Doutor Sono

Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

bibicortez 28/12/2021

Continuação do preferido
Quem me conhece sabe que meu autor preferido é o King e o livro dele que mais gosto é O iluminado. Então ter a chance depois de tantos anos do lançamento do original de poder ler a continuação é simplesmente incrível. Apesar do original ser insuperável, Doutor Sono fez jus ao O Iluminado. A relação de Dan e Abra aqueceu meu coração

Theo 18/02/2021

Uma viagem majestosa de volta ao Overlook (ou seus restos)
O Iluminado é um dos meus livros favoritos do Stephen (Misery em primeiro sempre) e eu assisti o filme e depois fui ler, e digo com todas a certeza do mundo, esse auto sabe fazer voce ficar preso na história; e quando a gente acha que acabou, chega Doutor Sono (que em alguns momentos o livro faz jus ao nome) ma nada que atrapalhe o clímax do livro e olha, é de tirar o chapéu (the Hat) ??

recomendo essa leitura e de seu antecessor (caso nao tenham lido) e ASSISTAM PELO AMOR DE DEUS o filme Doutor Sono, vocês vão amar demais ????
Camila.Oliveira 05/03/2021minha estante
????

Cayo 08/01/2021

Uma continuação desnecessária.
Stephen King é o meu autor preferido, foi através dele que despertei o hábito pela leitura e pela escrita, mas antes de falar deste livro, me deixem contar uma pequena história.
Era meados de 2014, na época eu estava no ensino médio, mais precisamente no primeiro ano. Eu era um garoto arrogante e egoísta, que pouco se interessava pela literatura, porém, naquele mesmo ano houve a primeira Bienal do livro na cidade de Salgueiro-PE (cidade onde nasci e continuo a morar), e nós, estudantes da escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro (Eremsal) tivemos a honra de ir prestigiar esse evento. Eu não queria ir, mas quando os ônibus escolares chegaram algo me fez mudar de idéia, algo me dizia para subir os degraus daquele veículo, e foi exatamente isso que fiz.
Aquela sensação, Ah! aquela sensação! Todas aquelas estantes de editoras famosas, todos aqueles livros, me lembro perfeitamente que andava de um lado para outro, observando as pessoas puxarem e colocarem os livros de volta em suas prateleiras, foi quando aconteceu. Era um livro com uma capa estranha, aparentemente era uma mulher gritando e na parte de cima dele estava escrito "Joyland", o autor era um tal de Stephen King. Eu tinha trinta reais no bolso, mas o livro custava quarentena e pouco, fiquei triste, não queria correr o risco de perder aquele livro, foi quando uma mulher de meia idade, com os braços tatuados e óculos vermelho tocou no meu ombro e disse:
-Se você quiser, eu dou de presente para você.
Não me perguntem quem era aquela mulher, jamais há vi novamente, mas acabei voltando com o livro para casa e a partir daí minha vida mudou completamente.
Bom, agora que vocês sabem como a minha relação com o Stephen King começou, quero que entendem que não estou criticando a escrita do livro, o enredo ou os personagens (se bem que o Danny Torrance é uma pessoa desprezível), mas não vejo a menor necessidade de dar continuidade a obra O iluminado (1977), que ao meu ver, funciona como uma história fechada, bem estruturada e sem brechas para possíveis interpretações, ainda mais uma sequência tão monótona e arrastada como é Doutor Sono.
Mas enfim, já falei demais, é isso, não gostei e ponto final.

JoYulli 15/11/2021

Finalidade
O livro se inicia logo após o final de o iluminado mostrando como Danny, o velhinho, Torrance ficou após sobreviver o hotel Overclock, bem depois de nos mostrar que é possível trancafiar nossos fantasmas, o livro da um salto no tempo e mostra Dan já adulto, vivendo o seu fundo do poço, bem ele se tornou alcoólatra assim como seu pai e seu avô e com tendências bem violentas. No fundo de seu poço ele perambula por uma cidade e outra, sua iluminação entorpecida pelo álcool mas ao parar em uma cidade ele encontra um mentor para sua libertação. Porém em uma noite uma bebê se apresenta telepaticamente para Dan e ele só fica sabendo o seu nome Abra, e fica aquela sensação de que uma hora ela vai precisa dele. Não vou contar mais pq senão vou dar um monte de spoiler lá é um daqueles livros que vc não consegue não contar tudo. Mas assim como favoritei o iluminado, dr sono também vai entrar pra lista. O desdobrar dos acontecimentos abrem nossa mente para a família do Jack. E fecha portas que nem lembrávamos que estavam abertas. Dr. Sono é mais uma obra do King que encerra ciclos e deixa um quentinho no coração. Até suas partes lentas são de uma importância grande para a composição do panorama total.

JORGE387 28/04/2023

Uma das melhores continuações que já li
Stephen King, o mestre desse tipo de gênero literário, não escreveu este livro apenas para dar um final para a incrível história de “O Iluminado”, ele realmente tinha uma incrível história para ser contada, e a contou, com maestria, como sempre.
King é muito bom em contar algo inacreditável e sobrenatural de uma forma tão crível que é impossível não toma-la por real. Como um contador de histórias em uma roda de ouvintes consegue captar a atenção do leitor do modo perspicaz que só ele consegue, com pequenos jogos de palavras que levam a ler apenas mais uma página e mais uma e outra e outra, até que sejamos engolidos pela trama tornando impossível largar o livro de lado.

O nome do livro “Dr. Sono”. Tem um motivo muito legal e especial por trás esse título, é interessante que o leitor descubra isso sozinho, pois tem total ligação com a iluminação de Dan, e das pessoas que ele pode ajudar, em um momento em que ninguém mais pode.

Resumindo, uma das melhores continuações que já li. Para quem já leu O iluminado, não pode deixar de ler esse livro porque uma história completa a outra.

Nicoli.Oliveira 14/06/2021

perfeito, incrível e surpreendente
para todos aqueles que tem medo das continuações estragarem o encanto do primeiro livro, não tenham e por favor, leiam doutor sono.
a forma como o king transformou a história de Danny Torrance em uma jornada incrível de ser acompanhada é simplesmente viciante, apaixonante, ele se tornou um personagem que a gente ama, começa odiar, mas logo o ódio se transforma em amor novamente, pois vemos o quanto ele é humano e humanos erram e podem sim se transformar!
ele não tinha mais nada, então de que adiantava levar uma vida tranquila? mas graças ao nosso querido escritor, podemos ver que a vida nos leva pro caminho certo se abrirmos os olhos e confiarmos nos nossos instintos e foi o que nosso Danny fez, dessa forma conseguiu ver a luz lá no fim do túnel, todos temos um motivo e um porque para continuarmos firmes e aguentar nossos monstros interiores, seja calmo e paciente, um dia de cada vez e assim você vai conseguir ver a beleza na vida e ser feliz!
e quem sabe você ganhe uma Abra na sua vida? hahaha, olha eu ia amar, que garotinha fascinante! ?

Mai 09/12/2021

A escrita é boa, a história de Dan também. Mas não me prendeu nada nem sei como consegui terminar esse livro

Paty 28/03/2020

O que aconteceu com Dan?
Aposto que se você leu O iluminado, se perguntou a mesma coisa depois que acabou de ler. E felizmente, Stephen King veio com a resposta em Doutor Sono.

O livro nos mostra como os acontecimentos do Overlook atingiu Dan - e ainda o atinge -, seu vício, seus problemas com a carreira profissional. Dessa vez, sendo um cenário muito mais amplo.

Dan finalmente se encaixa em um emprego, depois de lutar tanto com seu "monstro interior": em um asilo. Pode parecer um emprego não muito cobiçado, mas é o emprego perfeito para o iluminado.

Rotulado como "O doutor Sono", é responsável por aliviar o momento da morte das pessoas do asilo, sendo avisado por um gatinho que sempre os visitava quando estavam prestes a morrer.

Porém, a vida não seria um mar de rosas dali pra frente como pensou, na verdade, Dan se surpreende ao notar a presença de outro iluminado, que não demora muito para deixar o primeiro recado para ele.

Abra é uma garota de 13 anos, também iluminada. A menina entra em contato com Dan após ver uma cena horrível - e que mudaria sua vida pra sempre - de um menino sendo morto.

Para sua infelicidade, quem matara o garoto a vira e viria atrás dela. O que Abra não sabia era que eles matavam apenas crianças e jovens iluminados, sugando o "vapor" deles.

Dan se encontra com Abra a fim de ajudá-la e entender o que acontecera, além de descobrir quem ela era e como conseguiu se contatar com ele. Não era uma coisa muito comum, ainda mais com um iluminado não tão perto assim.

Abra e Dan se metem em uma encrenca que eles não tinham nem ideia de como conseguiriam sair dessa, mas eles sairiam.

Para quem já é fã de O iluminado, vai amar ainda mais Doutor Sono. Sem dúvida foi uma das melhores continuações que já li. O livro tem muita ação, suspense e é um daqueles que te prende do começo ao fim.

Nele conhecemos melhorar Dan e somos introduzidos a Abra. Há diversas revelações e quando você pensa que tudo vai dar errado, BANG, tudo dá certo!

A evolução de Dan e do próprio Stephen King durante esse livro em comparação ao O iluminado é gritante. Enquanto no outro a história era mais parada, essa nos prende, fora que também não há falhas e pontas soltas. Com certeza vale a leitura!

site: http://shinybubbles.blogspot.com

Claudia Sousa 30/01/2021

Ótima leitura. Doutor sono me surpreendeu muito!
Não é exatamente uma continuação de O Iluminado, mas amplia muito mais o universo apresentado nesse clássico.

Rafa Mendes 28/08/2022

"vou ficar aqui até que você durma"
Doutor Sono nos conta o que aconteceu ao Danny de O Iluminado, um dos garotinhos mais fortes que eu já vi, depois de passar por um evento tão traumático a gente vê o Danny chegar ao fundo do poço e se reerguer aos poucos, e nessa jornada ele acaba conhecendo uma garotinha muito parecida com ele quando era mais novo, e ele acaba tendo que ajudar a salvar a vida dela pois existem pessoas horríveis nesse mundo, sem piedade, cheios de crueldade e que decidem ir atrás da menina pois a mesma tem algo muito valioso que eles desejam.
O Stephen surpreende nesse livro mostrando a força de vontade do Dan e também mostrando a evolução e força da Abra. Gostei muito da construção dos personagens e como Stephen finalizou a história do Dan. Não é assustador como O Iluminado, e também achei que poderia ter sido mais rápido, não achei a leitura tão fluída no começo, tanto que demorei pra ler ele, fazendo longas pausas, mas quando as coisas realmente começaram a acontecer me vi forçada a terminar porque eu precisava saber como elas iriam acabar, mas enfim, apesar de ter enrolado um pouco no desenvolver da história, a história e o final foram satisfatórios, super recomendo, mas não se esqueça de ler O Iluminado primeiro.

Dri 13/12/2021

Nossa, oh livro que me deu trabalho terminar...

Doutor Sono é um livro com um horror construído de forma muito diferente do que eu estava acostumada a ver nos livros do King. Reconheço que não é um livro ruim, mas ele pode divergir opiniões. Ao mesmo tempo que gosto do autor ter trazido mais de uma perspectiva para a trama, também acho maçante. No início, a transição de uma narração para outra é confusa e jogada de forma inesperada ao leitor, mas depois você vai se acostumando. Acontece que nesse livro, em específico, achei que o King foi muito prolixo para desenvolver a história e isso acabou me fazendo desanimar e enrolar. É um traço marcante do King a prolixidade, mas dessa vez não deu certo comigo. Terminei na força do desânimo mesmo, mas fico feliz de ter finalizado essa duologia.

Ana 29/04/2020

o fato de ser a continuação de uma obra prima do terror e apresentar um estilo de narrativa tão diferente do seu antecessor foi um balde de água fria. a história não me pareceu tão original e não me importei tanto com o danny que amei como criança. além disso, a qualidade dos diálogos vai diminuindo ao longo dos capítulos.

Ltw.xp 28/07/2023

"Quando vocês estiverem nas estradas e rodovias da América, fiquem de olhos nesses trailers.Nunca se sabe quem eles levam.
Ou o quê."