Ordem de Extermínio

Ordem de Extermínio James Dashner

Resenhas - Ordem de Extermínio

Thuany 28/05/2018

Bom!
Eu gosto bastante da ideia do livro, a história num todo é muito interessante. Porém, todos os livros me cansam muito rápido, acho as narrativas longas.
Neste livro, em particular, há um momento em que o autor descreve a cena de um deles pendurado em um Berg durante três páginas. Pode ser frescura minha, mas isso me cansa.

Contudo, vale a pena ler. É muito interessante ver o comportamento da população diante do Caos. Principalmente neste, que explica muitos porquês.

Karina 04/01/2019

Resenha | Maze Runner - Ordem de Extermínio - Livro 4
Aqueles que viram a minha resenha sobre o livro A Cura Mortal, perceberam que apesar de classificá-lo de maneira "positiva", ficou evidente a minha frustração correspondente ao final da trilogia. Uma das coisas que mais me incomodou foi o fato de sobrarem tantas lacunas abertas sem explicação. Então, estava muitíssimo curiosa sobre Ordem de Extermínio, e o mesmo não só atendeu as minhas expectativas, como também me surpreendeu por trazer uma trama envolvente, diferente, mas interligada diretamente com os protagonistas Thomas e Teresa do plot principal da trilogia Maze Runner.
Em Ordem de Extermínio há uma breve introdução sobre o exato momento que Thomas e Teresa são separados, para que o rapaz seja enviado a Clareira. Primeiramente parece que o autor está apenas usando fatos conhecidos para prender o leitor, mas se tem algo que aprendi é que em algumas histórias o prólogo tende a ser crucial para o desfecho da narrativa e esse é exatamente o caso deste livro.
A seguir, somos apresentados ao momento "chave" da série Maze Runner: Como tudo começou, como o vírus surgiu, como tudo chegou ao caos e como Thomas e Teresa foram parar no CRUEL. Olha aí, aquelas lacunas da Cura Mortal sendo respondidas! Pontos para James Dashner!
Mark, Trina e Alec fazem parte de um grupo de sobreviventes após o mundo ser devastado pelas chamas solares. Juntos com seus amigos, eles procuram a cada dia superar as dificuldades de sua nova realidade, buscando sempre uma maneira de seguir adiante. Porém, tudo fica ainda pior quando bergs atiram dardos contra as pessoas com um vírus altamente contagioso. Dentro de um cenário de perdas crescentes, eles encontram Didi, uma garota que apesar de atingida por um dardo infectado, mostra-se imune ao fulgor.
Ler este livro, fez com que me lembrasse o porque gostei de Dashner, quando li Correr e Morrer, ele é intenso, detalhista, faz o leitor sentir o peso de cada ação colocada na narrativa, lembrando-o que haverá uma consequência quando os humanos alteram através de meios inadequados o equilíbrio natural das coisas. Resumindo, James Dashner se assemelha muito com Suzanne Collins (escritora de Jogos Vorazes), ele faz o leitor sair no universo Maze Runner e pensar em seu próprio meio ambiente, usando a ficção para chegar em reflexões que vão além da história que criou, escritores assim, são admiráveis em minha opinião.

ATENÇÃO SPOILER:

" Tudo o que Mark havia testemunhado na última semana tinha sido sancionado pelo governo interino que representava o mundo todo afetado pelas chamas solares. Não era obra de terroristas ou uma iniciativa de pessoas loucas. A ação havia sido aprovada e executada com a intenção de controlar a população; de exterminar áreas inteiras, deixando mais recursos para os que sobrevivessem." - Pág. 344

Este breve trecho, deixa claro que o próprio governo o CCP ( Comitê de Controle de População) criou o vírus, ocasionando a contaminação e não conseguindo controlar o mesmo, chegando ao ponto que vimos em Correr em Morrer. Mesmo que suspeitasse, ter a certeza de como os fatos aconteceram, dando razão as convicções futuras de Thomas contra o governo, foi sem dúvida um dos melhores momentos deste livro. Além de finalmente, Dashner presentear o leitor, explicando como o CRUEL deu inicio as buscas por jovens que supostamente eram imunes ao vírus e levando o leitor a concluir apenas no epílogo que Ordem de Extermínio não é apenas a nome da ação de propagação do Fulgor, mas também, a verdadeira história de Teresa que é apresentada como Didi. E, claro que não posso esquecer o principal, finalmente o autor conta como Thomas foi para o CRUEL. Obrigada Dashner!

Li Ordem de Extermínio em busca de respostas e encontrei todas elas, este é um dos melhores livros da série Maze Runner e vale muito à pena conferir! Super #recomendo a leitura.

Paraíso dos Livros 04/01/2019

Resenha | Maze Runner - Ordem de Extermínio - Livro 4

ATENÇÃO SPOILER:

site: http://paraisodoslivros1.blogspot.com/2019/01/resenha-maze-runner-ordem-de-exterminio.html

Juh 18/02/2019

DESNECESSÁRIO!
Só tenho uma palavra para descrever esse livro: DESNECESSÁRIO!
O livro conta uma narrativa com outros personagens o que na minha opinião, não tem a menor necessidade e não agrega muito ao foco desta série.
O foco desse livro é contar como tudo aconteceu e como o fulgor foi disseminado, mas não precisa de mais um livro pra contar isso, colocar os emails no livro "Arquivos" seria suficiente para explicar ou até mesmo incluir estes fatos no livro "A cura mortal", como outros disseram e concordo, parece que o livro foi escrito para ganhar dinheiro, pois, não é um livro que te prende na leitura e também não explica muita coisa, seria um livro melhor aproveitado se explicasse mais sobre os experimentos e a tal das variáveis ou ainda se tivessem encontrado uma cura.
Na minha opinião, ainda tinha muito à escrever, acho que a história tinha mais potencial de escrita se tivesse abordado mais o lado do CRUEL a fim de entender melhor os experimentos.

daniel_ 26/03/2019

Fraco
Achei o livro muito fraco, cheio de explicações cansativas, com um final no mínimo decepcionante. Só uma informação curiosa aparece na última página, mas nada de especial. Quem leu a trilogia original mas não leu o "Ordem de Extermínio", não se sintam obrigados a ler, não estão perdendo nada, arrumem um tempo pra ler um livro que possa agregar mais.

Mas se quiserem ler, tenham a paciência que eu não tive pra ler cada linha explicando detalhadamente tudo. Pra mim, isso estragou o livro, e o James Dashner já escreveu livros infinitamente melhores.

Anna 03/05/2019

Desapontada.
Um livro incrivelmente decepcionante, com uma história extremamente repetitiva e cansativa. Para os que leram a saga, esse livro é totalmente desnecessário, leia se tiver paciência. Final super maçante, nada cativante. Estou super decepcionada, obrigada James Dashner.

Francislaine Costa e Silva 06/06/2019

Sou suspeita para falar dessa serie maravilhosa que é maze runner, mas agora esse livro realmente me surpreendeu demais, como o ser humana em busca da sobrevivência pode se tornar um animal, com esse livro aprendi a gostar da personagem Teresa.

Katia 27/07/2019

Realista
A serie de maze runner para mim sempre foi realista, desde o final do ultimo livro. Mas acho que todas as cenas de lutas mostram o quanto a doença afetou o ser humano, que se tornou extremamente violento.
Vi que muitas pessoas não gostaram da mudança de personagens, mas eu gostei porque esse livro não é para contar uma história que está acontecendo, mas sim uma que aconteceu, para explicar o que já aconteceu. Acho que se continuasse com os mesmos personagens ficaria chato e desconexo

Thiguin 09/02/2020

Diferenciado.
Achei incrível o jeito que James aborda outro contexto da história. Me pegou de surpresa e achei formidável a leitura, com uma panorama legal da narração.

Glau Anjos 11/02/2020

O começo....
O último livro da série conta como e o onde tudo começou... Tão rápido e emocionante quanto os demais e da ao leitor aquela sensação de imersão na história. Um fechamento muito digno, me sinto feliz por ter dado uma chance a está série.

Henrique.Zara 13/02/2020

Mais do mesmo