Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

marii 11/04/2021

não foi inesperado mas tombei mesmo assim ?
o título define tudo

esse livro é o primeiro da trilogia ent é um pouco introdutório né. o começo foi meio confuso e o meio teve umas partes um pouco lentas.

mas fora isso eu gostei bastante, a trama é bem interessante, o plot twist foi meio óbvio mas foi bom???? spoilers a partir daqui

Q ÓDIO EU TAVA GODTANDO DO DARKLING nmrl gente fiquei triste

achei o maly bem chatinho e o romance entre ele e a Alina meio sem sal

genya supremacy ???
Elle 11/04/2021minha estante
Mds eu terminei o livro agr tb, se ela ficar com ele nos livros futuros eu desisto não da depois dessa não da

Nana 11/04/2021minha estante
Nunca concordei tanto de uma resenha kakksksksksk

ma gandelman 11/04/2021minha estante
genya é maravilhosaaaa

marii 11/04/2021minha estante
@elle simmm mds tomara q eles n fiquem juntos

marii 11/04/2021minha estante
@ma SIM ela eh incrível mds

Elle 11/04/2021minha estante
Ai gente eu me senti traída pela genya tb

Amycolaco 07/04/2021

Relutei para ler e estava certa...
******SPOILER***** Nem sei por onde começar, o que me revolta é que a Netflix decidiu adaptar essa série, antes fosse só Six of Crowns, porque Sombra e Ossos me frustrou tanto que olha...
Porém vamos ao que importa, fantasia é meu gênero e é basicamente o que eu leio, não esperaria muito desse livros quando eu já havia lido Bardugo antes, ela escreve como muitos que estão no mercado; personagens rasos com histórias mal exploraras, interações muitas vezes desconexas e uma escrita simplória, com Sombra e Ossos foi pior, porque a cada livro era ladeira abaixo.
Esse primeiro livro é o menos pior, logicamente que algumas coisas não fazem sentido como uma personagem infinitamente poderosa, que vive a infância e adolescência negligenciando seu poder, apaixonada por um ?irmão postiço? que também desconhece seu poder e basicamente a ignora aproveitando a vida com outras meninas, uma construção incrível pra uma protagonista claro, quem não ama uma personagem comiserando-se por um amor e se escondendo de si própria? **sarcasmo**
Um sistema de magia mal explicado, parece que na escrita desse livro as coisas foram acontecendo e de repente a autora precisou explicá-las para que fizessem sentido, não me parece uma construção.
Enfim, poderia reclamar horas mas como eu disse esse livro é o melhor da saga, ou seja, as coisas pioram e muito, na minha opinião tem MUITAS opções melhores para se adaptar, não sei o que a Netflix vai fazer pra salvar essa série....
(Pessoas que se frustraram como eu, deixem me saber...)
Mands 08/04/2021minha estante
Na adaptação da Netflix vai ter paralelamente os personagens de Six of Crows, acho que já teremos eles sendo introduzidos para a história deles serem contadas tb. Ainda bem.

Amycolaco 08/04/2021minha estante
Acho que Netflix tem potencial de melhorar muito, eu definitivamente não gosto dos protagonistas de Sombras, espero que eles explorem mais Six of Crowns porém o nome da série já diz algo né... Eu só não entendo mesmo porque a Bardugo ? mas ok... segue o baile!

Mands 08/04/2021minha estante
Mas no caso pelo que entendi eles vão tornar uma série só. Abordando six of crowns dentro de sombra e ossos. Vai ser tipo um livro 0 de six of crowns apresentando os personagens antes dos fatos do livro. E faz sentido. É melhor uma série com várias temporadas do que duas com poucas. Até pq Sombra e ossos é muito arrastado em comparação a six of crows. Logo vai trazer mais dinâmica pra gente que vai assistir.

skuser02844 09/04/2021minha estante
e eu que comecei com a maior expectativa depois de ler soc, nunca quebrei tanto a cara com um livro. lendo o segundo totalmente forçada pra conseguir acompanhar a série já que vão ter os personagens de six of crows

Amycolaco 09/04/2021minha estante
Eu entendo seu sentimento, eu me forcei a ler essa série e pra mim só piora, o final não faz um sentido coerente e esses protagonistas são PÉSSIMOS! Não entendo o Hype!

skuser02844 09/04/2021minha estante
muito feliz de encontrar gnt que achou uma BOSTA assim como eu acheiKKKK fica pior a cada segundo

Giovana 24/04/2021

Fiz a releitura do livro para me preparar para assistir a série. Meu posicionamento não mudou, ainda mantenho as 4 estrelas que dei da primeira vez que li. Como já conhecia a história, os vislumbres sobre alguns personagens foram mudados. Consegui me conectar mais com a Alina desta vez, antes achava ela meio sem sal mas agora, percebi uma característica audaciosa nela, o que gostei muito.
Pri @serienaestante 24/04/2021minha estante
Recebi tanto spoiler q não tenho coragem de ler.

Giovana 24/04/2021minha estante
Poxa, que saco! Eu tô gostando bastante da série! Tá diferente mas de um jeito bom hahaha

Pri @serienaestante 24/04/2021minha estante
A série eu quero ver kkkkk

Kath 25/04/2021minha estante
Minha próxima leitura!

Giovana 27/04/2021minha estante
Aaaaah me conta o que achou depois!!!

Kath 27/04/2021minha estante
Podexá ?

Luísa 08/03/2024

Bom, mas longe de ser incrível
Não é um livro ruim, mas não é um livro que me viciou.
Não me apeguei em nenhum personagem, achei a história confusa, os nomes muito difíceis kkkkk custava ler.
Mas quero ler a trilogia antes de six of crows então vou continuar e ler rápido pra chegar neles logo hihi
Flavia_Lo 08/03/2024minha estante
Eu só consegui ler até o segundo livro e ainda terminei na força do ódio ? aguardo a sua reação kkkkkkkkk

saeris 08/03/2024minha estante
sendo sincera, eu fiz a mesma coisa de insistir nessa trilogia e cai numa ressaca pesada, se você não gostou do primeiro, DIFICILMENTE vai gostar dos outros

Luísa 08/03/2024minha estante
Ahh kkkkkk eu não gosto de abandonar livro ? mas tenho certeza que não vou gostar mesmo, pelo jeito que foi o primeiro

Luísa 08/03/2024minha estante
Mas six of crows vale a pena né???

saeris 08/03/2024minha estante
Six of Crows vale muuuuito a pena, sou apaixonada

Flavia_Lo 09/03/2024minha estante
Muitoooo, six of crows é bem melhor, tem personagens mais interessantes, os acontecimentos te entretem, você não precisa terminar essa trilogia pra entender, então se não estiver gostando, só vai, o começo é meio confuso, mas você se acostuma ??

iamdudis 12/02/2022minha estante
Eu não gosto mto da saga grisha. A melhor de todas pra mim é Six Of Crows

Mariane 12/02/2022minha estante
Vi que muitas pessoas (a maioria) preferem essa duologia, dizem ser muito melhor, quero ler six of crows logo.
Mas você não gostou por quê? Teve algo a ver com o final da Alina? Comecei o livro gostando dela, mas ela acabou se tornando uma protagonista ben cansativa, iniciei Sol e Tormenta faz poucas horas e estou enrolando um pouco, muito chatinha... o vilão, no momento tem prendido mais minha atenção que os demais personagens kkkkk

iamdudis 12/02/2022minha estante
Sim, comigo a mesma coisa. Meu problema nessa série é a questão do casal mesmo, não gosto do Maly. Não gosto que ele tenha medo e ache o poder da Alina opressivo. Eu também acho um tanto fraco de enredo. A Alina se torna muito cansativa também. A melhor coisa nessa série é a Nina, Nikolai e o Darkling.

Six Of Crows tem 6 pontos de vistas muito bem distribuídos, bem objetivos e complexos. Também tem representatividade o que foi o melhor.

Dá para ler Six sem ter lido a Grisha é q eu indico.

Mariane 13/02/2022minha estante
Pelo pouco que vi nas interações de Maly e Alina notei isso que você disse. Ele oprime o poder dela, e o pior de tudo: ela permite!

E sobre o ler SOC antes da trilogia, eu até pretendia passar a frente, mas comprei o box em uma promoção e me dá pena ter gasto dinheiro nele e não o ler nunca, será isso que vai acontecer se eu passar soc na frente desses. Já comecei, então vou me sacrificar e terminar a trilogia mesmo kkkk Pelo menos vou ter um pouco mais do Darkling, conhecer o Nikolai e essa Nina que você citou.

É muito bom saber que Six of Crows é em terceira pessoa e tem 6 pontos de vistas! Livros em primeira pessoa geralmente decaem no meu gosto pessoal ao longo da leitura, ficou saturada com só um ponto de vista único da protagonista e seus devaneios chatos.

O Nikolai é o Príncipe caçula (que as más línguas dizem não ser filho legítimo do rei) citado no primeiro livro, certo? Ele ganhou um livro traduzido agora pela Minotauro, vi muita gente se referindo a ele como "o reizinho de Ravka", fiquei curiosa, ele deve ter sido um grande personagem para ganhar uma duologia só dele

iamdudis 14/02/2022minha estante
Nikolai foi o melhor personagem da saga grisha Ahahahahah, nem precisava de muito também.

Eu só indico ler SoC quando a pessoa não pegou ainda pra ler os livros da Leigh, mas como tu já leu o primeiro, o ideal é terminar.

Só me corrigindo não é a Nina que gosto em Sombra e Ossos, é a Genya. Nina é do SoC.

Não espere muito do Darkling queria q ele tivesse sido bem mais explorado no livro, mesmo sendo vilão.

Mariane 15/02/2022minha estante
Ah, eu não espero muito do Darkling não, já imaginava que ele seria deixado de lado, afinal, ele OFUSCOU o protagonismo do Maly, apesar dele ser o grande vilão.
Não é a toa que os pôsteres são da Alina e do Darkling e não da Alina e Maly abraçados ou algo do similar.

O Nikolai foi uma ótima surpresa, tem suprido um pouco a carência que a presença do Darkling faz.

Genya é maravilhosa, pena que também está sendo deixada de lado na sequência... espero ver mais dela no último.

angelina 19/12/2022

?? Você e eu mudaremos o mundo.?
confesso que estava com medo de ler esse livro achando que podia ser confuso, por isso ele ficou encalhado na minha estante por séculos. o começo foi meio lento, mas foi muito bom mesmo assim e para mim não foi nada confuso. eu me surpreendi bastante, não achei que fosse gostar tanto (admito que só li para poder ler six of crows depois?). eu também adorei a ambientação, é bastante descritiva, o que me fez conseguir me imaginar dentro dessa fantasia. o universo foi bem desenvolvido (os romances não tanto, mas isso a gente deixa baixo) e as revelações finais foram ótimas. tô muito em dúvida se amo ou odeio um anti herói (acho que talvez esteja até mais para um vilão) desse livro. como diria a taylor: ?it must be exhausting always rooting for the anti-hero?. provavelmente vou escolher odiar, mas não posso negar que ele é icônico e o plot dele foi um tombo para mim (no caso eu tomei spoiler, mas levei um susto quando descobri, mesmo muita gente falando que foi óbvio). esse livro não é perfeito, mas é bem divertido, recomendo e tô muito animada para ler os próximos!?
analuuu. 19/12/2022minha estante
amei a resenha!!! ? (a referencia da taylor ?)

analuuu. 19/12/2022minha estante
eu, até um tempo atrás queria ler essa série de livros, mas hoje não sei, talvez um dia eu leia, parece ser bom :)

angelina 19/12/2022minha estante
aaaa mto obrigada!!?? eu n seria eu mesma se não falasse sobre a taylor kkkkkkk

angelina 19/12/2022minha estante
tb tinha ficado desanimada pra ler de uns tempos pra cá, mas como já tinha o livro (e ainda por cima obriguei minha amg a comprar tadinha kkkkk) dei uma chance. eu n sou mto de fantasia, mas essa eu gostei bastante, recomendooo

Amanda 19/12/2022minha estante
confesso que eu só comprei essa trilogia por causa da ecobag???

angelina 19/12/2022minha estante
kkkkkkk não julgo, eu super faria isso, a ecobag é lindaa

stephany :) 06/04/2021

Tudo muito interessante, estória, universo e até mesmo os personagens, mas apesar de tudo ser interessante nada me prendeu.

No começo foi uma leitura arrastada, mas à  partir de 60% do livro comecei a gostar e aí finalmente a leitura fluiu.

Como eu já disse antes na minha opinião esse livro seria bem melhor se fosse escrito pela perspectiva do Darkling.
Ane Gabriela 06/04/2021minha estante
Também achei bem interessante... só que é bem cansativo na maior parte do tempo... para mim, ficaria melhor se fosse na terceira pessoa. Ficaria mais dinâmico.

stephany :) 06/04/2021minha estante
Bom, sobre ser na terceira pessoa também seria interessante não tinha pensado nisso.

amy 06/04/2021minha estante
então eu acho você vai gostar de Six of Crows amg, porque lá tem bastante capítulo com o ponto de vista dos personagens, sabe?? (por mais que cada capítulo seja de um personagem diferente, é em terceira pessoa, acho que deu pra entender... kkkk)

stephany :) 06/04/2021minha estante
Mily eu tô doida pra ler six of crows, me falaram pra ler essa trilogia antes de ler ele pra entender o universo e tals só li sombra e ossos por causa disso

amy 06/04/2021minha estante
o bom de você ler a Trilogia primeiro é que você vai entender melhor o livro soc e não vai pegar nenhum spoiler (porque tem alguns spoiler e algumas referências em soc). e também, você vai conhecer o Nikolai, vulgo o melhor personagem da trilogia

stephany :) 06/04/2021minha estante
Então me falaram a mesma coisa assim que eu acabar a trilogia vou comecar soc

sofizz 03/06/2021

Resenha: Sombra e Ossos
Bem, eu tinha muitas expectativas - apesar da maioria delas serem até baixas - porque eu sabia que a leitura já seria um pouco arrastada e, em alguns pontos, eu já sabia que seria chata. Mas... Não tanto quanto foi.
Pra começo de conversa eu me senti JOGADA no universo Grisha, passei o livro inteiro com milhões de milhares de interrogações na cabeça, apesar de gostar do universo criado pela autora.
Em partes, eu gostei da história, criei um carinho por ela. Mas o livro é chato, cada capítulo pra mim era uma tortura diferente. Mas, enfim, espero que as coisas melhorem daqui pro final da trilogia.
Sakurazuka 03/06/2021minha estante
O segundo é bem melhor que o primeiro. Eu assisti a série e depois li o livro, ainda bem, pq a série explica bem mais.

Jubs 03/06/2021minha estante
Tbm senti o mesmo. Eu tive que pesquisar o que era um grisha, o que era isso o que era aquilo etc.

Sakurazuka 03/06/2021minha estante
Assistiu a série? Se não eu recomendo, vai ficar mais fácil.

Igrit 03/06/2021minha estante
Gente não deixem a trilogia grisha desanimar vocês de ler a Duologia Six of Crows, a escrita da autora está há anos luz melhor do que na época que ela fez essa trilogia

sofizz 03/06/2021minha estante
Eu quero muito ler soc, na verdade, tô passando por grisha pra chegar em soc, mas é uma luta msm

Jessica 03/06/2021minha estante
Apesar de ser mal explicado, ainda preferi esse ao segundo livro da série, foi uma real tormenta acabar. A adaptação da Netflix explica mta coisa, até preferi aos primeiros livros da Bardugo, pq é foda terminar ?

@capitulodosonhos 06/09/2021

Que tá acontecendo aqui?
Queria começar essa resenha com: a série é melhor que o livro
Agora vamos aos porquês!
O livro tem um universo incrível, um mundo em que as pessoas que tem poder, os Grishas,não são os mais poderosos, muito pelo contrário, são caçados e inferiorizados (o que é muito diferente dos outros livros de fantasia né). Porém entretanto todavia, o livro é MUITO difícil de entender o que tá rolando, a gente sabe que tem uma fenda que divide duas regiões e que nessa fenda chamada de não mar, tem uns bichos malvados e que quase ninguém consegue atravessar. Mas o que fica difícil de entender é a divisão dos mundos, os poderes (tive que procurar na internet) e basicamente pra que o povo quer atravessar o não mar.
Nesse livro a gente acompanha a Alina, que se descobre Grisha após proteger seu amigo Mal de ser atacado pelos bichos do não mar. A Alina vai para o palácio e descobrimos que existem dois exércitos em Ravka, o Primeiro e o Segundo, este é composto pelos Grishas e comandado pelo Darkling (aqui está nosso personagem moreno de personalidade duvidável). Darkling e Alina tem poderes opostos e é claro que a nossa mocinha é a única que pode salvar o mundo com seu poder mágico e especial.
E é aí que fica confuso, tem os amplificadores que ninguém entende muito bem o que é, pra que serve e como foi criado, mas sabemos que é importante e a gente passar 1 livro e meio caçando eles sem nem entender muito bem pra que.
Enfim, se minha resenha ficou confusa é porque eu tenho dificuldade de explicar sobre esse livro. Apesar de tudo foi um livro que eu quis terminar a série ( com muita dificuldade) e achei um universo legal com as ressalvas de não entender muito bem ?????
@capitulodosonhos
yaslendo0 06/09/2021minha estante
E esse foi o menos pior pra mim da trilogia (dei 3), acho que foi a pior trilogia que já li

@capitulodosonhos 06/09/2021minha estante
Amiga SIM! Você já leu Six of Crows?
Parece que outra pessoa escreveu, porque é incrível!

yaslendo0 06/09/2021minha estante
SIM! Minha amiga tem a mesma teoria de que a Bauduco pagou alguém pra escrever soc, pq até a duologia do Nikolai parece que é ruim...

@capitulodosonhos 06/09/2021minha estante
Sério???
Eu to me coçando pra não comprar a duologia do Nikolai kkkkkkk eu quero muito
Mas amiga eu li Nona Casa dela e eu adorei

yaslendo0 07/09/2021minha estante
Nona casa parece que é bom mesmo, acho que ela reveza entre completo lixo e completo luxo só pode kkkkkk

littledev1l 31/03/2021minha estante
Eu pensava a mesma coisa do Darkling, me decepcionei real. Pior é ficar vendo o fandon shipando ele e a Alina, NADA A VER

Thalía 31/03/2021minha estante
Me iludi tbm com o Darking até o final, mas acho q nos próximos livros ele será melhor desenvolvido. Foi oq falaram kkkk

Thalía 31/03/2021minha estante
Vou ler o próximo logo...

Min 01/04/2021minha estante
NÃO nego que tenho uma leve quedinha pelo Darkling, mas não shippo ele com a Alina não, como também não shippo com o Maly.

Thalía 01/04/2021minha estante
Tbm não shippo. Mas realmente eu tbm tenho uma quedinha... me julguem ? kkkkk

Ander 21/03/2021minha estante
Esses romances as vezes destroem algumas histórias que poderiam ser incríveis.

Carol 21/03/2021minha estante
Concordo, pq nesse caso estragou demais!! O fim da trilogia é péssimo, só continuei pq pensei q tivesse importância pra six of crows

Ander 21/03/2021minha estante
Um dia ainda quero dar uma chance, mas Six Of Crows tem menos romance?

Carol 21/03/2021minha estante
Mais ou menos...pq os personagens tem suas dificuldades, mas o romance tá longe de ser o foco

Ander 22/03/2021minha estante
ahh pelo menos estar um pouco longe tá ótimo haha

Lih 30/07/2021minha estante
Nem a série consegui assitir ?

mah 30/07/2021minha estante
a série eh bem melhor juro

Lih 30/07/2021minha estante
Vou dar uma chance então

jinx0 30/07/2021minha estante
EU AVISEI

Lya 31/07/2021minha estante
KKKKKKKKKK MAH FALANDO MAL DOS LIVROS FAMOSINHOS É MINHA RELIGIÃO

Victor 26/07/2021

Meia boca
Não vou reclamar o quanto deveria desse livro pois ele me ?tirou? de uma ressaca literária.

Se eu tivesse lido em outra época eu teria abandonado, certamente.

A única coisa que eu gostei nesse foi o universo grisha que me deixou curioso.

O livro é mal construído, não tem quase nenhum plot twist, a escrita da autora é super simples, os personagens são péssimos, e por aí vai.

É um livro pra quem nunca ou está começando a ler fantasia.

Quem é fã de fantasia passe longe dele!!!
Amandita28 26/07/2021minha estante
Vlw pelo aviso kkkk eu tava pensando em ler, mas acho que vou ficar só com a série da Netflix mesmo ?

Victor 26/07/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkk amg, lê logo a duologia six of crows, o pessoal fala que é muito superior

Amandita28 26/07/2021minha estante
Blz! Acho que vou por essa na minha lista para 2022 ? @Victor