Doutor Sono

Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Nat goma 27/11/2022

Leitura cansativa
Eu particularmente gosto muito de O iluminado, porém a continuação me decepcionou. Livro lento, muitos assuntos que não contribuem para a história, partes sexuais DESNECESSÁRIAS. O livro é cansativo, a trama demora muito para começar pois ele fica voltando no passado dos personagens que foram apresentados no livro anterior.

Emi 12/04/2021

Como toda continuação, dá um medo de decepcionar um pouco devido ao enorme sucesso do primeiro livro. King tem uma imaginação muito grande, porque a história se desenrola de uma forma bem mais ampla e como sempre abordando os problemas pessoas que são os verdadeiros monstros. Fiquei surpreendidade uma forma boa, no começo é um pouco arrastado, mas do meio em diante não consegui parar de ler!

Tamara Mendes 07/09/2021

"A vida é uma roda que sempre volta para o mesmo lugar".
Em Doutor Sono continuação de O Iluminado, Dan Torrance não é mais o "velhinho" do Hotel Overlook, ele cresceu, embora o seu passado o acompanhe e está sempre vivo dentro dele. Dan se tornou um adulto problemático e alcoólatra, assim como seu pai, se tornou o que mais temia. Após anos de bebedeira para tentar esquecer seu passado e minimizar o poder da iluminação, Dan vai passando os anos de sua vida de cidade em cidade, de emprego em emprego, sempre quando passa dos limites no álcool é hora de mudar de emprego e consequentemente de cidade.

Após alguns anos Dan chega a cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o famoso "Doutor Sono".

Depois de anos sóbrio Dan se depara com a maior iluminação que ele já viu, vindo de uma garotinha chamada Abra Stone, após alguns poucos contatos com a garota durante sua primeira infância, eles ficam algum tempo sem se comunicar. Quando Abra está com uns 12 ela presencia através de sua iluminação o temido Verdadeiro Nó tomando vapor de um garoto, após essa descoberta tanto da identidade do verdadeiro Nó como da garota mais iluminada que eles já encontraram durante séculos inicia a partir desse momento uma batalha entre o bem e o mal.

# Nota Pessoal - É incrível como Stephen King depois de 30 anos continua essa história, comecei a ler o livro com muita expectativa e curiosidade para saber o que tinha acontecido depois do Overlook, e confesso que ADOREI. Os elementos sobrenaturais ficaram na minha percepção em segundo plano, o que destaca é como Dan dia após dia luta para sair do alcoolismo e do histórico de violência, em sua caminhada conhece pessoas incríveis, que o ajuda a crescer como pessoa e a superar seus medos e anseios, a forma como é descrita a conexão entre ele e Abra é fantástica.

Jailson 26/12/2022

Doutor sono
Doutor Sono é uma justa continuação para um dos livros mais famosos de Stephen King ?O Iluminado?, nesse livro entramos de cabeça no mundo sombrio e incrível de King com o retorno de Dan Torrance, agora adulto, tentando se recuperar dos fantasmas do passado e sendo assombrado pelos do presente como a recuperação do alcoolismo. O surgimento de novos e carismáticos personagens como a pequena Abra, e vilões que dão frio na espinha como Rose Cartola a líder do ?Verdadeiro Nó?.

Odailsonnnn 28/12/2020

"A vida era uma roda, seu único dever era girar, e ela sempre voltava ao ponto de partida.?

Amei ler a sequência de O iluminado e me arrisco a dizer q Doutor Sono passou na frente do primeiro livro em favoritismo haha.
Descobrir o q acontece com o Danny após todo o ocorrido no Overlock, tudo q ele passou durante esses anos, a sua vida de adulto já com o alcoolismo, a ligação com a Abby...
O Dan passou ser um dos meus personagens favoritos. No livro conhecemos novas pessoas como a Abra, seus pais, o Billy q tbm é um dos mais fofinhos na leitura, os vilões muito bem construídos como a Rose, o Corvo e todo o Verdadeiro Nó.
Gostei muito de ler essa Obra do King e recomendo muito pra quem já leu O iluminado.
Essa foi minha última leitura do ano e estou ansioso para os próximos livros do King.

Caio Timbó 09/04/2020

Nunca me arrependo de ler King
Sempre! Mesmo que esse livro não tenha a força de O Iluminado, ele tem seu valor. Ler sobre o drama do alcoolismo nos dois livros não torna o segundo repetitivo.

Lai 24/05/2022

Você Pode Dormir
A continuação do famoso O Iluminado atendeu altas expectativas, certamente.
Posso afirmar que engoli o livro em poucos dias, logo após ter terminado de ler o primeiro. Isso já responde se o livro é bom ou não. Então leia.
Trazendo mais detalhes, Danny é um dos meus personagens favoritos no mundo literário. Há essa simpatia, e isso me faz compreender a bagunça apresentada na sua vida. Por isso o amo, e aposto que você também vai amá-lo, e o mais importante: perdoá-lo.
Rose a Cartola e todos os outros do Verdadeiro Laço também são interessantes. Eu gosto muito da estética dela, da sua ousadia e pulso firme; como todos temem ela. A pequena Abra é adorável e essa trama realmente precisou dela.
É isso.

tabatatucat 22/03/2023

A melhor continuação possível para O Iluminado, realmente impresionante ver o desenvolvimento de Danny e a chegada de Abra. Mais uma obra prima do mestre King.

Cayo 08/01/2021

Uma continuação desnecessária.
Stephen King é o meu autor preferido, foi através dele que despertei o hábito pela leitura e pela escrita, mas antes de falar deste livro, me deixem contar uma pequena história.
Era meados de 2014, na época eu estava no ensino médio, mais precisamente no primeiro ano. Eu era um garoto arrogante e egoísta, que pouco se interessava pela literatura, porém, naquele mesmo ano houve a primeira Bienal do livro na cidade de Salgueiro-PE (cidade onde nasci e continuo a morar), e nós, estudantes da escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro (Eremsal) tivemos a honra de ir prestigiar esse evento. Eu não queria ir, mas quando os ônibus escolares chegaram algo me fez mudar de idéia, algo me dizia para subir os degraus daquele veículo, e foi exatamente isso que fiz.
Aquela sensação, Ah! aquela sensação! Todas aquelas estantes de editoras famosas, todos aqueles livros, me lembro perfeitamente que andava de um lado para outro, observando as pessoas puxarem e colocarem os livros de volta em suas prateleiras, foi quando aconteceu. Era um livro com uma capa estranha, aparentemente era uma mulher gritando e na parte de cima dele estava escrito "Joyland", o autor era um tal de Stephen King. Eu tinha trinta reais no bolso, mas o livro custava quarentena e pouco, fiquei triste, não queria correr o risco de perder aquele livro, foi quando uma mulher de meia idade, com os braços tatuados e óculos vermelho tocou no meu ombro e disse:
-Se você quiser, eu dou de presente para você.
Não me perguntem quem era aquela mulher, jamais há vi novamente, mas acabei voltando com o livro para casa e a partir daí minha vida mudou completamente.
Bom, agora que vocês sabem como a minha relação com o Stephen King começou, quero que entendem que não estou criticando a escrita do livro, o enredo ou os personagens (se bem que o Danny Torrance é uma pessoa desprezível), mas não vejo a menor necessidade de dar continuidade a obra O iluminado (1977), que ao meu ver, funciona como uma história fechada, bem estruturada e sem brechas para possíveis interpretações, ainda mais uma sequência tão monótona e arrastada como é Doutor Sono.
Mas enfim, já falei demais, é isso, não gostei e ponto final.

lucas 06/05/2021

não precisava...
a história do iluminado era uma que não precisava de uma continuação, o iluminado por si só ja foi incrivel, doutor sono é um bom livro mas não foi necessário

Josy 09/05/2022

Até que você durma...
Falar que o Stephen King é genial, é redundante, mas isso ainda me impressiona, mesmo já tendo alguns livros dele;
Existem detalhes, pontinhas soltas largadas na história, que, diferente de autores menos experientes ou geniais, sobram, deixam sempre uma pequena dúvida ou sensação de incompletude, porém não em Doutor Sono: aqui todas as pontas são muito bem amarradas, a história começa e termina em si.
Outra coisa impressionante é a dualidade: nosso protagonista e mocinho também tem seu lado obscuro e capaz de péssimas escolhas e atitudes; a vilã e antagonista, é cruel, vingativa e violenta mas faz de tudo pelo seu clã, sua família e sempre tenta protege-los a todo custo.
Além disso, o livro também é permeado pela triste realidade do alcoolismo, suas vítimas, as tristes consequencias pro adicto e pra família, com um "quê" autobiográfico, pois o próprio autor já foi alcoólatra e dependente químico.
É necessário falar que o livro "cola" na mente, hoje, dois dias depois de terminar a leitura, ainda penso nos personagens, suas aventuras, suas personalidades tão únicas e agradáveis os laços familiares que estão presentes em cada entrelinha. Danny Torrance criança e adulto, ébrio e sóbrio, amava seu pai em seus bons momentos e em seus momentos ruins também, foi preciso que uma sequência de infortúnios acontecesse pra que ele aceitasse e admitisse isso, o que é triste e bonito.
Espero que King tenha uma vida longa e escreva o livro de Abra adulta para seus fiéis leitores, eu entre eles.