Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

dai 14/06/2021

Leitura perturbadora que nos faz refletir
Primeiramente, não se engane pela capa: esse livro não aborda nenhum romance e nem sequer uma relação de amizade. Segundamente, se você é sensível, talvez não seja uma leitura adequada para você pois a escrita é bem crua e aborda alguns tópicos pesados.

Esse livro foi uma das leituras mais diferente que já fiz na vida. Não foi uma leitura prazerosa, não foi um livro que engoli em um dia. Apesar de conter poucas páginas, li aos poucos pois o que ele aborda não é tão fácil de ler assim. Acredito que esse livro será considerado polêmico para muitos.

Muitas partes do livro me causaram estranheza e me questionei o porquê, não conseguia ver sentido na pilha de significados. Mas acredito que objetivo da autora foi colocar para nos refletir sobre a vida, o que nós damos importância, como lidamos com ela e o mais importante: o que somos capazes de fazer para defender aquilo que acreditamos.

Aura 09/10/2020

O significado
Eu realmente estou perdida em algumas suposições que criei, mas é impressionante como esse livro faz a gente questionar certas coisas, será que realmente importa? Ou só é uma ilusão de importância?
Será que devemos procurar o significado ou talvez ele seja algo intrínseco a cada ser humano?
Me perco nas minhas próprias interpretações, pois sempre me pergunto sobre a importância das coisas, o que pode ou não ser relevante de vdd, porque algo pode ter tanto significado e no dia seguinte, por algo banal, se torna dispensável.
A história me fez pensar sobre a busca da felicidade, o que seria encontrar a felicidade? O que vale mais? Encontrá-la ou a trajetória feita até ela.
O sentido da vida talvez não esteja nas respostas, mas sim nas perguntas.
Poderia ficar aqui divagando por todas elas, mas tenho que falar o que achei do livro, e foi uma bela surpresa, a leitura é ótima, trás reflexões interessantes e até assustadoras, super indicaria à outras pessoas.
Vale a pena embarca nessa leitura curta e instigante.

P.s: Sobre o rumo da história ser tão macabro, acho que deviam se perguntar, realmente vocês se importaram tanto com isso?, nem tudo na vida é um mar de rosas, o ser humano é cruel não importa a idade, só precisa do significado pra se mostrar, ou melhor mostrar o pior deles mesmos.

Dear_poirot 05/07/2021

Romancinho bunitinho SQN
Gostaria de ver a face de quem comprou esse livro enganado pela capa pensando ser um romance kkk. Errrrou
Cheguei a esse livro por meio de um post onde pedi sugestões de livro para desgraçar a mente e este foi uma das sugestões.
Um belo soco no estômago com pitadas de macabrisse no meio do caminho.
Uma leitura rápida (li o livro em 2 dias) e viciante.
E te faz pensar bastante sobre significado. E se algumas verdades devem ser ditas ou não.

Edkarl 31/08/2020

Sobre tudo
Esse livro falando de nada, retrata quase tudo, não é de se entender, nem acho que deva ser, acho que é so pra gente ler e pensar nas coisas. Eu pensei demais sobre a vida, e achei engraçado e divertido, além de filosófico.

Jessica 16/07/2021

Você começa a morrer no instante em que nasce.
É um livro extremamente rápido de ser lido, mas não é digerido na mesma velocidade.
Um grupo de adolescentes tenta convencer um colega de que a vida tem significado e nessa busca, as coisas saem COMPLETAMENTE do controle. O ideal do grupo é construir um pilha de significados, dessa forma Pierre (o colega crente de que viver não tem significado algum e de que nada importa), seria convencido e pararia de gritar aos quatro ventos de que tudo o que faziam era uma grande bobagem.
Infelizmente, no livro fica muito claro o quanto o desejo por vencer o colega se transforma em loucura e a história toma um tom mórbido e grotesco.
É uma história macabra, que traz a tona as partes mais cruéis e desumanas em uma pessoa.

"Choramos porque havíamos perdido algo e ganhado algo. E porque perder doía tanto quanto ganhar. E porque sabíamos o que havíamos perdido, mas ainda não conseguíamos pôr em palavras o que havíamos ganhado."

Luque_Aqui 10/12/2020

#Nada
Não tenho Nada para falar desse livro, fim.

Brincadeiras a parte, essa é uma leitura muito fora da caixinha, eu comecei ler e do nada foi tomando uma proporção tão absurda que tive que reler partes pra entender. Sério, acontece coisas cabulosas e bizarras. ?
Mas depois de terminar o livro, você se questiona sobre muitas coisas e cada um vai tirar suas próprias lições dele.
Nada fala de tudo, mas tudo também não significa nada.

Leia e tire suas próprias conclusões.

Nathaliacostad 08/07/2021

Nada
Com um capa completamente sem relação com a história, um menino percebe que a vida não tem sentido e resolve passar seus dias em cima de uma árvore.

O livro se inicia com um grupo de alunos de uma escola tentando provar para esse colega que a vida não é um monte de "nada" e resolve iniciar uma pilha de objetos que contenham significados. Entretanto, o que começa como uma ideia boa se torna macabra, egocêntrica e vingativa. As crianças se mostram cada vez mais sádicas e, enlouquecidas, cometem algo inimaginável no fim, sem mostrarem nenhum tipo de remorso.

Thaisa 26/02/2020

Apesar deste livro ser (infelizmente) pouquíssimo conhecido, ele me apareceu no momento certo - e me acertou com toda a força.
Num belo dia, em uma pequena escola na Dinamarca, Pierre Anthon percebeu que nada mais importava. Sua descoberta atinge todos os seus jovens amigos, que começam a missão de tentar provar, tanto para Anthon quanto para eles mesmos, que a vida tem, sim, significado. E como eles farão isso? Reunindo aquilo de mais importante pra cada um deles...
Será o suficiente?
Esta história é dolorida e ganha proporções tão gigantescas que, ao terminar a leitura, eu nem sabia como me sentir. Janne Teller faz com que nós repensemos a vida, nossos medos, traumas e dores e, principalmente, a questão: "o que é existir? E qual a importância disso?". Só o leitor poderá encontrar a resposta dentro de si mesmo... Ou não.

"Que significado tinha a primavera se logo o outono chegaria e o tudo que brotava simplesmente murcharia e morreria? Como podíamos nos sentir felizes com as árvores brotando, com os estorninhos regressando ou com a crescente altura do sol no céu a cada dia que passava? Logo tudo se inverteria e seguiria o rumo oposto até voltar à escuridão e ao frio, quando não haveria flor nem folhas nas árvores. A primavera só nos lembrava de que em breve nós também desapareceríamos."

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Youko 09/03/2020

Perturbador
Sinceramente, minhas expectativas para esta leitura não eram muito altas, mas ela me surpreendeu. "Nada" foi um livro que eu pouco sabia sobre, além de ser um livro "bizarramente louco", e é o que ele é. Mas a loucura deste livro é muito bem desenvolvida pela autora, que segue uma linha reta no relato da personagem, sem subtramas que possam tirar a atenção do foco central da estória.
A autora possui uma escrita imersiva e inocente, que condiz com a personagem narradora. Foi algo interessante, principalmente numa cena em que o medo predominava a mente dela, e a autora conseguiu muito bem descrever isso.
Não acho que "Nada" seja o melhor livro do mundo, mas tem um enredo envolvente e bem construído. Adoraria ver uma adaptação para série desta estória, e fico na esperança por alguém, um dia, ter essa ideia.
"Nada" é uma ótima leitura para refletir sobre o real significado das coisas e a que custo ele deve ser conquistado, mas acredito que seja uma leitura pesada demais para ser feita num dia só, apesar do livro ser bem curtinho.

vica_cavalcante 21/01/2022

muito bom!!!
não consigo descrever o sentimento que eu to sentindo depois de ler esse livro. comecei achando que era um romance, mas fui surpreendida.
esse livro trouxe muitas reflexões, sentimentos e emoções, muito bom! muito bizarro desenvolvimento dos personagens e a evolução da estória, não esperava por esse final.

Samaly 19/07/2020

Uma bela porcaria.
No início estava achando um máximo, me identificava com o garoto da árvore e etc mas depois dos 50% as coisas começaram a piorar e piorar até que não aguentei mais ler e quase abandonei a leitura várias vezes, esse livro é horrível não importa quantas frases reflexiveis teve, não importa o quanto ele quis chocar e mostrar sua mensagem é apenas medonho e desnecessário, se você quiser ler, assuma o risco, talvez se encante mas, para mim apenas foi uma obra pesada construída porcamente, com personagem doentes que destruíram a si próprios pela imaturidade e incapacidade de raciocinarem direito.
Rafa P. 03/08/2020minha estante
Também achei isso. O livro tenta abordar questões profundas e filosóficas, mas fica só na superficie. Sem contar as varias passagens macabras e desnecessárias.

Sofia136 25/07/2020

Um livro chocante que nos faz refletir
Pra começar, eu preciso dizer que comecei esse livro por indicações da beatriz paludetto e da vica ( sinceramente não comecei com muitas expectativas, queria um livro curtinho pra ler em um dia).Achava que ia ser um livro diferente sim, mas não esperava o tanto de sentimentos que desenvolvi ao longo do enredo. O livro fala sobre um estudante que no primeiro dia de aula resolve sair do colégio e desistir da vida, mais ou menos. O garoto fala pra todos que a vida não tem sentido e que nada importa, assim, os colegas se juntam para tentar mostrar o sentido das coisas pra ele. Porém tudo toda uma dimensão que foge o esperado.

Esse livro foi importante pra mim, especialmente agora com a pandemia e a quarentena, porque me fez refletir sobre o significado e o propósito das coisas. As vezes, queremos que tudo tenha um fim muito maior e único quando na verdade o significado mora nos detalhes. Eu super recomendo esse livro e acho que quem abrir o peito para receber a história vai se surpreender!! Ps : Contém conteúdo sensível

Kasper 16/04/2023

Comecei o livro muito pela curiosidade de entender porque o livro tinha sido banido em alguns países da Europa, mas honestamente, poderia ter vivido tranquilamente sem saber

0_jvsj_0 11/08/2023

Nunca tinha lido algo parecido. História muito cativante. Adorei ler do começo ao fim. Recomendo demais.