Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen

Resenhas - Garota, Interrompida

rafaelle6 11/07/2023

Retrato atual
Esse livro reflete muito ao que está acontecendo hoje em dia, em como os transtornos mentais andam ganhando normalidade entre as pessoas. Transtornos do século. Porém, observamos esse cenário nos anos 60, com todo preconceito que existia para quem possuía algum distúrbio psicológico, a imagem do ?ele é louco, tome cuidado?.

O livro é autobiográfico, entretanto, para mim deveria ser mais expressivo no assunto abordado, deveria ter explorado mais e descrito mais, achei um tanto quanto raso. Tal assunto tem um aprofundamento que para mim, neste livro, não foi presenciado. Comecei com muita expectativa, pois havia assistido o filme do mesmo nome, e este da contornos bem mais vantajosos do que o livro que o inspirou.

Gostaria de saber mais sobre as outras pacientes, sobre o cotidiano delas no hospital psiquiátrico, sobre a história de vida delas, o que aconteceu com elas antes e pós internação. E é claro, saber também sobre a protagonista, que para mim, foi uma introdução sem fim. O filme ganha comparado ao livro. Foi uma leitura bem tranquila, sem muitos problemas.

Rina6 08/07/2023

Um livro insano sobre e para mulheres insanas.
A realidade brutal retratada nesse livro sempre bate mais forte quando você lembra que é um relato pessoal. Um livro sobre mulheres interrompidas para mulheres interrompidas.

letresenhas 04/07/2023

Put me in a movie - Michi
Esse livro me surpreendeu, geralmente nunca leio livros cujo filme já assisti, mas esse foi uma exceção que valeu muito a pena. Literalmente li em 3 horas, é incrivel o quanto a Lisa é a mesma não importa se é o filme ou livro e como a autora permanece fiel a história da sua vida pelos olhos da Susanna.
Acredito que o filme seja MUITO MAIS pesado que o livro então recomendo procurarem os gatilhos e darem prioridade ao livro porque o filme realmente é muito pesado, tanto é que eu me assustei no meio da leitura quando percebi que a situação da Daisy não foi explícita como na obra cinematográfica.
Enfim, é um bom livro e fala sobre temas importantíssimos, apesar disso eu fiquei com a sensação de que faltou algo, talvez seja porque por eu ter assistido ao filme, criei algumas expectativas.

duda 02/07/2023

Te amo susanna kaysen
Oq dizer sobre? é mt bom o livro mdss muito superior ao filme.

virou o meu livro favorito.

adorei a escrita dela, a leitura é super fluida.

leiam.

Larinha 27/06/2023

Interessante...
Na verdade a leitura flui muito bem, mas o que eu mais gostei mesmo foi que esse livro te leva para outra realidade, pq tem livros que vc lê, lê e lê e parece que está no mesmo lugar e nesse livro pareceu que eu estava em um outro lugar.
Enfim, o livro é muito bom, melhor ainda se vc quiser refletir um pouco sobre como vivemos hoje em dia, com o trabalho, a escola, a vida social, a família etc..

carol 26/06/2023

?ou talvez eu só fosse uma garota, interrompida.?
A genialidade de susanna foi a coisa que mais me prendeu através de toda essa leitura, não somente isso, mas a descrição de seus surtos psicóticos e suas constantes indagações sobre o que realmente definiria loucura.

sam (?) 20/06/2023

Borderline personality disorder
Realmente muito bom, eu amo cada personagem desse livro, principalmente a protagonista, toda essa representacao de como a pessoa com algum problema psicologico sofre e é tratatada é muito bem escrita.
e é muito interessante o fato de que naquela época os estudos sobre personalidade limítrofe era muito diferente

belivts 17/06/2023

Acho que pra maioria das pessoas o livro pode soar muito chato, confuso ou até mesmo "monótono", mas, esse livro foi uma explosão de sentimentos em mim. me identifiquei muito com as narrativas da susanna (é até meio preocupante dizer) e isso me fez pensar que, apesar de q obviamente qualquer pessoa pode ler, só vai despertar emoções realmente fortes em pessoas que sofrem de algum tipo de angústia, que acaba por gerar o sentimento de reconhecimento e compreensão.

anigonsalves 14/06/2023

Achei bom o livro, fiquei com vontade de ler por causa do filme. Não sabia que era a história real da autora. Algumas partes achei interessante. Porém confesso que quebrou minhas expectativas.

ce' 11/06/2023

Garota interrompida em sua música
O filme de girl interrupted estava em meu top 3 filmes favoritos, gostei muito do livro pois ele aborda temas muito necessários, mas, admito que sua leitura é confusa. Quem nunca assistiu ao filme com certeza ficaria perdido na história, só não tive esse problema pois já o assisti mais de três vezes
A história é semi autobiográfica e por isso não gosto de dar nota para histórias desse tipo, o que estou avaliando é a escrita da autora
Achei os últimos capítulos meio chatinhos, o início foi mais interessante. Preferia que a escritora tivesse continuado a falar sobre as personagens do hospital (Lisa) nesses capítulos finais

souzaaglivia 09/06/2023

RESENHA
"Com frequência me pergunto se sou louca. Também pergunto aos outros"

Tive muita dificuldade com a falta de linha cronológica e conexão entre os acontecimentos desse livro. Em diversos momentos me senti insegura na leitura e perdida, como se eu não soubesse o que estava acontecendo.
Além disso, tive muita dificuldade em embarcar na leitura, sinto que o livro falhou em trazer reflexões relativas à situação degradante de como pessoas com transtornos mentais são tratadas, da mesma forma que gastou-se muito tempo com questões rotineiras e pouco tempo com o que acontecia com a mente da personagem principal, seus anseios, dificuldades e medos.
Para um livro tão famoso, eu esperava mais.
camilamhr 09/06/2023minha estante
Vi o filme, gostei, fui ler o livro e desisti no começo. A adaptação cinematográfica, pra mim, entrega mais.

Laura 09/06/2023minha estante
Amg, eu realmente acho que a leitura meio "embaçada" foi intencional, como se estivéssemos na mente dela junto à ela, ou o livro realmente é uma bagunça.

gabi 02/06/2023

Tudo o que eu pensava ou fazia era imediatamente incorporado ao dilema. Fiz um comentário idiota ? por que não me mato? Perdi o ônibus ? melhor acabar com tudo. Até o que era bom entrava no jogo. Gostei desse filme ? talvez eu não devesse me matar.

Ali 29/05/2023

Girl, interrupted
Legalzinho até.
Assisti o filme e logo depois li o livro, não achei ruim mas confesso que esperava mais, algumas coisas são mais interessantes no filme do que no livro, mas gostei de saber o rumo que a vida das meninas tomaram após sair do hospital.
Não tenho muito a comentar, mas achei o livro interessante e me identifiquei um pouco com a Susanna :0

"Minha ambição era negar. Fosse o mundo denso ou oco, ele só provocava minha negação. Quando era para estar acordada, eu dormia; se devia falar, me calava; quando um prazer se oferecia a mim, eu o evitava. Minha fome, minha sede, minha solidão, o tédio e o medo, tudo isso era, sempre, uma arma apontada para meu inimigo, o mundo. É claro que o mundo não estava nem aí para esses sentimentos, e eles me atormentavam, mas eu extraía uma satisfação mórbida do meu sofrimento. Ele confirmava minha existência."