A Garota do Penhasco

A Garota do Penhasco Lucinda Riley

Resenhas - A Garota do Penhasco

Gislene.Batalha 22/04/2024

A garota do penhasco
Grania Ryan retorna a Irlanda após sofrer uma decepção amorosa.
Na beira de um penhasco, em meio a uma tempestade ela conhece Aurora,uma menina de 8 anos, órfã de mãe, mora com o pai e tem um carisma e uma inteligência que conquista a todos.
Passado e futuro se misturam nesta história fascinante.

16/04/2024

Conta a história da família Ryan e da família Lisle, e de como essas duas famílias se entrelaçaram ao longo de gerações, formando laços de rancor, tristeza, amizade, mistérios e amor.
O desenrolar da trama tem como personagens centrais Grania Ryan, uma escultora que, se vendo em um momento difícil da sua vida, volta para o aconchego de sua família na Irlanda, e Aurora, uma garotinha encantadora e sensível que muda completamente a vida de Grania a partir do primeiro instante em que se encontram.
Grania tem uma personalidade muito marcante, mas a característica que mais a descreve é o instinto materno que carrega. Ao conhecer Aurora, esse instinto se aguça e as duas passam a conviver diariamente. A menina é órfã de mãe e mora com seu pai em uma mansão próxima à casa dos pais de Grania.
O fato das duas se aproximarem cada vez mais gera preocupações por parte da mãe de Grania, que mostra claramente que não é a favor dessa amizade. E os segredos por traz dessa apreensão são emocionantes e surpreendentes; os mistérios, os mal entendidos e o rancor que perpassam as gerações de famílias vão sendo brilhantemente desvendados e resgatados na história e no tempo.
Alguns detalhes no livro fazem toda a diferença pelo modo afetuoso e poético com que a autora escreve; a riqueza de detalhes em relação aos cenários e as características de cada personagem fazem com que a leitura flua tão rapidamente quanto o envolvimento do leitor com os personagens a cada novo capítulo.
?A figura frágil achava-se perigosamente próxima da borda do penhasco. A longa e luxuriante cabeleira ruiva revolvia-se atrás de seu corpo esguio, agitada pela forte brisa que soprava do oceano. O vestido de algodão branco chegava-lhe aos tornozelos e deixava expostos os pequenos pés descalços. Mantinha os braços esticados, a palma das mãos voltada para a massa espumante do mar cinzento, abaixo, o rosto pálido voltado para o alto, como se estivesse se oferecendo em sacrifício aos elementos.?
A trama é narrada por Aurora e, apesar da narrativa ser em terceira pessoa, ao longo dos capítulos temos sua intervenção ao falar diretamente com o leitor, o que ajuda muito na compreensão de alguns acontecimentos na história. Já que o livro mescla passado e presente, esse é um ponto muito positivo da leitura.
É um romance lindo e de uma delicadeza incontestável. A forma que a autora deu a cada um dos personagens conseguiu colocar em destaque os conflitos da vida humana, as falhas, os desejos, as incertezas, o amor e as dores, e também a superação das dificuldades de uma forma humanizada, sensível e verdadeira.
Não poderia deixar de destacar o protagonismo das personagens femininas no livro, mulheres com fortes histórias de vida permeadas por dramas profundos e complexos, em sua maioria, que conseguem mexer com as nossas emoções e despertar sentimentos singulares em relação a cada uma delas, principalmente em relação à menina Aurora, que longe de ser uma criança comum, revela-se sensível aos acontecimentos ao seu redor, carregando consigo, um encanto incomum e mágico.

nicolyaduraes 13/04/2024

Como fã da Lucinda, eu amei esse livro. Só achei a Grania MUUUUITO chata, mas de resto eu amei! Hehe

Maria Fileto 10/04/2024

A volta à Irlanda, para casa de seus pais, de Grania Ryan é cercada de coisas não ditas ou ditas pela metade, é um grande sofrimento. As coisas começam a mudar quando ela conhece Aurora, menina acostumada a se virar sozinha, com falas de adulto e medo de criança.

Grania e Aurora se identificam logo de cara e é aí que as coisas complicam. A família das duas estão interligadas por vários fatos no passado, a cada geração a vida se encarrega de entrelaçar momentos marcantes seus membros. Alguns passam por grandes alegrias e também grandes medos, outros passam por situações que comprometem a amizade e injustiças são cometidas, e ainda tem aquele em que os dois lados se curam e podem viver e se redimir nesse mundo.

Com uma escrita envolvente, um passado histórico marcante, uma riqueza de detalhes e personagens apaixonantes (é impossível não se paixoneta por Aurora), A garota do penhasco tem tudo para cativar o coração dos fãs de Lucinha Riley.

leiturasdabiaprado 10/04/2024

A Garota do Penhasco é um livro com a clássica assinatura da Lucinda, personagens femininas fortes, contexto histórico e tramas que abraçam gerações!
Gostei muito da abordagem da Primeira Guerra e a vida no entre guerras, os traumas, as vidas e os sonhos destruídos pela guerra!
Um tema que deveria ter ficado no passado e que se faz extremamente necessário, pois vemos os erros sendo repetidos e novas guerras acontecendo...
Duas personagens ganharam meu coração, Mary no passado e Aurora no presente!
Mary é a força feminina pura, amorosa, forte, determinada e corajosa, uma alma evoluída capaz de tudo para proteger quem ama!
Aurora é uma criança iluminada, marcada por uma vida de perdas, encontra motivos para continuar no amor, uma menina sensitiva, sábia e muito astuta, uma criança além da sua idade!
E para deixar a história ainda mais bela temos a paixão pela dança atravessando gerações, o ballet como sangue pulsante da vida!
E para finalizar temos o interior da Irlanda e duas famílias que se misturam em dominação, senhores de terra e arrendatários, sangue e amores!
Um livro que prende do início ao fim, que eu li em apenas dois dias pois não conseguia largar!
Pêpe 10/04/2024minha estante
Adoro os livros da Lucinda, só falta esse pra eu ler ??

leiturasdabiaprado 10/04/2024minha estante
A escrita dela é apaixonante mesmo!! ?

Gabriele 09/04/2024

A garota no penhasco
Amei o livro, uma história bem envolvente, com conflitos internos, que em alguns momentos traz algumas reflexões bem importantes sobre as decisões que tomamos.

???

Jackcoriolano 09/04/2024

A garota do penhasco
Embora tenha algumas partes bem comoventes, a leitura não me prendeu, achei o enredo parecido com os enredos da série As sete irmãs, senti como se estivesse lendo sobre a "oitava irmã D'Aplièse".
Acredito que quem gosta do estilo da autora, se veja envolvido, principalmente, pela parte histórica. Destaco o final, que foi inesperado.

Adarita 09/04/2024

Fenomenal
Que história maravilhosa!
Terminei o livro agora com lágrimas nos olhos de emoção!
A autora mais uma vez escreveu um livro incrível, transportando do presente ao passado, ligando as histórias de modo espetacular!
Amei conhecer a história da Aurora! Que menina fantástica, muito corajosa!
Recomendo demais a leitura!

Adriana.Aquino 07/04/2024

Mais uma leitura agradável de Lucinda Riley.
Com todos os ingredientes de seus livros, presente ligado ao passado, gerações envolvidas na história
Dessa vez uma pequena orfa que consegue unir e envolver as pessoas ao seu redor.

Ingrid Figueiredo 03/04/2024

A garota do Penhasco
Uma história cheio de vínculos com o passado dos personagens que deixa em cada capítulo um gostinho de quero mais.

Cheio de revelações que nos deixam com os olhos cheios de lágrimas.

A garota do Penhasco é sem se obra de dúvida um livro para refletirmos sobre nossas escolhas e sobre as oportunidades que recebemos em nossa vida!

Vale muito a pena conferir!

Julie 01/04/2024

Fenomenal
Leitura maravilhosa, Lucinda superou todas as expectativas do livro. Abordagem espiritual, ancestralidade, força e coragem das mulheres.
O diálogo da personagem com leitor é esclarecedor. O que foi aquele desfecho da história?! Me emocionei demais e vem aqueles sensação de que a morte não é o fim. Pessoas que vivem intensamente parece que tem passagem rápida pelo mundo. Apesar de ficção os dados históricos engrandecem a história a união familiar é o pano de fundo para espetáculo de livro!

Thais545 31/03/2024

A garota do penhasco
Que história! Um livro que fala de amor e família. Você fica envolvido na história que é contada por cartas de toda uma geração. Até árvore genealógica a autora colocou no livro pra gente conseguir entender. São vários personagens envolvidos que em determinada época suas vidas são entrelaçadas. Como a autora fala, o amor é mostrado de diferentes formas nessa história. É lindo! ?

Ana 30/03/2024

Espetacular
Essa história aborda diferentes temas, e é fascinante do início ao fim, une uma história familiar cheia de rancor e mágoa muito antiga com uma família atual prestes a amar um ser cheio de luz, alegria e inteligência.
A autora por si só em nenhum dos livros que li deixou a desejar, ela fascina o leitor do início ao fim, e essa história aqueceu meu coração.
O enredo traz romance, injustiça, raiva, emoção, espiritualidade, amor, reciprocidade... é uma história que te tira de qualquer ressaca literária.