Não Brinque Com Fogo

Não Brinque Com Fogo John Verdon

Resenhas - Não Brinque Com Fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Patricia 07/12/2022

John Verdon sempre me rendeu ótimas leituras. Seus personagens são bem construídos, seu detetive principal é instigante e o suspense sempre se mantém até o Final.
Nesse livro somos apresentados a um assassino chamado "Bom Pastor".

Erika Gleice 28/08/2021

Mas um desafio para o super tira aposentado Dave ,que encontrou um desafio a altura. O final foi surpreende mas acredito que tenha ficado algumas pontas soltas

Telma 19/08/2013

Rede Intrincada demais... :(
Não Brinque com Fogo
John Verdon Editora Arqueiro

Gosto muitão de John Verdon.

Você já leu alguma coisa dele? Leu Eu sei o que você está pensando?

Se leu já sabe o quanto o cara escreve bem!

Ele narra um fato qualquer, de maneira naturalíssima. Eu amaria ter esse dom. Nada do que ele escreve fica forçado, sabe? Parece realmente que ele está contando algo que viveu, tamanha é a precisão dos detalhes, o arremate e alinhavo das peças soltas... e a inserção de elementos que, num primeiro momento parecem estar ali como figurantes, para depois a gente descobrir que.... WOW (essa é minha expressão).... era muito necessário! ;)

Esse livro não foi tudo o que eu esperava mas não é um livro que não mereça ser lido. O que me tirou do eixo foi o fato da multiplicação de tramas pequenas, mistérios interligados. Uma quantidade tão grande que tornou-se cansativa (apesar do brilhantismo dos arremates.

Continuo apaixonadinha por Dave Gurney, um policial que logo no início do livro se mostra bem fragilizado e em recuperação (física e psicológica), após ter saído de um coma provocado por 3 tiros. Ele ouvia um zumbido permanente que aumentava, à medida que o silêncio da noite caía. Era hora de o cara voltar à ativa? Claro que não, né?

Mas ele não conseguiu negar um favor remunerado a uma amiga. Ela pede que ele ajude sua filha que anda sendo perseguida pelo ex namorado e vive encontrando coisas fora do lugar no apartamento, sem que ninguém tenha entrado ou arrombado.

A partir daí as coisas, que já não estavam nos trilhos, despencam num desfiladeiro vertiginoso.

Ele descobre coisas que seria melhor terem ficado encobertas (será?) e percebe que o zumbido nos ouvidos era um problema pequeno perto do
vespeiro no qual se enfiara.

Tudo isso, deliciosamente permeado pela caçada a um serial killer, conhecido como Bom Pastor, que realizou assassinatos e aposentou-se (aparentemente) após o sexto.

Pode ter a certeza de que ainda vai ouvir muito falar no Bom Pastor.
Foi pego? Quem era ele? Tinha ligação com as coisas estranhas que estavam acontecendo com a filha da amiga de Dave?

Só lendo pra saber, né?

Quem gosta de muito mistério... melhor dizendo, de uma rede intrincada de mistérios, não pode deixar de ler!

site: http://livrocomdieta.blogspot.com.br/

Carline 24/01/2023

Este livro faz parte de uma série de livros completamente independentes, do detetive Dave gurney. Li apenas esse e amei.
Livros da série ( eu sei o que você está pensando; feche bem os olhos; não brinque com fogo; peter pan tem que morrer)

Glenda70 30/05/2021

Um livro excelente, eu li em 2015 e desde então tinha esquecido de ter lido. Hoje uma amiga renovou minha memória com frases desse livro e eu lembrei o quanto amei. Pretendo ler de novo. Obrigada John Verdon. ?

Janine 25/03/2019

Apenas ok
A vida pessoal dos personagens foi muito mais interessante do que o foco principal do livro. Se teve duas cenas que me realmente prenderam foi muito. Fora os vários erros de revisão. Esperava um pouco mais.

Raryka.Ribeiro 02/07/2023

Foi um livro ok
A história ficou meio parada a partir da metade do livro. Senti falta daquela ação toda que faz você viciar na leitura. Não descobri quem era o vilão e meio que não gostei de quem é. Acho que foi a forma de como foi revelado. Nos dois primeiros livros é mais impactante e você fica empolgado. Esse foi só ok.

Lissa 22/07/2023

Mais do mesmo
Por que eu continuo fazendo isso comigo?
Segundo livro dessa serie do Detetive Gurney, eu já tinha me decepcionado a primeira vez com Peter Pan tem que Morrer, mas resolvi ler esse livro visto que o caro é mencionado muito mais vezes do que o necessário no livro anterior.
Colocando os dois lado a lado, não temos duvidas de que Não Brinque Com Fogo é melhor que Peter Pan. Não só pela forma com que a história é construida mas pelo "grande plot". A realidade é que não só o livro é montado por uma séries de momentos genéricos que me fizeram revirar os olhos tantas vezes que eu perdi a conta, como esses plots sempre são horriveis. O autor do livro sempre cria uma expectativa que não tem NENHUMA ideia de como entregar ou cumprir, e você termina os livros com um desânimo absurdo.
Não indico. De verdade.

otxjunior 08/03/2023

Não Brinque com Fogo, John Verdon
Retorno à forma depois do 2º livro para John Verdon, cujo herói parece enfrentar a questão de sua instabilidade mental acima de qualquer outra. A recompensa de acompanhar séries é registrar o desenvolvimento de personagens queridas, e aqui o fator psicológico é especialmente forte.

Vanessaf 09/08/2017

Enrolado!
O livro é bom mas da metade em diante, parece que o autor se perdeu um pouco e enrolou muito para chegar a uma conclusão. Se o livro tivesse 200, 250 páginas, faria maior sentido.

Emilly.Costa 26/07/2022

Desafiador
É um livro instigante, que lhe desafia a saber quem cometeu o crime, David Gurney é o melhor detetive criminal de um livro que já li, é incrível ver a forma como sua mente trabalha e encaixa todas as peças.

Boo 24/11/2013

Não brinque com fogo
Para quem gosta de livros policiais, esse livro é perfeito! Um serial killer que vai fazer você quebrar a cabeça.

Carla Reis 08/12/2020

Mais um livro fantástico da série David Gurnie, adoro a escrita do autor, como a história flui enfim adorando cada um dos livros da série e recomendo aos amigos que curtem um livro policial.

Davi Lima 18/09/2015

Um bom livro
A narração conta a história do detetive - aposentado - Dave Gurney, também conhecido como supertira, Às, e por alguns, até Sherlock Holmes, que acaba entrando em contato com um caso não solucionado de assassinato em série, ocorrido exatamente dez anos atrás, chamado de o Bom Pastor, onde seis pessoas ricas dirigindo um Mercedes preto levaram um tiro na cabeça, durante a noite.
O primeiro contato de Gurney com esse caso é apenas como consultor em um documentário-reality que Kim Corazón (uma jovem promissora e entusiasmada entrando no ramo jornalístico) tem projetado com o objetivo de mostrar em forma de série televisiva os efeitos de um assassinato a longo prazo nas famílias das vítimas, entitulado "Os Órfãos do Assassinato", que será exibido pela emissora de notícia super-sensacionalista RAM-TV. O próprio envolvimento do detetive é lento e só se deve ao fato de ter sido pedido por uma antiga amiga de Dave, Conie Clarke, também jornalista, que já escrevera uma matéria super positiva a respeito do detetive (lhe rendendo o apelido de supertira) e mãe de Kim Corazón.
Ao buscar mais informações sobre o caso, para ter uma ideia de qual seria exatamente sua função como consultor e também para ter uma visão mais abrangente do caso, Gurney começa questionar a principal, e aparentemente única, linha de investigação que se tornou responsabilidade do FBI anos atrás, seguindo por outro caminho que descartava e invalidava totalmente o principal, o que, certamente causou um grande desconforto nos órgãos investigativos responsáveis na época em que ocorreram os assassinatos.
Ao decorrer da história, ao mesmo tempo em que o envolvimento de Gurney vai se tornando maior na parte da nova linha investigativa, por conta própria, e o projeto de Kim segue "de vento em popa" - palavras da própria Kim - coisas estranhas começam a acontecer com a dupla. Na realidade, com a Kim já haviam começado a acontecer antes de Gurney aparecer. Objetos fora de lugar, armadilhas, gotas de sangue, um celeiro queimado, entre outras coisas. Indícios de que certamente alguém gostaria que tudo fosse deixado de lado. Mas por quê? Na visão de Dave a resposta a essa pergunta não seria tão simples.
Disposto cada vez mais a chegar à solução do caso, por diversos motivos, o cerco vai fechando e as coisas vão rumando a um desfecho que pode ser extremamente trágico.

Minha experiência com a leitura foi agradável, gosto bastante da forma que Verdon escreve, mas encontrei alguns "defeitos" que me desapontaram um pouco. Nesse caso vemos um detetive Gurney mais abalado devido ao acontecimentos do último livro, onde ele ainda lida com seqüelas físicas e emocionais, embora as emocionais se passem quase predominantemente em sua cabeça, em questionamentos que ele faz a sí próprio, do que em suas ações de fato. Não estou falando que não existam, mas não são muito significativas. Isso também não é necessariamente ruim, pode mostrar um lado mais humano do personagem. Tudo depende de quem le.
Outro ponto, que foi o que mais me incomodou, é que o o caso em questão é antigo, de dez anos atrás, e as vezes parece que o objetivo é apenas desconstruir a teoria em que tudo se fundamentou e não desvendar o caso, ao mesmo tempo em que o foco se perde ao considerar o rumo do projeto Os Órfãos do Assassinato. Pra explicar um pouco melhor vou citar os dois primeiros livros, em que os assassinatos eram recentes, você caminhava junto com a investigação, ficando surpreso com as reviravoltas que ela tomava conforme fatos novos iam se revelando. Nesse livro não tem isso. Os fatos estão quase todos expostos, visto que tudo ocorreu muito tempo atrás, o que difere é a interpretação que Gurney não consegue engolir e por esse motivo, vai seguindo outra linha de raciocínio. Dessa forma então, torna-se uma constante. Não há muitas surpresas, reviravoltas, elementos novos, coisas do tipo. Lá por um pouco mais da metade do livro eu já suspeitava - e acertei - quem era o assassino.
Mas mesmo assim o livro é bom, e me prendeu até a última folha. Como eu disse, Verdon escreve muito bem e consegue fazer isso com facilidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5