Pinóquio

Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 29/03/2021

Aquele que nasceu boneco de madeira e queria se tornar um menino de verdade
As Aventuras de Pinóquio (Le avventure di Pinocchio – no original), do escritor italiano Carlo Collodi, clássico da literatura mundial, publicado pela Sesi-SP Editora, com tradução de Ivo Barroso e ilustrado por Joana Velozo, conta a mais fiel história de um boneco e suas peripécias daquele que nasceu boneco de madeira e queria se tornar um menino de verdade.

O posfácio de Ítalo Calvino, nome de peso para a literatura italiana e posteriormente, mundial, enfatiza o quão importante é a narrativa clássica para nossos dias contemporâneos.

Utilizando-se de uma narrativa livre e muito bem construída, As Aventuras de Pinóquio, remonta através da singela escrita de Carlo Collodi, como lições atribuídas aos pequenos, tais como, não fazer traquinagens, não mentir – principalmente não mentir -, e ainda muito mais importante, não ouvir o que estranhos vinham a oferecer, fizeram dessas aventuras um dos clássicos mais cultuados da humanidade.

Embora o cinema tenha tentado traduzir a linguagem visual exibindo o filme de animação de 1940 dos gêneros musicais, aventura, infantil e fantasia estadunidense produzido pela Walt Disney Productions e distribuído pela RKO Radio Pictures, baseado no romance, sendo o segundo longa-metragem de animação produzido pela Disney, logo após o sucesso imediato de Branca de Neve e os Sete Anões em 1937, somente na literatura é que pode sentir a real perfeição da história de Pinóquio.

A abertura de cada capítulo foi traduzida através do projeto gráfico de Maria Carolina Sampaio e ilustrado por Joana Velozo que deixou o livro encantador; colecionável. De modo que pessoas de todas as idades, sejam crianças ou adultas, vão ler esse clássico da literatura mundial e se encantar com as aventuras do boneco mais espevitado da história.

Vale a ressalva que no capítulo 15 deste livro, o autor encerrou originalmente a história quando, em uma de suas aventuras, Pinóquio é enforcado por assassinos. No entanto, com o sucesso da história que até então era divulgada no jornal da época, seu editor pediu que Carlo Collodi prosseguisse com a história. E assim, somente nesse livro publicado pelo Sesi-SP, você poderá saber o que aconteceu nos demais 21 capítulos e as incríveis Aventuras de Pinóquio.

A Sesi-SP Editora fez um trabalho impecável ao publicar esse livro e como tal, o livro é uma obra atemporal. Com todo o esmero que a editora manteve nessa edição, As Aventuras de Pinóquio, é um livro que ficará eternizado em nossas memórias por muitos e duradouros anos.

site: https://irmaoslivreiros.com.br/as-aventuras-de-pinoquio/

Amanda 02/04/2021

Clássico
Todo mundo conhece a história do Pinóquio. O boneco de madeira criado por Gerpedro e que toda vez que mente o nariz cresce.
É um dos grandes clássicos, mas a história sempre me encanta e eu amo demais esse livro, eu li dessa vez em português porque tô planejando ler ele em espanhol

Bruna 20/04/2021

Um verdadeiro clássico!
Como não li este livro quando era criança? Simplesmente incrível. Nem se compara com a adaptação da Disney, onde o filme é completamente infantil. Este livro conta a história de Pinóquio, a marionete que deseja ser um menino de verdade e que toda vez que mente seu nariz cresce - todos conhecemos kkkk o mais incrível é que o livro chega a ser sombrio, macabro ate; logo no começo o autor nos apresenta um Pinóquio louco, desobediente, maldoso, que na sua "aventura" de se tornar um menino de verdade se envolve em tremendas confusões, necessitando de ajuda de outras pessoas ou animais para se salvar ou fugir. É aquela aula que aprendemos na escola, GENTILEZA GERA GENTILEZA. Pinóquio aprendeu com os erros - e é o que realmente importa - e se torna um menino de verdade.

Fica a reflexão: não importa seus erros, contanto que você aprenda com eles e se torne uma pessoa melhor. Mas seja gentil sempre. Embora Pinóquio tenha aprendido e se arrependido em cada situação, o seu arrependimento não causava sua libertação, e sim sua gentileza com alguns personagens que antes ele ajudou e agora o estavam ajudando.

Sávio 22/04/2021

Até onde vai a misericórdia? Esse livro retrata bem o que é o perdão, os limites humanos, as consequências das escolhas, a importância da obediência... É um livro que nos faz refletir; reflexões simples, mas importantes.
Se eu fosse casado e tivesse um filho, com certeza, leria um capítulo por dia desse livro para ele, antes dele dormir. Boa leitura ??

Antonino 28/04/2021

Não é um livro infantil
Esse livro, não é para crianças pequenas. Há cenas fortes.

Quase como uma longa fábula, onde a moral fica exposta no fim de cada erro que o. Pinóquio cometeu, vê- se o esforço que o autor faz pelo estudo, pelo trabalho e para que a verdade seja sempre dita.

O que Walt Disney fez, com base nesse livro, tornando essa história em algo infantil tem o seu valor, guarda grandes semelhanças com o livro, mas são histórias distintas.

Kethy 30/04/2021

Tudo de bom
Acredito que todos nós conhecemos a história do pequeno Pinóquio, amei ler esse livro, recomendo para todos, muito bom, a leitura é bem fluida

Caroline Patueli 13/05/2021

"um singelo balé, pleno de humanismo"
"Pinóquio, o livro das pequenas verdades" é um dos livros mais encantadores que já li. É até difícil dizer o quanto fiquei comovida com toda a delicadeza dessas ilustrações e dessa pequena história cheia de simbolismos. Se tornou um dos mais preciosos da minha estante.

Abordando questões existenciais como "quem somos" e "quem poderíamos ser" o autor traz o velho conhecido Pinóquio em uma espécie de jogo de espelhos, onde pode refletir suas possibilidades e sua aceitação.

As ilustrações da obra merecem um destaque à parte, a mesma poderia ser "lida", inclusive, só pelas imagens, de tão expressivas que são.

"Dominando a ideia do conto visual, Rampazo nos dá uma segunda história, um singelo balé, pleno de humanismo" (Nelson Cruz)

Ogaiht 13/06/2021

Pinóquio Deturpado
Um dos contos de fantasia mais famosos do mundo ganha uma releitura belíssima e ao mesmo tempo deturpada e um pouco assustadora. Com desenhos incríveis, a narrativa nos mostra a história de Pinóquio, que aqui nada mais é do que um robô. Criado por Gepeto, um homem sem escrúpulos, Pinóquio foi criado para ser uma máquina de guerra. Todos os elementos originais estão aqui, mas de uma forma mais realista ou deturpada: o grilo na cabeça virou uma barata (que protagoniza algumas das melhores partes da narrativa), a baleia virou uns monstro que sofreu mutações por causa da poluição dos mares, etc. Há referências a outras estórias também como a da Branca de Neve, um das partes mais ?pesadas? da narrativa. Enfim, esta graphic novel é um trabalho belíssimo, como uma estória envolvente que faz uma releitura muito interessante desse famoso conto. Obviamente, não é recomendado para crianças, mas para aqueles que apreciam quadrinhos alternativos, sem dúvida vale muito a pena conferir.

Bocca 16/06/2021

Menino mau!
Acredito que todos nós conhecemos a história do boneco de madeira pelas mãos da Disney. Mas eis que o verdadeiro nascimento do filho de Geppeto, original, se mostra bastante diferente se comparado ao clássico dos cinemas infanto juvenil.
Trágica, sem preambulos mas com final que todos conhecemos, As Aventuras de Pinóquio é um choque!
Vale muito a pena a leitura, não só a modo de comparação, mas também como meio de matar a saudade inocência da infância que o tempos nos tirou.

Mille Reis 23/06/2021

Infantil?
Tem bastante lição nesse livro. Mostra que todas as ações trazem consequências e que nem sempre são consequências boas.
Pinóquio é um livro não muito infantil. Tem umas paradas sinistras durante os capítulos..rsrsrs

Lu Fernandes 24/06/2021

Sinopse:
Cansado da solidão o velho marceneiro Gepeto fabricou um boneco de madeira batizando-o com o nome de Pinóquio que tem seu nariz aumentado toda vez que mente. Para deixar de ser um boneco de madeira e tornar-se um menino de verdade Pinóquio viverá muitas aventuras perigosas

@esselivrotemhistoria (ig) 28/06/2021

O reconto de Pinóquio de @alerampazo tráz algumas pequenas verdades. Se Pinóquio fosse justo como Gepeto , não seria apenas um boneco de madeira; ou se fosse um burrinho e não precisasse pensar muito, não seria somente um boneco de madeira.

Na lista dos 30 melhores livros de 2019 pela Revista CRESCER .
"A obra é uma bela reflexão acerca do que é ser quem somos, das possibilidades de nossas identidades pessoais e da aceitação de si." (Pela @editoraboitata).

Nelso Cruz @ncnelsoncruz ainda acrescenta: "Deleite puro é acompanhar somente a narrativa das ilustrações." E realmente, bastavam só elas.

#pinoquio #gepeto #gepetto #bonecodemadeira #revistacrescer #livroinfantil #literaturainfantil #incentivoaleiturainfantil #maeleitora #maequele #leiaparaumacriança #leiaparaseufilho #livrosparainfancia #lij #esselivrotemhistoria #delivrodepresente #bebeleitor
#formandoleitores #lerantesdesaberler #contarhistoria #leitura #experimenteliteratura #maede2 #childrenbook #picturebook #livroilustrado #literaturainfantojuvenil

celiabowen 21/07/2021

Após semanas sem conseguir ler nada por causa de ressaca literária, finalmente terminei um livro!

Peguei pra ler hoje, pois a professora da faculdade tinha pedido para a aula dela. E, nossa! Que leitura fluída!

Muito diferente da adaptação da Disney, mas nem por isso ruim! Essa versão original é meio macabra até.

Embora Pinóquio seja muito travesso, não pude deixar de me emocionar sempre que ele entrava em uma furada...

Ah, e eu te amo Fada dos Cabelos Turquesa ???

Recomendo muito a leitura!

Bia 19/08/2021

amo e sempre vou amar
esse livro me tirou de uma ressaca muito grande e me trouxe para o mundo da leitura também. eu amo a história e as imagens só deixaram o livro mais interessante. AMEI!