Doutor Sono

Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Ramixin 12/01/2024

Doutor xoninho zzzzzz...
Stephen king clássico neh.. personagens humanos agindo com o paranormal, desenvolve demais e isso é muito bom.
Eu vi o filme primeiro e agr quero rever, mas pelo q lembro nem se compara a isso aq, o jeito q o king deu uma importância maior a outros personagens tipo a familia da abra e ao billy é absurdo, coisa q o filme num fez

shes_heavy 11/01/2024

Um ótimo e desnecessário livro!
Na continuação do O iluminado, é difícil comentar a respeito da necessidade, mas diria que king fez uma devida continuação. Não é o que eu chamaria de refinado, tem seus cliches à king(principalmente em relação aos vilões), mas tem seu propósito, principalmente quando se tem em mente a relação da vida do autor com o clássico e o tempo passado desde então. Particularmente enxergo um certo motivo da sua existência(além de uma nova personagem que eu torço muito pra que volte futuramente!).

Fernanda 11/01/2024

Continuações amaldiçoadas
Quando descobri do que se tratava Doutor sono fiquei tão animada que até esqueci que às vezes continuações são amaldiçoadas. Mas, uma situação no decorrer do livro me fez lembrar o porquê de continuações serem tão temidas.
Gostei MUITO do livro, cheguei a pensar várias vezes que acharia melhor que O iluminado, mas ele não é. O ritmo é diferente, ele é bem mais empolgante e fácil de se consumir. Achei que o início/meio foram bem eletrizantes, mas que no final deu uma esfrida. Teve um pseudo plot na história que ficou bem avulso e sem necessidade aparente, mas relevamos. No geral, é um bom livro.

Leonardo1217 10/01/2024

Boa para primeira do ano!
Impossível não comparar com o primeiro livro? achei a história um pouco viajada, não senti que estava no universo de O Iluminado. Mas de qualquer forma, é uma bela história e que mata muitas curiosidades do que aconteceu com o nosso velhinho. Vale a pena ler, principalmente pela escrita impecável de King

Bruna.Letteriello 07/01/2024

Amei
O que eu mais amei nessa leitura foi a construção/evolução do personagem principal. Terminei o livro emocionada!

Liv 04/01/2024

Bizarro e dramático na medida certa
Stephen King não erra uma. O livro é totalmente bem desenvolvido e não deixa pontas soltas, o que foi surpreendente se pensarmos na quantidade absurda de informações e histórias entrelaçadas ao longo do livro.

Doutor Sono trouxe de volta a história do Danny 30 anos mais tarde e com uma bagagem de traumas que ele aprende a superar no decorrer dos anos.

O livro não tem o TERROR PSICOLÓGICO e CLAUSTROFÓBICO de Iluminado, mas tem a medida certa de suspense, bizarrice e drama (especialmente familiar) que só o King consegue proporcionar.

Definitivamente está no meu top SUSPENSES FAVORITOS (principalmente por ser de fato imprevisível e não ter personagens burros)

(P.S.: O instituto do Stephen é outro livro que aborda esse assunto de Telepatia, Telecinese e crianças geniais. Definitivamente é possível crer que ele é um universo paralelo de Doutor Sono)

Cecy Jarske 03/01/2024

Doutor Sono
Comecei o ano de 2024 muito bem acompanhada. Que leitura deliciosa! Foi muito bacana acompanhar todo o desenvolvimento de Dan Torrance em Doutor Sono. A sequência veio para completar brilhantemente a duologia...

Vale a pena a leitura! Até breve, King!

@flaviamaris06 30/12/2023

?A mente era um quadro-negro. E a bebida,o apagador.?
Doutor Sono foi a continuação de O Iluminado, muitos anos depois, já tinha a impressão que esse livro não ia me decepcionar e adorei a história.Em Doutor Sono temos Daniel Torrance, agora um homem adulto, e assim como o pai, em sua própria jornada pela sobriedade, porém o que difere os dois é que Dan reconhece a vida que está vivendo e procura ajuda.?A mente era um quadro-negro. E a bebida,o apagador.?

Daniel, chamado Danny em O Iluminado, e agora de Dan, encontrou no álcool uma fonte para estar silenciando a mente dos pensamentos dos outros, de fantasmas e visões. Ao ler isso no início de Doutor Sono, confesso que fiquei bastante decepcionada, pois para mim, ver que o personagem sabia como o pai era e como foi a história dele com o álcool, não esperava que ele também fosse em algum momento da sua vida se tornar um alcoólatra. Porém essa é uma reflexão muito interessante, pois quantas vezes mais vemos esse ciclo se repetindo em várias famílias?

Em Doutor Sono, Stephen King apresenta uma história diferente de O Iluminado. Enquanto no primeiro livro Danny está enfrentando fantasmas em um hotel maligno, nesta continuação os inimigos de Dan são pessoas vivas e reais, porém ainda mais cruéis do que o Overlook, se utilizando principalmente de crianças.
?A América era um organismo vivo, as artérias eram as rodovias, e o Verdadeiro Nó corria por elas como um vírus silencioso.?

Os vilões de Doutor Sono são um grupo de pessoas chamado de Verdadeiro Nó. Ao longo do livro vamos conhecendo a organização e pequenos trechos relatam de onde eles vieram, são pessoas com habilidades especiais e que, matando e ?absorvendo a fumaça? de criancinhas iluminadas, como Dan foi, conseguem viver por muitos e muitos anos mantendo aparência jovem. Eles são liderados por uma mulher chamada de Rose, a Cartola, por sempre usar.
?Ela é a Rainha Bruxa do Castelo do Inferno.Brinque com ela, e ela vai comer você vivo.?

O foco de Doutor Sono divide-se tanto entre Dan quanto em uma dessas crianças iluminadas. Abra Stone é uma menina que, desde poucos meses de idade, assusta e impressiona seus pais com sua capacidade de enviar pensamentos,  ler mentes, prever acontecimentos e mover objetos. Abra também passa a se comunicar com Dan, que mora numa cidade próxima dela, através desses poderes.

O verdadeiro plot do livro vai demorando um pouco para ser formado. A primeira parte de Doutor Sono vai apresentando os personagens e suas andanças ao longo de anos, tendo vários saltos temporais e de locais nos Estados Unidos, indicando como que eles vão estar, em algum momento, convergindo em direção aos outros. Essa parte não é de modo algum chata. É bastante interessante ver como funciona o Verdadeiro Nó, como são os poderes de Abra e a personalidade dela se formando, e muito mais como é a luta do Dan contra o alcoolismo e para ele se encontrar no mundo, desde o andarilho alcoólatra até se tornar o Doutor Sono do título.

Quando a ação começa a acontecer no livro, ele fica muito mais eletrizante

É o ponto de Doutor Sono em que você não quer mais parar de ler, pois as coisas vão acontecendo em sequência, e toda a empatia que foi sendo criada pelos personagens faz seu coração disparar quando eles estão em perigo. Nesse ponto, Doutor Sono acaba sendo um livro com muito mais ação e muitos mais sustos do que o seu predecessor.

Doutor Sono foi uma continuação bem planejada, desenvolvida e construída, com uma evolução muito interessante de personagens, e excedeu bastante as minhas expectativas de leitura.

Dan foi muito bem desenvolvido durante o livro assim como Abra, foi muito bom saber o que aconteceu na vida de Dan depois dos acontecimentos de o iluminado e como os fantasmas dos passado ainda abalavam ele de certa forma, e a solução que ele achou para resolver isso, nesse livro conhecemos mais sobre o que é alguém iluminado e que existem pessoas mais ou menos iluminadas, foi muito interessante como Dan e Abra se conectaram, e como Abra lutou contra Rose, enganando ela, matando membros do Nó e atraindo eles pelo forte poder dela, os personagens são ótimos, a ambientação foi perfeita, basicamente foi uma leitura que eu na minha imaginação foi um filme, em que eu via as cenas desenvolvidas, fazia tempo que não tinha essa experiência, foi realmente uma continuação perfeita, para mim teve pontos mais interessante que o iluminado em si!
King sempre entrega!!!
Pedro 30/12/2023minha estante
Excelente resenha, Flávia!
Eu também achei Dr Sono um livro melhor escrito do que O Iluminado. Aliás, eu achei um dos livros mais bem escritos do King. Diferente de muitas obras do autor, esse livro não é prolixo. É uma leitura fluída e dinâmica.

@flaviamaris06 30/12/2023minha estante
Sim, até muito diferente que o iluminado em si, foi um dos meus preferidos do king

Bruno1107 30/12/2023

"Até que você durma"
Doutor Sono é um romance escrito pelo renomado mestre do terror Stephen King, e é um livro realmente muito bom.

O livro nos traz de volta Dan Torrance, 30 anos após os ocorridos do Hotel Overlook, de O Iluminado, o romance mais famoso do King. Dan, já adulto, se perde nas bebidas e nas drogas para se safar dos pensamentos sobre sua infância traumática. Além disso, Danny trabalha em um asilo para idosos, onde usa de seus poderes da iluminação para facilitar a morte dos idosos que já não estavam bem, como se fosse um leve sono. Ao longo do livro, Danny conhece Abra Stone, uma menina que também tinha o poder da iluminação. Com isso, os dois enfrentam um desafio: descobrir sobre o desaparecimento de crianças que havia assombrando a região.

Doutor Sono é outro livro muito bom do King, um livro ainda mais incrível para quem já era fã de O Iluminado. Ver Dan Torrance de volta e já adulto é muito reconfortante e interessante. Sou muito fã do King, e por isso gosto muito desse livro. Não preciso nem falar sobre a escrita do Mestre; despenso comentários. Simplesmente incrível. Mas agora, falando mais sobre a obra em si, a história, eu sinto que não é tão boa quando O Iluminado, por exemplo, mas ainda sim é uma ótima história. Há pessoas que acham esse o melhor romance do King, o que eu discordo, mas devemos concordar que é um livro de extrema qualidade. Um livro realmente muito bom. Ainda assim, a experiência do leitor será mil vezes melhor se ele já ter lido O Iluminado.

Davi.Dezan 29/12/2023

Mais uma obra Magnífica do Stephen King. ?Doutor Sono? vai abordar a continuação da vida de Danny Torrance, agora adulto, vivenciando as complicações e os traumas consequentes do hotel Overlook.

Dan conhece uma menina que nesse livro divide o protagonismo com o mesmo, Abra Stone. Abra possui o mesmo dom de Dan, entretanto de uma forma exageradamente ?iluminada?, conseguindo executar feitos incríveis ao decorrer do livro, tais quais o leitor ficará boquiaberto ao decorrer da experiência.

O livro, além de ser uma saborosa obra fictícia, nos confronta com um malefício social, o alcoolismo. Por conseguinte, de forma hereditária ou não, Dan vive momentos onde ele mesmo se condiz no fundo do poço, executando atos antiéticos, devido à sua dependência ao álcool.

?Doutor Sono? é uma obra ao nível de ?O Iluminado? e eu recomendo fortemente essa leitura para todos os fãs de King.

Selma 29/12/2023

A continuação que não sabíamos ser preciso, mas merecíamos
Quando eu comecei a ler O Iluminado (meu primeiro de Stephen King), eu nem sabia que tinha um livro continuação. Naquele momento eu nem me importava muito, só queria voltar ao Hotel Overlook que eu tinha começado a leitura quase cinco anos antes e não pude terminar na época. Quando finalmente acabei, entendi o porquê King quis voltar a essa história: o Danny ganha nosso coração, ele nos encanta, se torna amigo e a gente só quer o melhor pra ele.

Doutor Sono é a continuação que a gente merecia, com um enredo que não só complementa, mas acrescenta, inova, instiga e te faz terminar tendo a certeza que foi bem feito, que a gente precisava e que muita coisa de O Iluminado fica ainda melhor com esse segundo livro. Uma mescla de fantasia, terror psicológico, espíritos e ação (tem muita perseguição ao mesmo tempo!), agora sim me sinto pronta para me despedir de Dan Torrance e desejar o melhor a ele agora durante sua velhice, pronto para enfim curtir a vida com menos interferências por conta de sua iluminação.

Super recomendo!

Carol.Olsen 29/12/2023

Uma continuação à altura
Gostei bastante do livro, toda a narrativa do verdadeiro Nó é muito intrigante e nos dá a necessidade de ir descobrindo mais sobre essas pessoas.
Adorei também a relação entre o Dan e a Abra, e todos os personagens do livro me cativaram.
A vilã também é incrível.
Eu tirei 0,5 estrela porque por ser vários núcleos de personagens, eu demorei um pouco pra engrenar na história, o que não aconteceu em ?O Iluminado?, e pra mim esse segundo continua sendo melhor, mesmo que ele tenha sido publicado nos anos 70.
Apesar desse pontinho, recomendo demais!