Pinóquio

Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

Dmattosss 12/02/2023

Esse boneco...
Aqui acompanhamos Pinóquio em suas aventuras improváveis. A questão do tempo me pareceu um pouco improvável de se imaginar, mas como era publicado em forma de folhetins, acredito que fazia mais sentido. As aventuras são lindas, Pinóquio é de uma inocência que as vezes irrita, mas por estar nessa jornada do herói para ser um bom menino, nós acabamos nos compadecendo dele. É uma escrita leve e capítulos bem curtinhos. Essa edição de bolso está linda!

LetAcia177 09/02/2023

As aventuras de Pinóquio
Totalmente diferente do filme da Disney ! Fico impressionada como as travessuras de Pinóquio são tão grandes que ele se depara com a morte diversas vezes a sua frente. A escrita é totalmente gostosa de se ler, é aquele tipo de livro que vc não consegue ler apenas uma página, fica com o desejo de "quero mais"! Não me impressionou totalmente, confesso que esperava mais, contanto, ele é bom.

Glenda 07/02/2023

A metamorfose Pinóquio
De vdd, eu já li muitas versões de Pinóquio e esse meu livro chegou logo dps que assisti a versão da Netflix do Del Toro.
O interessante de um boneco que mentia e teve que aprender com seus erros é que há muitas maneiras de se contar essa história.
Darkside como sempre não deixa de encaixar seu toque meio de terror, dando uma aparência menos infantil ao menino e lógico acrescentando aquele suspense goxxxxtoso que não te deixa largar o livro.
Um livro com escrita cativante. Eu me senti muito acolhida lendo esse livro.
Mesmo lendo sozinha e pra mim mesma, eu sentia que ouvia uma história sendo contada. A linguagem rebuscada, porém simples que trás aquele tchan, entendeu?
Enfim! O livro é foda DMS, pqp, moleque.
Não, não vou contar o pq chamei de metamorfose, tá por tua conta, vai ler!

@Estantedelivrosdamylla 04/02/2023

Gostei demais
"As aventuras de Pinoquio" foi uma grande surpresa. Eu iniciei a leitura sabendo que não seria como a história da Disney, mas esperava que fosse quase a mesma história da adaptação do Del Toro, sendo que não, foi uma história bem diferente.

Pinóquio é um traquinas que não gosta de estudar ou trabalhar. Não escuta os mais velhos/sábios sempre tenta alcançar as coisas da forma mais fácil. Parece um monte de gente que tem por aí, né?kkkk

Pois bem, através desses comportamentos impróprios, Pinóquio se mete em várias encrencas, e delas tira muitas lições. O que torna o livro bem divertido e rico em lições de moral para os mais jovens.

Não tem uma linguagem 100% infantil, mas dá para ser lido para uma criança (adaptando certas coisas).

Por fim, foi uma leitura muito boa, gostei demais! Fazia tempo que um livro me tirava boas risadas. Recomendo.

Laís Campos 01/02/2023

Ótimo para ler em voz alta para crianças pequenas
Comprei para leitura em voz alta para meu filho de 4 anos. É uma versão resumida e muito bonita. Letras grandes e belos desenhos.

Carol Nery 29/01/2023

Uma maravilhosa LC
Lemos em janeiro, o clássico As Aventuras de Pinóquio. Uma história de capítulos pequenos, que tranquilamente dá para ler de uma vez... fomos pouco a pouco. Paulatinamente descobrindo como o autor criou a história original. Aquela "sem o açúcar" que a Disney costuma jogar por cima de suas adaptações.
Adorei a experiência. O livro da Wish, lindinho e muito bem produzido. Só coisas boas com essa experiência.
Clau Melo 01/02/2023minha estante
Adorei nossa leitura! :)

Carol Nery 01/02/2023minha estante
Foi muito especial ler com vocês. Valoriza demais a experiência literária. Amo!!!!

Wallace 29/01/2023

Definitivamente bem diferente da animação?
Muito mais pesado que a animação da Disney e outras que assisti? Nem sei se deveria ter lido pro meu filho de 11 meses.. rsrs

Bruna.Cristina 26/01/2023

Obediência
Pinóquio não obedece fica sofrendo as consequências por optar sempre pelo fácil. Além disso, não sabe lidar com as tentações.

Felipe 26/01/2023

Quanto aprendizado
Você pode se livrar da mentira, da auto comiseração e da preguiça e pode se tornar responsável pelos próprios atos e pelas consequências deles. Há muita coisa a aprender com a história de pinoquio. Leitura muito válida.

@stoppajoao 22/01/2023

E nesse mundo o que se pratica é restituído.
Assim que Gepeto constrói a marionete, ela ganha vida e é adotada como um filho pelo velho. Porém, Pinóquio é uma criança terrível, desobediente, sempre se metendo em confusão e causando sofrimento a seu pai. Em cada capítulo temos uma aventura da marionete em que, aos poucos, ela vai aprendendo sobre o mundo e tentando ser uma pessoa melhor através de seus frequentes erros.

Bia | @bia_bookstagram 20/01/2023

Clássico que não envelhece
Resenha/Opinião
?Pinóquio?

Uma das melhores histórias que eu já li e mesmo o livro tendo sido lançado  em 1883 a história é imensamente atual em pleno 2023 e a versão da Darkside está impecável traduzida diretamente da versão original com ilustração belíssimas e uma diagramação linda.
Pinóquio é uma marionete/menino que apronta muitas durante o livro e conforme vai aprontando a vida vai lhe ensinando o que é certo e errado e aos poucos vai moldando sua personalidade para um bom menino e responsável que ama e cuida de seu pai.
Apesar de muita gente dizer que a versão da Disney é muito diferente, eu não achei tanta diferença, só foram retiradas as partes mais darks em relação a morte, por exemplo. O livro é extremamente profundo em relação a qualquer adaptação para o cinema ou TV, tem uma filosofia que pode ser aplicada tanto para crianças quanto para adultos é uma história para todas as idades.
Esse é aquele clássico que continua marcando gerações mesmo após 140 anos e sim deveria ser um dos livros obrigatórios para se ter nas escolas na fase infanto juvenil.

??Conteúdo +10. Contém: luto, morte e maltrato com animais.??

4?

Flavio 19/01/2023

Razoável
Confesso que depois de assistir o filme que lançou na Netflix recentemente, estava com uma expectativa alta, mas a culpa é toda minha.

O livro é bom, fica muito evidente que o autor quis passar a mensagem de que se fores um bom menino, tudo de bom te acontecerá, porém, isso é repetido diversas vezes que irrita um pouco.

Claro, por se tratar de um livro infantil, eu entendi a intenção do autor, mas acho que ele poderia ter mascarado um pouco mais, sei lá.

Nota: 7,5/10.

L Soares 18/01/2023

A edição simula a madeira e é muuuuito linda, com várias ilustrações, para contar a história original desse personagem tão conhecido.

O livro é divertido, retratando as aventuras da marionete, que pensando em seu pai, promete a cada novo erro que irá se corrigir e ser bom.

Mas dando ouvido às más influências acaba se metendo em todo tipo de encrenca e se afastando cada vez mais do objetivo de ser um bom menino.

Uma história cheia de coisas fantásticas pra fazer as crianças pensarem duas vezes em sair da linha.

Sempre gostei de livros infantis que tem a "moral da história" bem evidente, para divertir ensinando.

E essa edição é incrível como é o padrão Darkside. Inclusive, foi meu presente de aniversário para mim mesmo ano passado.

Carlos Nunes 17/01/2023

Cuidado para seu nariz não crescer
PINÓQUIO provavelmente é a história infantil mais lida do mundo e, como tantos outros contos infantis, entrou no imaginário popular. Mesmo quem nunca tenha lido a história, ao menos já ouviu falar que o nariz de quem mente cresce e que se você se comportar bem e ouvir sua consciência, vira um menino de verdade, ou seja, se torna mais humano. A maioria conhece Pinóquio por conta do desenho da Disney mas, como também acontece com várias outras histórias infantis adaptadas pela Disney, a original tem muito pouco a ver com a adaptação, principalmente porque a Disney tentava amenizar o teor pesado dessas histórias. E essa aqui não fica atrás, a trama tem momentos bem escabrosos: enforcamento, mutilações, violência, trapaças, fome, pobreza, injustiça social, exploração do trabalho, e por aí vai…
Pinóquio surgiu de um toco de pau falante que foi transformado em boneco pelo artesão Gepeto. E já no primeiro momento o Pinóquio já mostra que é um criador de problemas - assim que Gepeto tenta ensiná-lo a andar corretamente, o boneco sai correndo de casa e foge. Quando ele volta, a casa está aparentemente vazia, porque o Gepeto saiu atrás dele, mas o Pinóquio encontra um Grilo, que lhe diz o quanto seu comportamento foi ruim. E aí o que é que a doce criatura faz? Pega um martelo e dá uma martelada no grilo… Depois disso acaba pegando no sono em frente à lareira e perde os pés. Quando o Gepeto volta, reconstrói os pés do boneco e o convence a ir à escola, para que possa se instruir e ter uma vida melhor que a sua. Mas, na manhã seguinte, Pinóquio se desvia do caminho e vai parar em um teatro de marionetes itinerante. E aí começarão suas aventuras, tentando voltar para casa e seus desencontros com o pai, que irá correr mundo à procura do boneco. E nessa árdua jornada, Pinóquio irá se deparar com personagens e situações as mais diversas, passar por grandes perigos - inclusive com risco de vida em vários deles, chegando inclusive a ser enforcado em uma árvore ou quase sendo jogado na frigideira confundido com um peixe exótico. Ele irá se defrontar com dois pilantras - uma raposa e um gato - que aparecerão em vários momentos, sempre tentando se aproveitar da ingenuidade do Pinóquio para tirar vantagem dele. Ele também fará amizade com um garoto nada confiável, chamado Espoleta (ou Pavio, dependendo da tradução), que o levará a um local que seria o paraíso para qualquer criança, onde só existe diversão, comida à vontade e absolutamente nenhuma supervisão de adultos, em que as crianças podem fazer absolutamente tudo o que quiserem, sem restrições. Mas é claro que esse lugar acabará se revelando uma grande armadilha para as crianças. E no decorrer desse processo, Pinóquio se torna cada vez mais maduro, como uma criança de verdade, e vai aos poucos desistindo de seus velhos hábitos. E no final do livro, depois de aprender várias lições e finalmente provar que tem valores morais, o Pinóquio finalmente consegue seu intento de se tornar um menino de verdade, mas também isso acontece de uma forma bem diferente do que imaginamos - aliás, a cena final esse livro dá margem a muitas interpretações.
E esse é exatamente o objetivo da história: mostrar o crescimento e o desenvolvimento de um boneco-criança, suas habilidades, seus medos, suas teimosias, a insistência na desobediência e nos maus atos, a negligência com seus deveres, o desprezo pelos estudos - cada uma dessas ações levando a um resultado que só não é catastrófico por conta da interferência da famosa Fada Azul - que aqui, curiosamente, não é exatamente uma fada como imaginamos, mas uma menina de cabelos azuis com alguns poderes mágicos, mas que também brinca, se diverte e prega peças, mas que vai crescendo e em vários momentos aparece no caminho do Pinóquio, algumas vezes ajudando, outras apenas mostrando que o que ele acha que está fazendo escondido na verdade não está, e em outras situações ainda pegando bem pesado com ele, deixando-o passar a noite ao relento, fazendo o boneco acreditar que ela está morta por culpa dele ou dizendo que ele irá morrer porque está doente e não quer tomar o remédio, inclusive mandando trazer o caixão para enterrá-lo, ou seja, de doce, essa história não tem nada!
E é nesse sentido que PINÓQUIO é magistral, porque traz esses diversos aspectos da natureza humana dentro de uma história de aventura, de uma forma bem adequada ao entendimento de uma criança que, no final das contas, é o que o boneco é: uma criança travessa, ainda sem limites, que causa problemas, mas que também tem bons sentimentos e a capacidade de fazer o bem, que está sendo moldada para a vida adulta e aprendendo com seus erros. A cada aventura, o autor introduz na mente das crianças valores e ideias como, por exemplo, a de que os pais as amam incondicionalmente e são capazes de sacrificar tudo por elas, de que suas explosões de birra e frustração têm consequências sérias e podem até mesmo causar danos físicos a alguém, como acontece no episódio com o Grilo; que a ganância e a esperança de enriquecer sem esforço através de esquemas que parecem bons demais para ser verdade nunca dão bons resultados - e, principalmente, a necessidade e importância do estudo se a criança quiser ser alguém. Então aos poucos essa relação causa-efeito entre as desobediências e suas consequências negativas vão se enraizando na mente da criança.
É um livro bem dinâmico, os capítulos são curtos, e cada um deles é fechado, então dá até para ler separadamente, como se fossem contos. Mas, como todo bom folhetim, o final sempre tem aquele gancho que deixa a gente ansioso para saber a continuação. E como se trata de uma fantasia, aqui aparecem animais falantes, transformações, episódios mágicos, esse tipo de coisa, tudo colocado de forma bem natural, mas é também uma obra que mostra muito da Itália da época, um país atrasado, com uma população extremamente pobre, desesperançada e muito arraigada em suas tradições. Uma outra questão é que os personagens não são planos, todos têm defeitos e virtudes, e até os vilões às vezes são capazes de bons sentimentos. Em resumo, uma obra que me surpreendeu bastante por sua riqueza e que eu recomendo fortemente.