Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

Felipe414 26/08/2020

nada mesmo
ouvi falar desse livro algumas vezes como um livro profundo e talvez tenha sido pra alguém em algum momento mas pra mim não foi nada, nada mesmo, o que chega a ser irônico.
eu acho a premissa boa, eu acho que pode sim ser tirado algo a partir daí mas foi tudo longe demais e talvez, só talvez isso tenha uma explicação mas pra mim não faz sentido. não gostei do rumo da história, não gostei do meio e muito menos do final. o começo, a única coisa que dá pra considerar aqui foi realmente a única coisa boa desse livro.

LuhHul 05/11/2020

Se você quer ler um livro fofo e com romance, esse não é o livro, apesar da capa indicar isso.
Comecei a ler achando que fosse fofo, mas não, é até bastante pesado em algumas partes.
Apesar de não condizer com a capa, é um livro muito bom, curtinho, vale a pena.

Julia1370 07/12/2020

Nada ??
Esse livro que comecei a ler super despretenciosamente me pegou de uma forma que eu não esperava! Me fez pensar em como, as vezes estamos tão perdidos, tão sem rumo, que qualquer lugar que olhamos nos chama a atenção. E ficamos tão desesperados para SENTIR alguma coisa, qualquer coisa, que chegamos ao extremo, vendemos nossa moral, nossa índole, nossa fé, e até mesmo a nossa alma. E pra que?
pra nada. Ainda reflexiva sobre essa leitura...

null 16/01/2021

Não recomendo para todo mundo, foi um livro que me deixou bem incomodada como as coisas estavam acontecendo. É bizarro esse livro eu ia lendo e tentando entender se tinha um maior significado naquilo e se realmente estava acontecendo ou se era apenas o que a personagem estava vendo, se tinha algum transtorno psicológico, acontece tanta coisa até pesadas envolvendo várias crianças que eu fiquei pensando impossível nenhum deles cai por si que aquilo já tinha passado dos limites e que contaria para algum adulto e não aconteceu e fora que quando foi descoberto ninguém sofreu nenhuma punição por aquilo parece seila, achei bem estranho, sei que tem o significado das coisas e o que importa para vc e até onde vai ... Então não sei se peguei tanto o que autora quis passar mas me deixou muito pensativa sobre o que acontece e se eu entendi certo parecia que foi algo bem mais aceito como se fosse "ah peguei a borracha do coleguinha na escola " sendo que é mega pesado os acontecimentos e nada aceito pela sociedade

Bibi 27/01/2021

Sensacional
Esse livro me traumatizou demais, porém a história é muito incrível, a leitura é muito gostosa e os personagens são muito bem elaborados. Um dos melhores livros que eu ja li.

Keren5 27/01/2021

não acredito que finalmente encontrei o nome desse livro!!
Quando li esse livro eu deveria ter uns 15/16 anos. Lembro de ter pensado que era um romance clichê, lembro de ter lido no celular e lembro de ter lido ele em uma madrugada. Pois é, fiquei traumatizada! Lembro de ler o livro e pensar "preciso parar de ler isso, meu Deus", mas não conseguia parar pq a leitura é muito envolvente. Lembro com detalhes os horrores de algumas cenas, lembro que fiquei pensando nesse livro por muitos dias e lembro de não ter conseguido dormir em alguns... Já faz um tempo que procuro o nome desse livro pq os anos passaram e eu simplesmente esqueci. Queria saber se as pessoas tiveram a mesma sensação que eu tive quando li e acho que tiveram. Essa leitura é um misto de sentimentos, choca muito por serem crianças em situações extremante desumanas, porém, foi um livro que gostei muito de ter lido e recomendo pra quem gosta de leitura desse tipo.

Vick 19/02/2021

O significado de tudo e de nada ao mesmo tempo
O livro "Nada" propicia momentos de reflexão ao leitor, tendo uma narrativa bem construída, uma trama envolvente e personagens ótimos.

Recomendo o livro com toda certeza, além de ser bem curtinho é uma leitura agradável e que te faz pensar muito sobre o significado de tudo que fazemos em nosso cotidiano, o personagem Pierre Anthon é o melhor do livro todo, amei, amei, amei!!!

Lari 24/06/2022

Tudo, Nada e Significados.
Onde nada nessa história faz muito sentido ao mesmo tempo que faz todo o sentido. Ele te deixa no extremo das situações, com grandes questionamentos, sentimentos mechidos, um total choque e uma grande impacto depois de tudo o que você leu. ?

Janne Teller nós faz desmembrar a palavra 'significado' até ela perder o seu sentido, até perder o seu significado. Ora, que ironia, não é? Até onde as coisas tem significado? Até onde você ira por elas? Sera mesmo que essas coisas que você acha tão importantes e significativas pra você realmente são verdadeiras. O quão chocado você ficaria se descobrisse que vendeu seus importantes significados e princípios por preços tão baixos e chulos. Para entender melhor e desmembrar cada uma dessas perguntas, basta ler esse livro e se permitir refletir junto a essa turminha do 7°A e o que são os significados da vida.

Steph.Lopes 24/06/2022

Não sei o que dizer
Comecei a ler o livro com a seguinte sinopse "é um livro bem diferente, só leia". E assim, é bem diferente MESMO.

Eu achei que seria sobre outra coisa e me surpreendeu muito. Fiquei confusa com o Pierre e as coisas que ele falava, fiquei surpresa com as crianças e o comportamento delas e mais ainda com a sociedade.

Acredito que seja possível fazer uma reflexão com esse livro mas assim... Eu só fiquei sem reação e não conseguia parar de ler
Branca 30/08/2022minha estante
Idem

Enso 15/05/2021

Olha, ainda estou processando...
Como descrever esse livro? Sinceramente cada um irá descrever de um jeito... Assustador? Genial? Necessário?
Isso só vai depender de você, porém na minha opinião por ser um livro curto essa obra se trata mais de uma reflexão do que uma história, cheio de significados (ou não) esse livro pode levar a horas de uma pauta que no fim será subjetiva a cada um que o interpretar...
Tudo isso para chegar a conclusão de que você deve dar o seu devido significado às coisas que merecem ser devidamente significadas.

(Gostei, leitura curta e fluída, recomendo demais...)

nomundodesalem 02/06/2021

Resenha por @nomundodesalem
#ResenhadaSalem⁣

Nada // Janne Teller // 128 Páginas // 4,0 ⭐⁣

🌳⁣

Certo dia, Pierre Anthon, um dinamarquês estudante do sétimo ano tem um surto e passa a dizer que nada importa. Desde então Pierre abandona a sala de aula e passa a viver seus dias nos galhos de uma ameixeira e todo dia na ida e na volta de seus colegas a escola ele tenta⁣
os convencer de que nada da vida importa, e ele faz isso jogando ameixas em seus colegas.⁣

Os colegas cansados de não conseguir fazer Pierre desistir e descer da árvore, começam fazer uma pilha de objetos que significam muito para cada um deles na forma de persuadir Pierre e mostrar o quão errado ele está.⁣

O problema é que a pilha que começou com algo simples acaba por cada vez ficar mais sombria e acaba saindo do controle e vira um competição macabra.⁣

🌳⁣

"Morrer é fácil porque a morte não tem sentido. E a morte não tem sentido porque a vida também não tem."⁣

Pois esse livro você pode julgar pela capa, já que ao olhar a capa você pensa que o livro se trata de um romance, mas de romance ele não tem nada.⁣
E mesmo lendo a sinopse o livro não parecer ser tão bizarro como ele realmente é, e falo isso pois foi o primeiro livro que li que algumas cenas me fizeram ter nojo o suficiente para ficar enjoada ao ponto de querer ⁣
botar tudo para fora.⁣

É um livro que precisa ter estômago e cabeça para entender o que a autora quer dizer com ele, comigo funcionou muito bem e por incrível que pareça me prendeu muito, mas muito mesmo.⁣
Sim, talvez possua algumas pontas soltas, questões de como: Se o Pierre achava que nada importava por que ele acabava se importando tanto em que as pessoas se importavam? Como é que se passaram 4 mêses e ele ainda estava lá na ameixeira? E os pais dele, que não viram e nem se importaram que o menino não estava mais na escola?⁣
Fica aí uns questionamentos. ⁣
O que mais gostei foi que a autora conseguiu me passar que o significado da coisas é totalmente relativo.⁣

Foi um livro que eu não achava que seria tudo isso mas no final acabou sendo ótimo para se pensar em várias coisas.⁣
Indico demais a leitura⁣

Um beijo, Salem 🧙🏻‍♀️

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Sil 11/08/2022

Nada... que é tudo
Nada é um nome bem estranho para um livro, né? Apesar do nome e da capa eu estava curiosa para ler este livro há alguns anos. Mais precisamente quando eu vi uma resenha dele no blog da Ana, Roendo Livros, e achei a premissa bem interessante. Recentemente descobri que ele está disponível no Kindle Unlimited e achei interessante ler, ainda mais por ele ser um livro bem curtinho e exatamente aquilo que eu estava precisando.

Pierre Anthon está no sétimo ano e um dia, sem mais nem menos, diz que nada faz sentido nessa vida, nesse mundo. Ele expressou isso em alto e bom som na sala de aula e acabou assustando todos os seus colegas que ao longo dos dias passaram a lidar com as frases de impacto de Pierre no caminho da escola enquanto ele ficava sentado em uma ameixeira. Afinal, o que realmente faz sentido nessa vida, né?

Seus colegas se juntam para elaborar um plano que convença Pierre de algo vale a pena na vida, que as coisas importam e assim tê-lo de volta na escola e de boca calada para as coisas que ele fala. Eles decidem que cada um dará algo de sua vida que importa, que tem um significado. Uma bicicleta, um sapato novo, uma vara de pescar, e por aí vai. Entretanto aqui começa algo que eu não estava esperando mesmo nessa história: Alguém precisa dar seu hamster de estimação aos prantos, outra precisa desenterrar o próprio irmão e a coisa vai piorando cada vez mais, com a pilha de significados crescendo e eles acreditando que isso irá convencer Pierre a entender que as coisas significam, afinal todos deram algo importante de si por essa causa.

Este livro é extremamente difícil de ler quando as coisas começam a passar dos limites e eu não digo isso por ficar ruim, mas sim por ele causar desconforto. Este livro começa despretensioso, mas se torna cruel, agressivo até. Nada ali é previsível, chega um ponto da história que podemos esperar qualquer coisa e mesmo tempo não queremos que mais nada aconteça, pois já foi o suficiente. Nós começamos a entender o lado de Pierre, concordamos com ele, porque nada daquilo parece significar algo como deveria significar.

Essa é uma leitura rápida, mas que faz com que fiquemos pensando nela por um bom tempo. Digerir tudo o que aconteceu, as conclusões e o impacto dela em nossa própria vida leva uns dias e, particularmente, acredito que para mim ela sempre vai surgir em mente quando eu precisar pensar em algo que tenha significado em minha vida e na vidas das pessoas que são próximas à mim.

De todo mais há algumas semelhanças interessante com O Senhor das Moscas, acredito que por termos crianças "no comando" de uma situação em que esperamos que seja resolvida por adultos para não sair do controle. O que, claro, não acontece como no clássico que já falei aqui no blog anteriormente. Acredito que é uma leitura que não irá agradar a todos os leitores, mas ainda assim irá causar reflexão de alguma forma.

site: https://www.kzmirobooks.com/2021/10/nada-por-janne-teller.html