Prince Of Thorns

Prince Of Thorns Mark Lawrence

Resenhas - Prince Of Thorns

Fabio293 07/12/2022

Trilogia que deveria ser um livrão
Mais uma daquelas trilogias que são histórias fracionadas de uma maior.
Livro confuso, personagens pouco cativantes e narrativa com um excesso de floreio.
Sem nenhuma vontade de seguir nessa trilogia.

Felipe 01/12/2022

História interessante, porém sangrenta e visceral
A obra narra a história de um príncipe em busca de vingança daqueles responsáveis pela sua tentativa de assassinato e o assassinato consumado de sua mãe e do seu irmão.

O livro é interessante pois em um primeiro momento, somos levados a acreditar que vamos acompanhar a história do líder de um grupo de bandidos e saqueadores sem escrúpulos.

Mas logo em seguida é mostrado que aquele líder apesar de jovem e excessivamente cruel, é muito mais do que aparenta ser.

A violência é retratado de maneira gráfica e não tem o menor pudor de descrever cenas de mutilação e tortura, além de que eventualmente ocorrer estupro e em outros momentos cenas de sexo.

Nosso protagonista é um personagem ganancioso, ousado e sagaz como a maioria dos bons personagens de fantasia, mas o verdadeiro ouro da obra talvez esteja nas relações disfuncionais do grupo comandado por ele e na relação de ódio/respeito entre eles.

A história conta também com antagonistas interessante e ambíguos que não deixam claro a suas verdadeiras intenções e parecem oferecer perigo real para os personagens.

Além disso, a morte aparece em qualquer deslize ou decisão errada dos personagem e seus feitos possuem impacto real no cenário e nas pessoas envolvidas.

Por fim, eu gosto do contexto medieval e as intrigas políticas que serve de motivação para todo o enredo da trama.

No todo eu gostei do livro mas não creio que seja uma obra prima e achei algumas cenas exageradamente viscerais, de qualquer forma continuarei a ler a trilogia que ao que parece sugere uma ascensão do protagonista (os nomes dos livros seguintes são: king of thorns e emperor of thorns).

jane 12/11/2022

Gostei desse, como entretenimento é muito bom.
Não é um grande livro de fantasia com um universo extremamente rico e bem escrito mas é interessante de se ler.
Lucarinus 12/11/2022minha estante
Para delerrrr

jane 12/11/2022minha estante
paro não

Felipe Paranhos 10/11/2022

Muito bom, mesmo narrado em primeira pessoa
Eu não sou fã de livros narrados em primeira pessoa. Todos os capítulos são do ponto de vista do personagem principal, o que pode tornar as coisas muito unilaterais e cansativas.
Porém o texto é muito bom e o personagem tem profundidade suficiente para sustentar todo o livro. Fica a dúvida se no próximo volume ainda faltará coisas do personagem para serem exploradas que possam manter o livro ainda narrado em primeira pessoa.
Mas não se engane, esse volume vale todo o seu tempo para mergulhar e se perder nesse mundo.

Luiza 28/10/2022

caminho sem volta
Sinto que esse livro me introduziu para o mundo de vilões e não sei se quero voltar para os bonzinhos!!!!
Claro não concordo com muitas ações do Jorg porém só o fato de ele não ligar para oq vão achar já me ganhou!
A cena quando ele derruba aquela árvore da sala do trono!!!!!
no final que a gente descobre o pq dele ser tão ruim para todo mundo foi muito bom pq eu tava meio mal já de apoiar um cara tão ruim serioKKKKKKKK ansiosa pra terminar a trilogia e ler outros livros do autor!!

Piter 18/10/2022

Ele é psicopata, narcisista, egoísta, cruel e rude.
Jörg foi jogado em um arbusto de roseira-brava quando era criança. A mãe e o irmão foram mortos pelo conde de um dos reinos nas proximidades. Ainda na infância, ele libertou os prisioneiros das celas de seu pai e fugiu do castelo, tornando-se líder do bando enquanto seguia um caminho de matança. Ele quer se vingar, mas algo tece sussurros em sua cabeça, pedindo que ele se torne Rei. Sua vida tem sido uma mentira, ou ele toma as decisões por si?

Foi difícil no começo. Estranhei a introdução, o narrador… Mas compreendi depois, aos poucos. O ponto mais alto com certeza é o protagonista. Jörg é psicopata. Não resta a menor dúvida. Cada cena dele era mais perturbadora do que a outra. A escolha pela 1ra pessoa para narrar ajudou a entender como ele enxergava o mundo - puramente um jogo onde, no final, basta vencer. O narcisismo dele irrita, o egoísmo, a falta de empatia. Sua construção de fato convence. Cansei de escrever respostas nas páginas à sua filosofia deturpada.

Aqui, não há herói para se apegar. A linguagem é muito visceral, crua. Os eventos traduzem uma travessia sanguinolenta cheia de situações revoltantes. A ambientação não foi inovadora, porém serviu ao que propôs. Existe um pequeno envolvimento com a magia no universo que também foi suficiente para o arco.

O enredo caminha bem, embora facilite tremendamente as coisas para o Jörg no nível ex-machina. Há uma explicação, mas a considero pouco convincente. Os demais personagens também não foram tão visíveis. Senti uma escassez de descrições físicas. Adiante, a temporalidade da narrativa não é clara. Sabe-se que há um clima medieval, mas, ao mesmo tempo, existem invenções anacrônicas que são citadas. Outro quesito é a falta de verossimilhança com a idade do prota, mesmo com a justificativa do amadurecimento rápido pelo passado traumático.

Assim, Príncipe dos Espinhos chama atenção pelo espanto. As ações de quem deveria ser puro, a crueldade intrínseca à época. Cenas que perturbam por serem impensáveis, mas possíveis. Um tom sombrio que jorra da escrita em capítulos breves. A trama desafia nossa moralidade, repensa nossos valores. Evoca uma armadilha na qual tantos podem cair se não forem com calma.

emmelie 14/10/2022

Protagonista com daddy issues
O protagonista é um anti herói bem traumatizado e cruel e achei bem legal isso, achei meio parado esse primeiro livro mas vou ler os próximos.

Murilo 13/10/2022

Incrível como o autor criou um personagem odioso, com nenhuma carisma, estuprador, arrogante, e acima de tudo, em uma história de vingança barata com um universo mal construído.

Stitcha 30/08/2022

Um dos piores
Misericórdia não tem nem condições de eu continuar a ler a trilogia, esse livro é terrível.
Desenvolvimento péssimo e personagens piores ainda.
Credo deu preguiça de escrever.

JC97 25/08/2022

Vou tirar um cochilo que eu ganho mais !
A única coisa relacionada a esse livro que conseguiu despertar um pouco de encanto em mim foi a belíssima edição da editora Darkside, porque de resto vou te contar viu ! Aja santa paciência. Livro lento, parece que a história não avança em momento algum, personagens que não cativam e história que não prende. Não achei o conteúdo chocante, já li livros com conteúdo mais pesado que esse, apenas achei chocante como o autor pensou ter talento. #SQN

Luanna Carvalho 11/08/2022

??????
muito bem escrito sem dúvida, só que me cansou demais, achei que nunca ia terminar de ler, vou procurar outras coisas e depois volto pra terminar a trilogia

Karol 04/08/2022

Não é um livro para os fracos
O que me prendeu na leitura foi o Jorg. Ele ser completamente imperfeito, egoísta, traumatizado, frio. (e meio sadomasoquista)

NÃO É UM LIVRO DE FANTASIA FOFA E INSPIRADORA, é cruel, é visceral. Vi muita gente chamando o livro de ruim simplesmente porque estavam em choque. Afinal, a maioria das fantasias atuais são de pessoas comuns que aos 16 anos se descobrem especiais, em seguida o combo amor enlouquecedor + salvar o mundo surge e Prince Of Thornes não segue a receita fácil.

E outra coisa, vi muita gente falando sobre a idade que começa a jornada do protagonista. Não sei o povo tem memória curta ou lê sem atenção. Para mim ele começar com 9 anos tendo aquela postura, tendo em vista o que passou e como a idade era contada onde pessoas de 30 anos são velhas e próximas da morte e com 10 anos já é homem para se estar em prostíbulo, jura que vocês esperavam ele fazer a linha debutante de 16 anos para daí começar a jornada. Livro errado, modo de leitura errado, leia outra vez e todas as respostas estão lá no decorrer da estória, não entende quem não quer.

Para quem está cansado da receitinha das fantasias atuais, esse É O LIVRO.

PS: A única coisa que não faz sentido é interesse amoroso por Katherine... Ele literalmente vê ela 3 vezes e nem aconteceu nada. Eles andam no corredor, em seguida entram no salão, depois ele vê ela no salão de longe e depois não posso contar. Mas eles mal trocaram 10 frases. Vejamos como o autor vai trabalhar isso no próximo livro

Sammy 01/08/2022

Um livro que me tirou da minha zona de conforto
Confesso que demorei uns 10 capítulos para pegar gosto pelo livro e pelo Jorg.
É um gênero literário que não estou acostumada a ler, então para expandir os meus gêneros, ele foi um ótimo início.
Diversos momentos, fiquei bastante confusa com que se passava em cena, mas no fim tudo fez sentido.
Jorg inicia como um menino mimado que só tem um interesse, mas ele evolui, ele descobre que é muito mais do que é esperado.
Me animou para continuar a sequência.