Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

Lorena 29/08/2020

Esse livro é uma loucura, e acho que no fim, tudo o que posso tirar dele(que não é pouco) é que estamos todos em busca do tal "significado". De uma maneira caricata, ele expressa ao meu ver, o quão insensata é essa busca constante por sentido, a divisão incongruente dos que desejam ver sentido em tudo e nos que não encontram nenhum.

yaxmiins 27/07/2021

Premissa boa, execução ruim
Adorei a premissa do livro em nos permitir refletir sobre a vida e os significados que temos para continuar vivendo. Achei sensacional a ideia da pilha de significados, porém, a história tomou um rumo macabro e que não me agradou, pois estava esperando que esse assunto fosse tratado com certa leveza. No entanto, entendo onde a autora quis chegar com toda essa bizarrice. Os caminhos percorridos em busca de significados para nossa existência são caminhos muitas vezes assombrosos e frustrantes. O livro é um soco no estômago e também requer estômago para lê-lo.

Edkarl 31/08/2020

Sobre tudo
Esse livro falando de nada, retrata quase tudo, não é de se entender, nem acho que deva ser, acho que é so pra gente ler e pensar nas coisas. Eu pensei demais sobre a vida, e achei engraçado e divertido, além de filosófico.

Ana Stela Casca 07/09/2020

Ok, vamos por partes.
1- esse livro foi totalmente bizarro kkk adore.
2- durante a leitura eu fiquei o tempo todo me perguntando, mas que diabos tá acontecendo aquo meu Jesus?
3- o final não podia ter sido melhor.

Eu li esse livro em umas 3 horas, uma sentada e ele já acabou, fácil de devorar, apesar de abortar temas bem fortes e pesados... super indico.

Xxxxxxxx1 08/07/2013

Genial
A autora consegue fazer com que reflitamos: o que realmente tem significado- coisas ou pessoas?

Além disso, estabelece um paralelo com a atualidade, em que ninguém aceita a opinião alheia, e a todo momento quer desmenti-la, chegando a extremos para tanto.

É um livro aterrorizante e macabro que, com suas 130 pgs, faz refletir como poucos.

Mavi 23/06/2021

Interessante e reflexivo
Já fazia 2 anos que eu estava interessada em ler "Nada", então finalmente fui e comprei. Achei a história um tanto quanto esdrúxulo, incomum, mas ainda sim impactante. Sinceramente, acho que muitos acabam pensando em algum momento, assim como Pierre. Acho que vale muito a pena lerem! Apenas não era como eu esperava, por isso o "bom".

Thaionará 29/03/2022

Perplexa
Não se enganem pela capa, eu pensei que era uma coisa e acabei lendo algo totalmente diferente do que eu jamais li.
É insano
Eu não consigo dizer o que tô sentindo em palavras nesse momento. Mas acho que entendi, acho que assim como a Agnes, mas é bizarro demais pra eu conseguir expressar algo além disso.
Enfim
Não é romance. É tudo o que eu posso dizer.

steph (@devaneiosdepapel) 23/08/2015

Nada - Janne Teller
Nada, da autora dinamarquesa Janne Teller, me conquistou pela capa. Adquiri o ebook sem nem ter lido a sinopse, só porque achei a arte incrível e muito tocante. Ao ler sobre o que se tratava, me interessei ainda mais. Mas eu realmente não esperava encontrar o que encontrei neste pequeno, mas poderoso livro.

A história é narrada em primeira pessoa por Agnes, uma menina que faz parte do grupo de pré-adolescentes da classe de Pierre Anthon. Como o livro é curto, a autora não se aprofunda muito nos detalhes sobre cada personagem, e nossa narradora apenas cita os fatos que ela julga importante sobre as outras crianças envolvidas. Sabemos que são colegas de escola e que todos ficam muito incomodados com o que Pierre Anthon afirma; e isso os motiva a criar a tal Pilha de Significados.

O livro começa simples, sem grandes acontecimentos. As frases ditas por Pierre Anthon são o ponto alto do início da história. Aos poucos, o enredo toma um rumo um tanto quanto inesperado, e começamos a nos perguntar aonde aquilo tudo vai dar. É difícil acreditar que certas atitudes estão partindo de pessoas com menos de 15 anos... É tanta perversidade, tanta frieza, que é impossível ficarmos alheios à isso. Nos sentimos cúmplices de tudo.

A autora nos provoca o tempo todo. Usa dos pensamentos e frases ácidas de Pierre Anthon para nos fazer refletir sobre o sentido da vida, o significado de tudo e o que realmente importa. Me senti levando um belo tapa na cara em várias passagens da obra.

“Se viverem até 80 anos, terão dormido 30 anos, ido a escola e feito deveres de casa por 4 anos e trabalhado quase 14 anos. Como já passaram mais de 6 anos sendo crianças e brincando, a ainda passarão 12 anos limpando, fazendo comida e cuidando dos filhos, sobrarão no máximo 9 anos para viver.”

Não posso falar muito da minha opinião sobre os acontecimentos para não soltar spoilers, mas acredito que tudo piora de verdade a partir do momento em que os amigos começam a pedir uns aos outros aquilo que tenha um significado além do material. Se pararmos para pensar, estas coisas são as mais valiosas.

Não me lembro da última vez que me choquei tanto ou que quis fechar os olhos para não ler uma cena de um livro. E isso aconteceu mais de uma vez em Nada. Desconforto é pouco para descrever o que esta obra vai te fazer sentir. Você ficará assustado, perturbado e incomodado. E eu acho que isso por si só já vale muito a pena.

Concluindo: Nada é um livro sobre a vida. O que importa? O que vale a pena? Quais são os limites que determinam o valor de algo? Essas e algumas questões sobre sanidade e inocência vão me assombrar por um bom tempo. Além de também ser uma história sobre vingança, persuasão e violência.

Tenho apenas um ponto negativo a destacar, que é o desenvolvimento do meio pro fim. Apesar de ser totalmente justificável, principalmente para dar “moral” à história, confesso ter achado um pouco surreal a maneira que a autora abordou o “encerramento” da Pilha de Significados. Mas acaba sendo válido para que o impacto seja ainda maior ao término da leitura.

site: http://www.devaneiosdepapel.com.br/2015/08/resenha-nada.html

Flora Airbender 28/07/2020

Livro para você ficar perturbado
A curiosa atitude de Pierre deixa Agnes (a narradora) e outros dezenove colegas de turma inquietos e com vontade de provar a ele o quanto ele está errado sobre o sentido das coisas. Desde o começo os adolescentes apresentam sinais de serem um tanto "perturbados" com tendência a violência e a obcessão. A pilha de significados começa com bugigangas deles e de vizinhos mas eles sentem que não é suficiente. A coisa segue uma ordem: um diz o que o outro deve entregar a pilha, então o que entrega escolhe quem será o próximo e o que deve entregar. Os primeiros a abrirem mão de algo de significado pessoal para a pilha entregam apenas objetos até que um começa a descontar no próximo a sua perda mandando que entregue algo absurdo e assim vai sucessivamente (um hamster, um caixão, dentre outros).

A mensagem filosófica da história passou longe, o que eu li foi uma novela de terror. Essa capa romântica não tem nada a ver com o enredo.

Durante toda a história os adolescentes agem de maneira sombria e os adultos nem percebem. Inclusive os pais de Pierre que apesar de serem citados não aparecem em nenhum momento para livrarem o filho daquela paranóia. O pior é que o livro deixa a entender que Pierre não fica o tempo todo na árvore, já que se passam meses, então é como se os pais dele simplesmente não se importassem.

Lá perto do final da história, acontecem umas coisas mais absurdas ainda que vão além da loucura dos jovens. Nesse ponto acho que a autora extrapolou.

O desfecho é marcante, porém previsível. Eu saquei o final assim que percebi o tom macabro do enredo.
Levei umas três horas ininterruptas para ler tudo, o que foi bom porque para mim livros muito "exóticos" precisam ser curtos. Apesar da esquisitice Nada me deixou pensando nele por um bom tempo por ser perturbador.

Hann.a barcellos 31/07/2020

Livro: NADA de Janne Teller
Phierre Anthon desafia sua turma 7A quando sai da sala gritando que não existe significado, desafiando seus colegas a lhe mostrar que o significado existe, e a única forma de mostrar que o significado existe é perdendo aquilo que importa.

George Luiz 05/08/2020

Pierre Anthon é uma criança que sobe em uma ameixeira e grita para todos que a vida não tem valor, nada tem importância. Os colegas de classe de Pierre se sentem incomodados e resolvem montar uma pilha de objetos com significados. Cada um faz sua contribuição do que realmente é significativo para si, e, com o tempo, esse monte de objetos aleatórios ganha um aspecto cada vez mais bizarro. Cabe agora os colegas de Pierre decidirem como fazer para tirarem ele da árvore, com o objetivo de mostrem que a vida tem vários significados.

Jams 07/08/2020

O que importa na vida?
Nada.

Esse livro foi realmente uma experiência, mas não sei dizer exatamente o que sentir ao longo da leitura. A narrativa é fluída, o livro é curto, mas seu conteúdo é bem bizarro.
O que começou uma filosofia irritante sobre as coisas que importam na vida, acaba em atitudes mórbidas, transtornadas.
Enquanto eu fazia essa leitura, a única coisa que pude concluir é que não sei se há significado ou se nada importa, mas creio que questionar tudo que vivemos pode nos levar a loucura.

Fadinha 11/08/2020

Nada
Pierre Anthon é um garoto do 7°ano que diz para seus colegas de turma que nada importa.
Incomodados com as falas de Pierre seus colegas decidem fazer uma pilha de significados que, ao longo da história, torna-se macabra.