Tipo Destino

Tipo Destino Susane Colasanti

Resenhas - Tipo Destino

Paula 07/09/2015

E se a sua alma gêmea fosse o namorado da sua melhor amiga? Essa foi a frase que chamou minha atenção para o livro, e confesso que, ao ler a sinopse, crucifiquei a Lani. Porém, a Susane Colasanti conseguiu me deixar de queixo caído e rever meus conceitos, foi até engraçado.

Lani e Erin são melhores amigas, e já digo que isso é meio esquisito. A única coisa em comum entre as duas é a crença forte em astrologia. Olham horóscopos diariamente e tomam aquilo como um mantra, o que tem tudo a ver com o título e os ocorridos do livro. É mesmo "tipo destino" o que acontece com Lani quando conhece o namorado da amiga, Jason. Eles estabelecem uma conexão incrível, tem gostos muito parecidos... enfim, sabe aquele negócio de alma gêmea? Mais ou menos assim.

Eles seriam um casal perfeito, com ênfase no seriam. Que tipo de amiga roubaria o namorado da outra? Mas ela não consegue parar de pensar no cara e ficar encantada com tudo que ele faz. Além disso, quando parecia que tudo iria melhorar e Lani esqueceria Jason, o verão chega e Erin resolve viajar, o que consequentemente aproxima o casal. E agora, o que ela deve fazer: abrir mão da amizade por quem ama ou deixar partir sua alma gêmea em honra à amiga?

Apesar de ser um romance bem clichê, muito focado em astrologia, a história em si é legal. As amigas tem um acontecimento da infância na memória, o que dá a entender que Lani teria uma dívida com Erin. Tudo bem se fosse ela que pensasse assim, mas é a amiga que fica cobrando isso, sabe? Força a garota a fazer algumas coisas com frases que dão a entender "ah, você me deve isso, lembra?", é muito irritante. Acho que cobrar favores das pessoas porque você as ajudou é antiético, isso deve acontecer naturalmente. Temos que fazer as coisas sem esperar algo em troca, e tudo que vier é lucro.

A Erin é exatamente assim: acha que o mundo deve girar em torno dela, não gostei da personagem. Achei que faltou alguma coisa na Lani e no Jason, talvez mais pulso para lutar pelas coisas. Em compensação, gostei muito do Blake, que também é amigo das meninas, e super divertido.

Dani 10/09/2015

Romance teen
Não sei o que acontece comigo e a Susane Colasanti!
Eu sei que os livros dela são bobinhos demais, teens demais, mas mesmo assim, eu vou lá e leio!
Tudo bem que o público alvo da autora não é uma pessoa na casa dos 20 e alguns anos, mas não acredito que esse tipo de história venha a agradar os adolescentes de hoje em dia...
Enfim, é um passatempo? Sim, mas não espere muita coisa.

Tracinhas 19/01/2016

por Lídia Rayanne
Tipo Destino é um típico romance adolescente, mas não tão clichê quanto parece. Os personagens foram bem desenvolvidos e trabalhados de forma sincera, de forma que conseguimos entender a motivação deles - pelo menos na maior parte do tempo.

Porque, vejam bem, Lani está apaixonada pelo namorado de sua melhor amiga. E não é uma coisa de mão única. Eles gostam das mesmas coisas e se entendem num nível tão profundo que meio que completam as piadas um do outro. Só que…

(SPOILER, PULE PRO PRÓXIMO PARÁGRAFO. É SÉRIO, EU TÔ AVISANDO!!!)

Quando Jason termina com Erin enquanto ela está no tal acampamento, Lani reluta muito para assumir o relacionamento com receio do que as pessoas vão pensar. Ao contrário do que a sinopse nos faz acreditar, o Jason é um cara super fofo e digno, e ele realmente gosta da Lani, tanto que prefere arriscar sua reputação na escola pra ficar com ela. Agora a Lani… Meus amigos… Sabe daquelas protagonistas que você não sabe se gosta ou se dá umas tapas na cara dela pra acordar pra vida? Pois então. Quando Erin volta do tal acampamento e descobre o motivo pelo qual Jason terminou com ela, começa uma campanha anti-Lani que é de dar dó, com direito a montagens de fotos pornográficas soltas na internet e tudo. E mesmo tendo sua imagem depreciada perante toda escola pela “melhor amiga”, Lani é tão tola ao ponto de romper com o amor da sua vida para tentar ser perdoada por ela. E mesmo entendendo o lado da personagem, a forma como ela aceita essa “punição” degradante me aborreceu profundamente. Dava vontade de dizer: “Lani, minha filha, se for pra ser rechaçada perante toda escola, que seja ao lado do seu boy magia, e não sozinha!” u.u

A narrativa em primeira pessoa no presente me incomodou (pela primeira vez!) em alguns momentos, mas porque Lani ficava divagando sobre coisas importantes enquanto fazia coisas cotidianas, e tinha horas que isso era entediante. Mas quanto ao romance, é bem fofinho e gostoso de ler. É impossível não torcer para que Lani e Jason fiquem juntos!

Enfim, Tipo Destino não é um livro memorável, mas uma boa recomendação para matar o tempo.

site: http://jatracei.com/post/137597256977/resenha-122-tipo-destino

Biah 26/05/2016

E se sua alma gêmea fosse o namorado da sua melhor amiga? E aí, o que você faria? Lani teve que viver essa situação é descobrir como sair desse problemão! Uma boa história para passar o tempo, senti falta de um final mais completo, mais detalhado talvez, mas ainda assim uma boa história.

site: https://www.instagram.com/p/7LgYZnBM8Z/?taken-by=b_lima94

Dessa 07/06/2016

Um romance leve, mas divertido. O que fazer quando se está apaixonada pelo namorado da melhor amiga? A resposta mais simples seria ignorar o sentimento, mas isso torna-se cada vez mais difícil conforme o tempo que passam juntos.

Não é uma história muito emocionante ou interessante, mas é uma ótima leitura para passar o tempo. Desde o começo já sabemos que é meio óbvio que as almas gêmeas devem ficar juntas, então o mistério está em como isso acontecerá.

Essas são apenas minhas impressões, leiam mais sobre a história e o que achei do livro (capa/diagramação) no blog.

site: https://citandopalavras.wordpress.com/2016/05/19/resenha-tipo-destino-de-susane-colasanti/

jessie santos 20/08/2016

É ótimo!!
É uma leitura rápida e divertida,mas na minha opinião, o final poderia ser melhor.

Kariza 27/08/2016

Esperava mais!
Esperava mais, apesar que não ter criado tanta expectativa ainda assim me decepcionou.

Luana Moraes 10/03/2018

Um romance inteligente e tipicamente adolescente
Tipo destino tem uma série de elementos que deixam o YA mais gostoso, uma amizade verdadeira, problemas típicos adolescentes, um amor que parece mais vivo e brilhante, e também está recheado de descobertas e lições valorosas para qualquer idade.

A sinopse te faz acreditar que o envolvimento de Lani com Jason acontece de forma instantânea e que ele é um mau caráter, mas NÃO. A sinopse é enganosa.

Sou um pouco resistente para ler YA, mas sempre que e da Colasanti, eu leio sem medo, eu ia dizer de olhos fechados, mas quem lê de olhos fechados? Não é mesmo. kkkk.

Lani é uma menina que acredita no destino mais do que tudo, uma apaixonada por horóscopo e coisas exotéricas, a possibilidade do incerto a faz perder o sono, e junto com sua amiga Erin elas buscam todos os meios de garantir que o Destino não as pegue de surpresa. Estudiosa e entusiasta de projetos que salvam o planeta, adora filmes e ficar em casa, assim é Lani.
Já sua melhor amiga, Erin é o oposto, extremamente sociável, baladeira, adora pessoas e projetos que envolvem diretamente pessoas.
Lani e Erin são diferentes quando se trata de garotos, gostos para esporte e pessoas, mas tudo parece mudar quando Erin começa a namorar com Jason.
Jason é um garoto popular e encantador. Ele possui um código secreto para passar bilhetes durante a aula, inteligente e muito bem humorado.

Quando Jason é apresentado a Lani, conseguimos sentir a conexão que sentem um pelo outro. É como um formigamento que começa na ponta dos dedos e depois já tomou sua mão, é incômodo no começa, mas depois de um tempo você se acostuma, e então ele passou.

A narrativa de Susane é extremamente inteligente e fácil, a autora constrói enredos tipicamente adolescentes com uma boa linguagem e boas sacadas, é engraçado ver como na adolescência os sentimentos são mais intensos. Eu me vi em Lani em vários momentos, os questionamentos sobre o futuro, como as amizades parecem que vão durar para sempre. E como tudo é o fim do mundo.
Susane me deixa mais leve e empolgada com suas histórias.

Em alguns momentos eu quis bater na personagem principal, mas depois eu percebi que suas atitudes são compreensíveis pela sua pouca idade e maturidade.

A única coisa que me incomodou no decorrer do romance e como tudo se resolveu rapidamente, a autora poderia ter aprofundado mais um pouco a situação e a resolver de forma mais branda. Tirando isso. Eu amei o enredo, o romance, a fixação de Lani pelo destino e todas as suas loucuras.

Os leitores de YA deem uma chance a narrativa da Colasanti.

Ah, foi uma delicia embarcar na história de Lani, Erin, Jason, é possível se identificar com os personagens e refletir sobre as consequências de nossas atitudes. E também que infelizmente não controlamos uma série de coisas.

Recomendo para quem gosta de YA, seja adulto ou jovens adolescentes. Um romance leve que me deixou querendo mais.

Elaine | @literaturaemtopicos 06/08/2019

"Nunca tive a intenção de que acontecesse daquela maneira. Mas, se tivesse a oportunidade, não voltaria atrás de jeito nenhum" - Tipo destino
A historia não está muito longe de filmes de sessão da tarde, se passa numa escola com alunos dividos por classe, status social e suas preferências. E nesse cenário encontramos duas melhores amigas bem diferentes, unidas pelo trauma de uma tragédia...
Lani é uma taurina muito sensível louca por horóscopo e previsões sobre o futuro, tem um amigo chamado Blake que não assume ser gay por medo do seu pai, um homem que sempre tratou o filho com extrema rigidez. Já Erin, é uma leonina de gênio forte, egocêntrica e popular, é sempre o centro das atenções devido a sua beleza.
Perto de se formar Erin começa a namorar seu crush, Jason, um dos lindos, inteligentes e populares da escola. Estava tudo as mil maravilhas com eles até que Jason conhecem Lani, e ambos descobrem que o que sentem um pelo outro é muito mais que amizade.
Com o decorrer da narrativa é legal ver o amadurecimento de Lani, uma jovem sempre quieta, com medo de se arriscar e cativa das ideias de Erin. A narrativa vai se formando até descobrirmos quem é de fato Erin e Lani...
É difícil falar desse livro sem contar um pouco da trama, e é impossível não se identificar com alguns dos personagens, que com suas caracteristicas bem distintas se tornam muito marcantes. Eu li o romance numa tarde, avançando pela narrativa rápida, ávida para saber o epílogo de cada personagem. A autora escreve uma história instigante que te prende do início ao fim, e nos questiona acerca da amizade, certo e errado, e amor é claro.?

"Estas alrgarias violentas, tem fin 12/07/2021

Morno
Só adiantando, me perdoe quem gostou rsrs

A história é até boa, mass...

Que demora pra desenrolar. Me cansou com tantos detalhes desnecessários, tinha tudo pra ser uma das minhas melhores leituras. É o primeiro livro que leio da autora, espero que os outros sejam melhores, esse não me animou.

Enfim, não tenho muito a dizer!

Luanna.Maba 23/02/2022

Um clichê legal...
O livro se inicia bem adolescente, namoro, escola, horóscopo... a história em si é bem clichê como já se pode imaginar vendo a capa, mas ela trás alguns pontos bem legais. No decorrer de tudo não tem só sobre se apaixonar pelo namorado da melhor amiga mas também outros assuntos como a dificuldade de algumas famílias em aceitar filhos gays, as coisas ligadas com a saúde do planeta e outros assuntos legais.
Vale a pena ler, bem divertido e passei muita raiva kkkkkk

Mari 30/05/2022

leve e bobo
é uma leitura simples, a história de amigas apaixonadas pelo menos garoto. o famoso amor adolescente, que é avassalador.