A fantástica vida breve de Oscar Wao

A fantástica vida breve de Oscar Wao Junot Díaz




Resenhas - A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao


65 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Lincoln Couto 01/09/2022

A fantástica triste vida de uma família dominicana
Quero começar essa resenha enaltecendo a escrita e o estilo literário de Junot Diaz. Que divertido (apesar de trágico, logo explico mais) acompanhar essa história através do olhar de um narrador com tanta personalidade, com um humor ácido. Fora a naturalidade com que ele insere referências da cultura pop e eventos históricos. A escrita é flúida, instigante e divertida de ler, parece que o narrador é real, que tem alguém me contando uma história pessoalmente.

Bom, para compensar a diversão da escrita, no enredo temos uma história densa e uma história nada fantástica no bom sentido da palavra, o fantástico aqui deve ser de, "caraca, como pode uma família inteira sofrer tanto desse jeito?". É uma história triste muito bem contada, uma história sensível que nos ensina sobre a desgraça de um país sob domínio ditatorial, sobre a dura realidade dos imigrantes e sobre o sofrimento de um garoto extrangeiro, negro, gordo e nerd em meio a esse contexto.

Os personagens são vivos, muito bem construídos, você torce por eles, fica triste junto, bravo, indignado, você se espanta com a violência, com o bullying.

Enfim, foi uma leitura muito boa, recomendo bastante, mas fica aí o alerta de gatilho de depressão e violência.
comentários(0)comente



Bookster Pedro Pacifico 20/07/2022

A fantástica vida breve de Oscar Wao, de Junot Díaz
Vencedor do Prêmio Pulitzer de ficção em 2008, a obra do autor domenicano Junot Díaz estava esgotada das prateleiras brasileiras há um tempo e ganhou nova edição da @editorarecord! E que coisa boa foi poder ler esse livro e saber que outros leitores também poderão encontrá-lo facilmente nas livrarias!

Antes de contar um pouco sobre esse romance, preciso dizer que o estilo de Díaz foge de qualquer tentativa simples de categorização. Ele mistura aspectos históricos (e muitos), com cultura nerd e um humor ácido, tudo isso sem abrir mão de personagens complexos e bem construídos.

O personagem principal é Oscar Wao, que dá nome ao livro. Mas diferentemente do que o título indica, o jovem Wao não tem uma vida fantástica. O protagonista tem origem domenicana, mas vive uma vida pouco sociável e rodeada de cultura nerd em um gueto de New Jersey. A busca por um primeiro beijo e um primeiro amor parece nunca ter fim na sua adolescência. Sua mãe e sua irmã também têm um papel importante no romance, sobretudo considerando a relação conturbada - e até mesmo violenta - que existe entre as duas. La Inca, avuela do garoto, também se destaca!

Aos poucos vamos conhecendo um pouco mais sobre o passado dos familiares de Oscar, que viveram na República Dominicana, assim como aprendemos sobre a história sangrenta do país, quando foi governado pelo ditador Trujillo (eu já havia lido A festa do bode, de Llosa, que trata sobre o mesmo período histórico). E, aparentemente, as tragédias que recaem sobre esse jovem têm origem em Fukú, uma antiga maldição que está presa na sua família.

Eu amei a leitura! O início pode parecer um pouco confuso com a troca dos narradores, mas aos poucos você se acostuma. O autor traz muitas referências a filmes, livros, músicas, o que deixa a obra ainda mais interessante (algumas dessas referências eu não conhecia, mas tá tudo bem)! Sei que pode não ser um livro coringa, que agrada a todos, mas eu te convido a dar uma chance de ter uma leitura marcante e diferente do que estamos acostumados a ler! Excelente!

#literatura #bookster #livros #junotdiaz

Nota 9,5/10

site: http://instagram.com/book.ster
José Marques 21/07/2022minha estante
Que bom vê-ló ativo por aqui! ?




mimperatriz 22/06/2022

A fantástica breve vida de Oscar Wao
Posso afirmar, sem qualquer dúvida, que amei ?A fantástica vida breve de Oscar Wao?, de Junot Días.

Livro delicioso, com uma história pulsante que nos prende do início ao fim! Tem uma pitada de realismo fantástico, muitas referências de livros, séries, músicas, filmes e uma narrativa diferente que me confundiu um pouco no início por não identificar o narrador ou narradores, mas que deixa tudo mais interessante.

Sendo bem simplista, a história é sobre a vida de Oscar, um garoto de origem dominicana, nerd, que sonha com um grande amor. Deixando a simplicidade de lado, a verdade é que estamos diante de uma história que inclui uma República Dominicana marcada pela ditadura implacável de Trujillo e uma família, a de Oscar, envolvida em uma espécie de maldição, o fukú, que se instalou no país com a chegada dos espanhóis.

Além das muitas abordagens da vida de Oscar, também conhecemos mulher incríveis: Beli, Lola e La Inca - mãe, irmã e abuela de Oscar respectivamente. Embora a vida fantástica e breve seja de Oscar, a personagem mais impactante, na minha opinião, é Beli.

Já comentei em alguma outra resenha que as personagens femininas, escritas por mulheres ou não, tem chamado mais a minha atenção e nesse livro não foi diferente.

Outro dia li a notícia sobre o curso ?Cinema e a Psicanálise? que abordará a construção de 5 personagens femininas dos cinemas, o que é incrível, e imediatamente pensei em algumas personagens femininas dos livros. Depois dessa leitura acredito que Beli poderia ser facilmente selecionada para discussão em um curso semelhante.

É um livro divertido, triste, tenso, amoroso e cheio de histórias boas.

Marcante! Indico muito a leitura!
comentários(0)comente



Otávio - @vendavaldelivros 08/06/2022

“Parada nos limites do bairro, rígida como um poste, contemplando sem esperança a noite, sentiu uma onda de desespero tomar conta de si, tão infindável quanto nossas necessidades.”

Não planejar minhas leituras é um fato que acaba por gerar situações inusitadas. Fui inundado com a história da República Dominicana em dois livros recentes. O primeiro foi “A Festa do bode”, de Mario Vargas Llosa e o outro foi “A fantástica vida breve de Oscar Wao”. No final das contas, duas experiências distintas com o mesmo pano de fundo e que foram das melhores leituras do ano.

Publicado em 2007 e vencedor do Pulitzer de ficção de 2008, “A Fantástica vida breve de Oscar Wao” narra a história de Oscar, um nerd de origem dominicana, muito obeso e que vive na periferia de Nova Jersey. Oscar ama as mulheres e busca incessantemente um grande amor. Infelizmente para ele, a chance de que isso aconteça é cada vez menor.

Quando você analisa essa história superficialmente, lendo um resumo, dificilmente consegue imaginar que por trás dela existe um épico que narra a história de uma família e de um país. Ainda que o livro leve seu nome e seja ele o personagem principal, o que temos aqui é um Oscar que acaba sendo o “fim” de muitas histórias. E, mesmo que a trajetória de Oscar seja interessante, nem de longe é o que mais desperta a atenção nesse livro de Junot Díaz.

Narrado por um personagem que só descobrimos quem é em mais da metade do livro, é quando conhecemos a história dos demais e como eles são integrados à história da República Dominicana e a ditadura de Rafael Trujillo que o livro fica impossível de se largar. A irmã de Oscar, Lola, sua mãe Beli, sua “avó” La Inca e seu avô Abelard são personagens quase reais, desses que a gente passa a achar que existiram mesmo e que o autor só mudou os nomes.

A visão de Junot Díaz sobre a ditadura é ainda mais dura que a de Llosa e a gente percebe isso pelas notas de rodapé de quase uma página inteira, que dão informações importantes sobre a crueldade do regime e os efeitos no povo dominicano décadas depois da morte de Trujillo.

Em uma mistura de História, magia, linguagem popular e cultura pop, o livro prende, encanta e marca a gente de forma surpreendente e original. Da tragédia de um povo à tragédia de um homem, em um ciclo que se encerra de maneira magistral “A fantástica vida breve de Oscar Wao” é uma experiência que você merece ter.
comentários(0)comente



marxcos 21/01/2022

Uma aula sobre muita coisa.
Eu não esperava que fosse aprender tanto com esse livro! Eu sabia que a narrativa parecia interessante MAS VOCÊ APRENDE MUITO, tanto em questões ditas como a história da República Dominicana, quanto em questões que você precisa parar para compreender, como relações de raça, por exemplo, influenciam na construção de alguém e nas suas relações com o outro, e como isso influência como a gente se enxerga. É um livro de uma riqueza enorme.


Na verdade a única coisa que pecou, para mim, foi justamente isso. Ele ofereceu tanto que você acaba o livro querendo entender mais, e não sei é apenas um sentimento melancólico de acabar um livro ou apenas estou ainda digerindo ele, mas sinto que o final foi abrupto. Uma leitura muito recomendada!
comentários(0)comente



fabio.orlandini 21/10/2021

Triste e sensível
Não me envolvi de cara com o livro, até pensei se conseguiria terminar, mas, ainda bem que insisti. Num mundo cheio de heróis, de histórias perfeitas, Oscar vem como contraponto. Entretanto, tudo que ele não é vai nos cativando e nos faz pensar que todos temos um pouco de Oscar dentro de nós.
comentários(0)comente



Rony 29/07/2021

Um latino nos EUA e a ditadura na RD
A fantástica vida breve de Oscar Wao vai acompanhar a família Leon, que a nova geração cresceu nos Estados Unidos e tem toda a questão de que o homem tem que ser um pegador. Porém, Oscar é um nerd de primeira, e engordou muito, sendo desprezado pelas meninas e sofrendo bullying na escola. Bem, mas o que esperar de uma família amaldiçoada pelo fukú?
Uma história rápida de ler que se desenvolve pelos acontecimentos na ditadura de Trujillo na República Dominicana, em que todos os personagens da família, mesmo após o fim da ditadura, esbarram com forças policiais, que assim como no Brasil, ainda são frutos de um período de força militar contra os democratas e acabam demonstrando todos os horrores do período e toda a violência sofrida.
Me incomodou um pouco a tradução da edição da Record por deixar várias palavras em espanhol, e em muitos momentos elas pareciam jogadas e outro ponto foi a descrição das mulheres, como os seus corpos eram descritos como se para satisfazer o desejo de alguém, ok, foi uma decisão do autor para retratar como os latinos são vistos, como os homens são forçados a pensar, como inclusive como as mulheres são retratadas é o que levou a desgraça da família Cabral, porém, ter as partes do corpo de uma mulher descrito constantemente e a referencia ao sexo, foi algo que me desagradou, apesar de as mulheres principais serem muito fortes, como La Inca, Belica e Lola.
Apesar do livro levar no título o nome de um dos personagens, cada capítulo se foca em alguém da família ou no ponto de vista do namorado de Lola, Yunior, o que faz o livro ficar interessante.
Meus capítulos favoritos foram justamente os do passado de Belica e La Inca e os de Yunior.
comentários(0)comente



raafaelasouza 23/01/2021

Dominicano ganhador do Pulitzer
Oscar e? um nerd dominicano-americano fissurado em ficc?a?o cienti?fica, sem sorte no amor e, ao que tudo indica, descendente de uma linhagem amaldic?oada.
O livro e? muito mais do que a histo?ria da sua vida. E? a histo?ria da vida dos que vieram antes dele, marcada por trage?dias e infortu?nios que, na crenc?a popular dominicana, so? poderiam ser frutos de uma maldic?a?o.
No entanto, a maldic?a?o tem pele e osso, e se chama Rafael Trujillo, ex-presidente da Repu?blica Dominicana, um dos mais assustadores ditadores da histo?ria latino-americana. Aniquilando a vida de quem desse o menor sinal de oposic?a?o, Trujillo levou muitas fami?lias a? rui?na.
Esse peri?odo turbulento e? apresentado aos leitores num tom bastante a?cido, cri?tico e divertido (na medida do possi?vel), em meio a inu?meras refere?ncias do mundo nerd e geek.
Ale?m da ditadura, sa?o retratadas outras questo?es, como xenofobia, emigrac?a?o, preconceito, estereo?tipos e sexualizac?a?o.
E? uma leitura que recomendo a todos.
comentários(0)comente



Éfi 26/11/2020

Um livro bom.
9º livro lido (completo, rs) desse estimado (e conturbado) 2020. ?

A FANTA?STICA VIDA BREVE DE OSCAR WAO - JUNOT DI?AZ ?

Esse e? o tipo de livro que voce? le? numa ?sentada?. Mentira.
Ele na?o e? ta?o curto(+330 pa?ginas). Pore?m, quando voce? pega o jeito, decola.

Pessoalmente, esse e? o tipo de livro que considero ?de descanso?. E? aquela leitura que na?o exigira? muito de sua cognic?a?o (mas se voce? entende de manga?s e esses lances de super-hero?is, HQ, ficc?a?o cienti?fica e alguma coisa relacionada ao mundo nerd, certamente sera? bem mais divertido). Para ale?m desses detalhes, eu gostei da obra. E? a indicac?a?o de leitura do me?s de Junho do Clube de Leitura da @nossaliteratura e voce? deve se perguntar: se e? leitura de Junho, por que diabos voce? ja? leu? Enta?o. Eles leram Cem anos de solida?o ? em Maio. Eu na?o. Ja? li aquele livro (o que na?o quer dizer nada, ja? que na?o me recordo uma u?nica linha). Resolvi pegar esse aqui dia 28 ou 29 de maio. Na?o lembro. Tirei uns dias de fe?rias e ca? esta? ele: devidamente lido.

A histo?ria tem va?rios pontos altos. Oscar e? um cara bacana, mas, confesso que ele na?o e? meu personagem preferido. De qualquer sorte, a histo?ria dele surpreende sim, especialmente no final.

E e? isso. Gostei da experie?ncia. Recomendaria a leitura? Sim, mas com algumas ressalvas. Quais? Ah, se?rio mesmo? Ta?.
Vai depender do seu estado de espi?rito, seu estilo de leitura e exige alguma pacie?ncia no ini?cio.

Ha? algumas questo?es se?rias que cabem discusso?es - em algum ni?vel - a respeito da moral, desenvolvimento de personalidades, da organizac?a?o social, do tratamento e lugar da mulher, do poder ditatorial de um sistema poli?tico, nuances da juventude, desafios de percebemos pessoas que precisam de ajuda que esta?o ao nosso lado e outras mazelas que ocorrem tantas vezes de maneira individual, que podemos chama?-la carinhosamente de mazelas coletivas.

Ah, e tambe?m fala de FUKU?. Se voce? na?o faz ideia do que seja isso, saira? dessa leitura expert no assunto.

Se tem amor nesse livro? Tem. ?? O? se tem. O tempo todo, tudo e? sobre o amor. Duvida? Leia.
comentários(0)comente



Paisagens Literárias 24/08/2020

A trágica história de uma família dominicana amaldiçoada
Este romance utiliza a história da vida de um jovem cheio de traumas e de sua família para retratar o regime militar de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana e sua relação com os Estados Unidos no que toca a integração da população da periferia no capitalismo moderno. A narrativa se passa entre a décadas a 1970 e o final dos anos 1990, com uma série de apontamentos a aspectos político-sociais que marcaram a história dos personagens e do país caribenho. Além disso, por meio de crenças populares e resgates explicativos, o autor consegue trabalhar a influência institucionalizada da ditadura no imaginário da população. Assim, as tragédias da família são explicadas por meio da associação de uma maldição denominada fukú na narrativa, a qual gera falta de sorte e maus presságios durante gerações. Outro ponto muito interessante da obra é o transito entre a realidade caribenha e os elementos culturais estadunidenses, caracterizados pela situação de migração da família do personagem principal. O autor consegue tornar o processo cotidiano dos migrantes de recriar a linguagem em um princípio formal de seu livro, escrevendo seu romance misturando o espanhol e o inglês (adaptado na tradução para um “portunhol”), bem como uma série de referências da cultura nerd da época. Contudo, em certa medida a narrativa é marcada por um estereótipo de latino americano, cheio de nuances machistas e gordofóbicas, o que me incomodou bastante durante a leitura. Por último, não achei este um livro genial apesar de todas as críticas positivas na mídia. Na minha opinião, embora tenha uma série de limitações, quando lido com um viés crítico é uma leitura interessante de se fazer, mas nada mais do que isso.

site: https://www.instagram.com/p/CESN1e2DRCn/
comentários(0)comente



Jam_santos 20/07/2020

Quando você realmente percebe que a história em si não é sobre o Oscar, você começa na história
comentários(0)comente



Gabriela Rosada 06/07/2020

Ditadura na República Dominicana
O ritmo da leitura foi um pouco devagar, acho que a história não me prendeu muito, talvez por ser diferente dos livros que leio. O livro conta a história de Oscar, um nerd obeso de origem dominicana, que não tem amigos e é rejeitado por todas as mulheres, ainda que ele as ame. Oscar e sua familía são assolados há gerações por uma maldição - chamada fukú. Gostei bastante dos relatos sobre a época da ditadura na República Dominicana na era Trujillo, história essa que eu desconhecia. Recomendo.
comentários(0)comente



Camila.Szabo 02/07/2020

Muito mais que a história de Oscar Wao
Oscar Wao é um adolescente americano de origem dominicana. Ele é nerd, gordo, adora ficção científica e sonha ser escritor. Oscar ama as mulheres, se apaixona facilmente, mas não consegue ser correspondido. Falando assim, parece até um livro meio bobo, mas a vida de Oscar é apenas uma pequena parte desse livro que aborda toda a vida dos Cabral (família de Oscar) e todo seu fukú (maldição, má sorte), que os acompanha. Seus avós viveram durante a ditadura de Rafael Trujillo que foi bastante dura com eles, transformando suas vidas. Sua mãe foi embora da República Dominicana depois de sofrer um monte. Na RD ficou apenas La Inca, vó de Oscar, que, na minha visão, é como um porto seguro da família.
A narrativa é bem amarrada, com pitadas de humor (muitas vezes ácido). As notas de rodapé são um livro a parte e mesmo eu que não tenho muita paciência pra elas, fiz questão de ler todas.

"Seja lá de onde viesse e como fosse chamado, comenta-se que a chegada dos europeus à Hispaniola desencadeou o fukú no mundo e, desde então, estamos todos na merda "
comentários(0)comente



jules salazar 20/06/2020

O que mais me encantou na leitura foram as partes históricas e a riqueza com que o autor mistura ficção e realidade. As notas de rodapé são uma leitura a parte. Meu único ?porém? está relacionado à linguagem, que me incomodou em diversas partes, principalmente quanto à representação e descrição feminina.
comentários(0)comente



Thiago.Milani 06/06/2020

Vale a leitura
O livro narra a vida de uma garoto obeso e nerd. Suas alegrias (poucas) e obsessões. Com referências ao mundo nerd e história da República Dominicana o livro apresenta a história de uma família marcada pela tragédia.
comentários(0)comente



65 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR