Quantic Love

Quantic Love Sonia Fernández-Vidal

Resenhas - Quantic Love

1 | 2 | 3 | 4

Fani 13/03/2024

Olha esse livro demorou muito pra realmente conseguir me prender, mas esse final conseguiu? o livro é bom, a história é bem interessante

Rach 16/02/2021

Esperava mais
Eu me surpreendi como eu gostei das partes que teóricas sobre física (eu realmente gostava dessa matéria na escola. Saudades!) e adorei conhecer sobre o CERN, mas não entendi como a resolução do romance foi mais rápido que a velocidade da luz. Kkkk. Será culpa dos neutrinos?! (Entendedores, entenderão! Kkk) Incompreensível, todo um livro para um resolução em 4 linhas? Inaceitável!!!
Poucas vezes na vida me irritei tanto com uma protagonista como me irritei com Laila, que parece ter uma inocência quando se trata de si, mas ao mesmo tempo não tem quando se trata de todo o resto. Tem capacidade de ver e resolver problemas alheios, mas não enxerga um palmo a frente do nariz.
É uma história boa, mas os personagens rasos, e sem fechamentos. Sei lá! Esperava mais!
Gostei mesmo de saber sobre o universo e sobre física!

Bianca 17/01/2021

resenha publicada no instagram @projetoxoxo
O livro fala muito de física, pode parecer que só terá isso em todo o livro, mas pude perceber que ao decorrer do livro as coisas foram mudando.
Eu gostei muito de todos os personagens, e como a autora desenvolveu tudo junto com a física, o que não deixou um leitura chata, foi um livro bem tranquilo. Em alguns momentos do livro, alguns personagens me irritaram um pouco, mas acho que isso faça parte da personalidade deles. Também gostaria falar do Alessio que comecei gostando bastante, mas terminei querendo que ele não estivesse mais presente no livro. Outro ponto que não gostei muito, foi que a autora poderia ter prolongado mais o livro para desenvolver o romance dos personagens, eu achei que ficou um pouco raso, mas fora isso achei um bom livro para iniciar o ano.

Luiza 03/06/2020

É uma boa história? É. É bem elaborado e com certa profundidade de personagens? Não.
No geral, acabei achando que tudo se desenrolou ao mesmo tempo muito rápido e muito enrolado, sem sentir que sai conhecendo os personagens mais do que conheceria em um filme qualquer.
Meus pontos extras foram pelo empenho em procurar termos científicos para inserir na história, mas que foram mal utilizados, foram.

Aventura de aprender 05/09/2017

Confesso que o livro me decepcionou bastante. Em 2015 li um infantil da mesma autora chamado “A porta dos três trincos” que é simplesmente fascinante. Pensei que esse seria da mesma forma, mas não foi.

O começo é bem interessante. Laila fala sobre a sua família, o seu sonho de fazer faculdade e que o trabalho poderia ser a porta de entrada pra tudo isso. As cartas que ela escreve ao pai também são excelentes.

“Às vezes o futuro sussurra algo em nosso ouvido por um breve instante. Alguns chamam isso de premonição; outros, de intuição. Eu sei apenas que quando entrei naquele avião soube que tudo ia mudar. A Laila que deixava Sevilha com destino à Suíça não voltaria jamais.”

Só que do meio para o final se torna apenas uma história totalmente mundana de sexo, drogas, vícios e relacionamentos sem compromisso. Laila se divide entre dois amores, mas sempre sabemos de qual ela gosta de verdade. O mistério em relação a Brian também não emplaca nem um pouco.

Outra coisa que me incomodou bastante foram todas as referências ocultistas. Até em Shambalah ela chega a falar. Quando ela conta do CERN que é um projeto transnacional e fala que isso é pra evitar coisas erradas é claramente uma mentira porque aquilo lá é muito sinistro, preocupante e parece do mal. Quem quiser é só pesquisar o ritual de abertura que fizeram lá que foi cheio de referências satanistas e ocultistas.

No começo do livro há um personagem que ajuda bastante e parece que será de grande importância, mas simplesmente desaparece e a coisa fica totalmente no ar...

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/44777434-livros-que-comprei-na-bienal-em-2016

Gabriela 01/10/2016

O amor quântico....
Primeiramente como não se apaixonar?
Podemos nos apaixonar por diversas coisas e essa história mostra isso.
A paixão e medo de conhecer um lugar novo, amizades novas e que serão suas para o resto da vida. Amores errados e o certo onde vc se arrepia toda...
Laila viaja até Genebra para um trabalho de verão, em um centro de Pesquisas onde estudam e trabalham as mentes mais brilhantes de físicos ( Os geniosinhos) do mundo ...
Ao descobrir o amor pela física / ciências ela descobre algo a mais....
E aquela garota que chegou dr uma maneira se transforma em outra pessoa, onde anota tudo que aprende em sua cardeneta que ganhou de seu pai, para descrever e depois lembrar de suas grandes aventuras...

Carla Brandão 26/06/2016

Após terminar o ensino médio, Laila vai para a Suíça por três meses. Seu destino é o CERN - Centro Europeu de Pesquisas Nucleares - onde trabalhará como garçonete em uma cafeteria. O objetivo da menina é apenas juntar dinheiro para a faculdade, mas muito mais acontece por lá.

Durante esses três meses, Laila divide o quarto com Angelina, uma jovem estudante que, além de linda, é um gênio. Apesar de diferentes, as duas ficam amigas e logo Laila está integrada aos outros amigos nerds de Angelina. Os momentos em grupo garantem a parte divertida da história. No início ela se sente deslocada, mas anda com um caderninho e anota todas as coisas novas e interessantes que ouve pelo CERN.

É claro que um livro quem tem "love" no título precisa de um pouco de romance, certo? E tem! No primeiro dia na cafeteria, Laila conhece Alessio, um jornalista italiano do tipo galã que a ajuda a preparar seu primeiro capuccino. Pois é... Laila mentiu no currículo e não possui experiência nenhuma como garçonete!

Mas como a vida de protagonista de romances nem sempre é fácil, Laila conhece outro rapaz, Brian, durante uma visita guiada pelo CERN. Cientista focado e muito misterioso, desperta o interesse de Laila logo de cara. A partir daí, a menina fica dividida entre os dois, e muito acontece até que ela faça sua escolha.

A autora soube contextualizar bem a história e ao longo das páginas temos muitas referências a fenômenos da física de forma natural, nas conversas dos personagens. Nos e-mails que manda para os pais, Laila sempre conta alguma anedota científica. Se você, assim como eu, não sabe nada de física quântica, não se assuste! Sonia usa uma linguagem bem acessível quando fala sobre esses assuntos, além de desenvolver o tema de forma bem leve.

O triângulo amoroso acaba se tornando o foco do livro e tem um "quê" de comédia romântica da Sessão da Tarde, nada muito aprofundado e até bem clichê. Isso não quer dizer, porém, que é um ponto negativo. Sabe quando queremos algo leve e despretensioso pra ler? Quantic Love cumpre bem esse papel!

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2014/03/resenha-quantic-love-sonia-fernandez.html

Gio 31/12/2015

Quantic Love
A primeira coisa que te apaixona nesse livro é a capa (não é linda?) e a segunda a mistura de amor e ciência.
Laila é garçonete do famoso CERN e entre cafés e partículas sonha com o dia em que estará sentada nas mesas ao lado de cientistas ao invés de servi-los. Um sonho muito distante para uma simples garçonete? Ai é que está! O livro não trata só do triângulo amoroso entre Laila, um charmoso jornalista e um introvertido cientista. E sim do enorme poder que há dentro de cada um de nós.
Eu gostei muito da combinação de teorias e curiosidades científicas com os problemas amorosos. A autora soube combinar isso de uma maneira bem leve e deixou a ciência divertida.
Talvez o relacionamento do casal principal pudesse ser um pouco mais explorado, mas nada que prejudique tanto assim o livro.

site: https://www.instagram.com/p/cFSm8uyt2P/?taken-by=monlivre

Dani 20/06/2014

Uma força surpreendente!
Laila é uma garota comum de Sevilha. Sempre recebeu o título de melhor aluna da classe e também sempre amou a ciência. Agora, ela está quase pronta para ir para a faculdade a não ser por um, porém: seus pais ainda não podem arcar com essas despesas. Então, Laila resolve contribuir para a própria poupança e consegue um emprego de verão como garçonete no restaurante do CERN (Centro de Estudos e Pesquisas Nucleares), na Suíça, o maior centro de pesquisas da Europa. Um molesquine em branco dado por seu pai e várias recomendações da mãe são tudo que a jovem possui para enfrentar essa etapa.

Quantic Love é um New Adult leve, bem humorado, recheado de curiosidades científicas e caprichos do amor. O cenário da história é extremamente interessante depois que você começa a conhecê-lo, mas é quase decepcionante pensar que o lugar onde grandes descobertas já foram feitas é apenas um espaço que concentra inúmeros prédios de concreto, todos iguais e ordinários, frequentados por pessoas sérias e obstinados. Ao menos essa é a sensação e a visão que temos ao compartilhar a “primeira vista” do CERN pelos olhos de Laila.

O que promete ser uma história de sacrifícios, e até monótona, ganha nova cor com uma única cena: Laila conhecendo sua colega de quarto, Angelina. Uma loura australiana de parar o universo, com um comportamento nada convencional. “Louca.” É a única forma que a narradora encontra para defini-la após um primeiro contato de 10 minutos. A passagem é perturbadoramente hilária!

Angie é o primeiro indício de que o CERN é muito mais do que aparenta a casca grossa de formalidade em seu exterior. Apesar de Laila estar bastante insegura com todas as coisas novas. Parece ser demais para a menina que desmorona em lágrimas na primeira noite.

"- Há séculos ninguém me chama para sair, e ontem dois garotos diferentes me convidaram para um encontro na mesma noite. Que falta de sorte!
- Você colapsou todas as possibilidades em um mesmo dia.
- Angie, você gosta de falar de maneira estranha, não é verdade?
-Estou me referindo ao princípio da superposição.
-Ah, claro... - brinquei. - Isso explica tudo."

O chefe do “Restaurante I” Ah! A objetividade ciêntífica! não parece ser nem um pouco simpático, o que deixa Laila ainda mais nervosa ao ficar com todo o serviço e máquinas da lanchonete sob seu comando, logo no primeiro dia. O cappuccino, sobretudo, é um verdadeiro desastre cósmico! E para a infelicidade dela, cientistas são movidos a base de cafeína.

"- Não desmereça sua tarefa! Graças à cafeína que bloqueia um neurotransmissor que facilita a aparição do sono, nós, cientistas, podemos nos entregar a nossas elucubrações mentais. Sem você, eu estaria perdido."

Eh... A introdução de Laila no mundo científico que ela tanto admira não é nada convidativa. O molesquine que ganhou do pai se torna seu melhor confidente: as primeiras impressões sobre o CERN, os fracassos em se relacionar com as pessoas dali, as complicações do primeiro dia no trabalho, seu emprego sendo salvo ou quase por um estonteante jornalista suíço. Alécio! Mestre da máquina de cappuccino. Bom, o drama que as primeiras páginas do caderninho dela conheceram não foi nada comparado ao que preencheria as páginas em branco!

Gostei muito da leitura que foi confortável, divertida e ágil. Também me identifiquei bastante com a Laila pelo fato dela ser quieta, gostar de ciências, fazer amigos bem peculiares, se sentir frágil em algumas situações e não se enxergar muito bem. Momento desabafo esse. Além disso, os personagens coadjuvantes são ótimos! Angelina é enérgica e estrondosa, não há quem não entre na linha da forma que ela desenhar. Linda e, literalmente, um gênio é uma Summer Student de física no CERN.

Alécio é a única exceção em meio ao mar de cientistas, mas é tão maluco quanto eles ao seu modo. Carismático, estonteante e sedutor, ele sabe como tratar uma garota e está claramente interessado em Laila. Brian é um “guia turístico” da ciência no CERN e também um cientista de excelência. Tem um estilo meio rígido e não é muito próximo das pessoas, é bastante centrado, e é hipnotizante quando fala, tanto pela destreza com as palavras quanto pela aparência e gestos que ficam mais espontâneos e confortáveis.

Confira a resenha completa no Blog A Thousand Lifetimes:

site: http://1000-vidas.blogspot.com.br/2014/06/resenha-12-qauntic-love-sonia-fernandez.html

Camila Teixeira 14/05/2014

Romance nerd
Quantic Love é o romance ideal para você que passa horas assistindo The Big Bang Theory e rindo de piadas nerds. Por que? Vamos a um breve resumo:
Laila é uma garota inteligente que vai trabalhar em uma cafeteria no CERN(Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), que para quem não sabe é o maior laboratório de física de partículas do mundo, é lá que são feitos os testes com o LHC. No começo Laila parece super empolgada com a viagem, mas vai murchando aos poucos ao perceber que não é assim tão inteligente como imaginava. Cercada por gênios superdotados e tendo uma colega de quarto que é incrivelmente bonita e carismática, ela começa a se sentir inferior aos estudantes com quem interage ao longo da história.
É obvio que Laila é como muitas das garotas dos YA's atuais, ela é insegura, mas também é super atraente e nem sabe disso. Ao longo do livro se envolve com dois rapazes diferentes, um deles é Alessio um jornalista suíço que está trabalhando como bolsista na revista do CERN. Sedutor e confiante está sempre chamando a atenção das meninas por onde passa. Outro é Brian, um físico super atraente que se oferece para dar aulas a Laila afim de que ela não se sinta tão perdida em meio a todas as conversas nerds.
A autora tem um timming interessante e sabe em que momentos ligar os personagens.
Ao longo do livro são nos apresentadas muitas anedotas da física, é bastante engraçado, e incrivelmente simples ao mesmo tempo, me sinto tentada a postar algumas delas aqui, mas acho melhor que descubram por si mesmos ao ler o livro.
E para embalar essa resenha, por que não ouvir as garotas da Banda LHC? A mesma é citada no livro, e é lembrada por ser a criadora do primeiro vídeo musical postado na internet! Ficou curioso? Está é mais uma das curiosidades contadas no livro.
Em sumo este um livro sobre, física, romance e companheirismo. Li em apenas três horas, e recomendo para quem gosta dos temas já colocados acima. E digo mais, recomendo até para quem, como eu, não é um grande fã da física, pois muitas curiosidades são colocadas no livro de uma maneira de simples compreensão.Então pessoal, essa é minha primeira resenha, espero que vocês tenham gostado e que leiam Quantic Love para me contar o que acharam viu?

site: Essa e outras resenhas estão disponíveis no blog: http://livrologias.blogspot.com.br/

AndyinhA 20/10/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Um livro leve e divertidinho. Uma aventura no meio do coração da CERN (do francês – Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), não vai mudar o seu mundo, mas pelo menos vai te manter bem entretido durante algumas horas. Não espere um grande romance, algo mirabolante, mas para uma diversão leve ele cumpre o papel e muito melhor do que outros por aí.

Curti muito a sinopse, mas sabia que não ia mudar meu mundo e isso foi o que me fez ler de forma tranquila e rápida. Sabe aqueles romances levinhos, onde ninguém é super exagerado ou inventam coisas sentido? O livro é tratado de forma engraçada e não aprofundada sobre o mundo da CERN, até porque acredito que se todo mundo fosse ficar falando as mil teorias quânticas ou projetos nucleares, geral ia morrer de tédio, mas não ache que a autora não jogou uma ou outra teoria (mesmo que misturada com coisas banais) no meio de suas páginas.

A personagem principal – Laila – me agradou bastante. Ela é simples, não é um modelo de beleza, mas não é feia, ela só não sabe o potencial que tem. E quando ela sai de casa, na Sevilha, para ‘pensar’ no que quer fazer da vida enquanto serve café no CERN nas férias. Aí que ela começa a descobrir que o lugar não esconde só os melhores pensadores, ele esconde pessoas interessantes, loucas e muitas vezes jovens que mesmo tendo um QI (Quoeficiente de Inteligência e não o famoso Quem Indica). Isso para mim foi o que trouxe a história para a realidade. Não achei que fosse algo surreal ou impossível de acontecer como as festas ou sair da pequena cidade onde o laboratório se encontra para se divertir ou ver a cidade grande, afinal as pessoas tem mais de 18 anos.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/06/poison-books-quantic-love-sonia.html

Vivian de Paulo 08/10/2013

Entretenimento pra quem gosta de física.
Ultimamente, estou numa vibe de alternar a leitura de livros que geram reflexão com a leitura de livros de entretenimento. Posso dizer que este é puro entretenimento. Livro sessão da tarde =D.

O que me fez comprá-lo foi o título, e sua capa permeada de referências científicas. Eu sou uma pessoa da área de biológicas com um pezinho nas exatas. Sou formada em Técnica em eletroeletrônico e só não fiz engenharia elétrica porque eu não queria passar minha vida inteira trabalhando com máquinas.

Como eu suspeitava, o que mais existe nesse livro são anedotas referentes a físicos e matemáticos que fizeram história. Há uma ou outra referencia cultural, entretanto, a autora dá uma aula de física e não é por menos, Sonia Fernádez-Vidal é Doutora em Física e trabalhou no CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) e no Laboratório de Los Alámos, lugares estes que faz a ambientação de seus personagens na trama. Podemos inferir então, que a autora utilizou de sua vivência e experiência para criar esta estória.

Nossa protagonista e narradora é Laila, uma garota de 18 anos, nascida e criada em Sevilha, na Espanha, que acabou de se formar no ensino médio, com ótimo currículo escolar, por sinal. Ela se candidata a uma vaga de garçonete no CERN em Genebra, na Suíça, com pretexto de juntar dinheiro para pagar a faculdade e se inspirar, pois ela é uma entusiasta dos assuntos ligadas a ciência, e quem sabe estando entre muitos cientistas, poderia decidir qual faculdade cursar.

Laila é filha única. Tem um pai que é muito sonhador e a apoia, e uma mãe que é mais durona. Seu pai lhe dá um caderninho para que ela possa anotar tudo que achar interessante durante sua estadia de 3 meses como garçonete no CERN, durante o verão.

Laila diz no começo do livro que a Laila que está no avião a caminho de Genebra não a mesma Laila que retornará a Sevilha. Ela, como qualquer pessoa que sai de seu país de origem ou de sua zona de conforto, por assim dizer, precisa de adaptar ao novo ambiente, às novas pessoas, ao novo trabalho... ser garçonete não é nada fácil para alguém com nenhuma experiência na arte de preparar cappuccinos.

Laila passa o começo todo do livro se sentindo um peixe fora dágua por não intender as conversas do cientistas e refere sentir-se bastante humilhada. Ela chega até a sofrer certo "bullying" no começo, mas depois ela supera os obstáculos e passa a se inteirar mais dos assuntos e se sentir mais a vontade no grupo dos intelectuais.

Sua colega de quarto é praticamente uma Barbie gênia. Pra quem não acredita que beleza e inteligência podem fazer parte de um mesmo corpo, Angelina existe para desmentir. Laila se sente invisível perto da moça, mas com o passar do tempo se tornam bastante amigas.

Em sua estadia no CERN, Laila irá se envolver em um triangulo amoroso, protagonizado por ela e por mais dois rapazes: Alessio, um Suiço, jornalista, com sotaque italiano, galanteador, moreno-alto-bonito-e-sensual que faz tudo por ela, e Brian, um Americano nerd, guia do CERN, que dorme nas aulas sobre Einstein, trabalha num projeto científico dia e noite, sobrevive de café, é tímido, e me pareceu nem um pouco atraente, exceto pelo título de cientista. E é nesse ponto que a autora peca. É nítida a falta de química entre os personagens que ela escolheu para ser a dupla mais forte deste triângulo.

Como iniciei esse post, reafirmo, a estória desse livro é para passar o tempo, é muito interessante toda a aula de física e ponto. O enredo não é tão envolvente a ponto de te prender para saber o que irá acontecer, até porque, o final é muito previsível, além de forçado. Os personagens são superficiais, não há nada de aprofundado, ou algo que te fará refletir por dias, o foco do livro é te entreter and It finishes.

Recomendo para Jovens leitores iniciantes que gostem de física, pois é a parte mais legal do livro.

site: www.vivisculture.blogspot.com.br

Carol D. Torre 26/09/2013

Desde que vi Quantic Love pela primeira vez eu imaginei uma estória divertida e fofa para passar o tempo e fui com essa mentalidade para a leitura. O livro é sim bem leve, mas, ao mesmo tempo, é uma aula de física, o que pode não agradar a muita gente que começar a leitura desavisado. No meu caso não foi isso que me fez desgostar da estória, mas sim o desenvolvimento fraco de muitos pontos importantes.
Laila era considerada uma nerd na escola, mas agora que acabou o Ensino Médio não sabe muito bem em qual carreira investir. Precisando de tempo para se decidir resolve aceitar um emprego de garçonete em uns do café do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) onde foram feitas as mais importantes descobertas da física, da química e da matemática dos últimos tempos e onde estão todos os maiores gênios da atualidade. Quando chega lá e conhece sua colega de quarto Angie, uma garota com corpo e atitudes de modelo, mas que tem o cérebro de um gênio, acaba percebendo que está em um universo totalmente diferente onde seu antigo status de nerd não significa nada. E, para piorar, acaba se envolvendo em um complicado triângulo amoroso entre Alessio, um jornalista divertido e descolado e Brian, um cientista desligado e que não demonstra o mínimo interesse por Laila.

A premissa do livro é bem interessante, isso não tem como negar. Apesar de triângulos amorosos não serem nenhuma novidade na literatura, todo o clima do livro deixa isso com uma cara nova. O fato do livro se passar no CERN trás uma singularidade interessante para estória além, é claro, de todas as explicações de física. A autora é uma doutora em Física e trabalhou tanto no próprio CERN como também em outros centros de pesquisa, o que dá uma ideia para vocês de que quando eu digo que o livro é uma aula de física eu estou falando sério. Ela não se limita a simplesmente citar termos e referências, ela explica tudo e muitas vezes faz comparações interessantes com situações do dia a dia. Isso pode parecer chato para muita gente, mas tenham em mente que essa é uma parte importante e constante no livro então se você não estiver a fim de aprender um pouco que seja com a estória, desista. Eu, por exemplo, fui de mente aberta e aprendi um pouco mais sobre coisas da Física que já sabia como aprendi também coisas da qual nem vazia ideia. De uma forma ou de outra, Quantic Love é um livro que acrescenta muitas coisas novas para o leitor.
Porém o que é o grande destaque do livro, que é o romance, não me convenceu em momento nenhum. Cheguei a gostar da dinâmica que a autora deu para o triângulo amoroso, já que a Laila só se envolve com um para fazer ciúmes no outro, porém as motivações dos personagens não foram suficientes para mim. Não entendi porque, de um momento para o outro, a Laila ficou tão apaixonada pelo Brian, ela sofre tanto com isso e fala desse amor de uma forma tão intensa, mas eu não cheguei a sentir nada disso. Em momento ela estava conhecendo o Brian e no outro chorando porque ele não dava a mínima bola para ela, entendem?
Talvez o grande deslize da autora foi na hora da construção dos personagens. Nenhum deles me encantou, me deixou com raiva ou despertou em mim qualquer outro sentimento, faltou personalidade e força neles. Fazendo a leitura ser rasa e superficial, o final corrido só prova esse meu ponto de vista.
É difícil chegar a uma conclusão sobre Quantic Love porque ele não é um livro intenso e muito menos um livro leve e divertido porque ao mesmo tempo quem tem uma estória simples e gostosinha também tem longas explicações sobre Física. Mas, falando de forma sincera, esse não seria um livro que recomendaria que alguém comprasse. Acho que a leitura só vale caso ele acabe caindo nas suas mãos ou você gostar bastante de Física e querer saber mais sobre isso de uma forma totalmente diferente.

"Às vezes o futuro sussurra algo em nosso ouvido por um breve instante. Alguns chamam isso de premonição; outros, de intuição. Eu sei apenas que quando entrei naquele avião soube que tudo ia mudar. A Laila que deixava Sevilha com destino à Suíça não voltaria jamais."

"Encontrar o amor é também uma questão de tentativa e erro."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4