa a morrer no instante em que nasce."

Pierre Anthon está no sétimo ano e tem a certeza de que nada na vida tem importância. Por isso, ele decide abandonar a sala de aula e passar os dias nos galhos de uma ameixeira, tentando convencer seus companheiros de classe a pensar do mesmo modo. Agora, diante da recusa do menino de descer da árvore, seus colegas farão uma pilha de objetos que significam muito para cada um deles, e com isso esperam persuadi-lo de que está errado.
A pilha começa com uma coleção de livros, uma vara de pescar, hamster de estimação... Contudo, com o passar do tempo, os participantes se desafiam a abrir mão de coisas ainda mais especiais. A pilha de significados logo se transforma em algo macabro e doentio, que coloca em xeque a fé e a inocência da juventude.

Eu fiquei em choque com o final desse livro, apesar de no meu inconsciente eu esperar algo parecido, a autora conseguiu me surpreender, foi totalmente doentio e surreal, pois afinal de contas, estamos falando de adolescentes, eram crianças que estavam sendo descritas e isso foi surreal, pensar em uma mente que te dá nojo e assusta, sendo ela adulta, já é ruim, agora pensar nessa mesma mente como a de uma criança é perturbador.
Li esse livro em uma sentada e durante a leitura tive todos os sentimentos ruins possíveis. Me senti mal durante todo o tempo e por isso gostei, acho que ele cumpriu o que se propôs a fazer e muito bem.

Nota: 4/5

site: https://www.instagram.com/estantedapolly/?hl=pt-br

Má Contato 22/04/2017

Não consigo definir se gostei ou não.
Sabe o clickbait nos vídeos do youtube? É tipo a capa desse livro. Vontade de mandar praaquele lugar haha

Sobre o livro. Até que curti, acho. Apesr de ser estranho. Acho que poderia ter um final melhor. Mas por ser um livro pra se ler em uma sentada, até que não é ruim.

Lana 05/06/2017

SENSACIONAL
Primeiramente pra quem julga um livro pela capa, esqueça! Esta capa tem absolutamente NADA (percebam o trocadilho) a ver com o livro. Isso mesmo, não é um romance.
A história começa bem devagar e vai acelerando de uma forma assustadora, fiz essa leitura em 2 horas, por ser apenas 100 páginas. Simplesmente sensacional, daqueles que te deixam feels por um bom tempo, de perder o sono. Leiam!

gabisrocha 09/06/2017

NADA mesmo!
Os acontecimentos são chocantes, mas ainda assim o livro consegui ser fraco.
Impressiona mais pelo rumo que a história tomo que pela moral; que, ao meu ver, deveria ter um sentindo... Um significado.

Clarice 17/08/2018minha estante
undefined

Leila Stefany 13/01/2018

Nada importa......
Fiquei assustada com esse livro, serio. primeiro fui enganada por essa capa que não tem nada a ver com o livro. Pela capa parece ser um livro de romance água com açúcar, mas o livro não tem romance e muito menos é água com açúcar. O livro conta a historia de alunos do sétimo ano que querem provar que a vida tem um significado, isso acontece porque Pierre Anthon tem a certeza de que nada na vida tem importância. Por isso, ele decide abandonar a sala de aula e passar os dias nos galhos de uma ameixeira, tentando convencer seus companheiros de classe a pensar do mesmo modo.

Seus colegas fazem uma pilha de objetos que significam muito para cada um deles, e com isso esperam persuadi-lo de que está errado. Só que essa pilha começa a ficar muito macabra, afinal eles tem que colocar nessa pilha as coisas que realmente tem valor para eles, só que eles não conhecem a apalavra ''limite'' e as coisas saem do controle. Esse livro me fez parar pra pensar em muitas coisas, ainda não sei se gostei muito ou pouco dele, recomendo a leitura, leiam e tirem suas próprias conclusões, porque eu mesma não consegui chegar a uma.

Sarinha 13/08/2021

a coisa mais caótica que li nos últimos tempos
Quer uma leitura muito agradável pra te prender, mas depois fica perturbadora talvez até demais, mas não dá pra largar? Leia este livro. Eu fiquei enojada. A capa literalmente não tem nada a ver com o que aconteceu ou com os personagens. Leitura pra terminar um dia

NÃO ACREDITO QUE ELES FIZERAM TUDO AQUILO AAAAAAAAAAAAAA

mwrrie 24/09/2021

redenha nada // mt atrasada
li pra escola e achei até que bem legalzinho, acho q era p mostrar q a vida tem significado mas sai achando q nd vale a penakkkk. Não leria se n fosse p escola.