As Flores do Mal

As Flores do Mal Charles Baudelaire

Resenhas - As Flores do Mal

Zabi 15/11/2022

Um bom livro, até para quem não curte poesia
Não sou tão fã de poesia, mas até que gostei desse livro. Li aos pouquinhos, intercalando com outros livros e a leitura flui bem, tem poemas bonitos. É um bom autor que aborda temas bem interessantes, além de todo o contexto em que os textos foram escritos e publicados.

Leandro 02/11/2022

Os poemas de Baudelaire, geralmente em sonetos, possuem profundidade sensorial: você sente tudo que ele busca transmitir, mesmo que muitas vezes pareça desconexo.

Filipo.Ludema 10/10/2022

cxvi - uma viagem a citera
Meu coração, um pássaro, volteava airoso
E livremente em torno aos cordames planava;
O navio, sob céu sem nuvens, ondeava
Como um anjo embriagado por um sol radioso.

Que ilha é essa, triste e negra? – É conhecida
Como Citera, célebre pelas canções,
Eldorado banal para alguns solteirões.
Mas, vejam – é só uma terra empobrecida.

– Ilha de enredos leves e de festas da alma!
Da Vênus ancestral o espectro luminar
Como um aroma plaina acima de teu mar,
E insufla nos espíritos amor e calma.

Ilha de mirtos verdes e flores viçosas,
E sempre venerada por qualquer nação,
Onde suspiros de almas em adoração
Rolam tal como o incenso em um jardim de rosas

Ou o som de um torcaz para sempre a arrulhar!
– Citera eram desertos pobres, perturbados,
Além de pedregosos, por gritos afiados.
Eu no entanto entrevia um objeto invulgar!

Não era um templo em meio a sombras pastorais,
Onde a sacerdotisa, que adora flores,
Ia, o corpo queimado de ocultos ardores,
Entreabrindo o vestido às brisas casuais;

Mas como íamos rente à terra, costeando,
Para com as velas brancas perturbar as aves,
Vimos tratar-se de uma forca de três traves,
Contra o céu, tal cipreste, em negro se avultando.

Feras aves pousadas em sua comida
Destruíam um enforcado como que maduro,
Plantando a ferramenta de seu bico impuro
Onde quer que sangrasse carne apodrecida;

Os olhos, dois buracos; do ventre estripado
Seu intestino pelas pernas lhe corria;
E os carrascos, saciados com a atroz iguaria,
Haviam-no a bicadas de fato castrado.

A seus pés, uns quadrúpedes ambiciosos;
De focinho para o alto, o rebanho rondava;
Um animal maior no meio se agitava
Tal um executor com auxiliares ciosos.

Morador de Citera, filho de céu tão
Belo, em silêncio tu sofrias os insultos,
Como em expiação de teus infames cultos,
Das faltas que proibiram tua inumação.

Ridículo enforcado, as dores com que brigas
São minhas! Senti, vendo teus membros pendentes,
Subir, tal como um vômito, até os meus dentes,
O longo rio de fel dessas dores antigas;

Diante de ti, meu pobre-diabo tão prezado,
Suportei maxilares e bicos cruciantes
Com que panteras-negras, corvos lancinantes
Trituravam-me a carne de muito bom grado.

– Com um céu sedutor e um mar que reluzia,
Tudo era para mim sangrento, negro, avesso;
Meu coração estava, como que num espesso
Sudário, amortalhado nessa alegoria.

Em tua ilha, Vênus, só pude encontrar
De pé a forca simbólica onde minha imagem
Pendia... – Ah! Senhor! dai-me força e coragem
Para sem asco meu corpo e alma contemplar!

Gus 01/10/2022

Uma verdadeira, reflexão
Uma obra que faz você pensar e refletir, o livro me deu uma sensação de culpa,

Pra quem deseja baixar em pdf ?https://s.amsu.ng/MYWzumX1gSgN

Talvanes.Faustino 26/09/2022

Maravilhoso
É a minha primeira vez lendo este livro de CB com uma tradução que leva em conta a métrica e as rimas, oq fez parecer que estava lendo uma obra inédita na minha vida.

Além disso, a edição é bilíngue e será de grande ajuda quando começar a estudar francês.

Joice.Helena 16/08/2022

As Flores do Mal - Baudelaire
Que mente esse homem tinha...
Cada poesia de um refinamento incrível.
Imagino o rebuliço que deva ter causado quando lançado.
As linhas finais dos poemas são a melhor parte. É como um soco no estômago, mas um soco bom (pelo menos para mim).
Amei de paixão.

Bielzin 09/08/2022

Spleen
Uma palavra com um significado diferente da tradução, Baudelaire deu uma definição própria, ou imprópria.

O simbolismo começou aqui com ele, e aqui com Cruz e Sousa e A. de Guimaraens.

Vou admitir que a leitura não é tão simples, mas é satisfatória, pelo menos para mim já que poesia simbolista é a que eu mais gosto ksks.
E Baudelaire é excepcional, ele consegue fazer um misto entre grotesco e místico, divino e demoníaco, belo e podre.

Mas vou ser sincero e prefiro A. de Guimaraens!

Caso você curta poesia (ou ame, adore, venere, sinta, respire) ler Les Fleurs du mal é essencial!

13marcioricardo 08/08/2022

Extraindo a Beleza que existe no Mal.
Este é, muito provavelmente, em termos de edição, o livro mais bonito que já li. E Charles Baudelaire é o pai da modernidade literária, só por isso já vale a pena conhecer.

Acredito que sempre se perde algo nas traduções e que isso é ainda mais verdade quando se trata de poesia. Nesse sentido, longe de querer me queixar desta tradução, que aliás me parece muito boa, mas creio que a obra original seja ainda melhor.

Baudelaire deixa clara a sua riqueza lexical ao longo de toda a obra e, nas últimas páginas, ao descrever o que achava da sua obra, pessoa, povo, nação e do seu tempo, podemos confirmar que além de poeta de mão cheia, era também um verdadeiro escritor na prosa, na mente e nas ideias.
Roberta 08/08/2022minha estante
Eita. Deve ser bom!

13marcioricardo 08/08/2022minha estante
Eu tinha grandes expectativas, e confesso que esperava mais. Ainda assim, acho que merece as cinco estrelas.

@oikrystyan 08/08/2022minha estante
Se eu não me engano, hoje seria aniversário dele

Marcelo 06/08/2022

Creio que As Flores do Mal semeiam a realidade no coração...
Eu particularmente não sei o que falar, uma obra prima, como se muitos livros já não recebessem esse título. Baudelaire escreve mais que mera poesia, senti cada flor negra desabrochar em suas palavras, vaguei por ruelas sujas e nojentas, e ainda assim, haviam flores por lá. Talvez, quem sabe seja a máxima da poesia em palavras, é eletrizante recitar seus poemas, satisfatório como uma verdade a muito não dita, humano, selvagem, desabrochada no tédio que me encontrava, uma flor surgida nesse mundo urbano. Etérea, mas ainda assim fora roída por vermes da imundície, não vive muito nesse mundo, pois teme se tornar ordinária, etérea para os entediados que vagueiam nas ruas da cidade.
Sei lá, não sei exatamente o que dizer...

Emi 18/07/2022

Como o ar pelo céu e o mar pelo mar
Charles de fato foi um revolucionário da literatura, de início tive um dificuldade de interpretar os poemas mais depois comecei a submergir no mundo e visão do poeta e foi enriquecedor e belo.

Lameq 18/07/2022

Acredito que as minhas expectativas atrapalharam minha relação com a obra, mas esperava mais de um livro de poemas que foi censurado. Achei a leitura difícil e por isso demorei a terminar, mas tem coisas incríveis aqui.

sopadebanana 13/07/2022

Nao acabei o livro, na verdade, eu estou quase no fim, mas sinto que ele vem na hora certa e quando preciso, não quero ter pressa de lê-lo

Artemisiar 15/06/2022

A questão é pra mim só deu cansaço, quatro que pareceram durar quarenta, era uma coisa que não acabava mais.

Viajante Literário 18/05/2022

Um deleite para o bom amante da poesia
Não me levem a mal. Mas não sou o mais dos leitores do gênero poético. Não sei se é uma deficiência literária minha. Baudelaire é um gênio na poesia, sua escrita ácida, "imoral" e ao mesmo tempo bela, encanta todas as páginas do livro. Eu diria que um prato cheio. Em que nada falta. Mas para mim a experiência foi apenas boa e me contentei em ler apenas pelo fato de ser um clássico - um dos rótulos dos quais eu me interesso bastante quando escolhi minha próxima leitura.