O Aprendiz de Assassino

O Aprendiz de Assassino Robin Hobb

Resenhas - O Aprendiz de Assassino

Leilane 12/05/2023

Às vezes eu esqueço o quanto eu amo um livro de fantasia. E esse tem todos os elementos que eu amo. Não é cheio de ação, mas a construção do universo é tão cuidadosa, que dá gosto de ler, mesmo que em alguns momentos seja muito descritivo. Me apeguei tanto aos personagens que já estou com vontade de ler os outros livros da saga. Acho que tem potencial pra estar entre as minhas fantasias queridinhas.

Eduardo 11/05/2023

Uma boa introdução
O Aprendiz de Assassino é uma excelente introdução ao universo dos livros, em nenhum momento fica confuso sobre o que está acontecendo ou sobre lugares e personagens. Tem alguns pontos do livro onde a história fica muito arrastada (O começo principalmente). Acredito que poderiam ter focado um pouco mais no treinamento do Fitz já que os momentos com o Chade são quase que bem raros durante a leitura.
No geral, é um livro fácil de ler, apesar da escrita ser diferente de outros livros de fantasia, e que ao mesmo tempo te prende bastante na história.

"Não adianta pedir desculpas, eu já te desculpei."

Sofia136 11/05/2023

Extremamente boa
Eu empacava em alguns pontos, por nao ter muita fala, mas assim que eu passava deles fluia demais
Por mais que o começo seja paradao e a maior parte do livro seja tambem
Vale a pena quando vc chega nas parte TCHAN sabe
Gostei muito dessa forma de esceuta da robin hobb e aceito doações em relaçao as continuações

Paty.Moreira 30/04/2023

Extraordinario
Que livro incrivel,que falta faz escritores como essa mulher,que constrói a história sem pressa,conduz os fatos de uma forma sabia. Introduz elementos com calma que conforme a história cresce eles ganham importância e sentido.
Vc torce,vibra,chora de raiva com algumas injustiças. Tem perdas aqui que realmente dói na alma. É um livro que te envolve , que consegue fazer parte de vc.
Mas tem que ter calma,não é livro pra apressadinhos que querem logo de cara a conclusão. Não esse livro cresce e se desnuda conforme vc vai lendo. Temos personagens intrigantes,misteriosos, personagens malignos, princepes maravilhosos de alma e espírito.
E nosso protagonista Sencivel,inocente,inteligente, amigo e poderoso com a mente.
Um livro diferente. Único. Maravilhoso. Anciosa pra ler o segundo.

eloisagroshevis 15/04/2023

Gostei bastante da história, é um livro pequeno então flui super rápido. Mas achei o desenvolvimento meio raso, entendo que estamos vendo o ponto de vista só do Fitz e que ele nao tinha mais informações do que ele mesmo falou, mas sla, achei q deveria ter desenvolvido algo além das intrigas da corte. A autora deixa algumas pistas de um futuro que eu NAO faço ideia do que é, mas que me interessou bastante com certeza vou pegar o Assassino do Rei jaja

Beatriz.Morais 12/04/2023

Preciso ler o segundo urgente
Pra quem gosta de uma boa fantasia, a escrita da Robin é impecável. O livro tem um desenvolvimento lento por ser um livro de introdução ao mundo e a história do Fitz, e porque aqui podemos ver o desenvolvimento de uma criança de 06 anos até a sua adolescência? então as vezes você pode se sentir incomodado por não ter muitas cenas de ação.
O livro é narrado pelo próprio personagem principal contando sua história o que deixa tudo melhor.
Gostei de muitos personagens e espero que eles sejam mais explorados no segundo livro.
Julia210 12/04/2023minha estante
Eu AMO a Robin Hobb. Ela tem uma narrativa mais lenta, mas escreve tão bem que eu adoro ler cada detalhezinho. E ela também arrasa com uns diálogos mais irônicos.

Beatriz.Morais 12/04/2023minha estante
Em nenhum momento eu senti a leitura cansativa, me prendeu horrores, amei a escrita da autora!

Paulinha 08/04/2023

Fitz tem seis anos de idade quando seu avô o joga aos pés de um guarda real e anuncia que a partir de então o pai deve cuidar do bastardo que produziu ? e o pai de Fitz é ninguém menos que Chilvary Farseer, o príncipe herdeiro dos Seis Ducados.

Lana 08/04/2023

Que delicia de narrativa, essa autora já me cativou. Um livro que tinha tudo pra ser bruta, ela conta de uma forma que consegue ser ate poetica de certa forma.
Adorei o protagonista, inteligente, solitario e com um amor pelos animais lindo de se ver.
Aqui acompanhamos sua infancia e adolencencia, e conhecemos a corte e suas magias. Mesm sem muita ação nesse primeiro livro, ele não fica parado, nem entediante.

gabcadioli 27/03/2023

Uma história de fantasia centrada, cativante e introspectiva na medida certa. Mesmo com poucos momentos de ação, você não consegue parar de acompanhar a vida do protagonista que é muito carismático. uma introdução muito bem feita ao universo, deixa alguns mistérios e perguntas e em nenhum momento é cansativo tentando explicar sua própria mitologia.
Pra mim, é assim que um livro de fantasia deve ser. Pra quem gosta de Crônicas do Matador do Rei do Patrick Rothfuss tenho certeza que vai gostar desse livro e da autora!

jael 26/03/2023

Tem potencial
O livro construiu seu mundo muito bem, me deixou muito curioso em algumas coisas. Infelizmente a primeira metade do livro é muito melhor, perdendo força até o fim. Mas ainda é um bom livro e estou curioso para ler os próximos.

mxavier 24/03/2023

Resenha "O Aprendiz de Assassino" de Robin Hobb
"O Aprendiz de Assassino" é um livro de fantasia épica escrito por Robin Hobb e conta a história de Fitz, um menino bastardo que é entregue a corte do rei Shrewd para ser treinado como um assassino.

"Aprender nunca é errado. Mesmo aprender como matar não é errado. Ou certo. É apenas uma coisa, aprender algo que eu posso te ensinar."

O livro é narrado em primeira pessoa por Fitz, que descreve sua vida na corte e seu treinamento como assassino. Ele é um personagem muito cativante, com uma personalidade forte e um senso de humor ácido. A escrita de Robin Hobb é extremamente envolvente e a história se desenrola de maneira emocionante e intrigante.

"É da natureza do mundo que todas as coisas procurem um ritmo, e nesse ritmo, uma espécie de paz?"

Além da narrativa principal, o livro também apresenta uma série de personagens secundários fascinantes e todos eles são bem desenvolvidos, o que contribui para uma trama bem construída e intrincada, com várias reviravoltas e surpresas ao longo do caminho. Há uma grande ênfase na política da corte e nas intrigas que cercam o rei e os príncipes, o que torna a história mais complexa e interessante.

"Um governante deve ser de todo o seu povo, porque um homem só pode governar o que conhece."

Em conclusão, Hobb entrega um livro de estreia que a meu ver é completo: todos os detalhes narrativos presentes no livro contribuem para as vicissitudes da trama e convergem num final politicamente complicado e maravilhosamente sutil e surpreendente. "O Aprendiz de Assassino" explora os limites da criatividade de uma obra medieval fantástica que poucos livros conseguiram alcançar sem se tornarem repetitivos ou enfadonhos.

Fernanda2477 23/03/2023

"O Aprendiz de Assassino" é o primeiro volume de uma trilogia e a história tem início quando Fitz, filho ilegítimo do Príncipe Cavalaria, herdeiro do Reino de Seis Ducados, é enviado para ser criado no castelo, ficando aos cuidados de Bronco, o mestre dos estábulos e fiel seguidor de Cavalaria. A existência de Fitz causa enormes modificações para todos aqueles próximos a Cavalaria, embora o Rei Sagaz, seu avô, encontre outra utilidade para o jovem rapaz. A partir de então passamos a acompanhar o crescimento de Fitz e seu envolvimento na rotina do castelo e sua participação nos planos estratégicos elaborados pelo rei.

O livro tem uma boa narrativa, a história é bem escrita e embora tenha algumas passagens descritivas e sem grandes acontecimentos, não é de maneira alguma um livro cansativo de ler. A maneira como as coisas vão sendo contadas e como a história vai sendo construída, prende a atenção e torna a leitura uma experiência prazerosa. A narrativa em primeira pessoa torna o leitor e Fitz ainda mais próximos e é impossível não sentir simpatia pelo protagonista diante de tudo o que ele passa. O final é bastante surpreendente, construído com inteligência, e quando parece que sabemos o que vai acontecer, vem algo e muda tudo.

Gostei muito dessa leitura, me surpreendeu positivamente e me ajudou a enfrentar um momento de ressaca literária. Em alguns momentos o Fitz me lembrou um pouco o Kvothe, de "As Crônicas do Matador do Rei", o que talvez tenha contribuído para aumentar minha simpatia por ele (?). Foi uma ótima leitura e recomendo para quem gosta de livros do gênero.

Emily 22/03/2023

O aprendiz de assassino
Meu senso crítico para avaliar um livro é bem péssimo.
Tudo se resume poucas palavras para definir o quanto eu gostei.
Maaaasss
Gostei da forma como a autora soube escrever a trajetória sofrida do fitz desde a infância até a sua adolescência sem parecer algo absurdo de difícil e de como ela criou esse universo, principalmente do esquema dos nomes que refletem a personalidade dos personagens.
Do primeiro livro já achei excelente como a Robin soube prender o leitor e como cada página é rica em detalhes sem parecer algo maçante. O desenvolvimento não só personagem principal mas como dos demais no decorrer do livro é de finíssima qualidade.
Em minha humilde opinião, essa saga é de perto uma das melhores fantasias, ela foge dos clichês e a história é cheia de reviravoltas (por isso me surpreendeu).

jusousan 14/03/2023

O aprendiz de assassino
?Seja o seu sangue, garoto, e ignore o que os outros pensam sobre você?

O aprendiz de assassino entrega nesse primeiro livro um excelente começo. Recheada de intrigas políticas, Robin Hoob escreve devagar e progressivamente no qual, as vezes, torna-se devagar, mas que é compensado com uma narrativa totalmente interessante.

O que começa com uma história simples, vai adotando ares de complexidade pouco a pouco. O mundo criado pela autora é bastante realista. Para mim, ponto extra.
Hood narra de forma envolvente e sutil.

No quesito personagens, a autora desenvolve-os a fundo. É nesse ponto que ela pega o leitor, pois nos vemos envolvidos e apegados, principalmente quando acompanhamos o crescimento e amadurecimento do personagem principal.

Acredito que sua escrita se assemelhe muito a Rothfuss e GRR Martin, o que para mim é um deleite.

Recomendo muito. Ansiosa pela continuação.

Junior Lima 13/03/2023

Um épico instrospectivo!
Quando você lê o título do livro, automaticamente deve vir na sua cabeça grandes batalhas, cenas de ação e ritmo eletrizante. Porém, acredite, você não vai encontrar nada disso. O que você irá ler são as memórias de um assassino na flor de sua idade, entre 5 e 15 anos, descobrindo seu lugar no reino (pois ele é filho bastardo de um príncipe). Isso é ruim? não necessariamente.

Não vou mentir, eu estava no grupo de leitores que queria ler diversas cenas de ação e fui surpreendido pela narrativa. A escrita é bastante descritiva tanto nos cenários quanto no contexto da época e pode se tornar maçante por causa disso, principalmente no começo da história, mas vai ganhando ritmo no decorrer do livro, principalmente quando foca no desenvolvimento do protagonista, que é uma das maiores qualidades do livro.

O protagonista é ingênuo e, ao mesmo tempo, inteligente. Ele sabe que é uma peça importante no reino e é bastante disciplinado para se tornar essa peça importante. Mas também ele é somente um garoto que queria viver sua vida sem o peso da responsabilidade de ser um filho da realeza, mesmo sendo um bastardo. A jornada do herói foi bem representada por todo o livro.

"O Aprendiz de Assassino" pode ser uma leitura lenta e descritiva, com nenhuma cena de ação e fantasia, mas a jornada do herói e o desenvolvimento do protagonista vai te fazer prender e querer saber como será o seu futuro.