O Menino da Mala

O Menino da Mala Lene Kaaberbøl
Agnete Friis

Resenhas - O Menino da Mala

Amanda 25/04/2024

Não tenho nem muito o que dizer sobre esse livro. O começo eu achei bem legal e instigante, mas a partir da metade mais ou menos perdeu o ritmo, ficou maçante e eu não via a hora de terminar logo. Mesmo sendo um livro curto, pra mim pareceu um calhamaço kkkk

Nana 18/04/2024

Livro nr 71 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Dinamarca"

Esse livro estava a alguns anos na minha estante, quase esquecido. Ao pesquisar autores nascidos na Dinamarca (país sorteado), me deparei com ele e foi a leitura escolhida.

O estilo ficção policial não é dos meus favoritos, mas ainda assim eu gostei e me prendeu bastante.
O início foi um pouco confuso devido ao grande número de personagens, mas por ter capítulos bem curtos a leitura flui bem e a trama é instigante, fiquei envolvida o tempo todo querendo desvendar os motivos da criança na mala.

Larissa.Avila 09/04/2024

A protagonista era a verdadeira mala
Alguns pontos que gostaria de ressaltar sobre minha leitura:
1- A história acaba se tornando cansativa, principalmente do ponto de vista da Nina com tantas indas e vindas e pensamentos sem nunca chegar realmente a algum conflito;
2- Se a série fosse sobre a Sigita, eu teria muito maia vontade de ler uma continuação, ela carregou nas costas a história, os capítulos dela eram super fluídos e continham mais ação e emoção;
3- Eram muitos personagens e tive que fazer uma página do notas com os nomes e algumas descrições porque se não não entenderia nada do que estava acontecendo e as ligações e plots perderiam todo sentido;
4- O plot é ótimo, bem construído.

Não gosto muito da Nina porque acho que com todo o rolo acontecendo acabamos não nos aproximando tanto do drama dela além de ser "ela gosta de resolver b.o dos outros e se ferra por causa disso" o que torna meio raso todas as suas motivações além de ela ser mt boa samaritana.
Demorei horrores pra ler, mas é uma boa leitura.

Beth 12/03/2024

Suspense e ação
O livro e divido por ponto de vista, o que movimenta bem o suspense.
Acha um menino de 3 anos em uma mala levou muitos desdobramentos e uma corrida para a sobrevivência e a origem da criança.

GabrieIaMaisa 03/01/2024

Um pouco cansativo
A leitura foi um pouco cansativa, achei a protagonista bem fraquinha. O destaque ficou por conta da Sigita, de todos os personagens, foi a única que achei que teve mais personalidade e senti que a leitura fluia mais nos pov dela. Plot ok, história bem razoável.

Aline Pfeiffer 08/12/2023

Bem interessante a história, mas acho que o autor se perdeu um pouco mencionando o nome de tantos personagens e com informações irrelevantes (alguns nomes foram até mencionados uma única vez - tive que ir anotando cada um pois conforme ía lendo já estava ficando perdida, rs). Achei isso bem desnecessário.. Apesar disso, o enredo é legal!

Vou compartilhar abaixo as minhas anotações com esse monte de nomes pois tenho certeza que pode auxiliar na leitura de alguém :)

Anne e Jan (Marquart?) - foto na carteira

Keld e Inger (40 anos de casamento-pais de Anne)

Aleksander

Jucas e Barbara (ele vende sistemas de alarme/ ela 9 anos mais velha)

Rimantas

Sigita Ramoskiene e Mikas (filho de 3 anos)
Darius Ramoska (pai de Mikas)- oficialm. casados ainda

Sofija

Karin Kongsted (secretária do Jan / sua enfermeira particular? / ocupava um apartamento acima da garagem dele, um estúdio completamente separado da casa)

Marianne (secretária do Jan- decorou o flat)

Nina e seus colegas Magnus (sueco) e Pernille

Psicóloga Susanne Marcussen
Centro Furesø da Cruz Vermelha = Coal House Camp

Natasha (jovem ucraniana e loura) e noivo Dinamarquês
Rina (filha de 6 anos)

Ulla Svenningsen (sala dos professores)

Karin (ligou pedindo ajuda pra Natasha)

Sra. Mazekiene (vizinha de Sigita)

Escola: Daiva e Milda (pai e tio da Milda traziam carros para consertar e vendiam para os russos)

Pai da Sigita vendia camisas que comprou de uma fábrica falida da Polônia
Foi nomeado zelador do prédio (quando Sigita engravidou)

Sra. Bendikaite (professora de educação física)

Pavel Dobrovolskij
Algirdas Janusevicius (um dos sócios da Construtora Janus, chefe imediato de Sigita)

Allan (clínica médica)

Ida e Anton (filhos de Nina e Morten)

Evaldas Guzas (da Divisão de Pessoas Desaparecidas

Tia Jolita (irmã da mãe de Sigita)

Avó Julija

Kristian (colega de faculdade TI -do Jan)

Anna (noiva de Pavel Dobrovolskijs)

Sra. Jovaisiene (proprietária da casa que Sigita morou)

Tomas (irmão caçula de Sigita)

Tia Jolita (morava em Vilna? Sigita levou quase 5 horas até lá)

Julija Baroniene e Aleksas Baronas (filhos: Zita e um garoto) -Obs.: Zita também foi sequestrada pelas mesmas pessoas (Sigita disse).

mhekira 16/10/2023

é um livro bem interessante, eu li ele todo de uma vez praticamente, eu nunca imaginaria o plot final dele, achei bem inesperado

Ana 07/10/2023

Intrigada
Foi uma leitura interessante com uma descoberta atrás da outra, emoções e tudo mais, achei que não seria muito, mas foi bastante intrigante e envolvente.

BrunoTS 05/10/2023

Uma mala cheia de surpresas...
Esse livro me surpreendeu... n canso de falar.
Uma trama mt interessante, as coisas se desenrolam mt rápido, próximo do final cada página vem com uma revelação pro leitor.
Comecei a ler esperando uma coisa e no final foi outra... pena q teve umas pontas soltas, maaaaas...
Amei!

Recomendo mt navegar nessas páginas!!!!

Samara 25/07/2023

Intrigante
O que você faria se encontrasse um menino de 03 anos nu dentro de uma mala?

Com este mote, a enfermeira Nina Borg se vê nesta situação após ajudar sua amiga Karin.

Ao tentar saber da amiga como se desenrolou aquela situação, Nina descobre que Karin foi brutalmente assassinada e agora precisa solucionar de uma vez por todas este mistério.

O livro nos ambienta às principais personagens da história, mas deixa algumas pontas soltas na sua resolução. Tive a sensação de que o final pareceu apressado e que as autoras poderiam ter explorado melhor a situação.

eu_atila 21/07/2023

Adoro esse livro, um dos melhores que eu já li, a história com alguns plots e que faz o leitor entrar no mundo do mesmo, 10!

Ludmila 27/05/2023

Me diverti lendo esse livro. Uma história simples, com plot previsível, mas bem escrita e que dá vontade de saber como vai acabar. Gostei.

Zana 13/05/2023

Nina Borg consegue sustentar uma série...?
Aqui temos o início de uma série investigativa protagonizada pela enfermeira Nina Borg. Nina possui fardos emocionais de um passado ainda pouco mencionado, talvez por esse passado se veja compelida a ‘salvar a humanidade’. Ela se envolve, mesmo quando não quer, negligenciando marido e filhos nesse processo.

Enquanto uma lituana chamada Sigita vê seu filho ser sequestrado de uma forma inusitada. Nina atende um pedido de uma amiga há muito afastada para buscar uma mala no guarda-volumes da estação ferroviária de Copenhague. Dentro de uma mala ela encontra uma criança com cerca de 3 anos, dopada e sem roupas. A amiga desaparece e logo depois é brutalmente assassinada. Perseguida por um brutamontes e sem ter ideia do que está acontecendo Nina foge com o menino que nem sequer fala a sua língua.

A trama possui mérito porque desperta interesse e alguma adrenalina, mesmo com desfechos vagos e alinhavados. Contudo, a meu ver a protagonista não apresentou nenhuma habilidade, dom ou raciocínio investigativo excepcional para protagonizar uma série investigativa de ação. Não sei como Lene Kaaberbøl e Agnete Friis fizeram para sustentar seus próximos (4?) livros. Com o arsenal de possibilidades literárias existentes por aí, também não sei se terei interesse em descobrir...

@_leandropaixao 11/04/2023

Não foi dessa vez...
Nesse livro contado pelas perspectivas de duas pessoas vamos acompanhar a vida de Nina e Sigita. Nina é enfermeira e dedica sua vida quase em tempo integral ao trabalho, digo isso porque o pouco tempo que passa com o marido e seu dois filhos é extremamente insuficiente para um bom convívio familiar e já passou por diversos países para ajudar muitas pessoas, ela sempre se mete em tramas que tomam muito do seu tempo deixando até mesmo de dar notícias em casa, o que deixa não só seu marido mas os filhos também contrariados.

Com Sigita é um pouco diferente, separado do marido a algum tempo tem apenas a companhia de Mika seu filho que vez ou outra fica com seu pai, apesar de se dedicar demais ao seu trabalho também, ela sempre procurar estar presente na vida do filho que tanto amo e faria qualquer coisa para protegê-lo.

Quando Karin, amiga de Nina lhe pede um favor que incialmente seria algo super simples e corriqueiro é que as coisas tomam rumos que nem ela mesma poderia imaginar, ela vai até a estação de trem buscar uma mala a pedido dela, em um armário específica e longe das câmeras de segurança da estação. Ao coletar a mala no armário ela se surpreende pelo peso e segue as instruções de Karin, para abrir em um local seguro e quando estivesse completamente sozinha, nesse momento é que ela se desespera ao lidar com um garotinho sedado dentro da mala e aparentemente com sinais de desnutrição, sabe se lá quanto tempo ele estivera ali. Seu senso aguçado da profissão já de cara pensa em ajudá-lo e descobrir não só de onde veio esse garoto, mas também onde está sua família.

Nesse livro vamos lidar com um assunto pouco falado ao meu ver e que precisa de maior atenção quando se trata de crianças, a temática é interessante, um livro policial investigativo que tenho certeza que prenderá muito a atenção de quem gosta muito desse gênero, porém mesmo gostando, pra mim não funcionou, ainda mais com um final tão vago.