Tipo Destino Susane Colasanti

Resenhas - Tipo Destino

Raíssa 09/10/2013

Resenha completa em: http://trouxesteachave.wordpress.com/2013/10/02/tipo-destino/
O livro nos conta a história de Lani, uma taurina (aniversário dia 5 de Maio que nem… eu mesma!) caseira, que adora pizzas simples, defender a natureza, astrologia e não sabe nadar. A trama toda do livro gira em torno do novo romance de Erin e como nossa protagonista certinha e boazinha se vê apaixonada pelo dito cujo. A verdade, é que a amizade de Erin e Lani é basicamente sustentada por um acontecimento há muito passado e as duas não tem mais tantas coisas em comum agora. A não ser, talvez, a nova paixão das duas — Jason.

Então, a verdade é que a probabilidade de eu adorar um livro cuja protagonista fizesse aniversário na mesmíssima data que eu era altíssima e, bom, não tentei lutar contra isso. O enredo apesar de soar extremamente previsível conseguiu me surpreender e, como não havia uma saída fácil a ser tomada, achei bem legal a visão dada pela autora. Apesar de discordar do final. Até entendo que é mais correto, mas discordo. Teimosia mesmo.

Bom, sobre os personagens, só posso elogiar. Gostei muito da Lani, acheia personagem bem coerente, companheira, mas um pouquinho imatura, o que fez parte da evolução da história. Eu adorei Blake! Gostei muito mais dele do que das “amigas” da Lani. Ele sempre foi mais companheiro e confiável, um amigo maravilhoso que me fez lembrar alguns amigos meus. Acho, inclusive, que ele merecia um destaque maior na história. Também gostei de Jason e Connor, de jeitos diferentes, mas acabei simpatizando com ambos e, sabe, acho que Colasanti acertou a mão na hora de escrever todos esses meninos ótimos.

Poly 17/11/2013

Quem já leu algo da Susane Colasanti não deve esperar nenhuma grande inovação ou mudança no estilo.
Só achei esse livro um pouco mais parado em relação aos outros dois que eu li, mas isso quer dizer que a leitura seja ruim. Não consegui ler em um dia, como eu esperava e cochilei duas vezes em cima dele, o que demonstra o tom monótono da história.
Lani e Erin são melhores amigas desde crianças, dessas que fazem tudo juntas e trocam confidências.

Se não fôssemos tão amigas, talvez eu sentisse inveja por Erin ter um garoto que gosta dela e eu não. Mas só sinto feliz por ela. Erin e eu estamos ligadas para o restante da via. E isso não é o mesmo que sermos melhores amigas. Quero dizer, somos melhores amigas, mas nossa relação vai além disso.
P. 23

Então um dia Erin começa a sair com Jason, ela está animada e empolgada com o relacionamento como nunca esteve antes. Só fala do rapaz com Lani e pede ajuda à amiga para descobrir mais sobre ele.
Lani começa a almoçar todo dia com Jason, eles começam a trocar confidencias e a conversar muito e percebem que eles têm mais em comum do que jamais imaginaram.

Jason me entende. Ele entende até as coisas que nem mesmo eu sabia que estava tentando dizer.
P. 83

Mas Erin sempre acreditou na fidelidade da amiga e nunca desconfiou que pudesse ter nada demais entre Lani e Jason. Nem Lani queria se envolver com Jason para magoar a amiga.

Erin não se importa que Jason e eu nos sentemos juntos no almoço. Ela adora que sejamos amigos. Antes daquele dia em que todos saímos junto para comer pizza, Erin estava preocupada com a possibilidade de que eu e Jason não nos gostássemos, o que teria acabado com sua empolgação para que todos saíssemos juntos.
P. 93

Só que eles se apaixonaram e não sabem o que fazer.

Tenho vontade de contar a ele tudo o que venho pensando, mas não posso. O que é péssimo. É péssimo que Erin e eu estejamos apaixonadas por ele, mas ele só tenha se apaixonado por uma de nós.
P. 116

O livro é dividido em três partes. A primeira parte é Abril – Maio, a segunda, Junho – Agosto e a terceira, Setembro – Outubro. Os capítulos são curtos e isso facilita bastante a leitura.
A linguagem é simples e o vocabulário utilizado é bem jovial.
Gostei bastante do livro, mas não amei. Gostei de como a Lani é ligada em Astrologia e coisas místicas. Ela acredita piamente em Destino e que tudo acontece por um propósito.
Não sei se é uma fase da adolescência, mas eu e minhas amigas também tivemos nossas fases de “viciadas” em horóscopo e foi bem divertido relembrar disso por meio de Lani e Erin.
A história só fica interessante mesmo quando Lani e Jason resolvem assumir o romance. Isso cria inúmeros conflitos e é quando há mais ação e emoção.
Mas é tudo bem previsível.
Um personagem que eu amei foi o Blake. Adoraria ter tido um melhor amigo gay na minha adolescência como ele. Blake é o sonho de consumo de toda garota e ele é um fofo.
O canadense Connor também me cativou e adoraria se esses dois personagens tivessem sido mais explorados, eles fizeram toda diferença.

* 07/10/2013

Embora eu não goste do tema: "traição", gostei do livro!
Lani e Erin são completamente diferentes uma da outra. Erin anda com o grupinho popular do colégio e passa seu tempo livre dando aula como monitora de alunos mais novos, é simpática e extrovertida, e claro, como toda boa amiga extravagante que se preze acha que o mundo gira somente ao seu redor. Já Lani é tímida e sossegada, não perde uma oportunidade de ficar dentro de casa. Amo a natureza e passa seu tempo livre se dedicando ao meio ambiente (ela é pirada nisso, maluquinha mesmo). E mesmo com todas essas diferenças as duas ainda são grandes amigas e sempre arrumam tempo para ficarem juntas, fazendo algo que as duas veneram: Descobrindo o destino. As meninas são fascinadas por ele e pelas maneiras de descobri-lo. Sejam elas por meio de cartas de tarô, mapas astrais ou pelos simples horóscopos pelos quais Lani é viciada.

Até que ponto é bom conhecermos nosso destino? Seria mais fácil lidar com o que sabemos quando à hora chegar? Mas e se as noticias forem ruins, seria realmente melhor sabê-las antes do tempo?
Lani e Erin são melhores amigas há tantos anos que nem se lembram mais de quanto tempo faz. Mas a há algo que as duas lembram com freqüência. O motivo de serem tão inseparáveis, o acidente. Algo que as uniu e tornou-as “irmãs de almas”, que criou um laço que nada nem ninguém poderia destruir. Pelo menos até que o destino mudasse as coisas. O nome dado a esse “destino” no caso é Jason.

Assim que Erin começa a sair com Jason faz questão de que Lani o conheça. Afinal quando se é adolescente a opinião das amigas faz toda a diferença na hora de arranjar um namorado. Mas assim que Lane conhece Jason ela percebe que ele é tudo que ela sempre desejou. Bonito carismático engraçado. A conversa entre os dois flui com naturalidade, como se eles se conhecessem há anos e quanto mais tempo passam juntos mais Lani tem certeza de que o destino lhe trouxe Jason da maneira mais difícil, por meio de Erin, mas ela passa a não ter duvidas de os dois foram feitos um para o outro.

O que fazer quando você se apaixona pelo namorado da sua melhor amiga?

A história é voltada para o público adolescente, mas não há como não se identificar com alguns fatos, mesmo que você já seja adulto. Quem não conhece o código de amigas para namorados? É bem simples: Em namorado de melhor amiga não se mexe nem se o cara estiver pegando fogo. Hoje vamos conhecer o outro lado da moeda. O lado do destino. Me identifiquei muito com a personagem principal. Na idade dela eu também era doida para saber o que meu futuro me reservava, adorava ler meu horóscopo e essas cartomantes baratas que sempre falam que você vai casar com um cara muito rico e ter dois filhos. Pouco importava que a mulher não soubesse nada de nada! Bons tempo rsrs. Em “Tipo Destino!” o destino é um assunto muito recorrente, então é corriqueiro que elas assemelhem qualquer situação a sinais do destino. Pensei que isso se tornaria um tanto cansativo porque a autora sempre bate na mesma tecla, mas na verdade acabei gostando. É realmente incrível quando esses sinais chegam até nós e eu tenho provas de que eles acontecem na vida real. RS. Pois é eu também ACREDITO!

A trama em si obviamente é sobre traição entre amigas. Eu já comentei em muitas postagens anteriores o quanto eu odeio esse tópico, traição pra mim é a maior falta de respeito que existe, seja ela com um namorado/marido/ficante, quanto com a melhor amiga, não importa a pessoa em si, o que importa é o fato, não se deve trair ninguém! Então comecei a ler o livro com o pé atrás, poucas vezes realmente dei uma boa nota ou aproveitei uma leitura que falasse do tema. Mas “Tipo Destino” acabou me surpreendendo. Susane Colasanti levou o tema com tamanha doçura e respeito que é impossível odiar qualquer um dos personagens, pelo contrario. Você acaba entendo os motivos para cada tomar as atitudes que tomaram.

Lani tenta ao máximo evitar o que sente por Jason. Ela realmente NÃO QUER magoar Erin. Elas têm um passado, têm uma história juntas, não seria justo que nada fosse feito pelas costas da amiga. Mesmo sabendo que Jason também gosta dela, ela simplesmente não se permite ir adiante. Até chegarem as férias de verão e como todo ano Erin acaba por ir para um acampamento. Agora Lani e Jason têm um verão inteiro juntos para se descobrirem e chegarem a uma conclusão. O amor é mais importante que a amizade? Vale à pena magoar alguém que amamos porque temos a necessidade de nos colocarmos em primeiro lugar?

Eu adorei a trama. Entendi a dor de Lani, que mesmo extremamente apaixonada não conseguia seguir seu coração, afinal Erin era boa de dona parte dele antes de Jason chegar. No lugar dela eu teria resolvido as coisas de outra maneira. Acho muito mais digno à pessoa chegar e falar: “Sabe de uma coisa eu amo seu namorado. Me desculpa.” É fácil de resolver. No caso Jason resolveria qual das duas ele realmente queria e pronto, a outra sofreria, mas acabaria se acostumando. É difícil demais, mas a verdade dói menos do que descobrir que foi traída pelas pessoas que mais confia.
Eu adorei quase todos os personagens. Lani é uma fofa, no começo eu pensei que ela vivia a sombra de Erin, por esta ser a mais extrovertida, mas não é bem assim que funciona essa amizade. As duas são diferentes sim, mas nenhum acaba por ofuscar o brilho da outra. Lani é somente mais tímida mais centrada no quer de sua vida (quase ela realmente sabe o que é essa tal coisa), já Erin é mais impulsiva e claro, se acha o centro do universo, o que pode ser irritante às vezes.

Brake é um dos melhores amigos de Lani e tem grande participação na história, ele também vive seu próprio conflito na trama. É um personagem engraçado e presente. Que por vezes fala a Lani o que nos leitores queríamos falar, mas não podemos. Ele é nossa voz na história. Já Jason é um caso serio. Passe metade do livro irritada com ele. Como alguém que esta apaixonado por uma pessoa consegue levar numa boa um namoro com a melhor amiga dela? Se ele gostava tanto de Lani quanto a autora deixou transparecer porque ele simplesmente saiu com Erin? Começou a namorá-la? Se ele tivesse tido outras atitudes metade dos problemas na trama não existiriam. Mas quando eu pensei nisso me toquei que se ele não tivesse pisado na bola nos não teríamos esse livro em mãos não é? E com o passar dos fatos ele começa a se abrir mais e se torna um ótimo “mocinho”, paciente e calmo. Centrado e sempre preocupado com o que é melhor para Lani, mesmo que isso seja ficar afastado dela.

Você quer saber o que acontece no verão que Lani e Jason passa sozinhos? Será que Erin descobre os sentimentos da mekhor amiga pelo namorado? Se descobre, como será que ela reage? Eles ficam juntos no final? A amizade faz meninas termina? Essas perguntas você terá que ler para saber. Livro recomendado!

PorEssasPáginas 23/11/2013

Resenha Tipo Destino - Por Essas Páginas
Quando eu entrei no site para saber os lançamentos da Novo Conceito, Tipo Destino foi o primeiro livro que me chamou atenção. A protagonista se chama Lani e eu já fiquei “Eu querooo!”. Continuando a sinopse, descobri que ela era taurina, exatamente o meu signo! Isso é Destino ou o quê? Então, mesmo sendo da Susane Cosalanti, autora que eu já tinha lido Esperando por você e não tinha gostado, resolvi me arriscar.

Susane conseguiu montar um background bem interessante para os seus personagens. Lani e Erin são amigas há muito tempo. As duas acreditam na força do Destino (sim, com letra maiúscula) e por isso elas estudam sobre todos os campos da adivinhação, desde leitura de mãos até tarô. Apesar dessa semelhança, as duas são bem diferentes. Lani se interessa muito pelos problemas ecológico e ela prefere ficar em casa ou trabalhar nos seus projetos de meio ambiente. Enquanto isso, Erin já é mais espansiva, ela gosta de sair com os amigos e ir para baladas. As duas achavam que elas tinham gostos bastante diferentes no quesito “rapazes”. Mas não é bem assim, porque Erin começa a namorar Jason e Lani começa a sentir uma forte atração por ele…

E é nesse ponto que começam os problemas. Para escrever um bom romance, não basta só a protagonista dizer que ela sente algo pelo seu interesse romântico. São necessárias situações que mostrem que isso é verdade. Por mais que Lani dissesse que ela e Jason tinham uma conexão muito forte, eu não conseguia sentir isso. No decorrer da história, acontecem algumas cenas que me fizeram começar a acreditar nisso. Por que não colocar essas cenas antes de toda a divagação sobre Destino e sentimentos? Ela poderia até sentir que ele era diferente, mas ela não podia falar que os dois eram tão parecidos se ela não tinha provas disso.

Lani esconde os seus sentimentos porque ele era o namorado da sua melhor amiga. Por causa disso, ela não se afasta dele, porque ela acha que nunca teria chance. Mas Lani e Jason acabam ficando bem mais próximos do que deveriam e cada vez mais ela começa a acreditar que ele é o seu Destino. E é nesse ponto que a história perde a sua força.

Eu sei que eles são adolescentes e estavam em uma situação muito complicada. Eu sei que nessa idade os problemas são muito maiores do que verdadeiramente eles são e por isso nós tendemos a errar mais. Mas todos os personagens fizeram escolhas péssimas durante a história. Infelizmente eu não posso contar aqui os que mais me incomodaram porque são spoilers, mas tem um que eu posso contar porque é do início do livro. Lani e Jason almoçavam no mesmo horário, e como ele era namorado da amiga dela, nada mais justo do que eles sentarem juntos para se conhecerem melhor, certo? Até esse ponto tudo bem. Mas com o tempo eles acabam distorcendo um pouco essa linha tênue entre “amizade” e “algo mais” e as pessoas começam a perceber. E o que a Lani faz? Fica muito revoltada quando as pessoas ficam a encarando na mesa do almoço. O que ela deveria ter feito? Ela deveria ter percebido o que estava acontecendo, e em respeito a sua amiga, ter se afastado do Jason. Esse é só um pequeno exemplo.

Mesmo não concordando com vários pontos da história, algumas cenas foram muito bem construídas. Inclusive, assim como “Esperando por você”, a autora trabalha um tema separado com um dos coadjuvantes. O melhor amigo de Lani é homossexual e isso gerou um enredo separado muito interessante.

Enfim, eu tive sentimentos muito conflitantes com Tipo Destino. Ele não é bom… Mas também não é de todo ruim. Eu não fiquei tão desesperada em querer acabar logo como aconteceu em Esperando por você, mas esse livro também não teve nada de especial durante a leitura. Por isso eu fiquei em uma dúvida cruel se eu dava 2 ou 3 estrelas para ele. 2 é pouco porque eu dei essa nota para o outro livro dela mas 3 é demais, comparando com outros livros que eu dei essa mesma classificação. Acho que o ideal seriam 2,5 estrelas!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-tipo-destino

Caverna 23/11/2013

Lani tem como fiel companheira sua melhor amiga Erin, mesmo que elas tenham poucas coisas em comum. Isso é, até Lani conhecer o mais novo paquera de Erin, chamado Jason. Querendo que todos se reúnam, Erin marca de ir à pizzaria com o paquera, Lani, e Blake, o amigo gay delas, mas que mantinha aquela confissão em segredo. É a partir desse dia que Lani e Jason passam a conversar mais, e percebem o quanto tem em parecido. No decorrer da história, eles convivem cada vez mais um com o outro, já que Erin acreditasse ser boa aquela aproximação, assim Lani poderia lhe contar tudo o que Jason falava sobre ela. Mas na verdade, Jason não falava sobre absolutamente nada que envolvesse Erin. Ele preferia muito mais se deixar ser levado pelas conversas confortáveis e tranquilas que tinha com Lani. Até que ambos percebem que o que estão sentindo um pelo outro, já não é mais amizade. Mas eles não podiam magoar Erin daquele jeito. Então, o que fazer?

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2013/11/tipo-destino.html

Bu 24/11/2013

Tipo Destino
Tipo Destino, da autora Susane Colasanti, foi publicado no Brasil pela editora Novo Conceito.

Quando esse livro chegou aqui em casa, já o peguei e comecei a ler na mesma hora. Eu estava ansiosa pela leitura, porque particularmente eu queria ler alguma coisa da autora, que também escreveu Bem mais perto e Esperando por você, só que ainda não tinha tido a oportunidade. A sinopse tinha me interessado muito, fora a capa que está linda. Eu gosto dessas histórias de romances proibidos que nesse caso, envolve um amor pelo namorado de sua melhor amiga, ou seja, Lani, a protagonista do livro, estava ligeiramente ferrada, quando descobriu como Jason, namorado de Erin, era simplesmente perfeito.

As duas amigas, cresceram juntas e possuem um grande interesse pelo destino. Por conta disso, cada mês elas escolhem um tema para ser estudado sobre destino, como tarô, leitura de mão, astrologia, sonhos e todas as outras coisas que o envolvam. Mesmo elas possuindo o mesmo interesse, a semelhança entre elas acaba por ai, já que Lani é uma menina que adora ficar em casa e se envolver em projetos de meio ambiente, enquanto sua amiga Erin é a baladeira. Por isso, Lani nunca pensou que algum dia poderia gostar de algum rapaz de Erin se interessasse, até que ela conheceu Jason.

"Se não fôssemos tão amigas, talvez eu sentisse inveja por Erin ter um garoto que gosta dela e eu não. Mas só sinto feliz por ela. Erin e eu estamos ltigadas para o restante da via. E isso não é o mesmo que sermos melhores amigas. Quero dizer, somos melhores amigas, mas nossa relação vai além disso."

É bem complicado essa coisa de você gostar no namorado de sua amiga, e na vida real, acredito que o mais correto é você se afastar dele, para que esse sentimento não seja alimentado. Eu sou o tipo da pessoa que dá mais valor a amizade, mas ao mesmo tempo é difícil quando você se apaixona por essa pessoa, então o negócio é você não dar oportunidade para isso acontecer. Só que não é isso que Lani faz, mesmo ela sabendo que tinha grandes chances de se apaixonar por Jason, ela não deixa de estar junto dele, principalmente após sua melhor amiga viajar no verão.

Ok, tudo bem que Jason tem muito mais haver com Lani, e que eles seriam o casal perfeito, mas o que vocês achariam de sua melhor amiga ficar com o seu namorado enquanto você está em uma viagem de verão? Bem, são esses questionamentos que não saem da cabeça enquanto você está lendo o livro. Só que não tem como você também ignorar todo o romance fofo entre Jason e Lani. É bem contraditório meu sentimento com esse livro, tem horas que eu penso: a tudo bem eles foram feitos um para o outro, como diria Lani, é o destino, e em outras horas eu penso: meu Deus, como ela pode ficar como namorado da melhor amiga?

Fora de todo esse drama nós temos um segundo plano, onde existe uma questão sobre homossexualismo. Blake, amigo de Erin e Lani é gay, porém ninguém sabe até que algo acontece que abala toda a amizade entre ele e Erin. A partir disso ela se vê sozinha em um momento onde ela mais precisava de um amigo.

A história é gostosa de ler e a Susane Colasanti tem esse estilo de escrita leve e rápida, que torna a leitura bem prazerosa. É um livro legal para passar o tempo, mas não existe nada muito além.

site: http://www.segredodeumundo.com/

Poesia na Alma 03/12/2013

Tipo Destino
O livro de Susane Colasanti, Tipo destino, 288 páginas. Novo Conceito, me pareceu uma história super natural. Não conseguir ver nada demais nisto:

Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão…
O grande diferencial da história é o acidente que une mais ainda Lani e Erin. Depois do acidente Lani acredita que tem uma dívida com Erin, maaaaaaaaaaaaassssssssss Erin começa a namorar com Jason e um triangulo amoroso se forma. Eita God!
As personagens da trama são bem bobinhas e perdem muito tempo com pouca ação, contudo acho que na idade delas também era assim... calro que Lani vai tentar esconder o que sente por Jason, mas é complicado quando o gostosão tem bem demonstra sentir algo por ela. Ai é Freud!
A história é bacaninha, dá para ler em poucas horas. Não é das melhores, mas faz lembrar ou reconhecer a adolescência. Se bem, eu acho que hoje a galera está bem mais esperta, ou mais agressiva, enfim!
Faltou um pouco de vida a história, ao triangulo amoroso, em muitos momentos não consegui enxergar a paixão e nem a dor de um triângulo amoroso impossível que envolve amigas... também não senti o que eles aprenderam com tudo isso. Se eu fosse elas, teria resolvido no par ou impar! rsrsrsrsrsrsrsrrs

Resumo 06/12/2013

Resenha do blog Resumo de Letras
Por Maria Netta

O destino é mesmo imprevisível. Quem nunca teve a curiosidade de saber sobre o futuro ou leu o seu horóscopo no jornal de domingo, que atire a primeira pedra. Mas nem sempre as coisas são como imaginávamos ser. Por isso chama-se destino, não é mesmo? Porém, se algum dia você tivesse uma “pista” de como ele seria, o que faria? E se descobrisse que a sua alma gêmea fosse o namorado da sua melhor amiga? São essas e outras questões que “Tipo Destino” nos faz pensar e em como seriam as nossas vidas se soubéssemos o que ele, o Desconhecido, nos preparou.

Lani e Erin são melhores amigas e que estão unidas eternamente por um trágico acidente. Mas, a pergunta que fica é a seguinte: A amizade é apenas por gratidão, por Erin a ter salvado, ou há algo mais forte nisso?

Fascinada por Astrologia, Lani não consegue sair de casa sem ler seu horóscopo e consultar sua Magic 8 Ball para saber se a previsão estava mesmo correta. Até aí, tudo bem. Tudo estava se encaixando e transcorrendo como deveria ser. Então ela conhece Jason, namorado de sua melhor amiga Erin.

Cara, na boa. Eu nunca, repito, nunca deixaria que o cara por quem estou a fim passe mais tempo com a minha melhor amiga do que comigo. É como dar um tiro no próprio pé! Já era de se imaginar que um período de tempo tão longo e cotidiano com alguém acabasse assim. Lógico que nesse meio tempo você acaba conhecendo melhor a pessoa e descobre uma lista ENORME de afinidades entre ambos. Isso é destino? Não sei, talvez. Mas a questão toda é que Erin confiava cegamente na amiga e não se importava que Jason passasse tanto tempo com Lani. Mas, a amizade por Erin falava mais alto e deixar que seus sentimentos por Jason viessem à tona, seria arriscado demais; apesar de saber dos reais sentimentos dele por ela, Lani preferiu se afastar.

Mas então sua amiga viaja o verão inteiro...

A história é bem interessante e nos faz refletir sobre o valor de uma verdadeira amizade. Até que ponto estamos dispostos a abrir mão de tudo por um grande amor?

Vale ressaltar também que dei boas risadas com Blake, o amigo gay de Lani que está esperando entrar para a faculdade para finalmente sair do armário! Há questões também como o meio ambiente e a importância da coleta seletiva, que achei bem interessantes. No geral é uma narrativa inteligente e rápida. Confesso que no início não dei muito crédito, mas valeu muito à pena ter investido nessa leitura.

Não sei se consegui expressar muito bem o meu ponto de vista em relação à história, pois esta é a minha primeira resenha, então... Espero que gostem.

site: http://resumodeletras.blogspot.com.br/

Nicetomitchya 09/12/2013

Ser Intenso Machuca.
Devo avisar, antes de tudo, que este livro é bem clichê. Mas eu já sabia disso antes de comprar o livro. Mesmo assim acabei comprando porque, às vezes, é bom ler algo como Tipo Destino, algo que não te faça ficar pensando "Esse tipo de coisa não acontece. Não na vida real".
Também gostaria de avisar que um melhor amigo gay, mesmo que ele ainda esteja no "armário" como Blake, torna a história muito mais engraçada. Por isso, acho que me apeguei mais ao Blake do que qualquer outro personagem.

Lani é uma taurina tranquila e Erin, sua melhor amiga, é uma leonina impetuosa (Como a boa leonina que sou, nem preciso dizer que já me identifiquei de cara com Erin!). Elas são melhores amigas e são fascinadas por astrologia e tudo ligado ao destino, porém as semelhanças entre as duas acabam por aí. Aparentemente, seus gostos também são diferentes, até que Erin conheceu Jason. Desde o início, Lani sente uma conexão muito forte com Jason, porém ela sabe que teria que deixar esse sentimento de lado pois Jason estava totalmente fora de cogitação por ser o namorado da sua melhor amiga. É claro que fica bem mais difícil esconder o que sente quando Jason também parece sentir o mesmo. Para piorar a situação, Erin viaja durante o verão e Jason acaba confessando para Lani que também gosta dela. Lani sabe que não pode ficar com Jason por ele ser quem ele é e também acha que deve a Erin não só como melhor amiga, mas porque a amiga a salvou num acidente. Mas como deixar esses sentimentos de lado quando Erin está viajando e pediu para que a amiga fizesse companhia para Jason?
Lani está certa de que Jason é sua alma gêmea, mas devo confessar que deixar seu namorado passar mais tempo com sua melhor amiga do que com você não foi uma atitude muito esperta da Erin. É óbvio que ao passar um tempo com ele, Lani acabaria descobrindo várias coisas em comum entre os dois. Portanto, talvez tenha sido mesmo o destino, talvez tenha sido a atitude idiota da Erin. Eu sei que Erin confia na Lani pois ela é sua melhor amiga e as duas cresceram juntas, mas até mesmo a confiança tem seus limites.

Enfim, Tipo Destino tem esse estilo de escrita leve e rápida, o que deixa a leitura mais prazerosa. Mas não passa disso.

site: losingmy-faith.tumblr.com

Quel 12/12/2013

E se sua alma gêmea fosse o namorado de sua melhor amiga?
Lani e Erin são melhores amigas,apesar de serem bem diferentes.
Lani é mais reservada e tem uma idéia mais ampla das coisas, diria que é uma garota de personalidade.
Já Erin só é uma garota que quer curtir a vida em baladas,meio
fútil,infatil.
Ambas são amigas de Blaker,já vou logo dizendo que é o tipo de amigo que toda garota gostaria de ter,eu o achei bem legal e simpático,ele é gay,daqueles não assumido perante a todos,pois teme a reação do pai.
Há também outros personagens como a Danielle que é quase como uma outra melhor amiga de Lani.
A estória gira em torno de Len,Erin e Jason.
Jason é o novo "namorado" de Erin,não tenho muito o que falar sobre ele rs ele com certeza não está na lista dos personagens que me encatam.
Jason é bem legal,é o tipo que qualquer garotinha gostaria de ter como namorado,resumo ele como: fofinho! rsrs
Erin acha que eles foram feitos um para o outro,como se fossem almas gêmeas,devo confessar que isso deixou a personagem dela muito enjoativa.
Len como uma boa amiga aguenta os devaneios de Erin com relação ao namorado.A estória é bem corrida,os fatos se desenvolvem rápido.
Len e jason se vem pela primeira vez,na verdade eles já se
conheciam, mas não tinham uma amizade. Len de início se sente bem confortável com sua presença,sente algo que não sabe dizer o que é de início. Surge uma amizade entre eles e também um sentimento de aconchego o descrevo assim. Erin decide viajar no verão, Jarson fica. Amizade entre Len e Jason cria um laço,e isso os aproxima mais,até que se dão conta do que realmente sentem...Ele termina com Erin.
Acho que vocês já devem ter uma noção do que vem por ai rsrs Len se sai mal na estória.. mas a algumas coisas ainda a ocorrer rsrs o final é o esperado rsrs

Eu havia gostado muito da sinopse,só que esperava mais do livro,dos personagens,algumas vezes pulei trechos,mas terminei,não gostei apesar de ser um tema que gosto. Não tenho muito o que dizer.
A autora deveria ter descrevido mais cada personagem,principalmente o Jason.

site: http://raquel-ebooks.blogspot.com.br/ http://raquelzinha-151.wix.com/mybooks

Vanessa Sueroz 16/12/2013

Neste livro vamos conhecer duas grandes amigas, Lani e Erin, apesar de serem ótimas amigas as duas não combinam em nada. Uma gosta de ficar em casa, a outra de festas. Uma é bem tranquila a outra é muito agitada, as duas não tinham nada em comum, mas elas são ligadas por um grande acidente que envolveu as duas no passado e agora Lani sente que deve sua vida a Erin. Tudo estava indo perfeitamente bem, pelo menos até ambas conhecerem Jason.

Jason e Erin estão namorando e tudo está indo muito bem, até que Lani e Jason se conhecem e se sentem muito atraídos. Sabe aquela sensação que você conhece a pessoa a vida inteira? Foi assim que Lani se sentiu ao conhecer Jason, mas obviamente por ser o namorado de sua melhor amiga ela ignorou este fato e seguiu em frente.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/tipo-destino/

Jess 16/12/2013

Susane Colasanti - Tipo Destino
Sabe aquele livro que ao terminar você não sabe se gostou ou não? Bem, “Tipo Destino” foi assim para mim, ainda estou terrivelmente na duvida de meus sentimentos quanto a ele, tiveram partes bem interessantes, divertidas, mas outras tão clichês que chegava a ser entediante. Eu fico pensando se talvez eu vou chegar um dia a ter um conclusão sobre o que senti durante este enredo, mas por enquanto estou no meio termo, totalmente em cima do mudo.

O livro mostra a amizade de duas garotas que são ligadas por um quase trágico acidente ao qual torna a amizade delas tão forte, que elas são inseparáveis fazem tudo juntas, tem o mesmas grupo de amigos, vão as mesmas festas... Ou pelo menos era assim até um tempo atrás. Até Lani começar a sua vida de maneira diferente.

“Acho que Bianca percebeu que eu estava gradualmente me afastando de todo mundo. Não foi uma decisão consciente nem nada assim. Eu só não andava sentindo mais muita vontade de fazer coisas em grupo. Principalmente depois que comecei a achar que andava indo às mesmas festas, nas mesmas casas, com a mesma centena de pessoas. Minha ligação com eles começou aparecer tão superficial...”

É normal que gradativamente as pessoas cresçam tanto fisicamente como mentalmente, que com o decorrer dos anos, dos acontecimentos isto as levem ao amadurecimento, as façam enchergar a vida e a forma como está vivendo de outra maneira, sendo assim, acabam mudando, ou não, a trilha que está seguindo. É justamente isto que está acontecendo com Lani no momento em que ela sente que está se afastando de tudo o que antigamente conhecia, o que antigamente era e isto inclui ser um membro do Circulo de Ouro.

“Os membros do Círculo de Ouro são conhecidos por serem simpáticos e prestativos.E fazem um zilhão de atividades escolares. São responsáveis pelo grêmio estudantil e alguns até atuam como monitores no Ensino Fundamental. Erin inclusive vem pensando em fazer isso. São todos populares, mas não loucamente populares, como os atletas. O pessoal do Círculo de Ouro é do tipo que tem sorte o bastante de ter uma aparência decente e de viver em casas decentes, o que significa que eles também têm uma boa quantia de dinheiro para gastar.”

É com tal afastamento que nossa protagonista começa a se envolver com outras pessoas, começa a fazer novas amizades e uma delas é Danielle; uma garota que tem mais em comum com Lani do que com os membros do Circulo de Ouro, ambas se importam em cuidar do planeta e ambas fazem parte do One World, um clube da escola que se dedica a cuidar do meio ambiente, ou seja, fazendo cartazes de conscientização para espalhar na escola e montando projetos que sirvam de incentivo para que os alunos deixem de sujar o mundo.

Enfim, Enri começa a sair com um garoto chamado Jason e logo está apaixonada por ele, porém ela precisa que seus amigos o aprovem – Blake e Lani – por este motivo um dia leva todos para irem a uma pizzaria é a partir daí que uma grande amizade começa entre Jason e Lani, eles notam que tem muito em comum.

Com o decorrer da historia Lani descobre aos poucos que Jason conhece coisas ao seus respeito que nem mesmo Enri sabe, que ele sente e tem as mesmas manias que a garota, assim sendo, é impossível não acabar apaixonada por ele. Ela bem que tenta lutar contra seus sentimentos, porém é impossível separar duas almas gemias. E agora como ficará sua amizade com Enri quando ela descobrir que sua melhor amiga está apaixonada por seu namorado?

Quando eu descobri sobre este livro fiquei com muito receio de ler, mesmo tendo visto algumas resenhas positivas, meu receio era porque eu tinha lido um livro parecido chamado “The Unwritten Rule”, da Elizabeth Scott, ao qual foi comprado pela editora Underworld e recebeu o nome de O “Namorado da Minha Melhor Amiga” eu o li quando ainda não havia sido lançado no Brasil.

Quando li as resenhas e sinopse de “Tipo Destino” achei a história bem similar a de “The Unwritten Rule” e isto realmente não me deixou com muita ansiedade para ler, quando peguei o livro já foi sabendo que seria uma copia, mas me enganei, foi um tanto diferente o que me deixou feliz, mas ainda sim havia umas pitadas bem parecidas.

A maior diferença que encontrei foi que em “Unwritten Rule” a melhor amiga da protagonista se acha melhor que ela, sempre tenta colocar sua amiga para baixo, sempre tenta fazê-la se sentir inferior, muito diferente da Enri, pois dá para ver que ela realmente gosta muito da Lani. Fiquei realmente feliz que o livro não foi mais uma copia como tantas que andam espalhadas por ai, mas também acho que a Susane poderia ter feio algo menos clichê.

site: http://worldbehindmywall.fanzoom.net

Ká Guimaraes 15/10/2013

Resenha feita pela Ká Guimarães
Mais um livro da Susanne Colasanti que eu gostei...
Poxa Ká você gosta de todos os livros??? Não, tem livro que dou 5 estrelas e tem livro que avalio com 3 estrelas, mas esse eu dei 4 estrelinhas. Ele foi bom, mas ainda faltou alguma coisa ali.

Como os demais livro da autora, esse livro conta a história de adolescentes. Sabe aquele dramalhão todo que os adolescentes fazem? É isso que encontramos em "Tipo destino". Eu não sou muito ligada a esse tipo de história, mas desde que vi a resenha desse livro no Blog do Júlio ( Clique aqui) eu decidi que assim que fosse publicado no Brasil iria ler, e quando o livro chegou, eu o coloquei na meta de um livro por dia.

Em "Tipo destino" conhecemos Lani, assim como todo mundo ela tem uma melhor amiga. Sua melhor amiga é Erin, e ela é a garota popular: tem vários amigos (já tive amigas assim), é divertida e foi um acidente que acabou unindo mais as duas. No livro também tem o amigo delas, o Blake, um rapaz divertido que tirou várias risadas de mim.

Tudo está normal até que Erin aparece com um novo namorado: Jason. Confesso que também me apaixonei pelo garoto, é lógico que percebi que ele desde o início do livro está vidrado na Lani, está muito na cara, mas ela não quer roubar o namorado da melhor amiga, é errado. Digamos que é contra as regras né? É isso que posso contar sobre o livro, para não soltar spoilers.

Susane Colasanti escreve de uma maneira que quando você percebe já terminou de ler o livro. É sempre assim quando pego um livro dela para ler, e não posso deixar de falar que sempre dou muitas risadas. Outra coisa é que o Destino é bem retratado aqui nesse livro, pois Erin e Lani são obcecadas por cada coisa que envolve ele. A Lani tem que ler seu horóscopo semanal toda segunda-feira, afffff confesso que tive amigas assim...

Então, por que eu não gostei tanto do livro e dei 4 estrelinhas? Porque eu achei que faltou alguma coisa ali, não consigo dizer o que exatamente ( existe pessoa mais estranha do que eu?) E tudo acabou rápido demais. Mas não pense que o livro é ruim.

Beijos
Ká Guimarães

site: http://www.acordeicomvontadedeler.com/2013/10/resenha-tipo-destino-e-se-sua-alma.html