Maria Antonieta

Resenhas - Maria Antonieta

1 | 2 | 3 | 4

Rafa 25/08/2022

Leia esse livro!
Eu acho que um bom livro é assim considerado quando reverbera dentro da gente mais vezes do que pudéssemos imaginar que aconteceria e, talvez, eu não acreditasse que a biografia de uma rainha desmedida pudesse provocar em mim questionamentos maiores que a história que aprendi na escola. Mas Stefan Zweig não é só bom com as palavras, como também é em conquistar seus objetivos ao transformar essa leitura em prazer, interesse e compreensão sobre uma das figuras mais importantes da história mundial, a rainha Maria Antonieta. Fica aqui a minha forte recomendação!

Reina0 07/08/2022

La revolución, rapariga saturnina
Muito interessante saber esse lado da história, mesmo que romanceada.
A revolução não foi aquela coisa linda e maravilhosa. Foi feita de medo, foi feita do terror.
Adoro a escrita de Zweig.

Carol 30/07/2022

“Quando enfim te tornarás tu mesma?”
Essa era a preocupação de Maria Teresa, mãe de Maria Antonieta, ao questionar a filha quanto ao estilo de vida que levava na corte francesa. E talvez seja essa a pergunta que move a biografia escrita por Zweig.

Testemunhamos, nesta obra, os caminhos que levaram Maria Antonieta aos momentos mais difíceis de sua vida, que culminaram em sua decapitação, nos quais a mulher considerada por todos de sua época uma pessoa fútil, que sabia apenas se preocupar com as diversões de pouco valor cultural, deixa emergir a rainha que soube se portar pensando em seu legado histórico.

Por meio da narrativa construída por Zweig, é possível perceber que essa parte de Maria Antonieta sempre esteve lá, mas ela se permitiu escolher a vida que queria levar. Manteve-se fiel às tradições monárquicas, ao mesmo tempo em que as rompeu. Manteve-se fiel ao marido, fruto de um casamento arranjado para pacificar as relações entre dois impérios, ao mesmo tempo em que se permitiu amar verdadeiramente.

Eu gosto muito das obras biográficas, mas poucas conseguiram o feito de Zweig, de trazer uma visão extremamente fresca para acontecimentos tão estudados por todos nós em nossas trajetórias de ensino. Aqui, temos uma perspectiva interessante não só da vida de Maria Antonieta, mas também (como não poderia deixar de acontecer) da Revolução Francesa.

Estou ansiosa para ler mais obras do Zweig!

isa godoi 25/06/2022

Livro favorito
A forma como é estruturado, as informações bem escolhidas e recontadas, a figura humana e mediana da antiga rainha da França, tornam esse livro espetacular. Eu amei me aprofundar na biografia e conhecer mais sobre a história da França, inclusive nesse momento, estou com sede de me aprofundar nos aspectos históricos dessa região, tão grande foi o interesse despertado por esse livro.

Nayane46 29/05/2022

Favoritado
Stefan Zweig possui uma escrita excepcional. E mostra que Maria Antonieta não foi uma mulher perfeita, mas estava longe de ser aquilo que o povo da época a julgava ser. Era uma humana, com erros e acertos (assim como todos nós) e que de forma alguma merecia o destino que teve.

Paula 18/05/2022

Zweig é maravilhoso
Quando ouvi falar deste livro pela primeira vez me perguntei: "mas a troco de que eu leria uma biografia de Maria Antonieta?" . Eu, que só sabia sua história por cima e sem nenhum interesse especial pela revolução francesa, não faria sentido! Mas foram tantas as revisões positivas que resolvi arriscar. Sim, é uma das melhores biografias que ja li, nem tanto pela personagem central mas por Zweig. Este é um livro biográfico mas que esta escrito quase como um romance de formação. A leitura flui rapidamente, sem se extender em detalhes enfadonhos. Exceto algumas poucas paginas que tocam em temas mais politicos da revolução, os quais desconheço a fundo, o livro é, para mim, perfeito. Conta com primor a história dessa jovem que aos 14 anos se casou para aos 38 ser guilhotinada. Destaco também a bela edição da Zahar, ótima tradução, sem erros de revisão e com uma capa que demorei um pouco a captar a ironia. Sim, é Maria Antonieta sem a cabeça :)

Arthur Sanches 07/05/2022

Um livro imperdível! A escrita delicada e apurada e Sweig nos carrega pela história de vida dessa mulher de forma que não conseguimos para de ler! Super recomendo!

Paula 06/05/2022

Encatador
Stefan Zweig colocou a alma nessa biografia da Maria Antonieta. A leitura empolga, principalmente nas fases finais da vida da rainha, eu não tinha ideia do que essa mulher passou. Ela viveu os dois extremos da vida: o excesso de felicidade, vida fácil, esbanjando dinheiro e a outra extremidade de miséria, solidão e angústia. Eu amei esse livro, eu recomendo muito!

Filipe 31/03/2022

Me livrei de tudo que achava já saber sobre Maria Antonieta, figura histórica que habita o imaginário popular global. Aqui mitos são quebrados e narrativas vêm à luz de forma muito bem feita.

Novamente, Stefan Zweig entrega uma biografia impecável, construída de forma brilhante. A antecipação de acontecimentos por breves citações não tira o entusiasmo nem a surpresa do desenrolar páginas à frente, pelo contrário.

O autor consegue transmitir o seu desejo de formular uma obra de um ponto de vista neutro, mas é impossível não sentir um certo afeto pela figura principal, tamanha a humanização feita.

Um diferencial que senti de outras biografias escritas pelo austríaco foi a forte influência de Freud e seus conceitos, pai de psicanálise e amigo de Zweig.

A edição é muito bem feita, a coleção de Stefan Zweig pela editora Zahar é impecável.

Isis.Borges 22/03/2022

A Rainha do Rococó
Eu pouco conhecia sobre a história de Maria Antonieta, só o básico - que foi uma rainha polêmica da França e que morreu na guilhotina. Stefan Zweig não só conta sua história do início ao fim, como entrega o que promete no título - o retrato de uma mulher comum.
Afinal a Rainha do Rococó não era tão superficial como suas preocupações diárias: Preocupação nº 1 do dia - Roupas (Maria Antonieta não gostava de repetir vestidos, então todos os dias escolhia amostras de tecidos para novos modelitos); Preocupação nº 2 do dia - Peteados (os mais extravagantes possíveis, nessa passagem me lembrou um episódio de "Todo mundo odeia o Chris" em que a Rochelle faz um penteado ridículo em forma de onda kkk); Preocupação nº 3 do dia - Jóias (as maiores e melhores) e outra preocupação diária era como se divertir, festas, óperas, teatros, jogos, etc.
Se casou aos 14 anos com Luís XVI devido a aliança política entre sua família os Habsburgo (Casa da Áustria) e a família Bourbon (família real francesa). Ela teve de esperar sete anos para a consumação do casamento! Tanta responsabilidade nas mãos de uma moça tão jovem, mimada, pouco instruída e como um fogo não saciado, Maria Antonieta usou seu poder para frivolidades e não para governar. Anos se passaram de gastos exacerbados, enquanto na França inteira os camponeses e aldeões oprimidos pelos impostos já se revoltavam com incrível violência por uma melhora da situação insustentável.
Revolucionários, conflito de interesses, Maria Teresa (mãe de Maria Antonieta) desesperada de longe enviando alertas para sua filha cair na real, conspirações, difamação, os acontecimentos foram rápidos. Quando acusações caíram sobre ela, pela primeira vez pesa-lhe sobre a cabeça a coroa que até então usara como um chapéu da moda. Como dizem, daí pra frente é só pra trás.
"Mal o desassossego cessa em Maria Antonieta, e ele desponta no mundo."

“As pessoas fazem a História, mas raramente se dão conta do que estão fazendo.”
Christopher Lee

Laura Neves 02/03/2022

Biografia que mais parece um romance?
Stefan Zweig conta de forma majestosa a história de uma das rainhas mais polêmicas e conhecidas da história: Maria Antonieta.

(Encantada com o estilo narrativo de Zweig).

A biografia começa na infância, ainda na Áustria, antes do casamento com o futuro herdeiro da França Luís XVI, até o cadafalso.

Renata.Carmo 14/02/2022

Minha primeira biografia e eu não poderia ter começado melhor! Conheci o livro através da leitura coletiva do Cristian Assunção o que tornou a experiência da leitura ainda mais rica. A forma que o autor usou para contar a história de Maria Antonieta prende a gente do início até o final mesmo que a gente já saiba o que acontece com ela. Amei demais essa leitura.

Laura.Novelli 14/02/2022

Uma das melhores biografias que já li, fui cativada pela escrita de Stefan Zweig logo nas primeiras páginas. Foi meu primeiro contato com o escritor e já quero ler tudo que ele publicou. Coloca-nos dentro da história e, junto dos acontecimentos (alguns inimagináveis), em diversos momentos imaginamos estarmos lendo um romance ficcional. O detalhamento de ambientes, dos sentimentos envolvidos, do convívio de Maria Antonieta com todos que a cercavam, nos dão uma sensação de estarmos realmente na corte, acompanhando tudo de perto.

Apesar do livro se tratar de Maria Antonieta, é uma aula de história sobre todo aquele período, abordando a Tomada da Bastilha, o fim do reinado de Luís XVI, as revoltas envolvendo Napoleão e demais personalidades históricas.

Nos capítulos finais do livro, mesmo já sabendo de antemão o que acontece com Maria Antonieta, não pude deixar de frear a leitura, de torcer para que tudo terminasse de forma diferente!
Rodrigo 14/02/2022minha estante
Uaaaaaaau! ????

Laura.Novelli 14/02/2022minha estante
Amei e recomendo muito, Rodrigo! :)

Eliza.Beth 14/02/2022minha estante
Nossa, agora eu quero muito ler ??

Laura.Novelli 14/02/2022minha estante
Beth, que livro e que personagem foi Maria Antonieta! Muito bom conhecer mais sobre ela e toda aquela época!

Sammy 28/07/2022minha estante
Senti exatamente a mesma coisa... kkk mesmo sabendo, previamente e de maneira superficial como a história terminaria, a cada tentativa de fuga de Maria Antonieta, eu torcia para que fosse bem sucedida.

Cris 11/02/2022

A história e suas riquezas...
Magnífico, esta é a palavra que para mim define esta obra.

Eu sou encantada por biografias e esta, a medida em que eu ia me interando, sofria e me alegrava com a vida desta incrível mulher.

Sim duvidas, um livro que eu indicaria a todas as pessoas que desejam conhecer um pouco de história, bem como de humanidade....

Encantada!
Fabi 11/02/2022minha estante
Eu também amei, Cris! Agora eu quero ler outros livros desse autor, hehe!

Cris 14/02/2022minha estante
Me indique !

Carina109 10/02/2022

Que livro!
O que Stefan faz com as palavras é surreal! Quero ler tudo dele. A gente ri, chora, fica com raiva e pena ao decorrer da leitura. Não tem como não se emocionar e querer saber mais sobre a revolução francesa e fatos históricos envolvidos.

1 | 2 | 3 | 4