Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen

Resenhas - Garota, Interrompida

camilla 04/09/2023

Borderline
Eu li esse livro pq assisti o filme, e assim como li em outras resenhas, achei esse livro uma versão desorganizada do filme, apesar de mais aprofundada e certos pontos no final.
os primeiros 50% do livro me deixaram bem ???, os capítulos são bem desconectados, e p quem viu o filme com certeza acha tudo meio nd a ver, e foi isso que eu achei. se tornou uma leitura bem chatinha a até considerei abandonar, chegando la pros 70% tem algumas coisinhas que melhoram, e aí bem no fim lá pros 80% fica melhor realmente, ela comenta sobre as coisas de um jeito bom e interessante de ler.
mas mesmo assim, a grande maioria do livro foi uma leitura bemmm tanto faz, e por isso dei 2 estrelas.

o filme realmente acho icônico, quem transformou esse livro naquele filme ta de parabéns.
se você veio ler por causa do filme, acho que não recomendaria

Gabriela3844 29/08/2023

Bom.
Não gosto de comparar o filme com o livro, mas achei que o filme conseguiu trazer maior emoção e desenvolvimento de personagens, pois o livro é quase um diário, retrata a vida da escritora de uma forma mais despreocupada, sem grandes descrições ou profundidade de seus personagens além da própria narradora, o que acho uma decisão acertada, já que ela quis mostrar principalmente a sua visão de mundo. A escrita é rápida, apesar de, justamente pela descrição simples, afastar um pouco o leitor daquele ambiente. Foi uma boa leitura.

Marcela Fregonesi 28/08/2023

Simplesmente amei como foi escrito na forma de capítulos curtos, com a vivência dela no hospital psiquiátrico, os laudos e as discussões sobre postura médica e diagnósticos. Principalmente esse último ponto foi o que me fez gostar tanto, são discussões ainda muito presentes que deveriam ter mais visibilidade.

lailaoliv. 24/08/2023

Garota, Interrompida
?AS PESSOAS ME PERGUNTAM: como você foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá. Não sei responder à verdadeira pergunta. Só posso dizer: é fácil.?

?Garota, Interrompida? narra o período em que a escritora Susanna Kaysen esteve internada em um hospital psiquiátrico durante a década de 60.
Quando a realidade se torna brutal para uma jovem de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano de 1967 era uma realidade brutal para a grande maioria, mas mesmo assim poucas eram consideradas loucas e trancadas por não seguirem os padrões e encarar a realidade. Susanna era uma dessas pessoas. Sua lucidez e percepção do mundo era algo que as pessoas a sua volta não entendiam. Mas a jovem se confunde ainda mais quando ela se envolve com um professor e tenta se matar. Seus pais a convencem de passar um tempo em Claymoore, um hospital psiquiátrico, onde ela conhece outras jovens, com problemas maiores e distúrbios grandes, mas suas diferenças irão uni-las. Agora cabe a Susanna usar esta experiência para se encontrar e superar seus medos ou ser esquecida ali.

O livro é alternado entre a convivência de Susanna com as outras jovens presentes no hospital e seus pensamentos a respeito de seu diagnóstico e oque a levou até ali

Os capítulos são bem curtinhos e muitas vezes focados na reflexão acerca da sensação de ter uma doença mental. Uma parte muito triste era ver como a psiquiatra era tratada na década de 60/70, as terapias de choque elétrico que os pacientes eram submetidos e como o sistema era falho em ajudar essas garotas. Era possível também notar a ausência de médicos nos cuidados e a importância das enfermeiras na vida das pacientes.

Foi uma leitura super tranquilo, fácil e cativante (tão cativante que terminei em menos de um dia).
Não vi muito desenvolvimento na explicação da vida pessoal da Susanna antes de ser internada e senti muita falta disso em alguns momentos.

Comecei o livro por pura influência do filme e quanto mais lia percebia que o livro é muito muito muito mais que o filme. Me senti representada em muitos momentos e foi super necessário ler sobre uma pessoa que passou por transtorno de personalidade e conseguiu aprender a viver com isso.

A indiferença das famílias mostradas ao decorrer da leitura é muito tristeza e verdadeiro, pois é mostrado que muitas vezes eles colocam algum familiar em hospitais psiquiátricos pensando que o problema vá desaparecer e eles vão se livrar.

É uma leitura super necessária e bonita.
Eu adorei esse livro!

Júlia 23/08/2023

2 anos interrompidos
Quando Suzanne vai para um hospital psiquiátrico, após uma checagem de 20 minutos para considerá-la "louca" ou não, ela fica condenada a passar 2 anos nessa instituição. _Onde vivencia diversas situações com outras internadas_
O mérito do livro, porém, na minha opinião, está nas partes finais, quando Suzanna analisa o seu diagnóstico e o que pode ter causado isso. Ela chega à conclusão de que foi por conta da personalidade dela, não seguia padrões. Tinha diversos namorados. Sem perspectiva para cursar faculdades ou uma carreira futura. E gostava de vestir preto. Além disso, ela analisa como são "dois pesos, duas medidas" para as mulheres, como a questão da promiscuidade. Qual o número exato para uma mulher ser promíscua? Já houve algo relacionado a isso para homens? Além disso, há questionamentos relacionados ao próprio fato de sua "doença" estar em um livro como esses, quando homossexualidade já esteve e não está mais. Quando todos os sintomas de sua "doença" são comuns em fases da vida como a adolescência ou de qualquer fase da vida (como preocupações com a autoimagem e não ter noção de onde seguir). Porém, o que deu "um gás" para ela ser internada são as coisas que ela fazia com seu pulso, mas ninguem sabia. "Garota, interrompida" trata de uma garota que, não se adequando aos padrões, é internada em uma época em que pouco se sabia sobre doenças mentais e como tratá-las e que, após um diagnóstico rápido e fraco, tanto pela sociedade quanto pelos médicos, teve anos decisivos de sua vida interrompidos.

Willians11 20/08/2023

Garota, interrompida
Teve tantos trecho ou até mesmo capítulos que me identifiquei com a susanna mais um deles foi esse:
- Ele vivia em um mundo onde o futuro existia. Eu não

Patty 12/08/2023

Bom, o livro é reflexivo e é bem construído em como conhecemos a protagonista, mas é um pouco tedioso e não é um livro para ler e relaxar ou tentar se conectar com a história em si, é basciamente uma reflexão sobre o que somos.

Giovanna10k 09/08/2023

É muito interessante ler a experiência da autora nesse tempo em que ela ficou internada. Entretanto, o filme é melhor!

Victoria 05/08/2023

Um livro de memórias
Inicialmente achei que esse livro se tratasse de, bem, um livro. Uma ideia com uma protagonista, vilões e etc. Até entender (e pesquisar) que se tratava da história de vida da autora. Logo, um livro de memórias.

Por se tratar disso os acontecimentos por muitas vezes não estão em ordem e nem tudo você de fato entende. Afinal, gira em torno de assuntos pesados e uma época já distante. Além disso sinto que a autora questiona seu diagnóstico, eventualmente, e talvez eu compre um pouco a explicação dela.

Quero muito assistir o filme agora e ver como as coisas foram retratadas.

dov 02/08/2023

Maybe i was just crazy maybe it was the 60's
Um bom livro, resolvi ler ele depois de assistir o filme que por acaso é muito diferente, senti dificuldade com a cronologia mas é um livro com uma história bastante interessante e que merece no futuro uma releitura.
"Eu buscava explicações para minha situação. Minha situação era um sofrimento que ninguém percebia, que eu mesma tinha dificuldade em perceber."

tainA 27/07/2023

Ler o livro que inspirou um dos meus filmes favoritos da vida, me deu outra perspectiva, ver como era difícil falar sobre questões de saúde mental, impossível não se conectar com a protagonista nem que seja por alguns instantes, quem nunca achou que estava ultrapassando a linha de ser uma pessoa mentalmente sã, se entregando a loucura? ou sendo sugado por ela.

silvia 25/07/2023

Merece ser relido!
O livro conta a história de Susanna Kaysen, uma adolescente que é internada por tentativa de suicidio.
Ao longo do livro acompanhamos a vida de Susanna em um hospital psiquiátrico e somos apresentados a diversas personagens únicas e muito bem construídas. Somos encantados pelas mais diversas personalidades, desde a doçura de Polly até a complexidade de Lisa.
Tambem vivemos os pensamentos e reflexões da protagonista.
O livro é ótimo do começo ao fim, tendo capítulos curtos ora contando acontecimentos fáceis de entender e ora nos levando a reflexões.
Amo esse livro tal como amo o filme, a adaptação foi muito bem feita.

cinnamongirl111 23/07/2023

E assim ela se torna uma garota, interrompida
"Dessa vez, li o titulo da pintura: Garota interrompida em sua música.

Interrompida em sua música: tal qual acontecera com a minha vida, interrompida durante a música dos 17 anos, tal qual a vida dela, roubada e presa a uma tela; um momento congelado no tempo mais importante que todos os outros momentos, quaisquer que fossem ou que viessem a ser. Quem pode se recuperar disso?"

Julia Rodrigues 16/07/2023

Não imaginava que o livro era uma espécie de relato pessoal, e quando descobri fiquei abatida. Principalmente quando a narradora se incomoda com as perguntas que recebe fora do hospital. Acho que, de alguma forma, todos estamos suscetíveis à loucura, basta desligar um interruptor errado dentro da cabeça, e nem todo louco é tão louco assim. Em muitos trechos as personagens são só meninas vivendo a adolescência confinadas, e em outros a loucura aparece. A leitura me deixou muito pensativa.