As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Bibi 04/08/2021

???
Não tenho nem o que reclamar de Nárnia sou simplesmente apaixonada não nego que agarrei um pouco no segundo livro é no penúltimo mais o resto foi uma leitura muito calma é leve eu recomendo super, super
Pedro, Caspian por favor casem com minha pessoas ?
mejubss 04/08/2021minha estante
amg,ele tem qts pags?

Samara 11/07/2021

Favorito da vida!
Conheci o universo de Nárnia através dos filmes, me apaixonei e então resolvi comprar o livro. Quando comprei, foi um parto para lê-lo pois não tinha o costume de ler, mas quando terminei foi algo tão gratificante, que meu esforço valeu a pena.
Me diverti muito com as histórias dos livros, me emocionei e aprendi com os ensinamentos.
As Crônicas de Nárnia fizeram eu me apaixonar pela leitura e sou muito grata por isso!?

?????/5.
darcya.reads 11/07/2021minha estante
qro muuito ler ele??

Alice 02/09/2021minha estante
Aiii é lindo ?

Soninha 01/09/2021

Todos deveriam ler
Uma grata leitura em 2021. Embora seja um calhamaço, o livro é fluído, maravilhoso de se ler. O final faz com que vc tenha vontade de estar dentro da história, pois a descrição de Nárnia, remete a qualquer ser humano, desejar um mundo de paz, renovação, interação, respeito, amizade, amor. Fica o gostinho de quero mais ao final.
Stefani 08/10/2021minha estante
Esse é maravilhoso

jvsherlocked 22/09/2021

"lion Jesus says "arwgggg" (é um meme)
TUDO PARA MIM, É SÉRIO!!!! depois de ver trocentas vezes o filme, o tanto que eu sonhei em ter esse livro não tá descrito. e agora eu tenho!!! chorei, ri, fiquei quentinha, me apeguei... sério, não dá, lewis.
Emi 23/09/2021minha estante
Absolutamente TUDO

bieloliveirao 19/11/2021

cadê o final da Suzana??? kkkk
o livro é bom, adorei saber cada crônica, amei saber como foi a criação e o fim de Nárnia e descobrir recentemente que o livro é baseado na história da Bíblia e isso me deixou mais fascinante ainda, não gostei do modo como a Suzana foi tratada na história e queria saber o que aconteceu com ela depois que todos morreram, mas de resto amei muito cada momento.
M. Lia 19/11/2021minha estante
A Suzana morreu com uma doença, e os outros irmãos nunca aceitaram ela ter partido. Por isso ela n voltou com eles p Nárnia, pq ela já foi antes. Isso que aconteceu e só a minha opinião importa ????

Manucat 31/12/2021

Pelo amor de Tash
Não vai ser uma resenha, só quero dizer que esse livro termina na Cadeira de Prata, eu não tenho nada contra cristãos tenho até amigos que são, e até agora não me incomodava os tons de cristianismo, mas Lewis escreveu A Última Batalha só pra dizer "cristianismo é bom todo resto é ruim", sério o que rolou, o cara fez 16 capítulos só dizendo como Aslam é tudo e demonizando as únicas pessoas de cor da história, o que já tinha acontecido e eu pensei "o cara é dos anos 40/50 claro que vai ser racista" mas nossa aqui ele aumentou o nível de um jeito que dá nojo, desde todo mundo que é calor mano feder, ter escravos, serem desprezíveis e tudo mais até os protagonistas se pintando de marrom e um dos calormanos se convertendo a Aslam, o que traz o ponto de como o Deus que não é Aslam é e traz coisas ruins. Sinceramente Aslam só ferra com as crianças o tempo todo, bota um monte de perigo desnecessário, adora que todo mundo tenha medo dele e se alguém sair da linha e se questionar ganha um castigo pior do que a morte, sério quem é o verdadeiro vilão aqui ? Essa coisa de culpa e medo cristão é tão ridículo, principalmente quando em paralelo ao "vilão" pq aí é questão de qual é o menos ruim (se você usar a inteligência é claro, se você for como Lewis, Aslam é o Deus bom e verdadeiro). Esse é um livro que definitivamente não vou ler de novo e não recomendaria pra crianças, só se você for racista e intolerante tbm aí blz crie uma pessoa igual e mantenha o mundo como está. E se alguém vier dizer que era da época EU JURO ?
Jorge Armando 31/12/2021minha estante
Li este livro quando ainda era criança, sem um pingo de senso crítico. Agora seu comentário despertou uma vontade de reler a obra com um olhar crítico. Vou incluir o livro nas minhas leituras de 2022. Vamos ver se passo tanta raiva quanto aparentemente vc passou haha

Gabriel Capelin 08/12/2021

Que plot, oh céus!
Ok, eu admito que eu iria dar uma nota bem mais baixa para o livro, mas só por causa desse final incrível, eu cedi e aumentei a nota. Veja bem, por mais que eu tenho gostado bastante de quase todos os contos compilados nesse volume, teve o fato de que eu também me deparei com inúmeros pontos bem incômodos ao decorrer do mesmo. Mas cara, que plot surreal que teve esse livro. Foi um final que, além de ter amarrado todas as pontas soltas - e muito bem - buscou uma descrição simples, essa que foi apresentada no início do último conto (a última batalha), e desenrolou um final pra lá de ótimo.
Em suma, tirando algumas opiniões um tanto quanto racistas do autor - ao meu ver pelo menos - e o fato de que o mesmo também usou o cristianismo para construir praticamente TODA a obra (eu por ser ateu achei isso bem bobo e encômodo no decorrer da mesma), ainda sim eu coloco esse livro - apesar dos pesares, como já citado - como sendo bem agradável.
brenda1 08/12/2021minha estante
simm mano

Rafaela 02/02/2022

As crônicas de Nárnia
Quando era criança, odiava os filmes e me dava arrepios só de pensar em ler esse negócio gigante, mas com o tempo ,resolvi dar uma chance aos filmes e gostei bastante, e fui tentar ler o livro (pq meu deus), juro ,superou tudo oq eu havia imaginado.
Valeu cada palavra lida ,valeu cada minuto ,cada história... TUDO ,tudo é perfeito.
Várias histórias só em um livro ,e me arrependo muito de não ter dado uma chance antes:)
Lara 02/02/2022minha estante
já quero

Carol 21/01/2022

Espetacular
Apesar de ter assistido ao filme muitos anos atrás, foi como se tivesse tido o primeiro contato com o universo de Nárnia, onde me encantei em cada segundo.
Desde a primeira crônica, o autor nos faz mergulhar na história de maneira que nos sentimos lá dentro, com todos os mínimos detalhes descrevidos por tal. Me peguei várias vezes vagando com toda a magia, aventura e emoção, e ao mesmo tempo me identificando e aprendendo com os personagens cativantes e incríveis.
È um livro magnífico para todas as idades, se tornou um dos meus favoritos sem dúvida alguma.
"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista."
Hadassa 23/01/2022minha estante
???????????????????????

marcela 06/01/2022

livro lindo
já tinha assistido os filmes, mas como todo mundo sabe, não existe comparação entre livros e filmes. e isso de fato aconteceu aqui. que livro lindo, encanta do início ao fim. não esperava esse final, mas faz sentido.
Suzy60 07/01/2022minha estante
Aiii, já quero ler?

May 22/02/2022

Nárnia
Nárnia onde temos amigos de verdade para grandes aventuras, mas precisa da gentileza de Susan, da valentia de Lúcia, da justiça de Edmundo e da magnificência de Pedro.
Amei o livro.
Não leia com adulto, mas com os olhos de criança.
Fica a dica
Obs: eu queria viver em Nárnia a verdadeira Nárnia.
Samuel.Carlos 22/02/2022minha estante
?????? melhor livro ????????

Gabi Gonçalves 11/02/2022

Estou sem palavras palavras para esse livro. Lewis colocou tantos ensinamentos e beleza que me deixou encantada. Toda criança, jovem e adulto devia se aventurar e se apaixonar por Nárnia
Jonas Lino 11/02/2022minha estante
Depois ler Experiência em Crítica literária e o livro Sobre Histórias, ambos do Lewis

ZéPintoN 14/03/2022

O melhor livro que li!!!(Depois da Bíblia)
Sabe, muitas vezes dá uma preguiça de pegar a Bíblia e ler, e quando eu chego a ler, é a coisa mais maravilhosa do mundo! Meu espírito fica cheio, meu ser se enche de alegria. Com as crônicas de Nárnia, a mesma coisa. Não sou de ler muito, por algumas vezes me pego adiando a leitura, porém quando eu leio esse livro, sempre é gratificante, vem o pensamento na cabeça?Por que eu tava adiando tanto em ler esse livro mesmo?? Você embarca no universo de Nárnia e não quer mais sair!! As histórias são tão bem escritas, o universo é tão fantástico que por muitas vezes, você acha que é a quinta criança que com Pedro, Susana, Lúcia e Edmundo, entraram dentro do guarda roupa. A vocês, fica a indicação dessa linda obra desse autor inteligentíssimo que é o Cs Lewis. Para você que já entrou nesse universo, a minha saudação. Para você que irá embarcar nessa rica leitura, uma boa viagem!
Deb 14/03/2022minha estante
??? queria

Nayky 12/10/2021

Indo na contramão do comum, os filmes são melhores.
Quando comprei os livros, não tinha sequer assistido a algum dos filmes ou sabia sobre seus enredos. Comprei por ser conhecido e estar na promoção, pra ser sincera (rs). Caí de paraquedas na leitura sem saber que era voltada para o público infantil e que continha alto teor de cristianismo.

Minhas expectativas foram altas e já caíram na primeira crônica mesmo. O que eu percebi é que o C. S. Lewis começa e vai até o meio de uma forma acertada para com o público-alvo, mas aí o que acontece em quase todos os finais, beira ao desastroso. É muito fantasioso, acho que até para uma criança, se é que é possível. Além de ser massivamente descritivo. Eu acho que ele ganha até do Geoge R. R. Martin.

Tinha momentos que eu queria chorar, por não conseguir abandonar um livro e me ver "obrigada" a ler algo tão ruim. É uma opinião impopular.

Mas existiram alguns pontos positivos. Gostei de verdade de alguns personagens. Em um momento ou outro, algum trecho conseguia chamar a minha atenção e despertava curiosidade. Também gostei de algumas personagens femininas. Ativas nas guerras e duronas, mesmo crianças. E também gostava da descrição dos trejeitos dos animais.

No geral, o que pesou foi a falta de lógica no geral. Tudo era como o Aslam queria e ponto. Acredito que isso insulte diretamente a inteligência de qualquer leitor. Se eu pudesse escolher, teria visto apenas os filmes, pois os livros mais parecem um primeiro rascunho dos livros.
Nayky 12/10/2021minha estante
rascunho dos filmes*