Em que Crêem os que Não Crêem?

Em que Crêem os que Não Crêem? Umberto Eco

Resenhas - Em que crêem os que não crêem?

MF (Blog Terminei de Ler) 15/11/2017

Quando um ateu e um religioso debatem em bom nível
"Em que crêem os que não crêem?", escrito por Umberto Eco e Carlo Maria Martini. A obra traz a correspondência trocada entre os autores em meados de 1995 e 1996. Eco é um conhecido escritor e intelectual italiano, tendo eu lido já duas obras de sua autoria: "Viagem na Irrealidade Cotidiana" e o famoso "O Nome da Rosa" (que posteriormente virou filme com o Sean Connery). Martini, por sua vez, é um importante padre católico jesuíta, de uma grande diocese, possuidor de um bom nível de erudição.

Eco, ateu, e Martini, cristão, fazem um amistoso debate de idéias em relação à religião ou, mais precisamente, o papel da moral e da ética na vida de um crente e de um não-crente. Temas difíceis como o aborto, a homossexualidade, o papel "submisso" da mulher na sociedade, etc., não foram poupados.

Essas cartas trocadas entre Eco e Martini constituem a primeira parte da obra, intitulada "Diálogos". A segunda parte da obra, intitulada "Coro", traz comentários de outros intelectuais sobre o debate anterior entre os autores. Filósofos, jornalistas e homens ligados à Política fazem parte desse coro de opiniões. Na terceira e última parte do livro, intitulada "Retomada", Martini tece ainda mais algumas ponderações.

Achei interessantíssima e extremamente rica a troca de opiniões entre Eco e Martini, além dos adendos feitos por outros intelectuais. Quem dera que todo diálogo entre um ateu e um religioso fosse nesse nível, tanto de erudição como de respeito mútuo.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2013/08/22/em-que-creem-os-que-nao-creem-umberto-eco-e-carlo-maria-martini/
Raquel 04/12/2017minha estante
undefined

Valeska 10/03/2018

" Que aprendam a pensar difícil, pois nem o mistério, nem a evidência são fáceis."
... Pelas, milenarismos, sectárias, quialismo, 'Summa', 'contra gentes', fiduciário, exegese, sicofanta, ineludível, ocaso, devenir, aforismo, decálogo.
..." As fronteiras são incertas"...

Homerogoncalves 05/03/2019

Paradigmatico
O debate traz a tona questões que revelam o fino véu que separa as crenças, sejam elas quais forem.

Artur Breda 24/02/2010

Relativo
A proposta de um debate entre um laico e um crente que o livro pretende é demasiadamente simples, pois são feitas perguntas complexas, mas as respostas são brandas, talvez o objetivo seja somente pincelar os temas produzindo um interesse maior do leitor nestes pontos supracitados para um posterior aprofundamento.

Raffert 07/10/2009

Deve-se crer na fé dos outros.
Brilhante. Eco duela com Marin com tamanha delicadeza que o padre só se sai bem quando se repete. Há artigos de outros filósofos. Um deles, claramente díscipulo de Nietzsch.