Você é minha mãe? Alison Bechdel

Resenhas - Você é minha mãe?

eusil 30/10/2023

O meu livro preferido da vida. acho que a única coisa que eu consigo pensar como resenha. o top 1. foi linda essa jornada, cada página, cada final de semana no minhocão foi especial demais.

Isa | @nocaminhoumlivro 16/08/2023

Esse é um livro complexo, profundo, cheio de digressões e reflexões. Muito mais que Fun Home! Mas a imersão da Bechdel para dentro dela mesma, esse encontro com a mãe e destruição dela (pra quem já leu) são incríveis. Diferente de tudo que eu já li, muito honesto e nu. Incrível!!

Tuyl 17/06/2023

Os traços são bons e a história tem uma boa escrita. Porém, toda essa questão da análise não me pega

luana 10/05/2023

Você é minha mãe.
Acho que todo mundo ao fazer essa leitura sente que a sua relação com a sua mãe remete de alguma forma a relação da autora com a própria mãe.

Sou muito suspeita para falar porque eu gosto muito de quando o autor escreve sobre a sua própria vida e amo quadrinhos, mas também sinto que a Alison merece créditos pela sua maravilhosa forma de narrar a própria vida.

Eu não tenho muito a dizer sobre, geralmente sou melhor em expressar meus pensamentos, mas não teve como, esse livro tratou sobre um assunto muito pessoal e complicado até para falar alguma coisa necessariamente ruim sobre a narrativa.

O maior problema para mim foi que eu senti que esse livro era eterno, não que eu não estivesse gostando, mas se tornou levemente massante efetuar essa leitura, porém é uma boa leitura, então não era algo necessariamente ruim!

Godoyla 11/04/2023

Você é minha mãe?, de Alison Bedchel
Depois de Fun Home, eu estava ansiosa para continuar lendo Bedchel. Como jornalista, acho muito interessante como ela usa formatos diferentes, metalinguagem. É realmente um trabalho primoroso. Mas não gostei tanto do Você é minha mãe? Não é que seja ruim, mas não é tão arrebatador quanto o primeiro. Achei a leitura mais difícil também, e o menos engraçado. Apesar de tudo, vale a leitura. É um quadrinho com profundidade e uma honestidade avassaladora. Tem que ter coragem de se abrir assim, se descobrir e também se curar.

Pfmirand 11/02/2023

Reconhecer-se
Depois de me afundar em fun home, alison volta ainda mais certeira em "Você é minha mãe?". é difícil conseguir conter a vontade de devorar a leitura, é detalhado de um jeito que te envolve a cada cena. uma invasão de terapia. mas também é possível de se reconhecer em cenas e relacionamento das personagens. sinto que fui fisgada por sentimentos profundos.

Retalhos e Prefácios 28/01/2023

Profundo
Li "Fun Home", outro quadrinho da autora, alguns anos atrás e amei muito. Já tinha começado a ler esse, mais de uma vez, mas não era o momento certo ainda.
"Você é minha mãe" é mais sobre a própria Alison do que sua mãe, propriamente dito.
É sobre seu caminho de descoberta e autoconhecimento na psicanálise. Lê-lo, nesse momento, foi bastante pertinente, pois, tantas referências à Winnicott casou perfeito com meus estudos atuais.
Como toda relação mãe x filha, como toda mente humana, como toda família com suas peculiaridades, a história que Alison conta aqui é complexa, densa e íntima!
Um ótimo livro!

Marilia.Capinzaiki 11/01/2023

Profundo e complexo
Aqui, a suposição de que por ser quadrinho é uma "leitura fácil" cai por terra.
A leitura é fácil, no sentido de que flui muito naturalmente. Mas os temas são complexos e espinhosos, por vezes dolorosos. A autora lida com tudo de uma forma muito tocante e honesta. Obra prima.

Giovanna.Louise96 30/11/2022

É isso, não tem jeito. A Alison tem um jeito de me pegar as vísceras, mexer tudo, colocar de volta no lugar só na última página.

Juni 28/11/2022

Você é minha mãe?
O livro de Alison Bechdel, traz a relac?a?o da pro?pria autora com sua ma?e, fazendo uma combinac?a?o com a obra de Donald Winnicott* (1896-1971), sua vida amorosa e refere?ncias litera?rias.
????????????????????????????????
*Winiccott foi um pediatra e psicanalista ingle?s que estudou a relac?a?o ma?e-bebe?. Na teoria winnicottiana vemos o desenvolvimento e amadurecimento humano atrave?s de uma o?tica que considera o ambiente, assim como as relac?o?es familiares, de extrema importa?ncia. ???????????????????????????????
E? curioso ver como uma pessoa, considerada leiga, no estudo das obras desse autor, consegue trac?ar paralelos ta?o interessantes interligados a uma fundamentac?a?o teo?rica. E tambe?m como coloca sua relac?a?o com suas terapeutas e a forma de abordar os temas estudados na terapia.
????????????????????????????????
Entretanto, para quem na?o e? da a?rea, a leitura acaba se tornando densa - ao meu ver, pois e? recheada de refere?ncias a?s teorias psicolo?gicas e psicanali?ticas. Para ale?m dessa questa?o, traz algumas passagens escritas por Virginia Woolf em seus dia?rios e cita a autora ao longo do quadrinho. Faz um paralelo tambe?m com uma ilustrac?a?o do Dr. Seuss. ????????????????????????????????
O relato autobiogra?fico carrega emoc?o?es fortes, fantasmas do passado e as formas que a autora buscou para entender seus sentimentos frente a?s situac?o?es que lhe ocorreram na infa?ncia, adolesce?ncia e na vida adulta.
????????????????????????????????
Leitura va?lida para todo mundo, principalmente estudantes e profissionais de psicologia que se interessam pela psicana?lise.

Michelle 11/09/2022

Você é minha mãe?
Essa H.Q. é de mesma autoria de Fun Home, a qual li e gostei. Contudo nessa, apesar de parecer que será outra obra sobre a vida familiar, com ênfase na relação com a mãe, na verdade é mais sobre o caminho psicanalítico que Alison fez até a escrita, descrevendo partes de várias obras importantes, de Winnicott, V.Woolf e outros autores de obras que fez parte do processo, tem a relação com a mãe, inclusive indo e voltando no tempo, nas cartas, nas ligações e memórias, mas, não é o principal e abundante no total da HQ.

laricanrs 06/08/2022

SENSACIONAL...
Alison Bechdel consegue trazer o próprio autoconhecimento, suas relações com a mãe e a psicanálise em ?Você é minha mãe??. Mostrando situações atuais da sua vida enquanto escrevia esta história e relembrando o passado enquanto analisa a si mesma, suas relações familiares e amorosas, trazendo também diversos questionamentos sobre a vida, tornando a obra muito pessoal e fazendo com que haja uma fácil identificação com o leitor. Por seu grande interesse por psicanálise, em alguns momentos ela cita um pouco da vida e obra do psicanalista Donald Winnicott.
Uma ótima recomendação para quem se interessa por questões psicológicas e procura uma leitura fluida.

Thalita 06/07/2022

Essa obra me agradou bastante, gostei de como as coisas foram fluindo, a Allison é muito humanizada e trás os problemas dela de uma forma muito natural, basicamente essa hq fala mais sobre os problemas dela e da mãe e muitas sessões de terapia. Gostei bastante e quero ler outras obras dela

Kiara | @livrosdakiara 18/06/2022

Prefiro fun home
Em algumas partes, parecia que eu estava lendo um texto científico da faculdade ??? mta coisa elaborada e reflexiva, fun home tem um pouco disso também mas achei bem melhor. As vezes eu li e fiquei sem entender mesmo e tudo bem. Mta viagem p minha cabeça. Mas eh um bom trabalho, fico impressionada em como ela se expõe nesses livros.

mvrismaris 25/05/2022

quantas palavras pra dizer vagina existem e foram usadas nesse livro

eu gostaria de tomar um cafe com a alison uma mulher inteligente que tem os mesmos danos que eu