Os Sertões

Walnice Galvão

Resenhas - Os Sertões

Dry 30/01/2024

História pura.
Sem dúvidas foi um dos livros mais difíceis que eu já li, um pouco devido a edição lida já ter 70 anos, mas também pelo vocabulário rebuscado, e extremamente descritivo, em quesito geográfico, fauna e flora local. Tendo merecidamente o título de primeiro livro-Reportagem brasileiro. Sem muitas ressalvas, apenas tenho a dizer que é um livro importante para a história do nosso país, mas acima de tudo é necessário que se tenha paciência com a leitura.

Bruna3773 16/01/2024

Apesar do livro ser extenso em termos científicos (principalmente na primeira parte), o autor nos apresenta fatos interessantes sobre a guerra de canudos e traz informações sobre aspectos culturais e antropológicos do sertão nordestino.
Clark 23/01/2024minha estante
A primeira parte é bem chata para uma geração que tem TV (o que não havia na época).

JosA225 29/12/2023

Os Sertões
Obra magistral. Conta a luta dos moradores de Canudos contra as forças mandadas pelo governo federal. Canudos, comandado por Antônio Conselheiro, cai somente com a exaustão total de seus habitantes, não sobrou ninguém para contar história
Clark 23/01/2024minha estante
Spoiler: sobraram mulheres, idosos e crianças.

JosA225 15/02/2024minha estante
Todos foram mortos. Não essa de proteger crianças, mulheres e idosos.

Udson3 28/12/2023

Não tema os calhamaços "cabeçudos".
Para quem gosta de História, o primeiro grande trabalho jornalístico brasileiro é indispensável. Sempre recomendado em listas, e eterno item de leitura obrigatória em Humanas e nos idos tempos escolares, "Os sertões" é livro muito citado e pouco lido. Euclides da Cunha testemunhou em primeira mão a fatídica e derradeira campanha no arraial baiano de Canudos, lugar erigido por um homem alçado a líder messiânico, que ali congregou a massa de povos desterrados, judiados e fugitivos do sertão. Uma comunidade autossuficiente, sem crimes, que queria um pedaço de chão pra viver, longe da usura da nova e recém proclamada República. É um desafio linguístico, admito. A prosa de Euclides é formalmente empolada, e também resvala em olhares polêmicos, quase eugenistas, mas o olhar detalhado e humano com o qual esmiuça cada detalhe de um dos maiores crimes cometidos por nosso governo ressoa atemporal. Não há como não sair impactado. É um estudo geográfico, sociológico, antropológico, geológico e histórico do Brasil profundo, o sertão.

Candil 26/12/2023

Um excelente livro que conta de forma extremamente detalhada um dos principais capítulos da história nacional.
De início não me empolguei pois o livro é cheio de termos técnicos e possui um corpo textual bem denso, porém valeu muito a pena resistir até o fim.

Deise.Maria 29/11/2023

Sertanejos heróis ou vilões?
Começo minha resenha dizendo que pensei que não ia conseguir me interessar por essa obra do Euclides ,pq o início dela é fatigante pelas descrições geográficas e das várias raças qie compõe o homem do sertão mas quando cheguei a parte da luta ,onde surge o antagonista da história, O Antônio Conselheiro,és que a história se torna interessante daí fui progredindo.
Os Sertoes é um relato minucioso de Euclides da Cunha que acompanhou de perto a luta dos militares contra os jagunços formados pelos sertanejos de Canudos.
Pq esse combate que levou meses para chegar ao seu fim? Bom ao meu entender pelo próprio relato do Euclides que Os sertanejos que seguiam o Antônio Conselheiro, passou a chamar a atenção do Estado por causar " desordem" ,da natureza não violenta ,eles buscavam melhorias para seu povo ,mas alguns eram contidos pelas leis rígidas de Antônio Conselheiro.Essas leis abrangia a abstinência de álcool ,o que muitos acabam por não acatar deixam - se levar pelo vício desenfreado logo quando saem das cercanias do Canudos.Alem disso a República ganhava formas naqueles anos que sucederam o governo de Floriano Peixoto e queriam impor a República a quem não foi receptivo a ela.
Canudos foi uma fazenda habitadas por estes sertanejos ,que possuía inúmeros habitantes humildes que vinham de longas travessias pelos sertoes a fora , e fizeram desse pedaço de região seu lar e propriamente sua base protetora contra o estado da Bahia . Que ao meu ver só enxergava essas pessoas como bandidos e assaltantes ,mas que afinal tinha um histórico sofrido e humilhado.
Canudos passou a ser o cenário central de uma guerra que levou meses para ser concluída, Euclides relata passo a passo as várias expedições de campanhas ,lideradas por homens como Cezar Medeiros, Arthur Oscar ,Coronel Tamarindo,Teles e Dantas Barreto , uma verdadeira artilharia foi montada por soldados bem aparelhados com armas e canhões para tomar a cidade de Canudos ,uma guerra que envolveu muitas complexidades ,estratégias, a escassez de armamento e ração ao longo das entradas na caatinga do sertão. Os militares na sua busca pela vitória não sabiam que existiam inimigos por aquelas cercanias ,a fome ,a sede ,o terreno desconhecido, isso era vantagem para os Sertanejos que venciam a cada combate os soldados ,de oficias até os menos graduados .O Estado sofreu diversas baixas ,o que é Interessante no decorrer da história, pq os jagunços liderados por Antônio Conselheiro, com tão pouco recursos belico e de alimento, persistiam em defender seu sítio, resistiam até o último dos homens. Canudos foi tomada ao longo de dez meses de ataques ,ela não foi vencida como o próprio Euclides narra ,mas resistiu até o último homem. É comovente a narrativa de Euclides a erca da vida sofrida daquele povoado, a forma brutal como foram vencidos pelo Estado da Bahia.
É um livro que tem uma narrativa difícil pois Euclides usa palavras rebuscadas,algumas próprias de sua época, no entanto todo o histórico do povo do sertão reflete um cenário lúgubre, de uma delicadeza, composta por reflexões de críticas, tanto dos fracassos das expedições como do retrato do que se tornou a guerra de Canudos para o estado da Bahia. ( 7 de novembro de 1896 a 5 de outubro de 1897)

Cibele 18/11/2023

Clássico
É um livro clássico da literatura brasileira, conta os pormenores da Batalha de Canudos, sobre Antônio Conselheiro

Beatriz 20/09/2023

Um livro muito importante de ser lido, e pretendo reler outra vez de alguma forma diferente, foi cansativo demais e difícil, mas auxilia no entendimento da história do Brasil.

Sofia 15/09/2023

Irei começar a falar que esse foi um dos livros mais cansativos de ler teve vídeo-aulas que até a professora tinha desistido de ler kkkk. Não tenho muito o que falar desse livro pós foi uma leitura obrigatória o que torna o livro muito chato. Principalmente quando o livro é em PDF e gigante, fazer prova de literatura com esse livro foi a coisa mais chata que eu fiz na minha vida, espero que eu tenha ido bem, a minha avaliação nunca irá mudar sobre esse livro por isso dei meia estrela porque não tinha como dar zero.

Sofia 15/09/2023

Tati.Lima 12/09/2023

A guerra de Canudos por um ângulo q ninguém nunca viu...
Esse livro é literalmente uma aula de história do Brasil, no sentido literalmente da palavra. Mas não vou negar q a obra me causou um misto de emoções. Porq o livro é dividido em 3 partes, a primeira fala sobre a terra, essa parte é muuuuuito difícil, uma linguagem complicada. Sinceramente, se vc não abandonar a leitura nessa parte, vc não larga mais. FATO. Foi o q aconteceu comigo. A segunda parte, É MUUUITO FODA... Euclides da Cunha, literalmente destrincha a existência e a essência do homem do sertão de maneira ímpar. Nessa fase, eu vi q não conseguiria abandonar, porq a leitura se torna mais fácil de acompanhar e fluída. A terceira parte, q pra mim é a melhor, embora o seu início seja um pouco massante, mas quando entra a fundo sobre a Guerra de Canudos em si, é muito muito forte e profundo. Rico em detalhes históricos. Noooossa... Sabe a sensação q dá, q quando lemos esse livro na escola, a gente lê na força do ódio porq é mais novo e não tem alcance de enxergar a grandeza de uma obra como essa. Q hj aos 32 anos, eu leio e vibro muito, porq a gente entende a essência das coisas, e muitas vezes se choca vivendo nos dias de hj, e se pergunta, como as pessoas conseguiam viver assim? É FODA!! Eu sinceramente, indico a leitura pra quem estiver disposto a ler OS SERTÕES. Não vou mentir, não é uma leitura fácil, não.

Luana 10/09/2023

Para quem ama história
Esse livro auxilia no estudo de história do Brasil e do conteúdo de Guerra do Canudos,construindo a história,o lugar e as pessoas dessa região.

Erivaldo21 23/08/2023

Difícil de ler, mas riquíssimo em descrições.
A leitura de Os sertões foi difícil no começo. O português utilizado é robusto e cheio de expressões antigas, com o tempo, a leitura, foi ficando melhor, por essa razão esse livro para ser bem compreendido deve ser lido mais de uma vez. Com certeza é uma grande obra da literatura brasileira e da história por contar fatos da guerra de canudos, o livro descreve o ambiente do sertão na primeira parte chamado: A terra. Na segunda parte: O homem; retrata sobre o jagunço, o sertanejo e sobre formação da raça, sendo um estudo social antropológico. Na terceira parte; A luta, vai falar sobre a guerra em si, sendo a parte maior e mais importante da descrição. Euclides escreve com detalhes, estudando as causas, as condições e a luta das pessoas por seus ideais. De fato, Canudos foi uma resistência à república, entretanto, também foi uma resistência contra a desigualdade e exploração de um povo que estava sofrendo há muito tempo. Fica óbvio que na época de canudos há um certo pensamento que o sertanejo é uma raça inferior, que a guerra foi também manipulada politicamente. Antes de ser uma obra que precisa ser estudada para vestibular, deveria ser indispensável pela história e cultura brasileira tão bem retratado e detalhado por Euclides.