Doutor Sono

Doutor Sono Stephen King
Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Diego1152 12/10/2020

Não comece a ler pensando que é, como dizem, uma continuação do O Iluminado.

Conta a história do que aconteceu a Danny Torrance anos depois do Hotel Overlook. Mas nada de terror ou suspense. Esse está mais para um romance policial.

Mesmo assim é surpreendente como os livros do Stephen King são simples e ainda assim não consigo parar de ler. Se vc também é fã. Esse deve ser o próximo da sua lista.

Flavio Assunção 27/09/2020

É muito difícil escrever uma resenha negativa de um livro quando ampla maioria dos fãs gostou. Até relutei um pouco ao escrever, mas não achei justo manter minha opinião. Acho que não seria saudável.

Stephen King mexeu com aquilo que na minha opinião deveria ter ficado quieto, no passado. Ao invés disso, trouxe à tona, décadas depois, Dan Torrance, do clássico "O Iluminado", em um livro que poderia ser vendido sem qualquer referência à história original.

"Doutor Sono" veio com a premissa de mostrar as consequências da tragédia do Hotel Overlook na vida do jovem garoto iluminado. E de fato, as principais 100 páginas são até muito interessantes, mostrando toda a desestruturação psicológica do personagem e o quão perdido está em uma vida difícil e miserável, saborando de trabalhos esporádicos e do alcoolismo herdado pelo seu pai, ao mesmo tempo em que luta para manter fechadas as caixas de terrores que sua mente iluminada abriga.

Paralelamente, somos apresentados a Abra, uma menina igualmente especial; e ao culto denominado Verdadeiro Nó, que se alimenta de crianças especiais. A menina em si é uma graça e a forma com que ela lida com a iluminação é intrigante e ao mesmo tempo fofa. O Verdadeiro Nó, bem, achei difícil de engolir dentro do contexto, do universo do livro "O Iluminado". Me pareceu até mesmo forçado, embora por vezes justificado.

A partir desse momento, o livro perde toda a essência e o propósito. Dan Torrance se torna um personagem sem graça, mas disposto a ajudar Abra, enquanto os momentos em que a narrativa passa para o Verdadeiro Nó é de uma chatice sem tamanho. Nesse livro, Stephen King está no auge da prolixidade e a história se enrola, se enrola, associada a descrições demasiadas e desnecessárias das rodovias americanas e de perseguições dignas de filmes Lado B. No último terço um jogo mental que me deu nos nervos.

Como sempre nos finais de SK - e posso falar isso pois já li mais de 30 livros do autor - ele consegue dar um desfecho nada satisfatório e absolutamente inverossímel. Não posso dar spoiler, mas parece que pra tudo as soluções são fáceis e rápidas.

Eu tive muita dificuldade de terminar esse livro, muita mesmo. Cheguei a ler IT em uma semana. "Doutor Sono" levou um ano. Como o próprio nome já diz, é de dar sono. Se o livro não fosse considerado uma continuação, teria largado na metade, mas como fã de "O Iluminado" precisei me forçar a finalizá-lo. No final das contas, poderia ter sido um livro aleatório do autor, sem qualquer referência ao anterior e com outro personagem que não Dan Torrance. Poderia ser a história da menina Abra. Em vez disso SK ressucitou algo que poderia ter ficado quietinho lá atrás.

Carol Morg 06/09/2022

"Na sua infância, de onde todos os demônios vieram velhinho"
Que livro incrívellll,sem palavras pra descrever tudo,quase tão melhor quanto o primeiro
O começo do livro foi com o pequeno Danny com o Dick, explicando sobre as coisas q ele iria precisar, e ele enfrenta finalmente seus fantasmas
Conforme vai lendo, da para se interessar mais sobre a Abra, e quão forte ela é, e em q momento esse Verdadeiro Nó e o Dan vão fazer parte da mesma história
E King conseguiu juntar essas três narrativas, três pessoas diferentes de um jeito PERFEITO
Tem muitaaa referência do Iluminado (obviamente né mas enfim) e é incrível lembrar do livro anterior e dos personagens e do que aconteceram com eles (Dick eu sempre vou te amar ?)
Tive muita raiva do Verdadeiro Nó, pelas coisas horríveis q fizeram, mas tive um pouco de pena tbm kkkkk
Abra é uma menina com uma personalidade muito forte,as vezes esquecia q ela tinha apenas 14 anos kkkkkk
E o Dan, meu eterno velhinho foi um personagem com um desenvolvimento gigante,ele enfrentou o mal do alcoolismo, pagou sua dívida (quem leu, entendeu) e finalmente conseguiu uma vida feliz com sua melhor amiga

(Spoiler) e conseguiu ver seu pai pela última vez "Ele ergueu a própria mão á boca e devolveu o beijo. Olhou mais um pouco o que restará de seu pai..."

Leiam por favor e fiquem com medo e esperem ansiosos para que os fantasmas do Overlook voltem?

Jean Silva 20/09/2023

É uma experiência peculiar ler Doutor Sono logo após de O Iluminado, apesar de ser uma continuação direta, Doutor Sono foi lançado muito tempo depois de O Iluminado, então é possível notar algumas diferenças no modo como o Stephen King conta as histórias. Sem falar que é muito boa ler em sequência, pois é possível perceber referências e aproximações com a primeira obra e que o autor não deixa tão explícito assim.

Além disso, uma coisa que deve ser dita é que a atmosfera desse livro é completamente diferente do anterior, enquanto o primeiro tem uma temática de suspense, horror e principalmente terror psicológico, esse aqui continua com o foco no terror mas de forma mais direta, os acontecimentos são mais reais e palpáveis, digamos que tem mais ação (em grande parte do livro).

Dito isso, eu gostei muito da história e da forma como o Stephen King resolveu continuar a vida do Danny, fiquei decepcionado no início por ele ter seguido um caminho semelhante ao do pai, mas durante o desenvolvimento as explicações para isso aparecem, e ele luta continuamente contra isso. Também adorei o arco envolvendo a Abra Stone e o Verdadeiro Nó, prendeu muito minha atenção. Os personagens que apareceram ao decorrer do livro também não deixaram a desejar, embora tenha sentido falta de mais explicações sobre eles no desfecho do livro.
Enfim, amei o livro, recomendo com certeza.
Dressa 22/09/2023minha estante
O final é o mesmo do filme?

Jean Silva 22/09/2023minha estante
Eu sei que o iluminado é completamente diferente do filme, inclusive o Stephen King odeia o filme. Mas Doutor Sono ainda não cheguei a assistir.

Pamella Letícia 03/08/2023

?Deus é um apreciador de coisas frágeis, e decora Seu observatório nublado com enfeites do mais puro vidro.?

Felipe_stabili 14/12/2020

Adorei
Na minha humilde opinião esse livro superou O Iluminado, me prendo muito mais a todos os personagens e amei a trama.
No início não estava gostando muito mas depois ficou incrível!
Amei Danny e Abra.
A evolução de Dan com duas questões é incrível ?

Taty 24/07/2021

Continuação de O Iluminado
Dica... Se ainda não leu O Iluminado pare e não leia este livro.
A continuação é tão boa, que no mínimo, deveria ser lido o primeiro.
Doutor Sono conta agora a história de Danny ou Dan.
Alcoólatra e ainda iluminado, Dan agora tem uma missão tão nobre quanto de Haloran... Ajudar e ser mentor de Abra.
Agora ele terá de protegê-la do VERDADEIRO NÓ, um grupo de "vampiros" que sobrevive inalando o vapor de pessoas (crianças) iluminadas... E quanto mais elas sofrem, mais puro é o vapor... ?.
Amei! Não são todos os livros de King que gosto, mas esse... É de tirar o fôlego!

lau 23/08/2020

LIVRÃO
Uma bela continuação de "O iluminado". O livro conta com mais um vilão incrível do King: O Verdadeiro Nó e sua líder Rose Cartola, que se alimentam de iluminação. Sem contar a nova personagem Abra, uma garota extremamente iluminada. Assim como Dick Hallorann ensinou a Danny o poder de sua iluminação, Danny mostrará a Abra. O terror não é tão presente nesse livro, mas mesmo assim, é uma obra prima

Deyv 01/10/2020

Não é tão terror assim.
Digo isso, mas não faz o livro ser ruim, só me deixou um pouco frustrado de praticamente não ter mais terror, entretanto, a história é muito boa, o Dan se torna um personagem ainda mais querido e passamos a conhecer mais dele, como eu queria no primeiro livro e conhecemos Abra, uma personagem que eu particularmente gostei demais, recomendo que leia esse livro, mas não espere tanto o terror, mas uma boa história.

Ella 13/10/2020

Eu não consegui me conectar muito com essa estória, então acabei dando três estrelas. O livro não é ruim, mas não me agradou.
Juu 13/10/2020minha estante
vc já leu O iluminado? eu li, mas também não consegui curtir mto o livro, não sei se os outros livros do King são assim, mas esse único que li até agora não me agradou. Fiquei surpresa pq a grande maioria exalta todos os livros dele, mas não consegui gostar ashasb

ju. 12/12/2021

"FEAR means: face everything and recover"
Ótimo livro. Apesar de não chegar nem perto da obra incrível que é "o iluminado", foi sinceramente muito bom acompanhar a história do Dan, descobrir oq houve com ele após o grande desastre overlook, e acompanhar seus traumas foi bastante reconfortante.
Eu simplesmente amei a forma como o alcoolismo foi abordado neste livro, de forma tão real e responsável, e isso, juntamente com a história e o apego que eu ja tinha pelo danny, para mim, foram a cereja do bolo.
Obviamente também amei conhecer a abra e acompanhar sua trajetória, junto com o dan ela teve vários diálogos de se aquecer o coração.
Por outro lado, achei que a leitura fluiu ZERO neste livro, por mais que a história seja boa e interessante, foi extremamente difícil para mim conseguir finalizar, quase cheguei a desistir.

Apesar de tudo, eu chorei, me irritei, me emocionei, e me entreti muito com a leitura, tenho certeza de que não é o melhor do king, mas se vc ja leu "o iluminado", acredito que valha a pena ler este.

Sthefany_ 09/04/2023

DOUTOR SONO
O Ilumindado é um dos meus livros favoritos,li em apenas dois dias,comecei a ler Doutor Sono,com muita expectativa,mas com receios,não achei a leitura tão fluida,eu também não tive muito tempo pra ler, demorei mais de um mês pra terminar,apesar que eu li outros livros,a narrativa é fascinante,muito bem desenvolvida,mas como eu falei não é fluida,pelos pra mim;acho que poderia ter abordado mais a história "Do verdadeiro nó";não achei esse livro assustador;eu fiquei um pouco atormentada após ler o iluminado;enfim;Doutor Sono é um livro ótimo;não queria ficar comparando mas acho que é inevitável,King é um ótimo escritor,a narrativa é bem interessante.
eu gostei do livro,só que estava com muitas expectativas,achei que seria algo mais assustador,claro que o livro é bem pesado,tem vários gatilhos.
Só acho que faltou mais terror.

Caio Timbó 09/04/2020

Nunca me arrependo de ler King
Sempre! Mesmo que esse livro não tenha a força de O Iluminado, ele tem seu valor. Ler sobre o drama do alcoolismo nos dois livros não torna o segundo repetitivo.

Suliany 21/09/2023

A continuação
King trás a história de Dan do Iluminado, agora um homem de meia idade que luta contra o alcoolismo e de Abra, uma menina iluminada que nem ele, na saga contra um grupo que sobrevive de vapor de crianças iluminadas, chamada o verdadeiro nó.

Boa história, mais tensa no final.