Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Gabriel Moura 15/12/2015

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo
Neste livro de Leandro Narloch somos apresentados a curiosidades sobre grandes personalidades históricas, como Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e Galileu, além de grandes acontecimentos que mudaram a história do mundo, como o comunismo, a revolução industrial e a criação dos agrotóxicos. Tem uma leitura fácil, dinâmica. O grande problema da obra é a tendência do autor de imprimir suas opiniões de forma tão aberta. Não há como não se posicionar quando escreve um livro, mas Narloch faz de sua obra uma ode à luta contra o comunismo, e outra ode às glórias do capitalismo. Tendenciosamente todos os acontecimentos relatados mostram as benesses criadas ou favorecidas pelos empresários mundiais. Algumas passagens são dignas de nota: o capitalismo trouxe apenas vantagens para a população; o auto número de crianças trabalhando era uma peculiaridade da época; o luxo e a ostentação melhoram o mundo; Mcdonald’s é a franquia da paz.

site: https://resumodelivro.wordpress.com/2015/09/23/guia-politicamente-incorreto-da-historia-do-mundo/

Marcos de Padua 09/11/2015

Ao término deste livro, me surpreendi com detalhes e informações a respeito de muitas personalidades reconhecidas mundialmente.
Não quero detalhar muita coisa para não cometer um SPOILER. Mas enriqueci os meus conhecimentos sobre o samurai Bunzaemon e o mais conhecido de todos Myamoto Musashi, autor dos CINCO ANÉIS.
Descobri o verdadeiro nome de Dalai Lama e as crueldades do Tibete.
Na minha opinião o autor cometeu alguns exageros com relação a determinados assuntos, mas sua atuação foi sem dúvida nenhuma muito maior do que a sua insensatez.

Caiuby 16/07/2015

Na intenção de desmistificar a história convencional o autor expõe fatos surpreendentes sobre líderes e momentos históricos. O passeio pela história é breve, longos períodos de tempo foram resumidos e a linguagem foge do formalismo de modo que os textos se assemelham a artigos de revista. Ao final fica a impressão de que cada capítulo poderia ser mais extenso. Apesar do título pretensioso, o material tem valor didático e valeu pena a leitura.

Pedro Patriota 08/07/2015

Curiosidades históricas e desmistificação de lugares comuns consagrados
Livro de capítulos curtos e com pílulas de informações rápidas, bom para leitura descompromissada.

Gilmara 02/07/2015

USE COM MODERAÇÃO, MAS USE!
Amo história desde o ensino fundamental, então muito me interessei pelo Guia Politicamente Incorreto da História Mundial. O título já revela que não é a intenção falar tudo da mesma forma, mas se assim fosse ele não teria a razão de ser. Durante a leitura, concordei com uns relatos, discordei de outros e acrescentei mais uma visão a alguns. O autor não esconde sua opinião, seja no conteúdo político que delimita ou na forma como o faz, como em uma conversa. E é assim que um livro deve ser lido, como se estivesse tendo uma conversa. De modo informal. No mais, quem se interessa pela leitura em geral deve ter um senso crítico, não para julgar as obras que consome, mas para absorver delas o que pode lhe acrescentar ou deixar de lado o que não. Recomendo.

Luzia 27/06/2015

O GUIA É INCORRETO MESMO
os anos de estudos, todas as aulas de historia que você assistiu cai por terra quando le esse livro. O “guia politicamente incorreto da historia do mundo” me fez ficar em duvida na historia da humanidade.
Quando o vou comprar livro leio o resumo dele na parte de trás, alguns tem alguma critica, outro um resumo e outros as palavras do autor. Nesse em especial me encantou a capa, eu viciada em historia quis logo compra-lo, li o resumo e me apaixonei, com a minha mais nova mania de ler dois ou três livros ao mesmo tempo tive que terminar um para partir para ele.
Nero não colocou fogo em Roma, é assim que começa o livro e as minhas duvidas em relação a Historia, e sim a população. A revolução industrial foi a melhor coisa que aconteceu aos pobres da humanidade me fez repensar, foi nessa época o surgimento do Turismo com a criação da primeira CVC de Thomas Cook, mas o capitulo dizendo que a Revolução Industrial acabou com o trabalho infantil me rendeu insônia na madrugada. Hitler tem seus méritos ele chegou onde queria sozinho, desculpem, mas virei fã dele. Gandhi um racista, e costumava dormir nu com moças jovens como experiências de celibato. O lado oculto de Madre Teresa de Calcuta é um livro que estou procurando depois de ler sua parte sádica.
A revolta dos estudantes franceses em 1968 me fez ri um pouco, enquanto o capitulo de ‘os agrotóxicos salvaram florestas e bilhões de vidas’ me fez ver que o nosso ídolo deveria ser um homem que trabalhou no mesmo dia do enterro da esposa que se suicidou por ver seu marido na guerra deixando em casa sozinho seu filho de 12 anos, Fritz Haber.
O livro não desconstrói os personagens, apenas mostra a outra face da Historia que pode ter sido inventada para nos orgulharmos dela, pode ter heróis bons para que sirvam de referencia, mas nem sempre pode esconder a verdade por muito tempo.

site: http://outraspalavras2015.blogspot.com.br/2015/06/o-guia-e-incorreto-mesmo.html
Ju Ribeiro 27/06/2015minha estante
#PartiuComprarEsseLivro kkkk

Mile 17/06/2015

Detalhes ocultos ou distorcidos .
Além de não ser muito fã de história, eu achava, ou pelo menos tinha certeza que tudo que aprendia na escola sobre algo, seja de onde for, poderia ter até um pouco de verdade, mas com certeza muitas coisas estavam ocultas e totalmente destorcidas . Por conseguinte, esse livro me mostrou que eu estava certa, além de que aprendi muita coisa que ainda não sabia ou lembrei de muita coisa que não lembrava. Sem deixar de destacar que apesar de ser um livro com bastante informações importantes, é fácil de ler e bem rápido também, por isso é digno de 5 estrelas. Excelente livro.

Lais 20/05/2015

Esclarecedor
O livro é de fácil entendimento, conta a história do mundo bem as avessas. É interessante saber que por trás de tudo que sabemos tem algo que não foi dito na íntegra.
O autor utiliza muitas fontes e isso torna as informações confiáveis.
Para os curiosos e amantes de história, eu recomendo.

Shirlei.Stachin 04/05/2015

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo
De Galileu a Gandhi, da Revolução Industrial a Maio de 68, o autor elege bem os mitos influentes contra os quais lutará. As narrativas contra as quais Narloch se insurge são bichos-papões consolidados que engolem os alunos brasileiros.

Raquel 04/05/2015

Todos deveriam ler.
Muito bom. Uma visão diferente da história que temos na escola. Leitura flui facilmente.
Todos deveriam ler.

Um recado para os esquerdistas: leiam e reflitam, busquem outras fontes além de historiadores marxistas, coloquem a cabeça pra funcionar.

Assinado de uma ex-socialista que ao estudar e vivenciar a prática virou uma feroz defensora do liberalismo.

Marcos.Leandro 23/04/2015

O livro não desconstrói os personagens apenas mostra a outra face da história

Muitos obras de História, e principalmente meios de Mídias constrói uma imagem imaculada de muitas personalidades com Gandhi, Dai Lama e Teresa de Calcutá, entendo que o objetivo do autor não é apenas de desconstruir suas reputações, mas mostrar também seus erros ou omissões, afinal foram seres humanos como qualquer um.

o capitulo que mais me chamou atenção fora dos agrotóxicos, não tinha conhecimento, sobre o utilização do nitrogênio e de quantas pessoas morreram de fome, foi uma informação marcante para mim.

este livro não permite que endeusamento de nenhuma referencia da história, pois o livro expõem sua falhas,viadagens, bebedices, perversões sexuais, um prato cheio pra quem é critico.

Daniel 13/04/2015

Muita opinião, pouca história
O autor começa tentando realmente desconstruir imagens estabelecidas da história do mundo mas logo se esforça para apenas expressar sua opinião política sobre a esquerda e o comunismo. Não precisa ser um defensor dessas ideologias para ver os exageros e erros cometidos nas análises tendenciosas. Mesmo o último capítulo, dedicado exclusivamente a criticar o comunismo, poderia ter sido feito de maneira melhor do que através de anedotas que na maioria serviriam a qualquer ditadura do mundo.

Peterson Boll 02/04/2015

Bastante divertido e esclarecedor, apesar de espelhando os outros livros da série, usando demasiado da retórica 'anti-establishment', ou seja, acaba se contradizendo. Gostei muito dos capítulos sobre Gandhi e Mussolini.

Marcola. 06/03/2015

Mais um da família
O livro, 3º que li, segue o mesmo estilo dos seus antecessores, e vem derrubar alguns mitos que são passados para gente na escola, nos livros, jornais, internet. Não é um livro para se basear uma tese, mas algo simples e gostoso de ler com muito conteúdo.
Tenho que destacar o capítulo de Ghandi, mostrando o seu lado nem tão santo. E o que fala nos nazistas, que explica muito bem como a civilização alemã, que é tão estudada e evoluída ficou cega perante as atrocidades de Hitler.

Luana Lustosa 25/02/2015

É um livro que dá uma nova visão sobre a história mundial, mas ele tende muito para o lado da visão de direita. Eu o recomendaria para estudantes que já ingressaram em uma faculdade, pois esse livro pode confundir muito a cabeça de um estudante que ainda se prepara para o ingresso (vide eu, uma estudante do 3º ensino médio) já que os principais vestibulares, como fuvest e enem, tende para a visão de esquerda.